PSA lança motor 1.6 16v VVT Flex de 122 cv que dispensa tanquinho – Propulsor equipará o Novo 308

Linha de motores PSA - Peugeot Citroën

A PSA Peugeot Citroën apresentou mundialmente hoje no seu Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, o novo motor EC5. Este novo propulsor de 1,6 litro e 16 válvulas é o mais potente de sua categoria produzido no Brasil.

Novo Peugeot 308 2012

O motor EC5 começa a ser produzido imediatamente na Fábrica de Motores do Centro de Produção de Porto Real e equipará novo Peugeot 308, que será lançado no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2012.

Novo Motor PSA EC5

Entre as novidades deste novo propulsor está a adoção do sistema Flex Start, da Bosch, o qual, dispensa o uso do “tanquinho” de gasolina em veículos flex. Outro destaque do motor EC5 é o comando de válvulas variável (VVT) para a admissão, que otimiza o funcionamento e contribui para que se tenha mais de 80% do torque já a partir de 1.500 rpm. Uma novidade importante é a utilização, pela primeira vez no país, de uma bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado, de acordo com a rotação do motor e a carga, fazendo com que menos energia seja absorvida. Com isso, há economia de combustível, informa a marca.

O novo motor de 1.587 cm3 desenvolve, com gasolina, 115 cv de potência máxima a 6.000 rpm, e, com etanol, 122 cv a 5.800 rpm. O torque máximo é de 15,5 kgfm (gasolina) e 16,4 kgfm (etanol), a 4.000 rpm.

Além da versão flexfuel, desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro, na Fábrica de Motores de Porto Real também começa a ser produzida uma versão a gasolina, para equipar veículos comercializados fora do Brasil.

O motor EC5 em resumo:

Cilindrada: 1.587 cm³
Número de cilindros: 4
Número de válvulas por cilindro: 4
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência máxima: 115 cv a 6.000 rpm (gasolina) / 122 cv a 5.800 rpm (etanol)
Torque máximo: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina) / 16,4 kgfm a 4.000 rpm (etanol)

Fonte: Divulgação

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  • Nivaldo

    Parabéns a Peugeot, enfim um motor de fazer ter orgulho de ser brasileiro, e com excelente potencia 122 CV, é Sr. CAOA, vcs ja não são os melhores, rs,rs,rs,rs, nós temos algo melhor e sem aquele tanquinho que só enche a paciencia , belo motor, com tecnologia

    • RicardoB

      Pena q vai ser num carro pesadão…

      • RicardoB

        Pra q essa taxa de compressão, se alcool não compensa em quase lugar nenhum? Ah, já sei, pra consumir mais….

        • Paulo_Freire

          P/ ficar grilando na gasolina, fu***** o cabeçote…

          • Filipe_GTS

            Pois é, podemos notar até a diferença de potência de 7cv. Nem sei mais o que é colocar alcool no tanque. Melhor mesmo é ter um carro só a gasolina e pronto… Já passamos uma vez por um programa falho de utilização de alcool, fomos enganados novamente com os flex… e agora estamos aí, alcool R$ lá em cima e gasolina idem.

        • Carlos Jr

          Consumir mais que o atual?! ô loko.. vai consumir que nem v8!

          PS: Tem um 307 1.6 na família que faz entre 5,5 e 6,0 km/l

      • Guilherme_M

        Cara, esses carros na Europa usam motores ainda menores, como 1.4 sem turbo. E além do mais, a cada geração os carros estão ficando mais leves. E pra ter uma noção, essa é quase a mesma potência do Golf 2.0 vendido aqui.

        • Paulo_Freire

          1.4? O Fiesta usa um 1.2!

          • http://verdadesobrerodas.wordpress.com/ VERDADE_RODAS

            Fiesta é compacto, não médio como o 308.

          • fernando meier

            mas a ford tem na europa um belissimo 1.6 turbo de 180cv ecoboost! bem melhor do que essa porcaria que vai equipar o 308!

          • Paulo_Freire

            Falei de tamanho do motor, não do carro.

        • alemaesrules

          O problema é que para uso "normal"o mais importante é o torque, e não a potência, por isso não gosto de motores pequenos aspirados.

  • RajadoSC

    Exportaremos motores nacionais que custarão mais baratos para o mundo e muito mais caro para os brasileiros. Viva o Brasil!!!

  • dnlbianchi

    Muito bom saber que alguma fabrica investe em tevnologia sem ser o ultimo momento da vida de um motor!

  • Wellington_L

    [youtube 76RrdwElnTU http://www.youtube.com/watch?v=76RrdwElnTU youtube]

    • Paulo_Freire

      Guarda isso p/ quando a VW e a GM lançarem algo novo.

      • Guilherme_M

        Mas a GM ja trouxe o Ecotec para o Cruze, pode não ser algo realmente novo la fora, mas aqui ja é uma evolução comparado ao velho monzatec.

        • Paulo_Freire

          Bem lembrado. Mas falo em questão de populares, esse 1.6 também será usado no 20…8?

      • H_Joe

        Paulo quando a VW aposentar o 2.0 atual, o coro vai precisar ter 5x mais vozes pra cantar…

  • robertopichini

    top!

  • sérgio afonso

    Vamos ver o consumo, pois os motores flex atuais parecem pequenos "V8", menos no desempenho. Não se
    justifica, em nome de uma "política verde", veículos que fazem 5, 6 km por litro. Ainda mais a preço de ouro.
    Por que será que as coisas neste país andam sempre contrárias ao resto do mundo? Porque, ao contrário
    dos outros povos, aceitamos tudo o que esse (des)governo nos impõe? Bajula as multinacionais com nosso
    dinheiro e ainda somos obrigados a ouvir daquele frances (que insistem em dizer que é brasileiro) que sere-
    mos os últimos da fila a receber os carros elétricos. É de enojar….

