CARPLACE

Revisão das velas de ignição deve ser anual em carros movidos a GNV para evitar Back Fire

Fiat Siena GNV

Os donos de automóveis movidos a GNV (sigla de Gás Natural Veicular) devem ficar atentos a um problema comum nesse tipo de veículo, o back fire. Decorrente regulagem incorreta do kit GNV, o fenômeno pode resultar na perda de desempenho do automóvel, danos no sistema de admissão (coletor de admissão e filtro de ar) e desgaste prematuro das velas de ignição. A NGK, uma das principais fabricantes de velas de ignição do mundo, faz um alerta para que os motoristas fiquem atentos, inclusive pelo fato de causar maior emissão de poluentes na atmosfera e consumir mais combustível que o normal.

O back fire é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobreposição das válvulas. Isso acontece quando as válvulas de admissão e escape abrem ao mesmo tempo e a queima na câmara de combustão ainda ocorre, gerando barulhos no motor, semelhantes a estouros.

De acordo com Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK, uma das principais causas do problema é o ponto de ignição atrasado. Como o veículo movido a GNV possui velocidade de queima menor, é necessário que o ponto de ignição do veículo seja adiantado.

“Para evitar esse tipo de problema, o motorista deve ficar atento à instalação e regulagem do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre entre o ar e o gás, uma das causas do fenômeno”, explica Namie.

Para evitar o back fire, a NGK recomenda a manutenção preventiva das velas e cabos de ignição, importantes fontes de diagnóstico de problemas no motor. No caso de veículos convertidos a GNV, a checagem dos componentes deve acontecer todo ano ou a cada 10.000 quilômetros, já que uso do GNV aumenta o desgaste das velas e cabos de ignição.

“A revisão do carro aliada ao correto diagnóstico é a melhor forma de identificar a ocorrência do fenômeno”, aconselha o profissional.

Fonte: Divulgação NGK

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19 comentários

  1. Diego E.

    5 de abril de 2011 at 10:58

    Por isso que nuunca gostei de GNV, e porque é uma gambiarra muitooo podre, fora vc ter d carregar uns galões enormes no porta malas ¬¬!

  2. Paulo_Freire

    5 de abril de 2011 at 13:05

    GNV é até bom pois reduz o nível de emissão de poluentes, fora a autonomia, mas haja motor ou paciência…

  3. Mauricio

    5 de abril de 2011 at 16:34

    Com o preço da gasolina chegando na casa dos R$ 3,00 aqui em SC, GNV para quem roda bastante é indispensável agora.

    Mas no meu carro GNV nem de graça. É uma P#ta gambiarra mesmo, como o Diego falou, é só enjanbração!!

  4. Celso

    5 de abril de 2011 at 20:46

    Tive um Celta que aos 95.000 km rodados instalei GNV. Rodei mais 90.000 sem problemas. Nunca precisou regular nada, somente a cada 10.000 fazia a manutenção das velas e com 30.000 as trocava.
    O custo do KM rodado (combustivel) era de moto 125.

  5. Ronaldo

    5 de abril de 2011 at 21:43

    Vejo que o pessoal está com muito dinheiro. Pagando R$3,00 na gasolina e R$ 2,80 no alcool(porcaria) e falando mal do GNV assim. Tenho um corolla 2.0 Xei 2010 com kit gnv de quinta geração. Gasto menos do que qualquer carro popular e só os vejo em meu retrovisor ( paguei R$ 600,00 de IPVA)!!

    abraços e parem de hipocrisia!!

    • Max

      16 de julho de 2014 at 1:18

      Tenho um Santana 97 1.8 gasolina e GNV 360.000 Km rodados, a maioria da manutenção é relacionada ao desgaste natural do carro, pois é velho e rodado. Quanto à manutenção com o GNV é praticamente só com as velas e os cabos.
      Faço 15 Km/M^3 na estrada ao preço de R$1,80 por metro cúbico (jun/2014). Acho que vale a pena, mesmo tendo que pagar R$120,00 por ano para fazer a inspeção. O IPVA é R$250,00.

      Abraço.

  6. Wellington_L

    5 de abril de 2011 at 22:29

    Ao pessoal do Carplace: Matérias técnicas como essa são sempre importantes para o blog e para consumidores mais leigos. Deveria haver pelo menos uma matéria técnica por semana. O que acham?

    P.S.: A próxima matéria poderia ser sobre as lendas envolvendo a manutenção automotiva como, por exemplo, o amaciamento de motores.

