Proteste avalia cinto de segurança de hatches compactos

Volkswagen Fox Prime I-Motion

A associação de consumidores Proteste realizou um teste sobre a eficiência de cintos de segurança e constatou que os cintos dianteiros apresentaram melhores resultados em relação aos cintos dos bancos traseiros. Foram analisados vinte modelos hatches compactos das marcas Citroën, Fiat, Ford, GM, Peugeot, Renault e Volkswagen.

Foi constatado entre os modelos avaliados que apenas os cintos dianteiros possuem limitadores de carga, que previnem os ocupantes de lesões decorrentes do uso do cinto em colisões mais fortes, e pré-tensionadores, que reduzem a folga do cinto durante o impacto.

No teste de retenção, o Ford Ka 1.0 Rocam teve o pior resultado já o Peugeot 207 1.6 XS Automatic, Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique e Volkswagen Fox 1.6 Prime i-motion foram os que apresentaram os melhores sistema de retenção e menor variação entre as versões básicas e completas.

Os modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e o Ford Ka Sport, não possuem limitador de carga e pré-tensionador e ainda são muito curtos, não sendo suficiente para motoristas obesos, mas o pior conjunto ficou com o Ford Ka 1.0 Rocam, pois não há pré-tensionador, airbag, limitador de carga, o tamanho curto, é incompatível com cadeirinha e o sistema de travamento é manual.

Nenhum dos modelos avaliados conta com airbag traseiro e três deles (Ford Ka 1.0 Rocam, Ford Fiesta 1.0 Rocam e Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex) não possuem retrator – dispositivo que regula automaticamente a tira ao corpo do passageiro e bloqueia o cinto de segurança em colisão ou frenagem brusca.

O teste revelou ainda que apenas o Corsa 1.4 Flexpower Maxx, oferece cinto de três pontos aos três passageiros do banco traseiro. Em contrapartida todos os modelos avaliados foram bem no quesito da fixação da haste do fecho do cinto dianteiro. Em todos eles, a haste é fixada na estrutura do banco, que oferece mais segurança em caso de impacto.

Fonte: (Automotive Business/Quatro rodas)

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  • V8_sempre

    Acho vergonhoso um carro como o FIESTA, q se bobear, ainda é o mais moderno desse (triste) segmento… Nem ter cintos retráteis… Uma vez q até o CELTA tem !

    Alias… Vergonhoso é ver uma coisa desta nos carros nacionais ! No país, onde o povo nem usa cinto no banco de trás… Duvido que alguém perca tempo, diante da dificuldade de ajustar um cinto de 3 pontos não retráteis !!

    Assim… Deixa bem claro, a preocupação com segurança de algumas montadoras !

    • V8_sempre

      E o "entendido" governo… Que supostamente se preocupa até com ABS e AIR-BAG… Mas esquece de dezenas de itens de seguranças bem mais simples…. E pq não, limitadores de carga e pré-tensionadores em todos os cintos !!

    • Jair Lopes

      Culpa é de um povo que compra qualquer porcaria, pois brasileiro pouco sabe sobre automóvel…compra por status….não existe cultura e nem conhecimento…é Brasil…as montadoras sabem disso…deitam e rolam com a ignorância de um povo que se acha…e o lucro é absurdo, pois as montadoras não precisam investir em segurança …..O código entre as montadoras é lucro Brasil…..dinheiro desse lucro…vai todo para fora para tampar os prejuizo das matrizes…….

  • douglas

    Esse corsa não deveria sair de linha!!!

  • dddd

    sinto so te salva de voar do carro,não vai te salvar de uma batida,e se salvar,provavelmente ira ficar para plegico,agora um carro que tem 12 airbags ou mais,deixa o motorista praticalmente ileso da situação

    • hell_fucker

      Se voar do carro, só um SINTO muito amigão. Já em batidas o CINTO faz toda a diferença entre você acordar no outro dia ou nunca mais acordar!

  • l

    Ta lindo, o cinto tres pontos esta correto, para todos sao iguais.