  • flavio_b

    muito bom 122cv num 1.6 ótimo, legal que tem mais potencia que o Jecca ap 115cv kkk

  • italiancars

    Show sera o 2.0 vai cai fora?? no lugar fica a versão turbo??

    • Guilherme_M

      Parece que o 2.0 continua por enquanto, mas também haverá o motor 1.6 turbo como opção.

  • Paulo_Freire

    Opa, vamos por partes. Esse 122cvs são conseguindos com alta taxa de compressão, ou seja, motor "grilando" e bebendo mais na gasosa. Fora que a potência é pouca para um motor com VVT, deveria pelo menos ficar na mesma faixa de 130 cvs do 1.6 "Kiano". O maximo que conseguiu foi passar do Sigma [capado p/ nós] e do E.Torq [que só vai mostrar a que veio quando a Fiat começar a adotar o Multiair por essas terras a partir de 2012].

    Pelo menos é novo… E elimina o tanquinho.

    • cado

      Qualquer motor consegue a cavalaria final grilando e bebendo gasosa, não é só esse.

      • Paulo_Freire

        Isso se você jogar a taxa de compressão nas alturas e somente assim. Carros de antigamente com sua taxa de compressão normal nunca tem esse problema tanto na "grilagem" como no consumo extra.

  • lucca

    [youtube dsbrRXMdLMc http://www.youtube.com/watch?v=dsbrRXMdLMc youtube]

    Finalmente podemos avaliar algo como bom vindo da PSA Brasil!Estava na hora!

  • http://www.facebook.com/dudsbertoni Eduardo Bertoni Filho

    Esse motor ta na lista dos 10 melhores do ano hein!

  • Rodrigo

    Não é só potencia que deve ser levado em consideração, o torque é fundamental. O meu pequeno 1.6 THP só tem 156 cv e torque máximo de 24,5 Mkg/f já disponível a partir de 1.400 rpm. Coisa de 2.5 aspirado…..
    O conjunto é complementado pelo cambio de 6 velocidades que trabalha em total harmonia com o motor EP6CDT Turbo HP.
    Enquanto isso amaioria desinformada vai se contentando com os Fire e E.Torq da vida…

    • Paulo_Freire

      Quer se entupir de torque compra carro Diesel. Fora que ñ é a quantidade de torque e sim como ele é usado, ñ adianta ter 30 k.g.f.m de torque se só estão disponíveis proximo ao corte de giro [1.nada VHC E que o diga...]. E 156 cv em um 1.6 turbo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Nivaldo

        vc ta precisando reciclar, ao longo do tempo esta havendo mudanças e só vc e um grupo de pessoas que nãoobservam, com o desenvolvimento tecnológico, a rotação de corte dos motores esta aumentando, e se nota que os mais modernos os regimes de corte são bem altos, como um ex o honda, vc viu o corte de um motor do cicivc SI?,antigamente quando foi lançado o 1º motor 16v era sofrivel, hoje com as tecnologias agregadas, como comando variavel, isso é coisa do passado, o ser humano só tem um caminho a evolução, passado é algo que se deixa para tras, vc ja viveu, ta com saudade, va viver no mato lieralmente?

        • Paulo_Freire

          Filho, dá uma olhada no corte de giro dos motores Honda [tipo Integra e NSX, décadas de 90 e 80] e das Ferraris em geral.

      • Rodrigo

        156 cv sim, e não é propaganda enganosa da CAOA. Trata-se do motor do Peugeot 3008. Esse sim com injeção direta. Se quiser deixo dar uma volta para você ver o que é tecnologia…

        • Paulo_Freire

          Pff, de que adianta tecnologia com potência pifia? Fora que o carro é tão bem construído que o da 4R precisou de 4 css p/ pegar alinhamento. Bom ein?

      • Henrique

        O pessoal tem que aprender a ler antes de comentar: ” torque máximo de 24,5 Mkg/f já disponível a partir de 1.400 rpm”; pra mim parece muito bom, e pra vc? o seu é melhor? tem mais torque e/ou mais potência? antes de dar risada, ser deselegante 9como de praxe), olhe pra sua garagem.

      • henrique

        Vc tem coisa melhor na garagem? pq pra um fiat lover…

  • Lorenzo

    Será mais um motorzinho europeu biela-curta?

  • Eric

    A Peugeot tá começando a acordar.

  • BlueGopher

    Este sistema de partida a frio sem tanquinho deve ser semelhante ao utilizado em uma versão do Polo.
    Curioso que a VW não estendeu esta solução para nenhum outro carro.
    Será que funciona direito em situações de frio extremo?

  • Dallossi

    Não precisa lançar um motor novo para dispensar o tanquinho. O meu é devidamente dispensado, jamais viu uma gota de combustível., he, he! Queria mesmo era poder ter a opção de dispensar esta tecnologia flex.

  • fernando meier

    tanta empolgação da peugeot p/ ter um carro com os mesmos 115 cv a gasolina?!! " i " ??!!! a ford tem um ecoboost 1.6 turbo de 180cv, a vw tem um 1.4 tsi de 160cv, portanto é mais p enganar o tonto que vai pagar caro por um carro que continua manco e com cambio de 4 marchas!

  • Salazar

    Espera aí, mas o KIA Cerato/Soul não tem um motor 1.6 16V que rende 126 CV?
    Onde esta a evolução?