  7. antonio J Santos

    6 de abril de 2011 at 9:09

    Do jeito que anda o preço do alcool e agora a gasolina parace que o gas voltou a ser viavel os carros trifuel e
    tetrafuel devem reaparecer em breve. Com certeza os preçosdo alcool nunca mais vão ficar como eram a 2 ou 3 anos atras

  8. ALAN

    21 de abril de 2011 at 12:57

    GOSTARIA DE SABER POR QUE MINHA PAJERO TR4CONTINUA A ESTOURAR NO GAZ JA TROQUEI VELAS E CABO DE VELAS FIZ LIMPEZA DE BICOS E TROQUEI FILTRO DE GASOLINA E FILTRO DE AR. E CONTINUA O PROBLEMA . SE ALGUEM TIVER A RESPOSTA MEU ID 123*23957 ALAN RJ.
    DESDE JA AGRADEÇO

    • david

      5 de março de 2012 at 15:48

      Qual a geração que vc instalou no seu carro? pois o indicado é a 5ª geração…antes disso vc vai ter problemas mesmo

    • Rogerio

      25 de março de 2012 at 20:09

      tens que trocar a bobina cologa a maguineti marelli

  9. Antonio Lima

    2 de junho de 2011 at 20:38

    Troco cabos, e vela a cada 5,0 mil kilometros rodados e bobina magnética a cada 15 mil km/rodados, já sofri um Blackfire no inicio, perdi todas as valvulas do cabeçote prejuízo foi de 3,0 mil Reais, coloquei a casa que instalou o kit no "pau", ele me idenizaram em R$6,0 mil, por não avisar e só fazer propaganda do lado bol do GNV, juiz entendeu que foi uma venda viciosa.
    Hoje uso o GNV, más tenho os cuidados acima, meu carro é um astra 2.2
    Loja só vendem as maravilhar do gás escondem o lado podre da instalação, que é aborramento do o´leo mais cedo, danos ao cabeçote por explosões não previsata pela montadora, danos ao sistema de escape, perda da bateria mais cedo pelo esforço.

    Hoje eu tenho o maior cuidado com tudo, troco todos os itens com apenas i/3 de uso como comentei acima.

    Cuidado com o GNV.

  10. MARCSATY

    12 de novembro de 2012 at 21:25

    Só quem põe muito defeito é aquele que nunca teve coragem de pagar o preço de um kit. Pague R$3 reais de gasolina sabichão e evite andar de carro. Tenho um Celta com 220000KM com gnv desde os 48000 e um 307 2.0 que ficou o bicho com um kit de 5ª geração. Claro que existe um cuidado maior com a manutenção, mas vale a pena. Não fale o que não deve sobre o que não conhece…

  11. Eduardo

    25 de novembro de 2012 at 9:18

    Tem gente que fala sem conhecimento de causa, fala oque ouviu falar e fica se fazendo de sabichão. O gnv é regulamentado pelos orgãos competentes e é eficiente sim. Tenho uma S10 Blaser e uma strada 1.4 fire ,ambas movidas a gnv. A economia com combustivel é enorme e quanto a manutenção , é só fazê-la corretamente que o carro não terá problemas. Como disse alguem aí acima: Deixem de ser hipócritas e experimentem antes de vomitar o que não conhecem. A revista quatro rodas que é chata ao máximo , já fez vários teste tentando desestimular o gnv mas ao final de cada teste é obrigada a dizer: vale e muito a pena a conversão.Se vc está na dúvida , acredite em mim , não estou ganhando nada com isso , apenas querendo te ajudar a tomar a desição correta , mas um detalhe: instale sempre o kit geração 5 e em empresas regulamentadas pelo Imetro.

  12. paulo

    8 de dezembro de 2012 at 20:44

    tenho uma strada 99/2000 com kit gas desde 15mil km faso vistoria sempre hoje com 252mil km rodado sem dor de cabeça . a economia e so alegria

  13. Edson

    27 de dezembro de 2012 at 21:52

    NO PEGOUT 206 NAO TENHO DOR DE CABEÇA INDEPENDE DE SER GNV OU GASOLINA PESSOAL A MANUTENÇAO TEM QUE SER CONSTANTE PARA NAO TER SURORESA , SE NAO QUER GASTAR ANDA DE ONIBUS E SIMPLES, ABRAÇO AOS ADBITOS D GNV E APLAUSOS A ECONOMIA INTELIGENTE SOMADO A MANUTENÇOES ESTRATEGICAS

  14. Helb Viana

    2 de fevereiro de 2013 at 11:42

    Ótimo

  15. Natanael

    18 de março de 2013 at 15:58

    Engraçado, o pessoal falando que GNV é GAMBIARRA, mas pra rodar no gnv, o carro passa por mais vistorias e inspeções no INMETRo que qualquer outro carro; Além do mais é um combustível mais limpo e menos poluente ( já viram um motor aberto? compare um gasolina e outro GNV) ; Nos anos 80 alcool tambem era considerado "gambiarra" e hj todo mundo quer….

  16. josé

    26 de agosto de 2013 at 8:43

    tenho uma s10 2.4 com gnv é só alegria

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