CARPLACE

Renault Duster será lançado em fevereiro no Brasil

Renault Duster

O utilitário Renault Duster será lançado em fevereiro no Brasil. Bem, pelo menos esta foi a informação dada pelo programa Auto Esporte da TV Globo exibido na manhã deste domingo (02). Dado como certo no Salão do Automóvel de São Paulo, o novo utilitário da Renault que chega para dar combate ao Ecosport não apareceu. Será que o Duster chega mesmo em fevereiro?

De acordo com Marlos Vidal do blog Autos Segredos, o Renault Duster viria com o mesmo visual da versão vendida na Europa tanto pela Renault como pela Dacia, mas clínicas realizadas com potenciais compradores reprovou o modelo. Convenhamos que o visual do Duster não tem nada a ver com nenhum modelo da Renault no Brasil. O acabamento interno também foi criticado, sendo considerado simples demais para o porte do carro.

Renault Duster

Mas afinal, por que a Renault não mostrou o Duster no Salão do Automóvel? Existem algumas possibilidades de respostas para esta pergunta. A primeira é a de que o modelo estaria “recebendo” um novo visual já alinhado com os futuros lançamentos da marca. A segunda resposta é a de que, como o modelo utiliza a mesma plataforma do Logan/Sandero, o provável novo visual poderia antecipar muito a nova “cara” do Sandero. Internamente também são esperadas mudanças.

Novamente, lembramos que o presidente da Renault no país, Jean-Michel Jalinier, havia destacado que a versão brasileira teria nome e visual diferente do modelo europeu: “Nossa equipe de engenharia e design está desenvolvendo um carro sob a mesma plataforma do Duster, mas queremos um carro diferente do que foi desenvolvido na Romênia. Quando vocês virem o carro me falem qual vocês preferem”.

Dacia Duster

Sobre a data de lançamento, conforme informou o programa Auto Esporte, é possível que a Renault lance oficialmente o Duster no Brasil em fevereiro e inicie a comercialização apenas em junho. A mesma estratégia foi usada com o lançamento do Fluence, lançado em outubro no Salão do Automóvel, mas que começa a ser entregue apenas entre a última semana de fevereiro e início de março.

Fonte: Programa Auto Esporte / Marlos Vidal (Autos Segredos)

Publicidade
Publicidade

49 comentários

  1. Marcelino Hable Jr 

    2 de janeiro de 2011 at 11:13

    Que bonito!
    Pelo preço, que imagino chegar, deve concorrer com a antiga Tucson.

    • Pedro Henrique

      2 de janeiro de 2011 at 12:45

      Tucson é outro nivel.

      Duster vs Ecosport!

      • Marcelino Hable Jr 

        2 de janeiro de 2011 at 13:22

        Pode ser, mas a Renault tem um acabamento muito bom. Pelo menos o Scenic.
        A eco sport é muito plastico. Com certeza a Duster ganhara!

        • Ronaldo

          3 de janeiro de 2011 at 12:16

          O acabamento será do Sandero no qual utiliza a mesma plataforma…entao teremos um carro que parte de 50 mil e o acabamento de popular

          • Lpersijn

            5 de janeiro de 2011 at 0:49

            Só estam fazendo o mesmo que a VW com sua Parati ´´track e field´´ de 50 mil com interior de Gol ´´G4´´ faz; E vende que nem agua em deserto!

          • DDAADDA

            4 de julho de 2012 at 19:29

            A Renault Duster é muito boa! Me agradou muito, tenho uma em casa. O interior é "show de bola" e sem falar o exterior. Nota 10!

  2. Cristiano

    2 de janeiro de 2011 at 11:48

    Boa recordação a sua a fala do presidente da Renault do Brasil. Se o carrinho vier com acabamento ao nível do Fluence, esse carro vai vender muito e penso que ele aposentará o Mégane Grand Tour que é um carro agradabilíssimo.

    • Lpersijn

      5 de janeiro de 2011 at 0:54

      Tá pra Brasileiros!, Pacote de itens pobre, interior pobre, valor absurdo… Vai vender que nem bbolsa de mulher com 80% de desconto. só que sem desconto… KKK´S

  3. Pedro Henrique

    2 de janeiro de 2011 at 12:38

    Li que seria só em junho.

