CARPLACE

Novo Ford Ka 2014: ensaio exclusivo e mais detalhes sobre o projeto

Novo Ford Ka 2014 Carplace (2)

A presença de Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da Ford, durante a revelação novo Ka 2014 em meados de novembro, na fábrica de Camaçari (BA), deixou clara a importância do modelo para a marca. Ainda em forma de protótipo, com o nome de Ka Concept, o hatch foi exibido como a “visão de um futuro compacto com tecnologia avançada, design atraente e preço acessível para venda em grandes mercados mundiais”. Sim, o Ka é mais um que entrará na era global da Ford. Prova disso é que, na apresentação do novo Mustang em Barcelona, na Espanha, a marca voltou a mostrar o carrinho, desta vez em avant-premiére para a Europa.

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Projetado no Brasil com pretensões internacionais, como o atual EcoSport, a nova geração do Ka ainda terá outras apresentações em forma de conceito antes de efetivamente chegar às lojas – o que deve acontecer em maio, começando pelo nosso mercado. Até lá, a exposição do carrinho ficará a cargo dos três mocapes feitos pela equipe de design da Ford local, chefiada por João Marcos Ramos. Pelo que temos notícia, há um carro prata e dois vermelhos como o desta reportagem, mas pode haver outros. São modelos feitos de fibra de vidro, sem mecânica ou acabamento, apenas para efeito visual – as fotos de movimento são frutos de um recurso que nosso fotógrafo Rafael Munhoz utilizou. A base dos protótipos fica em Camaçari, mas, em virtude da confraternização de fim de ano da Ford em São Paulo, realizada no dia 12 de dezembro, um dos exemplares veio fazer um bate-e-volta na capital paulista. E, antes de voltar à Bahia, foi liberado para este ensaio exclusivo do CARPLACE.

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O caminhão-baú que levaria o mocape embora já estava a postos quando chegamos ao QG da Ford em São Bernardo do Campo (SP). Sob os olhares aflitos do assessor de imprensa, com medo de que danificássemos o precioso “brinquedão” durante a sessão de fotos, tivemos uma hora de intimidade com o conceito. Foi a condição ideal para observar suas formas fora do ambiente fechado, sem luzes especiais em cima dele, como acontece nas apresentações oficiais. Cara a cara com o novo Ka, a intenção do modelo fica clara: vem brigar com Gol, Palio, Onix e HB20, principalmente. O porte é de New Fiesta, do qual ele pegará emprestada a plataforma (que também serve ao EcoSport), mas o arranjo é outro. Fizemos questão até de fazer uma foto dos dois juntos para explicar melhor onde o projeto B562 (código interno do futuro Ka) passa a tomar contornos próprios.

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Espaço e seis airbags
O estilo é genuinamente Ford, com faróis inspirados nos do conceito Escort mostrado na China e a grade “Aston Martin” dos lançamentos mais recentes da marca. Na lateral, destaque para as maçanetas herdadas do New Fiesta. Esqueça essas rodas aro 16″ com pneus 195/50 do mocape, assim como os freios a disco ventilados na traseira e o farol todo trabalhado internamente. Isso são recursos visuais típicos de show-car, que não chegarão à versão final. O comprimento é basicamente o mesmo do New Fiesta, com cerca de 3,96 metros. “O que muda é o contorno de para-choques, mas no fim dará uma diferença mínima”, antecipa um executivo da Ford. A largura também parece semelhante, só que o Ka é claramente mais alto e tem as colunas dianteiras mais avançadas e menos inclinadas, de modo a ampliar a cabine. “O espaço interno será maior que o do Fiesta”, revela a mesma fonte, e o porta-malas deve ficar em torno dos 300 litros. Isso porque, enquanto o Fiesta tem um posicionamento mais para jovens solteiros, o Ka terá como premissa ser o primeiro carro 0 km da chamada “nova classe média” – daí a necessidade de espaço principalmente no banco traseiro e para bagagens.

