Teste CARPLACE: agora com novo motor 1.6 16V, Gol anda junto do HB20

Gol Rallye amarelo_00012

Você já montou um motor? Agora eu posso dizer que sim. Ou melhor, apenas ajudei na montagem do novo EA211 1.6 16V da Volkswagen, que passa a equipar a partir de abril o Gol Rallye e a Saveiro Cross. A apresentação da linha 2015 da VW foi bastante didática ao apresentar o motor desmontado e os componentes num balcão para os jornalistas montarem, como um Lego de verdade. Colocando a mão na massa, você entende mais fácil as tecnologias e benefícios do novo 1.6 MSI.

Da mesma família do motor 1.0 12V três cilindros do up!, o inédito 1.6 16V começa a se diferenciar do 1.6 VHT (que permanece nos demais Gol, Saveiro e no Voyage) já pelo bloco. Feito de alumínio, ele pesa 15 kg a menos que um similar de ferro fundido. A redução de peso também chegou às bielas, 26% mais leves, e no virabrequim, que apresenta menor quantidade de contrapesos e teve o diâmetro dos mancais principais reduzidos. Além de aliviar peso, outra prioridade do projeto foi reduzir o atrito. Para tanto, foram adotadas medidas como balancins roletados no acionamento das válvulas e o duplo circuito de arrefecimento, que permite ao motor trabalhar com diferentes temperaturas para o bloco e o cabeçote. Assim, é possível atuar com uma temperatura mais elevada no bloco, medida que deixa o óleo mais fluido e reduz o atrito entre as peças. E o óleo agora também conta com um radiador específico.

Motor 1.6 16V MSI (2)

Na hora de montar o cabeçote, um trabalho a menos: neste motor o coletor de escape já vem integrado à peça, o que permite atingir a temperatura ideal do propulsor mais rapidamente, diminuindo a fase fria – justamente um período crítico para os níveis de emissões. As quatro válvulas de cada cilindro dividem espaço com a vela de ignição colocada em posição central (entre as válvulas de admissão e as de escape), o que melhora a queima da mistura ar-combustível. E cada cilindro traz uma bobina própria, eliminando os cabos de velas e consequentes perdas elétricas. Para completar, o comando das válvulas de admissão é variável no tempo de abertura, enquanto o tanquinho de partida a frio foi substituído pelo sistema E-flex de aquecimento do etanol.

Duplo circuito de arrefecimento_2

O resultado, ainda na parte teórica da coisa, não chega a chamar a atenção: trabalhando com uma taxa de compressão de 11,5:1, o 1.6 MSI gera 110/120 cv de potência e torque de 15,8/16,8 kgfm – números que se destacam diante dos 104 cv e 15,6 kgfm do 1.6 8V, mas soam discretos se comparados aos 128 cv do Hyundai HB20 e aos 130 cv do Ford New Fiesta com a mesma litragem. Restava, então, a gente ligar o Gol Rallye e acelerá-lo.

Gol Rallye amarelo_00011

Logo nos primeiros quilômetros já é notável a diferença. O motor 16V ganha de longe na suavidade de funcionamento e sobe de rotação com muito mais vontade – o 8V se torna áspero e ruidoso a partir de 3.500 rpm -, além de emitir um ronquinho instigante. Quem gostava do 8V pela atuação esperta em baixos giros, que sempre foi destaque do Gol 1.6, não precisa ter preconceito com o novo 16V: a VW garante que 85% dos 16,8 kgfm de torque são entregues a 2 mil giros e, além disso, a relação de diferencial foi encurtada para manter o motor “aceso”. Na prática, o Gol está mais gostoso de dirigir: se mostra tão (ou mais) ágil no trânsito e ganhou fôlego extra quando exigido, sem falar no menor nível de ruído.

Gol Rallye amarelo_00008

Prova do bom fôlego é que, nas nossas medições, o Rallye 16V obteve ampla vantagem sobre o 8V. A aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 11 segundos altos para 10 s baixos – exatos 10,3 s, a mesma marca do rival HB20. Na comparação com o Hyundai, as acelerações (60, 80 e 100 km/h) foram rigorosamente iguais, mas o Gol se deu melhor na retomada de 40 a 100 km/h (que mede a esperteza em ultrapassagens), fazendo a prova em 10,1 s contra 10,6 s do oponente. Junte o melhor desempenho ao elogiado acerto dinâmico do Gol (câmbio, direção e suspensão formam um trio afiado) e ficamos na dúvida sobre a escolha da VW pela versão Rallye para estrear o novo motor. Se era para priorizar uma só versão, melhor seria reviver o antigo GT para marcar o retorno do tempero esportivo ao Gol.

Gol Rallye amarelo_00001

Exagero? Bem, não dá para chamar o Gol 1.6 16V de esportivo nato, mas sua tocada é mais rápida e divertida que a do próprio HB20 ou que a do Palio Sporting, por exemplo. Mesmo com a altura elevada em 28 mm nesta versão Rallye, o hatch é muito obediente às ordens do motorista, tem uma direção bem calibrada, faz curva como poucos na categoria e ainda ignora nosso asfalto judiado. O câmbio mantém os engates macios e curtinhos característicos da caixa MQ 200, e os freios respondem a contento, fechando o pacote dirigibilidade com nota alta.

