CARPLACE

Polêmica: Projeto de lei quer proibir carros sem motorista nos EUA

Os automóveis sem motorista do Google podem deixar de circular pelas ruas da Califórnia caso um projeto de lei, de autoria do senador Alex Padilla, que proíbe a circulação de veículos sem motoristas seja aprovado.

A proposta, que está em discussão na Comissão de Transportes californiana, exige a presença de um condutor habilitado no interior do carro autônomo para os casos de falhas no funcionamento ou de imprevistos técnicos. Além disso, a regra também prevê um processo que, eventualmente, permita ao Departamento de Veículos Motorizados decidir se e quando tais automóveis estarão autorizados a trafegar sem a presença de um condutor.

Em sentido contrário seguem Nevada e Flórida. Em ambos os estados a legislação possibilita a circulação de carros sem motorista, similares aos usados no Street View.

A proposta californiana, por outro lado, também aponta para a necessidade de mais testes. Segundo o relator do projeto, ainda não há garantias de que esses carros podem se autodirigir com segurança. “Uma vez que isso esteja garantido é que uma legislação futura poderá lhes conceder autorizações legais para operarem se motoristas”, explicou.

A proposta ainda trás o estabelecimento de padrões para testes e a exigência de que as empresas que operam este tipo de veículo divulguem todos os dados coletados para operar o carro.

No mês passado, o projeto foi unanimemente aprovado no Senado. Agora, só resta passar na Comissão de Transportes o que, provavelmente acontecerá, para então seguir para à assembleia californiana.

Por Michelle Sá / Fonte: Portal Terra

Publicidade
Publicidade

18 comentários

  1. PONCIO PILATOS

    2 de julho de 2012 at 9:32

    Carro sem motorista. no futuro sera sempre assim…

    • macumba_online

      2 de julho de 2012 at 16:57

      Tem mais é que proibir mesmo, enquanto não existam regulamentações específicas para isso…
      Regulamentando, e se for possível garantir a segurança do processo, o que hoje ainda não é, daí sim… pode se tentar

  2. Uber

    2 de julho de 2012 at 10:31

    Título sensacionalista, pois não condiz com o texto.
    A intenção do senador americano não é proibir, é regulamentar o uso e exigir segurança para esse tipo de veículo.
    E conforme o destaque, desde que isso esteja garantido, será concedida a autorização para transitarem nas ruas.

    • BlueGopher

      2 de julho de 2012 at 13:39

      Pois é, os carros vão ter que tirar carta de motorista para serem liberados.:)

    • Readgis

      2 de julho de 2012 at 15:32

      É que título sensacionalista gera mais visualizações do que algo sério.

      E também, nada como chamar a atenção dos xiitas do JALOPNIK para vir comentar por aqui. Aqueles lá acham que carros que se dirigem sozinhos serão uma "ameaça" à sua diversão em dirigir carros antigos.

      • bandit

        3 de julho de 2012 at 0:20

        OOO Rapaa ! mais respeito com os caras do jalop! eu visito os dois, e gosto e de dirigir se voce nao gosta anda de busão entao o ''ZÉ'' o que não queremos é que os carros se torne uma coisa chata ou seja apenas um meio de transporte sem identidade.

  3. ELIOMAR

    2 de julho de 2012 at 10:52

    O termos EUA, é muito abrangente, o certo seria o estado da Califórnia que proibir a circulação de carros sem motoristas.
    Vale lembrar que os estados americanos possui senado.

  4. julio

    2 de julho de 2012 at 11:18

    carro sem motorista, esse eh o futurodo automovel, sera maravilhoso

  5. bandit

    2 de julho de 2012 at 11:43

    Estão certos ! se essas tranqueiras eletronicas pegarem um virus aí o sistema endoida e lá vai o carro e quem tá junto pra vala … E isso é perfeitamente possivel porque o sistema tem internet integrada ao veículo, se eu comprar um carro assim mando desativar.

    • Rodrigo_RJ

      2 de julho de 2012 at 13:05

      Vc ta com algum contato p comprar um carro assim? Passa ai p gente! huahuahauahauauhuauhahauhuu

      • Brazuca

        2 de julho de 2012 at 13:55

        Daqui a 50 anos, carros assim serão vendidos como o suprassumo da tecnologia mundial cá no Brasil.

  6. H_Joe

    2 de julho de 2012 at 12:26

    O título da matéria não é exatamente o conteúdo da matéria… Pelo que li estão prezando pela regulamentação em segurança, então fica proibido desde que não se regule…

    No mais, tem que haver uma norma forte de segurança mesmo, uma vez que essa tecnologia é muito recente e tudo em estágio inicial falha mais…

  7. JPaulo

    2 de julho de 2012 at 13:57

    To tão preocupado com essa noticia que quase nem consegui dormir hehehehehehe

  8. zzzepa

    2 de julho de 2012 at 14:54

    este senador é a própria pré história tentando segurar a futuro, gente como este atrasa evolução, em qualquer país, pois pode ter politicos brasileiro lendo esta matéria e tentando fazer igual pra aparecer, igual ao cabeçudo, que conseguiu proibir tela de LCD no painel do carro….

  9. Long_life_tobigcars

    2 de julho de 2012 at 19:02

    Com certeza esse beócio deve ser do Partido Democrata. Coisas assim que atentam a liberdade e o avanço tecnológico só vem desse partido podre americano, similar ao PT, partido dos trambiqueiros.

    • Brazuca

      3 de julho de 2012 at 7:26

      Os Republicanos não são diferentes. São ainda piores, foram eles que aprovaram o Patriot Act em 2005.

      • Long_life_tobigcars

        3 de julho de 2012 at 18:48

        Os republicanos são considerados "salvadores" diante dessa praga comunista intitulada "democrata" que infectou o poder nos EUA. Os "demoniocratas" no momento são uma verdadeira doença. Há rumores do estranho encontro entre o keniano obama e o russo que poderia estar vendendo segredos militares. Se isso vier a tona como denuncia, esse keniano poderia ser preso e condenado a morte como ocorreu com o casal Rosemberg. O ato patriota foi uma diretriz criada afim de proteger os EUA no tempo dos ataques as torres gêmeas, e não venha com essa estapafúrdia de conspiração do envolvimento do Bush aos atentados de 11/09. Toda essa sina foi criada pelo então comunista obeso, lacaio de Fidel, Peter Moore.

  10. Jonathann Schultz

    3 de julho de 2012 at 13:40

    Carro sem motorista?! Deuses do Olimpo, onde eu estava quando isso começou !!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>