CARPLACE

VEJA A LISTA DOS CARROS MAIS VENDIDOS NA TURQUIA EM JANEIRO DE 2012

Num mercado que registrou um total de 21.077 veículos novos vendidos em janeiro – quase 30% a menos do que em 2011 – a Renault mostrou força e começou o ano de 2012 emplacando os dois modelos mais vendidos na Turquia.

Pela 1ª vez desde o seu lançamento no mercado turco, no final de 2009, o Renault Fluence foi o campeão de vendas ao emplacar 1.449 unidades, contra 1.291 unidades do irmão Symbol. O pódio foi completado por outro modelo conhecidos dos brasileiros, o Fiat Linea (894).

Fiat Linea 2011 E.torQ

Destaques para o Ford Focus Sedan (6º, 712) à frente do Toyota Corolla (12º, 421) e para o Chevrolet Captiva no top 20.

Confira agora os modelos mais vendidos em janeiro:

Novo Ford Focus Sedan 2012

RANKING DE VEÍCULOS
1. Renault Fluence 1.449
2. Renault Symbol 1.291
3. Fiat Linea 894
4. VW Jetta 849
5. VW Polo 806
6. Ford Focus Sedan 712
7. Hyundai i20 600
8. Renault Megane 587
9. VW Passat 449
10. Ford Fiesta 436
11. Hyundai Accent Blue 427
12. Toyota Corolla 421
13. Dacia Duster 405
14. Hyundai Accent Era 404
15. Dacia Sandero 403
16. VW Golf 401
17. Opel Corsa 327
18. Chevrolet Captiva 262
19. Toyota Auris 241
20. Renault Clio 235

Por Thiago Parísio / Fonte: Best Selling Cars

Publicidade

33 comentários

  1. EDUARDO

    20 de março de 2012 at 8:39

    ESSE FLUENCE TA ANIMAL NA FOTO….ACHO MAIS BONITO QUE O NOVO FOCUS

    • @A_Lingua

      20 de março de 2012 at 13:20

      Até que os turquinhos têm bom gosto para carros… nada de Gol, Celta, Palio em primeiro lugar… eles já chegam apontando a frente de um Mégane/Fluence.

  2. Douglas

    20 de março de 2012 at 9:00

    Na turquia que eh um pais ridículo perto do Brasil, o mais vendido eh um Fluence. Aqui eh um gol pelado. Que m…. de pais eh esse nosso Brasil.

    • Brazuca

      20 de março de 2012 at 16:50

      A Turquia é um país europeu que não fica devendo nada aos outros países que têm litoral no Mediterrâneo (França, Espanha, Itália, etc.).

      O fato de se venderem poucos carros (e carros grandes, nada de subcompactos) é devida à importação de carros usados ser completamente liberada neste país. Sai mais barato comprar uma BMW com 10 anos de uso do que um Ford Fiesta, por exemplo.

  3. Guilherme

    20 de março de 2012 at 9:14

    Esse focus sedan realmente esta mto bonito.

  4. Belo horizonte

    20 de março de 2012 at 9:51

    Oq eu quero saber de turquia …falta de assunto

    • Parisio_PE

      20 de março de 2012 at 10:43

      Caro colega, um dos diferenciais do CARPLACE é oferecer aos seus leitores informações que costumeiramente não aparecem em outros espaços dedicados ao mundo automóvel. Pelo retorno positivo que temos recebido dos nossos colegas continuaremos a fazê-lo, sem deixar de lado as novidades, as avaliações e as curiosidades deste tema tão fascinante.

      Abraços,

      Thiago Parísio

      • Claudio henrique

        20 de março de 2012 at 12:16

        exatamente isso! se o carplace parar de publicar esses rankings, onde teríamos essas informações. Parabéns carplace.

      • André Luiz

        20 de março de 2012 at 15:54

        Gosto muito de ver a lista dos carros mais vendidos em outros países. Parabenizo o pessoal do Carplace por isso.

    • Liverton

      20 de março de 2012 at 12:57

      DESNECESSÁRIO HEIN!!!! Leu a reportagem (ou clicou no link) porque quis!

    • Brazuca

      20 de março de 2012 at 16:51

      Não quer ler, NÃO LEIA.

  5. Felisbinobr

    20 de março de 2012 at 9:52

    A Renault daqui vende praticamente tudo o que vende lá (com exceção do Clio nova geração e o Megane). Mas Fluence, Symbol, Duster, Logan e Sandero são vendidos lá e cá.

  6. INFANTE

    20 de março de 2012 at 10:23

    ESSE FOCUS É UM ESPETÁCULO, ASSIM COMO O FLUENCE. SEM DÚVIDA, BELOS SEDANS…

  7. D7V5

    20 de março de 2012 at 11:06

    A Turquia está investindo para fazer sua própria indústria automobilística. Quase compraram a Saab para esse fim. Querem seguir a trilha dos Chineses e Coreanos. Nosso país poderia ter algo assim.

    Observações:
    Proporcionalmente ao tamanho do mercado, o Linea lá vende muito mais que aqui.
    Da mesma forma o Corolla vende muito menos lá do que aqui.

