CARPLACE

Segredo: veja como será o novo Ford Ka que chega em 2014

Ford Ka 2014 frente

Muito já se falou sobre o novo compacto da Ford para mercados emergentes. Conhecido internamente como projeto B562, ele vai substituir o atual Ka como carro de entrada da marca no Brasil. Mas o fato é que, até algumas semanas atrás, não havia nada além de especulações sobre o visual do modelo, que será oferecido nas versões hatch (finalmente com quatro portas!) e numa inédita variação sedã. Pois eis que um misterioso Ford flagrado em testes por estradas alemãs (veja as fotos) surgiu como a peça que faltava no quebra-cabeças. Apesar de pensado para os mercados brasileiro e indiano, o futuro “popular” está sendo concebido no centro de desenvolvimento da marca em Colônia, na Alemanha, que tem a responsabilidade global dos veículos compactos e médios da empresa – como Fiesta, Focus e, agora, o Ka.

Observando as imagens, constatamos que o desenho do carro “bate” com as informações que tínhamos de fontes ligadas à Ford brasileira: “Porte um pouco menor que o do New Fiesta, dianteira que lembra o conceito do novo Escort, lateral parecida com a do Chevrolet Onix e traseira semelhante à do VW Gol”. O resultado da aparente “salada” é atraente, como CARPLACE mostra para você nestas projeções exclusivas, feitas com base nos flagras e nas “pitadas” dos informantes. Ainda aguardamos mais novidades para poder antecipar a versão sedã, mas sabe-se que ela será igual ao hatch até as portas traseiras, por uma questão de custos.

A frente segue o conceito dos Fords mais modernos, com a grade “bocão” e os faróis espichados, de formato irregular. As maiores surpresas, em se tratando de um Ford, ficam para o corte das portas de trás (bem inclinado, realmente como no Onix) e para a própria traseira. Diferente do New Fiesta, e do que chegou a se especular, o novo compacto não terá lanternas subindo pelas colunas. O conjunto é mais simples, com vidro reto na parte inferior, tampa com dois vincos fortes e lanternas horizontais que avançam um pouco sobre as laterais. A placa fica no para-choque.

Ford Ka 2014 traseira

Seguindo a onda dos três cilindros inaugurada no Brasil pelo Kia Picanto, e depois seguida pelo Hyundai HB20 e agora pelo VW Fox, o novo Ka será responsável por estrear o motor 1.0 tricilíndrico da Ford por aqui. Trata-se de uma versão simplificada do 1.0 Ecoboost, sem turbo e injeção direta – lembre-se que o hatch será um carro de entrada e, portanto, terá de ser barato. Mas nem por isso o propulsor deixará de ser moderno, trazendo bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro (12V no total) e sistema de aquecimento do etanol, para dispensar o tanquinho extra de gasolina para a partida a frio. Fala-se em potência na casa dos 80 cv. Além do novo “mil”, o compacto terá opção do motor Sigma 1.5 16V (111 cv), emprestado do New Fiesta, nas versões mais caras. O câmbio será sempre manual de cinco marchas. A transmissão automatizada Powershift não está nos planos, ao menos inicialmente.

Como aconteceu com o New Fiesta, e agora está ocorrendo com o novo Focus, o desenvolvimento do novo Ka no Brasil está atrasado. Portanto, o lançamento que era esperado ainda para o final deste ano ficará somente para 2014. “Se der tudo certo, o carro chegará às lojas no primeiro semestre”, revela uma fonte. O modelo será fabricado em Camaçari (BA), com plataforma compartilhada pelo New Fiesta e EcoSport. Com a chegada do novo compacto, o Ka atual deixa de ser produzido, mas o Fiesta Rocam pode ser mantido em linha por mais algum tempo.

Por Daniel Messeder
Projeções Maurício Alves

Publicidade

151 comentários

  1. cebolafrita

    11 de julho de 2013 at 11:09

    Bonito, mas como a Ford no Brasil é um tanto quanto molenga, esse carro será lançado no primeiro mercado em 2014 e chegará ao Brasil em 2019 com o super 1.0 Rocam !!

  2. Antonio J S

    11 de julho de 2013 at 11:37

    Poderiam rever o Ka original como um carro de nicho de mercado já que a plataforma é a mesma do FIat 500, e atualiza-lo. O motor de 3 cilindro poderia ter sua cilindrada rebaixada para 800 cm³ para um pequeno carro urbano de entrada.

  3. Edd

    11 de julho de 2013 at 12:43

    Acho que esse desenho ainda está um pouco diferente daquelas fotos tiradas na Europa. A traseira embora com os formato das janelas parecidas, parece menos inclinadas que a do Onix. Pelas fotos a região entre a coluna "A' e a coluna "B" lembra o March, e o conjunto optico bem como os vincos parecem uma versão maior do Picanto da Kia, além do AM Cygnet (sem o mesmo refinamento);

    • walter

      11 de julho de 2013 at 19:19

      Ta certo amigo, mas para que copiar se ja tem pronto um Ka Europeu que revolucionaria os carros de entrada em terras tupiniquins.

