CARPLACE

Volkswagen recebe empréstimo do BNDES – Dois modelos novos serão produzidos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 342 milhões para a Volkswagen do Brasil. Os recursos serão aplicados na fabricação do subcompacto Up!, um novo sedã (substituto do Polo) além da reestilização de outros modelos da linha.

Os investimentos da Volkswagen apoiados pelo BNDES buscam transferir a tecnologia já existente em outros países. É o caso da produção do modelo Up! que deve começar em 2014, incluindo a nacionalização de suas peças, e do desenvolvimento do futuro sedã que irá ocupar o lugar do Polo e pode seguir o exemplo dos sedãs compactos “espaçosos” como Versa e Cobalt.

A modernização de outros modelos da Volkswagen prevê alterações estéticas (facelift), acabamento interno e novos motores, em linha com o que é oferecido na Europa, o que é necessário para tornar os seus modelos globais e atingir a meta de se tornar a maior montadora mundial até 2018.

Além dos investimentos na linha de produtos, haverá também dois projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Volkswagen: Costurando o Futuro e Aceleração da Aprendizagem.

Fonte: BNDES

Publicidade

81 comentários

  1. Marco

    10 de julho de 2012 at 12:37

    É muita moleza para as montadoras.

    • Pablo

      10 de julho de 2012 at 14:40

      Concordo com você caro Marco, uma montadora que tem 50 anos de Brasil que nunca teve a margem de lucro regulada por nenhum órgão. A VW Faz o que bem entende ai quer fazer projetos e para nao colocar a mão no dinheiro deles vai pegar recurso do BNDES? O certo era esse dinheiro ir para pessoas que nao tem moradia ou ser um outro tipo de FIES para por os jovens Brasileiros para estudar.

      Governo medíocre, intensos aproveitamentos.

      • dncmotors

        11 de julho de 2012 at 17:29

        Quero um UP, gosto deste tipo de carro.

        Essencial para o dia-dia, não é grandão, não é pelado, nem ineficiente no conforto, espaço e dinâmica para uso urbano.

        Casa x trabalho x faculdade x casa.

        Para os fins de semana se pode ter outro tipo de carro. No meu caso um Fusca 86 em perfeito estado.
        Ou um Porsche 911 pra quem tem grana.

        Saber usar o dinheiro…

      • Gabriel

        12 de julho de 2012 at 1:38

        Governo inútil: voce quis dizer, né?

    • V8_sempre

      10 de julho de 2012 at 15:23

      Bom… O BNDES é um órgão do governo feito p isso… Ajudam empresas ! Na verdade, financiam obras até fora do pais (Ou seja, nem um carro melhorzinho iríamos ganhar) !

      Alias, todo o seu dinheiro q não estiver na sua carteira, estará sendo usado para fazer mais dinheiro p alguem !!!

      Agora… R$ 342 milhões !!! NÃO É NADA !! Nem da pra começar todo esse "planejamento" divulgado !

      Só no desenvolvimento do ONIX… Estão gastando 2 milhões ! FIAT diz q para lançar o novo PALIO… Gastou 1 milhão !!!

      • Kravicz

        10 de julho de 2012 at 15:33

        Acredito que você quis dizer "bilhão!

        • V8_sempre

          10 de julho de 2012 at 16:03

          Exatamente ! Valeu pela correção ! 2 bilhões e 1 bilhão, respectivamente !

      • ADALBERTO OZELIM

        10 de julho de 2012 at 18:40

        Muito certinha e politicamente correta essa sua colocação – mas………………
        – isso prova mais uma vez o casamento incestuoso entre as 4g e o nosso governo, pois bem , se a Dona Dilma quisesse MESMO ajudar os Brasileiros , estaria procurando uma nova montadora que estivesse disposta a vir fabricar aqui, com isso melhorar a competitividade.
        Por favor me de uma resposta sincera:
        – você realmente acha que a VW vai ficar boazinha e precificar seus veículos como faz no resto do planeta.
        a) com esta ajuda do nosso dinheiro que está sendo repassado pelo BNDES ?
        OU
        b) quando o nosso mercado tiver montadoras que realmente disputem o consumidor com melhores produtos e preços mais baixos, vigiadas de perto pelo governo para que não se forme monopólios.
        Se o governo Norte Americano tivesse barrado a entrada de veículos Japoneses em seu país ( nos anos 70 e 80) com certeza hoje a qualidade e o custo dos veículos nos EEUU seriam muito piores. Naquela época as montadoras locais chegavam a levar veículos Japoneses para o final de sua linha de montagem e chamar os engenheiros e trabalhadores para verem e compararem a qualidade superior dos veículos de origem Nipônica e os que eram produzidos pela indústria local. a também era proibida a reunião entre montadoras para evitar ´´combinarem´´ os preços !

