Segredo: veja como será o novo Ford Ka que chega em 2014

Ford Ka 2014 frente

Muito já se falou sobre o novo compacto da Ford para mercados emergentes. Conhecido internamente como projeto B562, ele vai substituir o atual Ka como carro de entrada da marca no Brasil. Mas o fato é que, até algumas semanas atrás, não havia nada além de especulações sobre o visual do modelo, que será oferecido nas versões hatch (finalmente com quatro portas!) e numa inédita variação sedã. Pois eis que um misterioso Ford flagrado em testes por estradas alemãs (veja as fotos) surgiu como a peça que faltava no quebra-cabeças. Apesar de pensado para os mercados brasileiro e indiano, o futuro “popular” está sendo concebido no centro de desenvolvimento da marca em Colônia, na Alemanha, que tem a responsabilidade global dos veículos compactos e médios da empresa – como Fiesta, Focus e, agora, o Ka.

Observando as imagens, constatamos que o desenho do carro “bate” com as informações que tínhamos de fontes ligadas à Ford brasileira: “Porte um pouco menor que o do New Fiesta, dianteira que lembra o conceito do novo Escort, lateral parecida com a do Chevrolet Onix e traseira semelhante à do VW Gol”. O resultado da aparente “salada” é atraente, como CARPLACE mostra para você nestas projeções exclusivas, feitas com base nos flagras e nas “pitadas” dos informantes. Ainda aguardamos mais novidades para poder antecipar a versão sedã, mas sabe-se que ela será igual ao hatch até as portas traseiras, por uma questão de custos.

A frente segue o conceito dos Fords mais modernos, com a grade “bocão” e os faróis espichados, de formato irregular. As maiores surpresas, em se tratando de um Ford, ficam para o corte das portas de trás (bem inclinado, realmente como no Onix) e para a própria traseira. Diferente do New Fiesta, e do que chegou a se especular, o novo compacto não terá lanternas subindo pelas colunas. O conjunto é mais simples, com vidro reto na parte inferior, tampa com dois vincos fortes e lanternas horizontais que avançam um pouco sobre as laterais. A placa fica no para-choque.

Ford Ka 2014 traseira

Seguindo a onda dos três cilindros inaugurada no Brasil pelo Kia Picanto, e depois seguida pelo Hyundai HB20 e agora pelo VW Fox, o novo Ka será responsável por estrear o motor 1.0 tricilíndrico da Ford por aqui. Trata-se de uma versão simplificada do 1.0 Ecoboost, sem turbo e injeção direta – lembre-se que o hatch será um carro de entrada e, portanto, terá de ser barato. Mas nem por isso o propulsor deixará de ser moderno, trazendo bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro (12V no total) e sistema de aquecimento do etanol, para dispensar o tanquinho extra de gasolina para a partida a frio. Fala-se em potência na casa dos 80 cv. Além do novo “mil”, o compacto terá opção do motor Sigma 1.5 16V (111 cv), emprestado do New Fiesta, nas versões mais caras. O câmbio será sempre manual de cinco marchas. A transmissão automatizada Powershift não está nos planos, ao menos inicialmente.

Como aconteceu com o New Fiesta, e agora está ocorrendo com o novo Focus, o desenvolvimento do novo Ka no Brasil está atrasado. Portanto, o lançamento que era esperado ainda para o final deste ano ficará somente para 2014. “Se der tudo certo, o carro chegará às lojas no primeiro semestre”, revela uma fonte. O modelo será fabricado em Camaçari (BA), com plataforma compartilhada pelo New Fiesta e EcoSport. Com a chegada do novo compacto, o Ka atual deixa de ser produzido, mas o Fiesta Rocam pode ser mantido em linha por mais algum tempo.

Por Daniel Messeder
Projeções Maurício Alves

Publicidade
  • cebolafrita

    Bonito, mas como a Ford no Brasil é um tanto quanto molenga, esse carro será lançado no primeiro mercado em 2014 e chegará ao Brasil em 2019 com o super 1.0 Rocam !!

  • Antonio J S

    Poderiam rever o Ka original como um carro de nicho de mercado já que a plataforma é a mesma do FIat 500, e atualiza-lo. O motor de 3 cilindro poderia ter sua cilindrada rebaixada para 800 cm³ para um pequeno carro urbano de entrada.