    Outra coisa esse painel Logan/Sandero/Duster … tá cansado já.

    • Guilherme_M

      2 de janeiro de 2011 at 15:45

      O Painel vai ser diferente, pois ja foi reprovado nas clínicas de produto.

      • Pedro Henrique

        2 de janeiro de 2011 at 17:02

        Intão melhorou, o cara comprar um Duster que deva custar uns 50k na versão barata com interior de popular é doze, não desmerecendo o Logan e o Sandero.

  4. Wellington_L

    2 de janeiro de 2011 at 13:10

    Bem…, como venho dizendo há meses, o Renault/Dacia Duster é um veículo que irá causar certo impacto no mercado, pois o Ford Ecosport era o único nessa categoria de SUVs compactos populares no país até então. O veículo da montadora francesa é superior tecnicamente.

    Quanto ao seu redesenho, acho isso uma temeridade, pois os designers da Renault do Brasil podem fazer um estrago irreversível. Considero o design do modelo da Dacia muito apropriado e robusto para um SUV e ele até me lembra remotamente o Mitsubishi Pajero Full. Quanto ao acabamento, realmente o do modelo romeno é simples, porém justo para sua categoria popular e creio que uma mudança muito radical nele, possa determinar que a Renault do Brasil acabe por deixar esse veículo um tanto "luxuoso" e, por isso, cobre pela novidade um preço um pouco alto para tentar inserir esse em uma categoria superior ao do veículo da Ford. Isso pode se tornar uma péssima estratégia, pois esse automóvel é bom, mas não o suficiente para concorrer na categoria do velho Hyundai Tucson.

    • Cava2010

      5 de janeiro de 2011 at 20:44

      Concordo totalmente, veja minhas ponderações abaixo.

  5. danielowner

    2 de janeiro de 2011 at 13:49

    O pessoal adora tudo que vem de fora, mas pelo que vi nas imagens sou mais a Eco.

    Frente feia, traseira feia lateral feia, interior simples demais…não gostei.

  6. rsmlive

    2 de janeiro de 2011 at 14:20

    vai vender bem.. isso é fato.

  7. Deco

    2 de janeiro de 2011 at 15:42

    O Duster não será lançado em fevereiro, visto que ainda estão acontecendo clinicas de produto e não deu tempo ainda de fazer o ferramental, visto que da clinica ainda podem surgir mudanças no modelo de produção. Se fosse pra lançar em fev, o carro estaria no salão, além de que, fev é o lançamento do fluence, que vai gastar muito $$ de marketing por agora e não faria sentido dividir esforços com outro modelo. Fev é força total no fluence, midia, eventos e afins.

  8. Luiz

    2 de janeiro de 2011 at 17:53

    Também acho que não vai dar tempo para lançar o Duster antes do meio do ano caso o design seja muito diferente do romeno. Não que eu ache o romeno muito ruim mas aqui no Brasil o design, dependendo do segmento, pode arruinar um carro. E a Renault sofre com a síndrome da feiúra e ainda por cima é associada com a Nissan que sofre do mesmo mal… Tomara que consigam melhorar porque são bons carros. O retrabalho no design do Logan o melhorou bastante, agora falta arrumar um pouquinho o Sandero e acertar a mão de vez no Duster…

  9. Henrique

    2 de janeiro de 2011 at 18:51

    SENHORES DO LANÇAMENTO ESTAMOS PRECISANDO DE CARROS NA FAIXA DE 40 A 50 MIL ESTOURANDO.FAVOR COMPARAR COM OUTROS PAISES,GRATO.

  10. Arpoador

    2 de janeiro de 2011 at 18:52

    O modelo nacional deve ter nova grade e nível pouco melhor de acabamento, no mais é mesmo carro!
    O porte é de um Tucson, mas com preço de Ecosport!
    Vamos esperar a reação do mercado!

    • Pedro_Lourenco

      5 de janeiro de 2011 at 16:37

      Se for porte de Tucson a preço de Eco….eu quero um.