        • Brazuca

          10 de julho de 2012 at 20:58

          Ronald Reagan barrou a entrada de veículos japoneses. Resultado: os japoneses simplesmente passaram a produzir nos EUA. Ponto.

          E não acredito em cartel. Os preços são altos porque simplesmente tem quem compre.

      • Matheus_P

        10 de julho de 2012 at 20:56

        Ahhhh V8… peraí… Ano passado as montadoras enviaram às matrizes nada mais nada menos que 5 bilhoes. Considerando que a Vw possui 20% do mercado, ela deve ter enviado perto de 1,25 bilhoes. Além disso, isso foi remessa de lucros. Ainda há todos os milhoes que sustentaram fábricas e salarios no Brasil, e, claro, um certo lucro que ficou por aqui. Achei o maior absurdo de todos os tempos. Me envergonho como brasileiro ao ler tal noticia e não ter o que fazer, apenas assistir a isso com muita revolta. Moradia, saúde, infra-estrutura, e emprestimos para empresas genuinamente brasileiras não seria mais adequado? Para os pequenos e médios empresários que se esgoelam com impostos e uma imensa dificuldade em conseguir empréstimos? Faça-me o favor…

      • pedro37

        10 de julho de 2012 at 21:46

        V8, mas pelo que eu sei a VW nao precisa de ajuda nenhuma aqui no Brasil. Bom, ja financiamos com o nosso querido BNDES, o metro de Caracas na Venezuela. Desse (des)governo nao espero nada. E 342 milhoes iriam fazer muito bem aos professores em greve, ou aos hospitais. Bom, mas isso nao interessa ne. Vamos ajudar a quebrada VW. Enquanto isso ela nos brinda com a Kombi!!

        • V8_sempre

          10 de julho de 2012 at 23:58

          Pois é amigos Matheus e Pedro !

          To defendendo a VW não…. Só to dizendo q esse buraco aí é muito maior que isso… Afinal, usar dinheiro público p financiar obras fora do país.. Aí é o cúmulo, não ?

    • Rover

      11 de julho de 2012 at 2:41

      Vai la fera, aranca dinheiro do seu balso e monta uma fabrica do por deles vai la !!!

  2. mandabala

    10 de julho de 2012 at 12:45

    Modernização? É, isso é retrocesso, país das carroças, acorda povo!

  3. MARIO BRITO

    10 de julho de 2012 at 12:45

    É claro que queremos novos modelos , mas emprestar sabe-se com que prazo de pagamento R$342.000.000,00 para uma montadora que já é multibilionária,nos trata do jeito que trata com esses lixos e custando os preços que cobram, e tirando esse valor que deveria ser investido em infraestrutura do País? Depois das medidas que o governo já tomou a favor das montadoras e contra o povo brasileiro, dá pra ver que governo dilma trabalha mesmo para as montadoras . QUE VERGONHA HEIN GUERRILHEIRA ??????????????

    • Milton_GT

      10 de julho de 2012 at 14:06

      Agora que dá prá ver como o brasileiro não sabe votar.

      • Carlos Eduardo

        10 de julho de 2012 at 15:23

        A VW já começou o prjeto UP. O primeiro pacote de ferramental já foi pra China, ou seja o dinheiro do BNDES vai pra China e depois o lucro da VW do Brasil vai pra Alemanha. E os Impostos que o governo arrecada vai pra ??????????.
        Desta forma é dificil desenvolver, enquanto as industiras metal mecânicas brasileiras estão sem trabalho, a China tá bombando.

    • EevaBeeva

      10 de julho de 2012 at 14:41

      O mais me interessa saber, é o valor dos juros.

  4. Pobre Coitado

    10 de julho de 2012 at 13:05

    O BNDES tem seu papel previsto para fomento de desenvolvimento do Brasil, para os BRASILEIROS, c/ taxas e juros subsidiados pelos impostos que nosso povo paga e paga caríssimo.

