Picapes médias e caminhões leves deverão contar com airbag e freios ABS de série a partir de 2013

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou oficialmente nesta terça-feira (20) que veículos de carga como picapes médias e caminhões leves deverão contar com airbag para motorista e freios com sistema ABS de série a partir de 1º de janeiro de 2013. A medida vale tanto para modelos nacionais quanto para os importados. 

A decisão obriga as montadoras a equipar com os dispositivos de segurança os modelos identificados no Código Nacional de Trânsito como “N1” (PBT de até 3,5 tonelada) e “N2” (PBT de 3,5 até 12 toneladas). O airbag para o passageiro passará a ser cobrado apenas a partir de 1º de janeiro de 2014, quando os mesmos itens serão obrigatórios também nos automóveis.

Por Dyogo Fagundes – Fonte: Divulgação

Publicidade

5 Comments

  1. mikaelbrian

    21 de dezembro de 2011 at 18:51

    picapes medias é o que ? hilux, frontier? ou strada, saveiro ? se no caso picapes medias for hilux, frontier essas assim é uma vergonha ñ vir com o preço que cobram msm sendo de entrada os preços são altos e deveria vi de fabrica

    • Leandro1978

      21 de dezembro de 2011 at 19:06

      Strada, Saveiro, etc, são picapes leves, salvo engano. S-10, Ranger, etc são picapes médias. Assim a medida vale para as maiores.

      • William

        23 de dezembro de 2011 at 0:13

        Para facilitar, pick up derivada de carro são pequenas! É facil lembrar pois vem de carros minusculos que "evoluem" para uma pick up, assim via de regra as medias são pick ups sobre chassi como S10, Ranger, Frontier, Rilux e por ai vai…
        Ou basta olhar a imagem que esta na matéria…
        Agora, voltando a noticia, é uma boa mesmo, pois não são raros os relatos de donos destas pick ups que pulam iguais ao "touros de rodeio" como a Rilux relatarem que andam a 200km/h!!
        O coreto seria implantar um limitador eletronico de velocidade, chega a X km/h ela não pode mais acelerar, cria uma escala por classe de veículo e pronto!! Esta é a minha opinião, pode diferir das demais, mas é assim que vejo como a melhor saída juntando, claro com os itens de segurança que estão chegando!!

    • Felisbinobr

      22 de dezembro de 2011 at 8:48

      Pô, mas na foto o Carplace coloca um exemplo de picape média, para facilitar a compreensão do texto!!! É só olhar a foto. Geralmente a foto tem a ver com o texto, sabe?

  2. Handlay

    21 de dezembro de 2011 at 19:25

    verdade, saveiro e strada são picapes pekenas não médias

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>