  11. rudimar

    2 de janeiro de 2011 at 19:21

    estou esperando faz mais de um ano por esse lançamento, ele a primeira vista parece feio, assim como aconteceu com sandeiro e logan, agora todo mundo se acostumou e o porte dessa plataforma é grande, já perceberam isso? o sandero tem o mesmo porte de golf! coloca um palio do lado o sandero é gigante. lembrando que clio, sandero e logan foram premiados resentemente. nao vejo a hora de ver um desse de perto.

  12. ROGER ZANETTE

    2 de janeiro de 2011 at 19:32

    Excelentes observações de todos, estamos sim querendo saber realmente se o duster vira ou não com uma nova cara, concordo com o Wellington_L, esse duster ai das imagens é um excelente carro para competir de frente com a ecosport, mas se a Renault do Brasil alterar um pouco essa grade dianteira, o painel e o acabamento dos bancos o duster ira ficar bem mais atraente e competitivo. Mudar um pouco o visual do carro sim, mas nunca o preço, do contrario não competira com o carro da Ford.

  13. vagnerclp

    2 de janeiro de 2011 at 20:16

    Eu sou mais este do que o Eco.

    • Joao

      2 de janeiro de 2011 at 23:03

      Só se for a nova que virá.. pq a atual é bem fraca… e cara d+!

  14. ROGER ZANETTE

    2 de janeiro de 2011 at 21:28

    CARPLACE, CADE MEU COMENTARIO SOBRE O DUSTER, QUE FIZ NESSA TARDE

  15. JOEL2304

    2 de janeiro de 2011 at 23:35

    Duster muito feio. Tao feio quanto a Blazer, se for pra comparar feiura. Ainda bem que vai vir diferente deste modelo. Agora é so torcer pra nao vim mais feio do que ja é. Alias, fora O Fluence, e a traseira do Symbol, a renault so tem carro feio, mesmo que possuam tecnologia e projeto novo.

    Bom concorrente pro Ecosport. Tucson quer queira quer nao queira ja é desse segmento, embora tenha melhor acaamento e fama de modelo maior. A chevrolet larogu esse segmento mesmo nao é?? Tirou o Tracker e nao fez mais nenhum

    • Guilherme_M

      3 de janeiro de 2011 at 15:50

      Diziam que tinha um jipinho incluso no projeto Viva, mas que foi cancelado. Parece que agora ele usará a base do projeto PM7 (Sedan compacto para substituir o Corsa, e Minivans de 5 e 7 lugares para substituir Meriva e Zafira) e chegará em 2013.

  16. EEQ1100

    3 de janeiro de 2011 at 11:23

    coisa mais feia…

    conseguiu ser pior que o pandeiro e o logus

    • zzzzzzzzzzzzzzz

      4 de julho de 2012 at 19:31

      feio é vc ¬¬

  17. Marclawyer

    3 de janeiro de 2011 at 11:41

    Difícil lançarem ainda em fevereiro. Embora a linha de montagem de São José dos Pinhais esteja parcialmente ociosa, com o encerramento de produção do Megane Sedan, não houve implementação de novos processos na linha, de molde denunciar um lançamento próximo. Nem pré-série está em andamento.
    Quando ao design, não vejo razões para a mudança anunciada. O atual satifaz ao segmento proposto.

  18. carlaogts

    3 de janeiro de 2011 at 12:16

    Ninguém sabe com quem esse carro compete aqui ainda, nem se e quando vai ser lançado.

    • Guilherme_M

      3 de janeiro de 2011 at 15:52

      Ele compete com EcoSport. Embora ele seja 21 cm mais cumprido que o Ford, vale lembra que o Eco vai crescer na próxima geração.

  19. CARLAOGTS

    3 de janeiro de 2011 at 12:18

    E parece com a X TERRA….