Gol Rallye amarelo_00004

Outra melhora se deu no consumo, embora isso não tenha sido prioridade por parte da VW. Na cidade registramos 8 km/l e, na estrada, 10,5 km/l – sempre abastecido com etanol. E poderia até ser melhor caso o motor girasse um pouco mais baixo em velocidades de estrada. A 120 km/h em quinta marcha, são cerca de 3.500 rpm, por conta da relação de diferencial mais curta. Ao menos o baixo nível de ruído e, principalmente, vibrações deixou o Gol mais confortável em viagens.

Gol Rallye 1.6 16V_(2)

A grande questão é que, limitada à versão topo de linha Rallye, a oferta do novo motor será um tanto tímida no começo. A VW ainda não divulgou os preços oficiais, mas espere que este modelo avaliado fique na faixa dos R$ 50 mil. Neste valor, fica difícil não olhar para hatches mais refinados, como New Fiesta, C3, 208 ou mesmo o Punto e levar um Gol, por melhor que ele seja. Eu pude montar o novo motor, mas não escolher onde ele será usado. Se dependesse de mim, a Volks já adotaria o 1.6 MSI em toda a linha que usa o 1.6 VHT.

Por Daniel Messeder
Fotos Divulgação

Ficha técnica – Volkswagen Gol Rallye 1.6 16V

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm³, duplo comando variável na admissão, flex; Potência: 110/120 cv a 5.750 rpm; Torque: 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga leve, aro 16″ com pneus 195/50 R16; Peso: 1.043 kg; Capacidades: porta-malas 285 litros, tanque 55 litros; Dimensões: comprimento 3.924 mm, largura 1.659 mm, altura 1.491 mm, entre-eixos 2.467 mm

Medições CARPLACE (testes realizados com etanol)

Aceleração
0 a 60 km/h: 4,5 s
0 a 80 km/h: 6,8 s
0 a 100 km/h: 10,3 s

Retomada
40 a 100 km/h em 3a marcha: 10,1 s
80 a 120 km/h em 4a marcha: 10,7 s

Frenagem
100 km/h a 0: 43,9 m
80 km/h a 0: 27,5 m
60 km/h a 0: 15,5 m

Consumo
Ciclo cidade: 8,0 km/l
Ciclo estrada: 10,5 km/l

Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,5 s
Consumo cidade: –
Consumo estrada: –
Velocidade máxima: 190 km/h

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  • Bernardo_bee

    A VW chegou por ultimo no trem dos motores 1.6 16v….tem q ao menos empatar com os concorrentes.
    E na boa se nao fosse o HB 1.6 ou o Palio 1.616v garanto que a VW NUNCA ia melhorar o motor dela.

    Entao aos Fan Boys da VW …. falem um obrigado…que eu digo um ''de nada'' pela ajudinha da concorrencia viu !

  • Antonio

    To vendo muita gente falando do motorzinho do Pailo 1.6 16v que vai tomar pau desse 1.6 16v da VW (já é manco)… rsrsrsr porque não falam do motor do NF, 130cv duplo comando variável?? O NF vai espancar esse motor manco da VW, como já espanca o 1.6 16 da FIAT, da HYUNDAY, espanca o March, epanca o 1.8 16v da FIAT enfim… o melhor motor 1.6 16v aqui no BR é da FORD… Fora a segurança, são 7 airbags (nem Civic e Corolla tem), controle de tração e estabilidade (se não me engano só tem no Civic de 83k, Corolla nem de 93k tem), cambio de dupla embreagem que espanca o I-Motion, Dualogic e qualuqer automatizado, fora aquelas firulas de acendimento automatico, sensor de chuva, assistente de rampa, banco de couro, 4 vidros com função one touch rsrsrs coitada da VW… só vendem carro porque brasileiro é otário, eu me incluo nessa lista, na verdade me incluía, porque apesar de ter um Gol Power aqui em casa, NUNCA + compro VW… hoje dirijo o Gol e parece que eu to andando numa carroça uahuahuahauhauha fora o seguro que é o dobro do preço…

    Abraços

  • Antonio

    To vendo muita gente falando do motorzinho do Pailo 1.6 16v que vai tomar pau desse 1.6 16v da VW (já é manco)… rsrsrsr porque não falam do motor do NF, 130cv duplo comando variável?? O NF vai espancar esse motor manco da VW, como já espanca o 1.6 16 da FIAT, da HYUNDAY, espanca o March, epanca o 1.8 16v da FIAT enfim… o melhor motor 1.6 16v aqui no BR é da FORD… Fora a segurança, são 7 airbags (nem Civic e Corolla tem), controle de tração e estabilidade (se não me engano só tem no Civic de 83k, Corolla nem de 93k tem), cambio de dupla embreagem que espanca o I-Motion, Dualogic e qualuqer automatizado, fora aquelas firulas de acendimento automatico, sensor de chuva, assistente de rampa, banco de couro, 4 vidros com função one touch rsrsrs coitada da VW… só vendem carro porque brasileiro é otário, eu me incluo nessa lista, na verdade me incluía, porque apesar de ter um Gol Power aqui em casa, NUNCA + compro VW… hoje dirijo o Gol e parece que eu to andando numa carroça uahuahuahauhauha fora o seguro que é o dobro do preço…

  • Antonio

    NUNCA SERÁ MELHOR QUE O NISSAN MARCH!! NUNCA!!