    Até onde se sabe, esta "multinacional" (empresa estrangeira) está muito capitalizada, a ponto de assumir controle acionário da PORSHE.
    Não vejo justificativa alguma pra financiamento pelo BNDES à uma multinacional capitalizada.
    Se o BNDES não se presta a fomentar desenvolvimento de BRASILEIROS, melhor extinguir este Banco, pq está se tornando CUSTO INJUSTO para nosso povo.

    Trata-se de nítido DESVIO DE FINALIDADE do BNDES, especialmente sabendo que este novo modelo vai ser produzido aqui, vai para fora bem baratinho e será vendido aqui caríssimo – só nós BRASILEIROS perderemos com isto, mais uma vez.

    • V8_sempre

      10 de julho de 2012 at 15:38

      Tão fazendo juros bem baixos p eles… Certamente !!!

      E… Vai ver q eh isso… Toda a grana q a VW tinha foi p Porsche !!! heheh !

    • Brazuca

      10 de julho de 2012 at 21:01

      Se for produzido aqui e exportado dá para engolir. O triste é produzir carroças que definitivamente não são competitivas em nenhum lugar do mundo (o Fox "europeu", mesmo sendo muito mais bem feito que o "brasileiro", foi repudiado na Europa).

  5. Andrady

    10 de julho de 2012 at 13:11

    Pois é…Investimento em saneamento básico, saúde, educação ,segurança pública e infraestrutura, nem pensar.
    O pior de tudo é que nem a esperança de uma revolução nesse país nós temos. Não com esse povo burro, passivo, domado e alienado que nós temos.

  6. Bruno

    10 de julho de 2012 at 13:12

    e o preço? tem que deixar um rim de cada cliente la na concessionaria? carros modelo europeu com preço de sedan de luxo?

    • Bikudin

      10 de julho de 2012 at 16:24

      he he he, se tratando da VW, 30.000 vai ser o minimo

  7. Handlay

    10 de julho de 2012 at 13:14

    Face-lift?? Tão de sacanagem né…

    • mandabala

      10 de julho de 2012 at 13:33

      Quando vi a notícia estava até animado, pensei, dois novos modelos, só pode ser up! e Golf VII. Quando terminei de ler a reportagem vi a M…. que vão fazer. O Golf provavelmente vem do México, nossos espertos "amigos".

  8. Leandro1978

    10 de julho de 2012 at 13:31

    Vou repetir o que comentei em outro blog sobre o assunto. Sou totalmente contra tal empréstimo. Acredito que temos problemas muito mais urgentes a resolver que ficar emprestando dinheiro a multinacional que possui altos lucros no país e que poderia muito bem aplicá-los aqui sem a necessidade de tal empréstimo. Nada contra o lucro, mas sim contra o empréstimo feito por um banco público. Fosse um banco privado, não falaria nada. Gostaria de saber as taxas de juros e em quanto tempo ela devolverá o empréstimo. Será que as taxas são as mesmas que o consumidor comum paga? Temos muitos problemas, como na educação, saúde moradia, infra-estrutura para resolver que ficar emprestando dinheiro a quem não precisa. Hoje mesmo, li no Estadão que o investimento em infra-estrutura do governo brasileiro é em torno de 1,5% do PIB. A média é em torno de 4% e países como a China chegam a investir mais de 10%. Tanto que em apenas 3 anos fizeram uma ferrovia de 2.000km, algo no Brasil estamos desde 1987 para construir e até agora nada. Além de pífio, o investimento é mal feito.

    • V8_sempre

      10 de julho de 2012 at 15:43

      Sabe o pior Leandro !

      Financiar a VW… É fichinha perto do que ja fez ou faz o BNDES !!!! Finaciaram ja, até usinas para geração de energia… Em outros paises !!!!

      • Matheus_P

        10 de julho de 2012 at 21:02

        Realmente muito $$$ já foi emprestado p Argentina, bolivia, paraguai, venezuela, ate equador (contrutora, camargo correia se nao me engano).

