VW mostra carro que estaciona sozinho sem motorista em SP – Veja o vídeo

vw-passat-paul-park-assist

Você já imaginou estacionar um carro apertando um botão no controle remoto? Se não imaginou, veja o vídeo do Passat com sistema Auto Park Assit capaz de estacionar o carro sozinho. A Volkswagen do Brasil apresenta este modelo em um evento em São Paulo.

Paul é o nome que a Volkswagen deu ao modelo Passat Variant que estaciona e dirige automaticamente. Ele está sendo apresentado ao público pela primeira vez fora de eventos na Alemanha e nos Estados Unidos. O motorista, de fora do veículo, aciona o controle remoto embutido na chave, e vê o seu carro estacionar sozinho. Depois de estacionado, o motor é desligado automaticamente, e as portas são travadas. Para isso, o carro tem sistemas de câmeras que analisam ao redor pelos retrovisores e calculam o caminho e espaço ideal para estacionar.

vw-passat-paul-park-assist

O Paul é um sistema conceito capaz de estacionar o carro automaticamente e com precisão absoluta numa vaga perpendicular, o tipo de vaga disponível na maioria dos estacionamentos térreos e subterrâneos, sem qualquer ajuda do motorista. Basta selecionar uma vaga disponível no monitor do sistema de navegação, colocar a alavanca seletora do câmbio automático DSG na posição “P” e descer do carro. Claro que o motorista pode ficar no carro, se preferir, até que o sistema termine de estacioná-lo na vaga.

vw-passat-paul-park-assist

Câmeras e sensores ultrassônicos ajudam a estacionar

Duas câmeras localizadas nos retrovisores externos do lado direito e do lado esquerdo são responsáveis por calibrar as dimensões da vaga. O sinais de vídeo são transmitidos a um computador de alta performance (2 GHz) que os analisa e em seguida envia comandos para os sistemas de direção e transmissão. Se o próprio motorista tiver iniciado a manobra de estacionamento, o sistema fará com que o carro entre na vaga de ré, de acordo com a trajetória previamente computada e utilizando a direção eletroassistida, o freio de estacionamento eletrônico, o câmbio DSG e a potência do motor gerada pela mistura de marcha lenta.

Além dos sensores ultrassônicos do sistema, a operação é monitorada por duas câmeras adicionais na dianteira e traseira do veículo, podendo interrompê-la em caso de necessidade. O motorista também pode utilizar o controle remoto para interromper a manobra a qualquer momento.

Esse novo sistema de assistência ao motorista ainda está em fase de desenvolvimento. Haverá mais testes e não se determinou a data da introdução do sistema na produção em série.

Veja o vídeo do Passat estacionando sozinho

A Volkswagen mostra este carro na Ecogerma 2009, feira organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em parceria com a Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, até 15 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Publicidade
  • VF

    Que bom, vou ao jogo futebol, largo o veiculo na rua, mando estacionar, ai não tem flanelinha enchendo o saco, pedindo dinheiro.

  • George

    Tomara que evolua para piloto automático (de verdade) de forma que o carro possa ir sozinho sem que você se preocupe…

  • André

    Será que ele faz em baliza igual o da ford, ou só em vaga de 90°??? Num sei se ele se daria bem com vagas de apartamento, que tem colunas e caros para todos os lados.

  • jonathann

    legal , mas é muito relativo para mim o problema não é estacionar mas sim o lugar onde se estaciona ai no vídeo foi utilizado um estacionamento, mas e se a pessoa quiser estacionar na rua onde as vagas são horizontais ? e o interesante seria tambem colocar este sistema para a entrada de lugares apertados, como portões de gargem por exemplo.Só resaltando tmbem a Ford já tem um sistema desse.

  • EDERSON

    A VOLKS É LIDER DE MERCADO EM ALGUNS SEGMENTOS, DE CARROS DEVIDO A COMPETÊNCIA DE SUA DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS, NÃO É ATOA QUE ELES NÃO TEM MEDO DE TESTAR NOVAS TECNOLOGIAS, PARABENS VOLKS

  • http://-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- benardo lapão

    fogo k fixe ixo!!!

