Novo Voyage 2009 – Motor 1.6 faz 18,5 km/l na estrada segundo a Volkswagen

O Novo Voyage 2009 chega equipado com os novos motores 1.0 VHT (Volkswagen High Torque) e 1.6 VHT da família EA 111. O propulsor de 1.0 litro é o mesmo que equipa o Fox e o Novo Gol. E o motor 1.6 litro é o mesmo dos modelos Golf, Polo, Polo Sedan, Fox e CrossFox, além do Novo Gol. Segundo a montadora, esta linha de motores proporciona bom desempenho e baixo consumo de combustível. A diferença de consumo entre os dois é muito pequena. Pensando racionalmente, a “única” vantagem do Voyage com motor 1.0 é o preço mais baixo.

O motor VHT 1.0 tem torque de 10,6 kgfm (104 Nm) com álcool e 9,7 kgfm (95 Nm) com gasolina, a 3.850 rpm. A potência máxima de 76 cv (álcool) e 72 cv (gasolina) é alcançada ao 5.250 rpm. Com este propulsor, o Voyage chega a velocidades máximas de 168 km/h (álcool) e 166 km/h (gasolina) e acelera de 0 a 100 km/h em 13,3 s (álcool) e 13,8 s (gasolina).

Já o torque máximo do motor VHT 1.6 é de 15,6 kgfm (153 Nm) com álcool e 15,4 kgfm (151 Nm) com gasolina, a 2.500 rpm. A potência máxima, alcançada a 5.250 rpm, é de 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina). Equipado com o VHT 1.6, o Voyage chega a 193 km/h (álcool) e a 191 km/h (gasolina) e sai da inércia até os 100 km/h em 9,8 s (álcool) e 10,1 s (gasolina).

A diferença de peso entre os dois automóveis – o Voyage é 35 kg mais pesado que o Gol – é compensada pelo fato de que o primeiro tem melhor coeficiente de forma aerodinâmica: 0,31 contra 0,34. Isto ocorre, segundo o gerente-executivo de Desenvolvimento de Powertrain da Volkswagen do Brasil, João Alvarez Filho, por uma característica inerente à carroceria do tipo sedan, que não gera tanta turbulência em seu deslocamento quanto uma carroceria de formato hatch.

Compare Preços: Voyage, Novo Gol, Gol Rallye, Gol Trend, Gol Power, VW Fox, VW Crossfox, VW SpaceFox, Fiat Idea, Chevrolet Meriva, Chevrolet Corsa , Ford Fiesta

Publicidade

165 Comments

  1. Alex

    10 de dezembro de 2010 at 16:40

    Consumo real do VOYAGE 1.6 VHT É DE 15KM/L A 100KM/H MAS ISSO DEPOIS QUE O MOTOR JA ESTIVER AMACIADO COMO DIZEM MAS QUEM COMPRAR UM VOYAGE 1.6 0KM E JA ENCARAR A ESTRADA PODE PREPARAR O BOLSO PORQUE VAI FAZER 7 KM/L NOS PRIMEIROS 200KM E DEPOIS PODE FAZER 15KM/L EM VELOCIDADE DE 90 A 100 E ISSO SE VC ANDAR NA MANHA PORQUE SE CHAMAR NO PÉ O MOTOR RESPONDE MUITO BEM E O SEU BOLSO ESVAZIA TAMBEM. TODA VIDA FOI ASSIM A FIAT FAZ MOTOR PENSANDO EM ECONOMIA E A VOLKSWAGEN SEMPRE PENSOU EM POTÊNCIA E FORÇA.

    EU ACREDITO QUE A MELHOR MECÂNICA DO BRASIL HOJE É O MOTOR VHT E O CAMBIO MQ200 DA VOLKSWAGEN INDIFERENTE SE O DA FIAT ANDA MAIS.

  2. andré

    21 de dezembro de 2010 at 16:26

    tá loco,comparar prisma com voyage.só pode ser piada

  3. zeze

    17 de janeiro de 2011 at 17:59

    o povo brasileiro e engrato mesmo só reclama!!! vai morar em outro pais então porra..

  4. roberto diz

    14 de fevereiro de 2011 at 9:41

    meu voyge 2010/2011 1.0 flex agora com 10.000 km ta fazendo 15 k/l com duas pessoas de 75 kg e uma de 115 kg a uma velocidade media de 110k/h na estrada

  5. chico

    5 de outubro de 2011 at 20:20

    bobagens de falatorios,alguns otmistas falam mal ate mesmo sem ter entrado em um novo voyage nota 1000
    para o novo modelo,independentemente do consumo o importante é gostar de carro e conforto e ele esta proporcionando tudo isso.

  6. Max Luiz

    27 de novembro de 2011 at 11:41

    Possuo um Voyage 1.6 2009/2010 e costumo viajar mensalmente 1.200km. Ou seja, idas e vindas de 600km, cada. Observo um veículo gostoso de viajar. Em relação ao consumo, entendo está a altura de um veículo 1.6. Quando vou no álcool, ele faz ma média de 12,5km/l. Quando vou a gasolina, costuma fazer entre 15,5km/l e 17,10km/l. Esse maior valor é quando abasteço com a V-Power da Shell. Mais em ambos os combustíveis (Alc./Gas.) as viagens são em 100km/h de média e com ar ligado. Acho que isso se deve a manutenção preventiva que faço. Ou seja, independente das revisões do manual (10.000km) faço entre uma e outra o que chamo de pessoal. Ou seja, a cada 5.000km rodados troco óleo (uso somente sintético, da Shell ou Castrol) e troco também o filtro de óleo. Gasto em média de R$100,00 nessas revisões. Tiro esse custo indo menos vezes para reabastecer. Outro bizú: todas as vezes que faço uso de álcool, coloco 0,5 litros de querosene. É um santo remédio para o motor.

  7. walter

    4 de dezembro de 2011 at 12:09

    e ai amigos comentarios antigos,descuple esta reativando, e agora que muitos ja compraram e tem em uso o que tem a dizer
    de bom ou mal do voyage, principalmete o que se diz resistencia, motor, cambio?

  8. daniel machad

    18 de março de 2012 at 13:40

    meu VOYAGE 1,0 nao passa de 10 km por litro na cidade e nao passa de 14 na estrada, ate faz 15 mas com muito esforço……..

    pior carro que ja comprei , nao comprem essa merda, a nao ser que comprem de mim pra mim me livra dessa merda!!

    ja levei na concessionaria e nao verificaram nenhum defeito, resumindo o carro eh uma merda!

  9. Celso

    10 de setembro de 2013 at 17:22

    um cidadão falar que um carro desse e feio so pode ta ruim da cabeça ou arrependido de ter comprado outro carro ao inves do voyage

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>