  9. PAULO

    10 de julho de 2012 at 13:43

    ACORDA POVO BRAZILEIRO!!!!!
    O GOVERNO AJUDA A VW…..
    O POVAO NAO TEM VACINA PARA A GRIPE A….
    PENSEM. REFLITAM

  10. Milton_GT

    10 de julho de 2012 at 14:14

    O fato é o seguinte: A VW alemã não quer investir aqui, então a VW do Brasil "arranjou" esse empréstimo no BNDES para atualizar as carroças que fabrica e inclusive lançar uma charrete nova, pois alguém dúvida de que o Up! que será lançado aqui será uma cópia piorada, pelada e gambiarrenta do alemão?
    E o BNDES, fugindo dos seus objetivos para o qual foi criado, está interferindo na concorrência entre as Montadoras. Agora a Fiat, GMB, Ford e grupo PSA também vão se candidatar a pegar empréstimos subsidiados á custa do povo brasileiro, esse mesmo povinho que vai comprar os carros a peso de ouro depois.
    QUANDO SERÁ QUE O POVO BRASILEIRO VAI ACORDAR E APRENDER A VOTAR?

    • V8_sempre

      10 de julho de 2012 at 15:44

      Se informar antes… Tbem seria bom !!!! heheh !

      Rapaz… A VW não é a 1a montadora a pedir emprestimo ! heheheh ! Isso é muito comum, na verdade ! Muitas vezes, nem na imprensa sai !

      • Milton_GT

        10 de julho de 2012 at 20:15

        Pedir empréstimo tudo bem, mas para um Banco do Governo destinado ao desenvolvimento do país, é um escândalo.

        • V8_sempre

          11 de julho de 2012 at 0:00

          POis é… BNDES ja emprestou muita grana p outras montadoras tbem !!!

      • luis

        10 de julho de 2012 at 20:46

        Corcordo com as suas colocações.esse emprestimo ai e fichinha frente aos outros feitos pelo Bndes que praticamente ja emprestou dinheiro pra obras em todos os paises da america latina, inclusive a bolivia que ja estatizou instalações da petrobras

    • VERDADE_RODAS

      13 de julho de 2012 at 12:17

      Aprender a votar? Não tem o que aprender, simplesmente não tem em quem votar, o povo brasileiro não sabe se governar porque não sabe o que quer para seu futuro, mas sabe que quer encher o próprio bolso. Este povo e país são dos mais medíocres do mundo.

  11. Estéfano

    10 de julho de 2012 at 14:16

    342 milhões para produzir um carro com vidro traseiro basculante??

  12. Rodrigo

    10 de julho de 2012 at 14:25

    Na compra de um carro além dos altos impostos a lucratividade das montadoras é abusiva no Brasil. Um exemplo é a GM que “quebrou” em todo resto do mundo menos aqui – “Vendem bem ?!? Não, lucram bem!!!!”…
    E os cara-de-pau ainda tem coragem de pedir emprestado.
    PIOR… O GOVERNO EMPRESTA!!!

  13. Ihorran Milholi

    10 de julho de 2012 at 14:26

    Estou comprando um Polo Hatch 1.6 2013. Devo me preocupar?? O hatch também sera substituído??

    • V8_sempre

      10 de julho de 2012 at 15:54

      Se eu fosse voce… Não pegava esse carro de jeito nenhum !!! Oferece muito pouco pelo que custa e já esta ultrapassado há tempos ! Se eu quisesse ficar na VW… Pegaria um modelo da linha FOX 1.6 razoavelmente completo no lugar dele !

      • Ihorran Milholi

        10 de julho de 2012 at 16:26

        Pensei no Fox também mas ele com os acessórios que tem este Polo saiu mais caro….

        • Alex

          10 de julho de 2012 at 19:46

          compra um semi-novo. pelos 45k que gasta no polo da para levar um carro de verdade.

        • V8_sempre

          11 de julho de 2012 at 0:01

          Fox saindo mais caro q o Polo ?

          Jesus !!!! Essa VW não muda !!! Ou o Polo enroscou de vez !!! Se vc não fizer questão de ser VW…. Da uma olhada na concorrência, amigo !

          Pegar um novo da VW.. Ta complicado ultimamente !!!

          Mas tem o PUNTO reestilizado chegando aí, p ex ! Tem NEW FIESTA e SONIC ! E até mesma a SPIN ! Ou faça como a maioria ta fazendo… Migrando para COBALT ou VERSA, modelos bem maiores e mais baratos!