  • Carlos

    Gosto de tudo que se trata de tecnologia, mesmo que seja conceito ou até mesmo de puro conforto.

    Recentemente também foi mostrado o Assistent Park da Ford nos EUA, que foi quando ela inovou no sentido dos sensores ultrassonicos que a VW agora utiliza em conjunto com as cameras.

  • JALR

    Esse sitema é vendido em muitos carros na europa, mas é muito caro!!!!

  • Raphael

    Carambaaa!!!
    é impressionante! Por favor. alguém sabe me dizer qual carro é esse prata, o primeiro q aparece no vídeo por volta dos 0:08. O resto são golfs geração V eureopéia.
    abraços.

  • DOmino

    JALR, o que existe na Europa são cameras e sistemas que AUXILIAM o estacionamento. Mostrando nas telas o trajeto ideal e o que voce está manobrando.
    Coisas assim.

    Esse sistema realmente é revolucionario, tanto que o usuario pode sair do carro e ligar por CR.

    Mas, acho que vai vir custando um Uno de diferença no preço do Passat!

  • Júnior

    Repararam que o nome da concessionária é ARENA, ou seja, o nome do projeto da pickup derivada do gol !

  • Paulo Vitor

    Rafael se ñ me engano, é o Touran.

  • http://twitter.com/carplace/status/1324321788 CARPLACE

    VW mostra carro que estaciona sozinho sem motorista em SP – Veja o vídeo:
    Você já imaginou estacionar um carro .. http://tinyurl.com/b2k98w

  • JALR

    Domino…
    foi o que um motorista de taxi,na europa, ele tem uma bmw, me contou, que a vw já tinha, a bm tem, a mercedez tb, e outras marcas, mas são mt caros p instalar, ele disse que sem as mãos mesmo…hehehe…
    enfim…por isso que eu gosto do comercial da audi com o rs4 estacionando dando um cavalo de pau entre dois carros!! hehehe

  • floripa

    raphael nao é a touran eu como um pga pau da vw te digo é um golf plus!

  • claudio

    O sistema mostrado pela ford, já era comercializado
    no Tiguan a pelo menos dois anos.Ou seja desde de seu
    lançamento.É só pesquizar no yuo tube.Mas ñ se esqueçam de conferir a quanto tempo o video esta lá.

  • Carlos

    Claudio…

    O sistema mostrado pela Ford não é novo. O Prius também já possuia.

    Não foi a VW que criou….

    Só que o mostrado pela Ford tinha não era por câmeras e sim por sensores ultrassonicos. Coisa inédita nesse tipo de assistencia que tanto no Toyota quanto no VW eram por camera.

    Não sei porque tanta questão em afirmar que uma fez primeiro que a outra… uma tremenda de uma babaquice.

    Quantas tecnologias criadas pro diversas marcas e fábricas. Não importa quem cria… o que importa é que seja algo bom e eficaz.

    Assim todos poderão usufruir.

  • Sidmar

    Caramba!!! Quando vão colocar isso no Gol?^^

  • caca

    LEXUS, estaciona sozinho em qualquer!

  • eduardo

    sera que ele faz baliza igual ao ford fuzion

  • eduardo

    ?????

  • andrey

    acho que faz baliza sim, eu vi o modelo acho que dos USA onde ele estacionava em todas as situações, agora o do Brasil naum sei.

  • Carlos

    Ai que mania que esses pela saco vendedores da fiat tem de ficar falando dos carros das outras montadoras..!!
    é logiko que PARA VCS a marca sempre sera bem melhor!

  • http://twitter.com/vieirarodrigo/status/10224192055 Paulo Rodrigo
  • Renato

    ANIMAL…mas pessoal, se por acaso o carro bate na manobra…será que a Volks vai pagar tambem?

  • maurício

    Gostaria de ver o tal carro estacionando sosinho.

  • mauício

    Gostaria de vê-lo estacionar sosinho em todas as situações de manobra.

  • Lino

    Tinha que ser um carro da vw com essa tecnológia, acredito que ainda vem mais coisas por ai, os engenheiros estão sempre trazendo novidades, parabéns.