ZF apresenta câmbio de 9 marchas, que promete otimização do consumo

A fabricante de transmissões alemã ZF apresentou uma novidade interessante nesta sexta-feira (10). Trata-se de um novo modelo de câmbio, dotade de 9 marchas capaz de proporcionar uma economia de combustível de até 16% em relação a modelos semelhantes de 6 relações. A caixa foi feita especialmente para veículos com tração dianteira e motor transversal.

Batizada de 9HP, a transmissão reduz o consumo graças às baixas rotações que consegue manter no motor – cerca de 1.900 rpm, contra 2.600 giros de uma caixa de 6 marchas à mesma velocidade. A fabricante estuda estender a nova tecnologia para modelos com tração integral, híbridos e com sistema stop-start equipados com motores entre tenham entre 27,7 e 48,8 kgfm de torque.

Por Dyogo Fagundes – Fonte: Autoesporte

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15 Comments

  1. junior

    10 de junho de 2011 at 13:51

    oi boa tarde,
    ainda nao sei sobre esse carro, mas posso dizer que como (idiota)consumidor que sou, sempre fui cliente da toyota,sempre tive hilux, fiz a besteira, de comprar uma nissan frontier,LE AUT ZERO,COMPLETA, E COM 2.700km (nao é 270mil km nao, é dois mil e setecentos km)ela estourou o cambio na castelo branco, me deixando na mão. nao precisa nem concluir o comentario né.
    Junior (desculpe por nao dar meu nome inteiro, pois tenho vergonha do que fiz,troquei de marca)

  2. Marclawyer

    10 de junho de 2011 at 14:18

    Enquanto isso, Toyota, PSA, etc., que muito prezam por nosso mercado, mantém câmbios automáticos de incríveis 04 marchas à frente… (vale lembrar que o Omega CD 3.0 causou o maior frisson com seu câmbio Hydramatic 4 em 1992).
    Sem comentários adicionais…

    • Vitor_Augusto

      10 de junho de 2011 at 14:25

      o da PSA então, problemático.

  3. Vitor

    10 de junho de 2011 at 14:23

    9 marchas? Daqui a pouco fica parecendo câmbio de bicicleta.

    • Marcelo

      10 de junho de 2011 at 16:14

      Para chegar ao nível das bicicletas ainda faltam mais 24 marchas (o limite hoje são 33 marchas…). Porém muitas marchas se repetem, dando aproximadamente umas 15 marchas diferentes.

      • Metzker

        10 de junho de 2011 at 20:23

        Bicicletas já ficaram para tras.. O cambio CVT ja superou os das bicicletas ja faz tempo. Não vejo nenhuma noticia extraordinária nesta noticia, pois já temos cambio CVT (relações de marcha continuamente variáveis). É o que tem de melhor em tecnologia de cambio automático e só não é utilizado na F1 por ser proibido devido aos seus benefícios.

        • douglasmartins1

          11 de junho de 2011 at 0:32

          Mas daí num tem graça né…. Quem dirigiu um CVT sabe o tanto que é irritante aquele ponteirinho do conta-giros parado lá no mesmo lugar, constantemente…

          • Paulo_Freire

            11 de junho de 2011 at 3:12

            Poe no sequencial que ele simula marchas.

        • Wellington_L

          11 de junho de 2011 at 20:18

          Metzker…

          Depende para que se destine o uso do câmbio CVT. O mais avançado é o da Audi (Multitronic), mas, entretanto, esse tipo de caixa de mudança não é adequado para automóveis de alto desempenho que precisam de respostas rápidas e padronizadas. As vantagens do CVT, em relação aos outros tipos de câmbios automatizados, estão relacionadas ao seu custo/benefício para veículos de passeio compactos e médio-compactos com tração dianteira, desde que estes não tenham nenhum cunho esportivo.

          Os câmbios mais avançados atualmente são os robotizados (tirando os mais antigos como os que são empregados em alguns veículos populares no Brasil) de uma ou duas embreagens.

          Os atuais câmbios automáticos – que empregam a tecnologia clássica do conversor de torque – de sete, oito, e este novo de nove marchas, são mais avançados (mais caros também) e eficientes do que qualquer câmbio do tipo CVT.

  4. Wellington_L

    10 de junho de 2011 at 17:53

    Um viva ao avanço tecnológico…

  5. kitokar

    10 de junho de 2011 at 17:58

    A notícia seria melhor se esse cambio pudesse ser aproveitado na maioria dos motores, pois como a matéria deixou claro, o ZF 9hp vai equipar somente motores com torque entre 27,7 a 48,8 kgfm. Resumindo: isso é para poucos!

    • Trayons

      10 de junho de 2011 at 21:01

      Para poucos ai na América do Sul

  6. Matheus_P

    10 de junho de 2011 at 22:06

    Agora teremos um sete marchas com 2 de "overdrive"…

  7. Matheus tosim catalá

    11 de junho de 2011 at 0:29

    junior , creio que foi erro de fabrica ou mau uso (poblema é você!!) eu tenho uma , Nunca houve problema,(Comprei 0 km agora está com 22.000 km) economia perfeita,tem 6 marchas, Aceleração da 10 a 0 em uma hilux, com seu cambio de 4 marchas!!! é lamentável seu comentário, aprende a dirigir que ai não acontece isso =)

  8. Bras Arouca

    11 de junho de 2011 at 11:54

    A caixa economiza 16 % em relação à um mesmo veículo com 6.

    Ah é ?

    É !

    Mas só para os que possuem motor transversal e tração dianteira.

    Ah bom !

    Mas a maioria dos hoje veículos possuidores de uma automática de seis é seis cilindros e tracionamento traseiro. O veículo com automática de 6 era transversal com tracionamento dianteiro ?

    Ahmmm, . . . . não.

    Como assim ?

    Na verdade . . . era um . . . V6 com tração traseira !

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