        • H_Joe

          11 de julho de 2012 at 0:25

          Compra um New Fiesta amigo!

      • H_Joe

        11 de julho de 2012 at 0:24

        Qual carro oferece muito pelo que custa aqui?

    • luis

      10 de julho de 2012 at 20:52

      Provavelmente com a entrada de uma nova geração do polo sedan a tendencia é mudar, na faixa de 45k vc pode encontrar outras opçoes de carro no mercado, como o sonic. tida,ou New fiesta.

    • Brazuca

      11 de julho de 2012 at 14:36

      Leva um Sandero. É feio, desajeitado, uma carroça, mas é uma carroça europeia. E não cobra muito a mais por cumprir o mínimo exigido para ser vendido na Europa.

  14. HobbyPlace

    10 de julho de 2012 at 14:38

    Dá nojo de ser brasileiro…nojo…

    • H_Joe

      11 de julho de 2012 at 0:26

      Mude-se. Pois aqui não vai mudar nunca! (não quis te agredir).

  15. JPaulo

    10 de julho de 2012 at 15:00

    Esse dinheiro deveria ser emprestado para BRASILEIROS e não para uma multinacional bilionária para o seu enriquecimento. Ridículo.

  16. roberto

    10 de julho de 2012 at 15:04

    Se eu vou financiar um carro, eu tenho que pagar juros absurdos + IOF + Taxas e seguro que é embutido no próprio financiamento. O Governo pega o meu dinheiro e empresta a mesma montadora que me vende o carro. Mas ela paga no máximo a taxa Selic ou até menos.

    Roberto.

  17. festival do jp em sp

    10 de julho de 2012 at 15:06

    fans boys ficaram felizes,fans boys gostam de carroças ,gol,celta , uno e ka

  18. Marcilio

    10 de julho de 2012 at 15:09

    Aprender a votar? existe opção? cada argumento furado que se ve por aqui, hoje estamos podendo emprestar, se o emprestimo é inteligente ou não é outra discussao. Eu sou contra este emprestimo, mas tb não precisa bancar o moralista

    • Vando

      10 de julho de 2012 at 18:17

      Concordo, não temos opções, temos os piores políticos do mundo isso sim!

  19. @jorobertobr

    10 de julho de 2012 at 15:09

    Se eu vou financiar um carro, eu tenho que pagar juros absurdos + IOF + Taxas e seguro que é embutido no próprio financiamento. O Governo pega o meu dinheiro e empresta a mesma montadora que me vende o carro. Mas ela paga no máximo a taxa Selic ou até menos.

  20. MARCOS

    10 de julho de 2012 at 15:12

    o governo empresta 340 milhoes e elas mandam para suas matrizes 5 bilhoões, isso que é um desgoverno, lasca o próprio povo e favorecem os estrangeiros, vamos aprendera votar gente.

  21. wotan

    10 de julho de 2012 at 15:13

    VW, Estatiza o investimento e Privatiza o lucro.
    Brasileiro paga mais caro pelo carro e é o povo mais trouxa do mundo.

  22. Rodrigo

    10 de julho de 2012 at 15:22

    Pelo o que eu saiba a Fiat pediu muito mais para instalar a Fábrica dela e ninguém diz nada.

  23. Marcelo

    10 de julho de 2012 at 15:26

    Depois do Golf IV e meio, Golf IV,75 a caminho! rs

  24. @igor_fred

    10 de julho de 2012 at 16:08

    projetos sociais….pura bobagem. Tudo pela isençao fiscal.

  25. Henrique

    10 de julho de 2012 at 16:14

    BNDES possui linhas de credito para todos os niveis de empresas, das multinacionais ao microempresario. As taxas de juros são baixas pois como o nome do banco cita DESENVOLVIMENTO SOCIAL, não é uma corporação que busca lucros.
    Acredito que a VW ira gerenciar muito bem o destino desse dinheiro, sem desvios e superfaturamento! Melhor que dar nossa grana para VALECs, PETROBRAS, e outros órgãos públicos que estão cheios de políticos "mamando".

  26. rsandim

    10 de julho de 2012 at 16:41

    Essses alemães chucrutes não tem 8 bilhões para gastar agora precisam de emprestimos? A vão pra pqp, lider com essa merda desse gol carrinho mediocre, lucram um monte em vem com essa história vão plantar batata….