    • Brazuca

      20 de março de 2012 at 18:10

      A Turquia já teve seus dias de glória com a Tofas e a Anadol. Em 1987, os turcos abriram seu mercado de vez. As duas empresas abandonaram suas marcas próprias e passaram a produzir carros para Fiat e Ford, respectivamente.
      Fechando as contas, apesar da perda do "nacionalismo automotivo", com a morte das duas marcas turcas, o povo turco acabou ganhando. Porém, foi só após a autorização da venda de usados dos outros países que os turcos tiveram acesso ao mercado internacional. E, foi graças à abertura da União Europeia a carros turcos que cumpram seus requisitos que a Turquia conseguiu manter sua indústria automotiva.
      Isso prova que apenas abrir o mercado não basta, é necessário planejamento e negociação. Se a União Europeia seguisse barrando ou sobretaxando os carros fabricados na Turquia, a indústria automotiva turca teria ficado na história, e milhares de turcos teriam perdido seus empregos.

  8. HERCULANO

    20 de março de 2012 at 11:18

    AQUI O POVO GOSTA DE SER ENGANADO, FÁBRICA PROPRIA AQUI NÃO DÁ , E A COMISSÃO DOS POLÍTICOS COMO FICARIA, ESSE É UM PAIS DE CORRUPTOS , O POVO MORRENDO NA FILA DA SAUDE ,GASTA-SE BILHÕES COM ESTÁDIOS PARA A COPA , ENQUANTO ISSO BILHÕES SÃO ROUBADOS.

  9. toyohonda

    20 de março de 2012 at 12:32

    seria bom a lista mensal das vendas mundiais das montadoras de quanto elas venderam no total de carros

    • @MILHOLI

      20 de março de 2012 at 13:45

      Acho que as montadoras não divulgam isso. E se fosse para o blog fazer, daria muito trabalho, imagina juntar as listas dos mais vendidos de cada país. Ia demorar um século, sem contar que não deve ser todo país que divulga mensalmente os carros mais vendidos.

  10. Liverton

    20 de março de 2012 at 13:01

    O FLUENCE "DELES" É MAIS BONITO QUE O NOSSO!!!

    • HenriqueHJ

      20 de março de 2012 at 14:23

      é não

      tudo que é fluence são iguais. a unica diferença para alguns mercados é a grade dianteira.

      esse ai da foto é o fluence frances com roupagem esportiva (spoiler e saias).

  11. @MILHOLI

    20 de março de 2012 at 13:42

    Só 21.077 carros vendidos? Eu pensei que o mercado turco fosse maior. O país tem vária fábricas de automóveis além de uma população grande (70milhões) e uma renda per capita próxima a nossa e é um dos que mais cresce na Europa. Acho que o país deve servir mais como base de produção para exportação…

    • Brazuca

      20 de março de 2012 at 16:52

      Em relação PIB per capita/preço dos carros, eles estão melhores do que nós. Na verdade, acho que até o Paraguai ganha do Brasil nessa relação…

  12. douglas

    20 de março de 2012 at 14:47

    não entendo pq qui não vende tão bem o symbol, o carrinho é simpatico, completo, particularmente acho muito mais bonito que siena, cobalt, voyage, prisma, etc….além de ter um otimo motor, custo beneficio muito bom, e vir completaço, com ar digital, controle na coluna do som, abs, ab2, roda liga leve15, farol neblina, vidro nas 4, trava, retovisor elétrico, volante de couro, sensor de estacionamento, a versão privilege por 42mil na minha cidade cascavel-PR nada mais justo, o voyage 1.6 com todos esse opcionais, fora ar digital, 47mil sem vidro elétrico atras, o siena 1.4 88cv45mil defazado e com calota. acho o symbol e o fluence as compras mais sensatas do mercado.

    • Wellington_L

      20 de março de 2012 at 23:38

      A Renault comercializa bons veículos populares em nosso território, mas os modelos Clio e Symbol (o Clio Sedã reestilizado) demonstram ser um grande caso à parte, haja vista que estes possuem uma analogia de custo/benefício ruim em relação a de seus concorrentes diretos.

      • Brazuca

        21 de março de 2012 at 20:29

        O Clio e o Symbol são ruins, bom é Gol, Voyage, Palio, Siena, Fiestassauro, Celta, Classic…

        • Wellington_L

          24 de março de 2012 at 4:01

          Brazuca…

          Eu explanei sob o prisma de uma análise completa de custo/benefício, e não somente em relação a quesitos técnicos. Mesmo assim, uma concorrência deficitária – diante dos citados em questão – não os transformam em "He-Man e Os Defensores do Universo"…, não é?… Falando nisto…

          [youtube xZyRlSaNBfk http://www.youtube.com/watch?v=xZyRlSaNBfk youtube]

  13. dodo

    20 de março de 2012 at 15:59

    O linea é o mais bonito dos tres.

  14. JSilva

    20 de março de 2012 at 16:34

    Onde eu posso encontrar dessa saia pra colocar no Fluence aqui no Brasil? Alguém pode me indicar?

  15. Brazuca

    20 de março de 2012 at 16:55

    A Turquia importa carros usados sem restrição alguma, por isso se vê tantos BMW e Mercedes pelas ruas desse país. E é por isso que se vendem tão poucos carros neste país, afinal, quem é louco de comprar um Ford Ka podendo comprar um BMW com 5 anos de uso pelo mesmo preço?

    PS: o país está rodeado por nações falidas (Grécia) e em guerra civil (Síria e Iraque). Isso tem impacto direto na economia local.

  16. Brazuca

    20 de março de 2012 at 18:11

    Interessante que os turcos compram apenas sedãs.

  17. Hershel

    20 de março de 2012 at 18:16

    Nem na Turquia, praticamente a pátria mãe do Tofas Linea, ele vende mais que mil unidades por mês.
    hehehe

  18. Filipe_GTS

    20 de março de 2012 at 20:01

    Daora o Fluence esportivo!

  19. sivania cruz

    21 de janeiro de 2013 at 17:06

    sao quantas montadoras?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>