  20. Ganso T. 5

    3 de janeiro de 2011 at 12:20

    O paradigma não deve ser a atual EcoSport nem a velha Tucson, mas sim a futura Eco e a iX35

  21. Klebson

    3 de janeiro de 2011 at 12:52

    Nossa esse visual de leste europeu tem que mudar, pelo menos aqui no Brasil. Façam o seguinte: já que pelo jeito vocês não vão trazer o Koleos para cá. Então façam o Duster nacional a lá Koleos, tanto por dentro quanto por fora que vai ficar bem bacana…

  22. marcelofalves

    3 de janeiro de 2011 at 13:23

    tb não gostei não, frente feia, traseira tb, e internamente esse painel parece ser aqueles plasticos vagabundo tipo do gol g5, eu acho que esse carro vai ser mexido tanto no exterior como interior dando uma melhorada como ja foi falado pelo presidente da renault, e ai sim pode concorrer com a eco, mas sinceramente, a ultima projeção da ecosport nova ficou show, a nossa atual ja ta bonita, agora quero ver valores ….

  23. PKuster

    3 de janeiro de 2011 at 15:00

    Não acredito que a Renault lance o Duster no Brasil com essas pavorosas frente e traseira – é encalhe na certa. O problema é que a Renault (pelo menos no Brasil) não é exemplo de bom design, muito pelo contrário. Mas o Duster é tão feio, que não acredito que o alterem para pior…

  24. brasil_eh_fogo

    3 de janeiro de 2011 at 18:24

    OLHA………

    o CHEIRO DE FRACASSO e FIASCO está no AR………né DUSTER?

  25. brasil_eh_fogo

    3 de janeiro de 2011 at 18:26

    duster vai comer pó , por isso o nome hehehehe

  26. fgss77

    4 de janeiro de 2011 at 10:28

    Com os concorrentes cansados daqui , qualquer novidade é bem vinda.

  27. Cava2010

    5 de janeiro de 2011 at 19:30

    Quem fabrica um carro racional fabrica também um SUV racional – o Logan é um carro que tem a frente bem feiosa (a traseira até que é passável) mas é um ótimo carro, já usei um da Localiza por uns dois meses (1.6 8V) e gostei. Tirando o nível de ruído, dá de dez a zero no Prisma e acho que também no Voyage, vc tem espaço na cabine e no porta malas e um motor que dá conta do recado.

    Tem uma piada na net que diz que o Logan é a nova versão do Lada-Laika … rsrsrs se pensar bem faz sentido, só que é um Laika, muuuito melhorado (tenho um Laika que está encostado – não tive saco de ser reprovado no Controlar).

    Por analogia, o Duster é a nova versão do Lada-Niva (também tenho um e esse eu uso para uns passeios/trilhas de vez em quando e no rodízio)… mas muito melhorado, é lógico, vamos enumerar: injeção, AC, DH, motor mais econômico, maior capacidade do porta-malas e praticamemente o mesmo peso. Tudo bem o Duster não tem reduzida, mas tem um motor mais forte e dizem que a primeira é bem reduzida (a conferir).

    Então, Renault (se tiver alguém lendo estes comentários), acertem no lançamento e vcs vão detonar de vender… lembram como o Niva vendeu no início dos anos 90? O produto de vcs é melhor e eu não achei a frente feia, muito pelo contrário… quanto ao painel do Logan… sem problemas se o preço for de fato inferior ao Eco.

    Penso que a versão 4×4 poderia ter o motor 1.8 16v, mais econômico que o 2.0 e com praticamente o mesmo torque, até porque essa categoria de SUV não é para desempenho… conheço gente que acha o Duratec muito motor para o EcoSport e acaba tomando uns sustos nas curvas… e se esse motor dá conta da Gran Livina, também pode dar conta do peso do Duster.

    Se a Renault lançá-lo a uns R$ 55 a R$ 58 mil (com ABS e AirBag), vai fazer estrago… pois o Eco 4WD é muito raro (custa R$ 63 mil), o mais próximo é o TR4 (um jipe de verdade, mas esquisito e pequeno) que já deve estar lá pelos R$ 73 mil, com uns R$ 92 já se vai para o Troller (mas tb é pequeno).

    Então, custando uns R$ 5 mil a menos que o Eco 4WD, mesmo com um motor um pouquinho inferior e um painel mais modesto (não que o do Eco seja grande coisa), mas com um porta malas e um porte maiores vai arrebentar de vender, eu mesmo me candidato a comprar um.