  27. Lorenzo

    10 de julho de 2012 at 17:55

    "Isto é uma VERGONHA!!!"

  28. Sergio

    10 de julho de 2012 at 18:02

    Em 1990 o governo traiu a Gurgel para favorecer as quatro "brasileiras" sugadoras.

  29. Alessandro

    10 de julho de 2012 at 18:23

    Procurei segurança…e não achei…

  30. ADALBERTO OZELIM

    10 de julho de 2012 at 18:53

    EI PESSOAL !!! QUE TAL LANÇAR UM MOVIMENTO COM O OBJETIVO DE FORÇAR O BNDES FINANCIAR A FORD PARA PRODUZIR O NOVO FOCUS AQUI NO BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!
    “ INSTAURA-SE A MORALIDADE OU LOCUPLETEMO-NOS TODOS” (célebre frase de Stanislaw Ponte Preta)

  31. Ricardo

    10 de julho de 2012 at 19:12

    Agora imagina se a VW Brasil resolve fazer o Golf 6 e o PoloR no Brasil, serão mais quantos milhões de emprestimos?

  32. 72007998

    10 de julho de 2012 at 19:15

    parece que o governo é parte no negocio dos carros. Golf novo que é bom nada

  33. Advogato

    10 de julho de 2012 at 20:47

    Eu quero e motores 1.4 tsfi, minha opinião aqui não fazer o governo tomar de volta o empréstimo rsssssss

  34. Matheus_P

    10 de julho de 2012 at 21:11

    absolumente descabido um empréstima para uma montadora que mandou mais de 1 bilhao para a alemanha ano passado. vergonha, raiva, dentre outros adjetivos tomam conta quando leio barbaridades como essa.

  35. André

    10 de julho de 2012 at 21:26

    É o governo jogando dinheiro público pra todo lado.
    Isso não poderia, a VW é quem deveria emprestar este dinheiro.

  36. YoOdEx

    10 de julho de 2012 at 22:11

    Motoroes novos… acompanhando os europeus? Isso a VW prometeu pra receber o financiamento né? Na prática alegaram que é inviável e implementarão apenas um cabeçote de aluminio, e um ganho de 5 cavalos nos motores 1.6 e 2.0. Os 1.0 ficarão os mesmos para conter custos.

  37. Teckere

    10 de julho de 2012 at 22:32

    Rídicula essa ajuda. Deveria ser para o desenvolvimento de um carro elétrico de baixo custo.

    Esse Brasil é uma tiririca mesmo!

  38. fabio_oliveira

    11 de julho de 2012 at 1:27

    Se eles estao precisando de dinheiro imagina eu!!!

  39. epaes

    11 de julho de 2012 at 2:13

    Meu Deus! Minha empresa, sua empresa, qualquer empresa no Brasil pode emprestar dinheiro do BNDES. Esse dinheiro não é dado, é emprestado, é um financiamento e será pago! Não tem nada de caridade!

  40. Pedro Jungbluth

    11 de julho de 2012 at 8:47

    Ridículo, emprestou 342 milhões agora com a desculpa de fazer modelo novo. Mas ano passado enviou BILHÕES para o exterior de sobra de lucro, e não reinvestiu um centavo aqui.

  41. Everton

    12 de julho de 2012 at 10:51

    vishhhh sair de um polo , super balaca , pra uma merda dessa ai quadrada … sem noção a Volks …

  42. ale_das_auto

    12 de julho de 2012 at 11:45

    Já ví que pra ter um Polo mais recente só por importação idependente.

  43. Almanakut Brasil

    14 de julho de 2012 at 16:34

    Dinheiro sai, mas empregos tem que ser garantidos e gerados! A GM de São José dos Campos ia demitir, mas para não realizar os cortes fechou a fábrica de Santa Catarina!

  44. Santos

    16 de julho de 2012 at 8:52

    querido! o Fies ja existe, faz quem quer. E outra oque a vw esta fazendo é financiamento resumindo vai ter que devolver o dinheiro de um jeito e de outro, se vc quer cobrar os seus direitos como cidadão que paga os seus impostos em dias, vc não tem que cobrar a Vw e muito menos o Bndes e sim a Dilma (PRESIDENTE) a quem foi eleita graças ao votos seus e meu. o BNDES foi feito para isso, p/ ajudar na economia do País.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>