  • Edd

    Acho que esse desenho ainda está um pouco diferente daquelas fotos tiradas na Europa. A traseira embora com os formato das janelas parecidas, parece menos inclinadas que a do Onix. Pelas fotos a região entre a coluna "A' e a coluna "B" lembra o March, e o conjunto optico bem como os vincos parecem uma versão maior do Picanto da Kia, além do AM Cygnet (sem o mesmo refinamento);

    • walter

      Ta certo amigo, mas para que copiar se ja tem pronto um Ka Europeu que revolucionaria os carros de entrada em terras tupiniquins.

  • Anderson Rezende

    Bom isso é apenas uma projeção. Não há desenhos de portas faróis e lanternas reais, o que deixa muito difícil chegar a uma definição correta sobre o que ele realmente será. Agora essa projeção já me agrada. Espero que melhore e aí sim a Ford entra de vez na briga pelo 3º lugar no pódio. A GM e a FIAT já devem estar preocupadas com suas coisinhas estranhas ou antigas. Eita que o bicho vai pegar!!!

  • angelo

    tudo se copia nada se desenvolve, mix de onix c/ suzuki c/ hyundai c/ fox etc……

  • IDIM

    se for assim, eu compro…afinal, para quem não pode comprar carro caro ( EU ) …este KA tá show…parabéns à FORD… vamos esperar…tenho um ka 11/12 e não me arrependo…claro, meio broxa na largada…mais desenvolve depois, a retomada não é boa tb… bom, contudo eu gostei do carro…não sou corredor de fórmula um… e me atende bem…abração à todos…

  • hinriknow

    lata de sardinha, proteja sua familia

  • Ftoc_BH

    O antigo Ka europeu era muito mais bonito.

  • Juniorfillingam

    Lindo, e a frente muito melhor q do Fiesta!!!

  • Andre Cupertino

    Ka Hatch / Sedan – 23k a 38k
    Fiesta Hatch / Sedan – 38k a 58k
    Escort Hatch / Sedan – 55k a 69k
    Focus Hatch Sedan – 70k a 85k
    Fusion – 90k pra cima

  • Readgis

    No!

  • walter

    Concordo plenamente com Ftoc_BH, alem do Ka Europeu ser mais bonito esta numa plataforma acima , pois esta na plataforma do Fiat 500, lance o Ka Europeu como carro de entrada da Ford que voces vao ver o mercado revolucionar os carros de entrada, me escutem.

  • Lewis

    Copia do onix que é copia do gol =/

  • WiLL

    Se lembrar essa coisa ai eu me mato, meu Ford KA 2010 é mais bonito que isso ai.

  • Carlos

    A traseira tá parecida com a do Kia Picanto

  • weudys

    Olho para o carro e vejo nele uma mistura de picanto, onix, newfiesta… que mistureba visual!

    • Chamuscar

      Bem-vindo ao século 21.

  • mauro césar

    amigos parem de suspense… abaixo o site da FORD na Europa. La o novo Ka ja nem é mais novo… ja devem estar fabricando um modelo mais avançado.. rsrs
    http://www.ford.co.uk/Cars/Ka

    • Peter Scherzinger

      ôh amigo! quem dera se o daqui fosse esse. O tal novo Ka brasileiro vai ser algum remendo para substituir o Fiesta "Rocam", em razão da lacuna criada pelo New Fiesta, maior e mais caro que o antigo.

  • thetrue

    como sardinha, like a sardinha

  • walter

    E descoberto toda verdade, o Ka Brasileiro vai ser o Ka Europeu e ponto final, este carro que foi flagrado nas fotos, e o novo Escort , percebam nas fotos o carro e bem maior, o novo Escort que esta sendo desenvolvido na Alemanha, vem acima do Ka Europeu e abaixo do New Fiesta, em resumo no lugar do velho e bom Fiesta Rocan. Agora sim vamos esperar o barulho grande, os concorrentes vao ficar de cabelo em pé. Ford e Ford.

  • http://twitter.com/sarasilverio @sarasilverio

    Tenho um Ka 2010 e me atende muito bem. Não vejo este carro feminino como o Ka atual…

  • thedycharles

    A frente ficou legal, mas a traseira é meio estranha… Deveria ser menos chapada. Espero que façam um painel bonito.

  • ELIANE VIEIRA TORRES

    AMEI O NOVO MODELO , VO ESPERAR , EU QUERO.