    Abs

    • henriqueh2

      9 de janeiro de 2011 at 20:26

      penso a mesma coisa , Então, custando uns R$ 5 mil a menos que o Eco 4WD, mesmo com um motor um pouquinho inferior e um painel mais modesto (não que o do Eco seja grande coisa), mas com um porta malas e um porte maiores vai arrebentar de vender, eu mesmo me candidato a comprar um.

  28. Fabiano

    11 de janeiro de 2011 at 0:57

    Estive na Europa no final de outubro e pude ver o Duster pelas ruas, com o logo da Dacia. Realmente, a frente do carro deixou a desejar na minha opinião. O engraçado é que eu já conhecia o carro por fotos e estava bastante empolgado, mas ao vivo a sensação foi frustrante. Parece que a disposição dos faróis esvazia a robusteza que se espera de um SUV (comparem as fotos da frente com as da traseira, parece que há algo desproporcional). Que bom que a clínica da Renault no Brasil pegou isso. O meu único receio é que isso aumente o preço do carro. Acho que existe um nicho no mercado para carros imponentes e baratos. Se eu fosse a Renault eu não miraria no EcoSport sem antes estudar o impacto de um carro como o Tiggo que, apesar de todas as restrições de qualidade e confiabilidade, tenho visto cada vez mais pelas ruas. O problema do mercado brasileiro para marcas como a Renault serão os chineses, não as marcas bem consolidadas.

  29. HERCULANO

    7 de março de 2011 at 10:09

    É MELHO COMPRAR UM KIA SOUL POR 52900,00 COMPLETO COM ABS E OUTRAS COISITAS A MAIS, VAI VER PARA CRER , É REALMENTE UM ACHADO, ESSE DUSTER SE NASCER JÁ ESTÁ MORTO, ESSA RENAULT OU DÁCIA É FRACA DE TUDO ATÉ EM SUAS PROPAGADAS , TEM QUE MUDAR TUDO.

  30. Zaco

    10 de março de 2011 at 22:04

    Notem que esse carro terá as portas do sandero e toda a base do logan/sandero, o interior será do novo sandero (menos custos de produção) e o preço será para ganhar da eco, o espaço interno será digno de um renault e um porta malas verdade. Qq um é capaz de imaginar esse carro, é só pensar em todas as qualidades q um renault oferece e passar para um SUV (espaço, suspensão, rigidez estrutural) e junte com as desqualificações (feio + utilizável, interior sem graça e poucas inovações frente a concorrência) resumindo… um carro nota 7 porém em todos os quesitos. Como acontece nos comparativos do sandero.

  31. Gustavo

    19 de março de 2011 at 12:54

    O Sandero simplesmente me surpreendeu!

    Tenho um Sandero Vibe com motor 1.6, e coloquei quase 195 km/h nele a 5750 rpm com pé em baixo.

    Anda muito (torque max disponivel a 2000 rpm), é economico, revisões baratas, exelente espaço interno, é alto e muito bom de dirigir. Realmente é um carro que está superando minhas espectativas.

    Um Punto 1.4 com ar, dh, ve, e te, custa mais caro que o Sandero GTline, 1.6 16v, com ar, dh, ve, te, mp3, cont no volante, comp bordo, rodas liga leve, farol milha, mascara negra, escape cromado, alarme e comando a distancia… 3 anos de garantia contra 1 ano, etc…

    Daí agora concluo com meu comentário sobre o Duster que deve vir com muitas peças em comum com o Sandero, e a minha opinião é que eu espero que venha com o mesmo apelo do Sandero. Boa qualidade e bom recheio de acessórios a um preço baixo.

    • Mariana

      17 de abril de 2011 at 19:29

      Tb não tenho reclamações do meu Sandero. E gostei do Duster, melhorando alguns detalhes, fica perfeito. Eu quero um.

  32. Jairison

    31 de maio de 2011 at 20:00

    O carro venderá mais ainda se vier com cambio automatico ou automatizado e preço agradavel ao bolso. Aí a concorrencia terá uma real preocupaçao.

    • MEU PAU

      1 de junho de 2012 at 18:18

      FRANCES ENTENDE MUITO É DE QUEIJO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>