  4. Anderson Rezende

    11 de julho de 2013 at 22:11

    Bom isso é apenas uma projeção. Não há desenhos de portas faróis e lanternas reais, o que deixa muito difícil chegar a uma definição correta sobre o que ele realmente será. Agora essa projeção já me agrada. Espero que melhore e aí sim a Ford entra de vez na briga pelo 3º lugar no pódio. A GM e a FIAT já devem estar preocupadas com suas coisinhas estranhas ou antigas. Eita que o bicho vai pegar!!!

  5. angelo

    11 de julho de 2013 at 22:44

    tudo se copia nada se desenvolve, mix de onix c/ suzuki c/ hyundai c/ fox etc……

  6. IDIM

    12 de julho de 2013 at 9:24

    se for assim, eu compro…afinal, para quem não pode comprar carro caro ( EU ) …este KA tá show…parabéns à FORD… vamos esperar…tenho um ka 11/12 e não me arrependo…claro, meio broxa na largada…mais desenvolve depois, a retomada não é boa tb… bom, contudo eu gostei do carro…não sou corredor de fórmula um… e me atende bem…abração à todos…

  7. hinriknow

    12 de julho de 2013 at 13:33

    lata de sardinha, proteja sua familia

  8. Ftoc_BH

    12 de julho de 2013 at 21:56

    O antigo Ka europeu era muito mais bonito.

  9. Juniorfillingam

    13 de julho de 2013 at 10:26

    Lindo, e a frente muito melhor q do Fiesta!!!

  10. Andre Cupertino

    13 de julho de 2013 at 16:13

    Ka Hatch / Sedan – 23k a 38k
    Fiesta Hatch / Sedan – 38k a 58k
    Escort Hatch / Sedan – 55k a 69k
    Focus Hatch Sedan – 70k a 85k
    Fusion – 90k pra cima

  11. Readgis

    13 de julho de 2013 at 16:47

    No!

  12. walter

    13 de julho de 2013 at 22:17

    Concordo plenamente com Ftoc_BH, alem do Ka Europeu ser mais bonito esta numa plataforma acima , pois esta na plataforma do Fiat 500, lance o Ka Europeu como carro de entrada da Ford que voces vao ver o mercado revolucionar os carros de entrada, me escutem.

  13. Lewis

    14 de julho de 2013 at 15:50

    Copia do onix que é copia do gol =/

  14. WiLL

    14 de julho de 2013 at 17:32

    Se lembrar essa coisa ai eu me mato, meu Ford KA 2010 é mais bonito que isso ai.

  15. Carlos

    14 de julho de 2013 at 21:54

    A traseira tá parecida com a do Kia Picanto

  16. weudys

    14 de julho de 2013 at 23:06

    Olho para o carro e vejo nele uma mistura de picanto, onix, newfiesta… que mistureba visual!

    • Chamuscar

      15 de julho de 2013 at 14:30

      Bem-vindo ao século 21.

  17. mauro césar

    15 de julho de 2013 at 12:55

    amigos parem de suspense… abaixo o site da FORD na Europa. La o novo Ka ja nem é mais novo… ja devem estar fabricando um modelo mais avançado.. rsrs
    http://www.ford.co.uk/Cars/Ka

    • Peter Scherzinger

      15 de julho de 2013 at 23:34

      ôh amigo! quem dera se o daqui fosse esse. O tal novo Ka brasileiro vai ser algum remendo para substituir o Fiesta "Rocam", em razão da lacuna criada pelo New Fiesta, maior e mais caro que o antigo.

  18. thetrue

    16 de julho de 2013 at 0:33

    como sardinha, like a sardinha

  19. walter

    16 de julho de 2013 at 12:14

    E descoberto toda verdade, o Ka Brasileiro vai ser o Ka Europeu e ponto final, este carro que foi flagrado nas fotos, e o novo Escort , percebam nas fotos o carro e bem maior, o novo Escort que esta sendo desenvolvido na Alemanha, vem acima do Ka Europeu e abaixo do New Fiesta, em resumo no lugar do velho e bom Fiesta Rocan. Agora sim vamos esperar o barulho grande, os concorrentes vao ficar de cabelo em pé. Ford e Ford.

  20. @sarasilverio

    18 de julho de 2013 at 19:12

    Tenho um Ka 2010 e me atende muito bem. Não vejo este carro feminino como o Ka atual…

  21. thedycharles

    27 de agosto de 2013 at 15:14

    A frente ficou legal, mas a traseira é meio estranha… Deveria ser menos chapada. Espero que façam um painel bonito.

  22. ELIANE VIEIRA TORRES

    31 de agosto de 2013 at 7:48

    AMEI O NOVO MODELO , VO ESPERAR , EU QUERO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>