  • Caio_SP

    Em termos comparativos o motor EA211 1.6 16V possui a mesma curva de torque (até 2750 rpm) que o motor EA111 1.6 8V. Ambos motores atingem 15 kgfm @ 2500 rpm.

    A maior diferença entre os dois motores ocorre acima dos 3000 rpm, onde o torque do EA 211 1.6 16V salta de 15 para 17 kgfm com pico máximo de 17.1 kgfm @ 3780 rpm e mantém torque de 16 kgfm até os 5800 rpm quando começa a cair.

    Já o EA111 1.6 8V atinge o pico máximo de 15.7 kgfm @ 4400 rpm e mantém os 15 kgfm até os 5000 rpm. Acima disso o torque começa a cair.

    Gol Rallye 2013 motor EA111 1.6 8V: http://revistafullpower.uol.com.br/2013/07/video-

    Gol Rallye 2015 motor EA 211 1.6 16V: http://revistafullpower.uol.com.br/2014/03/video-

    Apesar de ser um 16V o motor EA211 1.6 é bem esperto em baixa rotação como o EA111 1.6 8V, e mostra toda sua força ainda abaixo dos 4000 rpm o que é muito bom tanto para uso urbano com rodoviário.

  • Antônio L Carvalho

    16 válvulas não é sinal de modernidade, mas sim de excesso exponencial de combustível, tenho um fiat punto e-torq de 16v 2012/13, que faz a gasolina em trecho urbano 6,00 Km/l e em rodovia não mais que 10 km/l, não percam seu dinheiro fazendo dono de posto sorrir carro é de 8 válvulas, que não impede de ter aperfeiçoamentos o próprio 1.6 8 válvulas da vw que no polo faz mais de 15 Km/l?.

  • http://twitter.com/twan_rr @twan_rr

    O gol de 55 mil reais anda junto com hb20? Que porra é essa? kkkkk

  • Pimentel_

    Amigo, esse material é do Gol Rallye 8v de 104cv, no início do texto deixa bem claro quando cita o motor.

    O Gol Rallye 1.6 MSI de 16v fez 0-100 em 9,8s no teste do Auto Esporte, o New Fiesta com 130cv fez em 10,1s. No Carplace, os 10,3s se igualam ao número obtido no teste do HB20 de 128cv na mesma pista. O Gol 1.6 8v, quando recebeu o facelift em 2012 recebeu discretas melhoras no motor e quando foi testado pela Quatro Rodas baixou o tempo de 0-100 de cerca de 12s para 11,3s, porém, o TEC aumentou o tempo de 0-100.

    Nesse novo motor a fábrica informa 0-100 em 9,5s, ao nível do mar, na ficha técnica, não esses 10,3s.

    Esse novo motor, mesmo nessa versão aventureira, que é mais pesada e tem péssimo coeficiente aerodinâmico, teve um ótimo desempenho, chegando a superar o HB20 nas retomadas. O resultado foi realmente notável, pode esperar por um número ainda melhor quando estiver na versão convencional.

    Eu deixaria de comprar um carro porque é 1 ou 2s mais lento que um concorrente, a diferença costuma aparecer na disposição do motor desde acelerações e retomadas pequenas. A diferença é bem perceptível para quem curte dirigir, basta dirigir um HB20 1.6 e depois dirigir um Palio 1.6 para sentir a boa diferença no desempenho e na disposição do motor. Mesmo na cidade o HB20 1.6 acaba sendo mais "confortável", pois tem respostas mais diretas.

  • mauricar23

    A referência do Gol foi apenas para mostrar que os números são ao nível do mar, assim como devem ser o novos. Em São Paulo devem ser um pouco piores.

    Cuidado ao comprar carros pensando no 0 a 100. Os 1 ou 2 segundo menos podem custar caro. O coitado do meu vizinho do lado tá com um Versa 1.6 16v (que é mais rápido que o Siena 1.6 16v e Voyage 1.6) a 45 dias esperando um peça da Nissan. E não é a primeira vez. No ano passado, a filha dele bateu o carro, ele também ficou um tempão com o carro parado esperando peça pra funilaria.
    Eu analiso o conjunto, incluindo manutenção, seguro, disponibilidade de peças entre outras coisas. Isso me fez por exemplo, escolher o Fox 1.6 no lugar no HB20 1.6, apesar desse ser mais rápido. Nem todo lugar encontramos peças para Hunday ou Nissan(minha cidade por exemplo, não tem).

    Eu duvido que se tivesse comprado o Siena ou o Voyage, ele teria esse problema.