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Como você pode observar pela foto que fizemos do interior (as portas não abrem e os vidros são fixos, de plástico), metade dele não existe – é uma base reta com carpete por cima. Mas a parte que dá para ver, o painel superior, sugere um desenho muito semelhante ao do New Fiesta, com o mesmo volante, saídas de ar maiores (mantendo o formato circular) e o sistema de som em posição elevada. A Ford já divulgou em seu jornal interno, chamado NF (Notícias Ford), que o novo Ka estreará o MyFord Dock, que permitirá usar e recarregar aparelhos como smarthphones e navegadores GPS. A marca deverá apresentar o sistema em janeiro, repetindo a estratégia de lançar seus novos carros aos poucos – como foi com Ecosport, New Fiesta e Focus.

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Em termos estruturais, o Ka deve herdar a boa estrutura do Fiesta (que conseguiu quatro estrelas no teste de impacto do Latin NCAP), além de outras benesses comuns à plataforma, como a direção com assistência elétrica e a oferta de até seis airbags. Isso mesmo, pelo que nos confidenciou outra fonte ligada à Ford, a intenção é fazer do Ka um novo parâmetro de segurança para a categoria, oferecendo os airbags laterais e possivelmente os de cortina como opcionais. Tecnicamente, seria possível até entregar o controle de estabilidade (disponível no Fiesta e no EcoSport), mas isso não deve ocorrer pelo menos num primeiro momento.

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De R$ 30 mil para cima
Conforme CARPLACE já vem alertando desde as primeiras projeções do novo Ka, não espere que ele mantenha o preço combativo do modelo atual – que teve sua produção encerrada recentemente. “É carro para começar na faixa dos R$ 30 mil”, diz um informante. Uma das possibilidades que a Ford estuda com os fornecedores é a inclusão do ar-condicionado como item de série desde a versão básica, sacada do rival HB20. “O consumidor não quer mais carro ‘pelado’”, garante o diretor de marketing Oswaldo Ramos.

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Esta estratégia, aliás, antecipa o posicionamento da Ford brasileira para os próximos anos. Sem volume de produção para brigar em market-share com Fiat, Volks e GM, a marca vai abrir mão do segmento “popular” após a aposentadoria do Fiesta Rocam – o que deve ocorrer em mais um ano. Tanto é que não há sequer previsão de uma versão duas portas do novo Ka, com preço mais baixo. Como a margem de lucro nesse tipo de carro é muito baixa, e depende de volume, a empresa declara que vai apostar em operação rentável e não em números de vendas.

O mais econômico
Uma das novidades do Ka 2014 será o motor 1.0 três cilindros da linha ECOnetic já oferecida na Europa. A diferença é que por aqui este motor será flex (com a tecnologia Easy Start de aquecimento do etanol para partida a frio) e deverá ter potência superior a 80 cv quando abastecido com etanol. A Ford trabalha para que o Ka ECOnetic seja o mais econômico do Brasil pelas medições do Inmetro, mas terá de esperar o lançamento do VW Up! (também com três cilindros) para saber quem vai levar a melhor.

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O inédito bloco 1.0 será complementado, nas versões superiores do Ka, pelo Sigma 1.5 16V de 111 cv já oferecido no New Fiesta. O câmbio será sempre manual de cinco marchas no começo, deixando para o New Fiesta a opção da transmissão Powershift de dupla embreagem e seis velocidades. Quanto às versões, devem seguir a nomenclatura que vigora na marca atualmente: S, SE e SE Plus, sem previsão de uma Titanium para não invadir a seara do New Fiesta.

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E assim chegamos ao ponto crucial, o posicionamento do novo Ka. A princípio, ele vai atuar entre o Fiesta Rocam e o New Fiesta, o que abre um leque de valores que vai de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Obviamente que uma versão top do Ka poderá superar o New Fiesta básico em valores, mas a ideia é que não haja muita sobreposição de preços. Da mesma forma, o Ka terá uma inédita versão três volumes para atuar abaixo do New Fiesta Sedan, que hoje começa em R$ 50 mil. Pelos primeiros flagras do modelo (veja as imagens clicando aqui), será um sedãzinho espichado, na mesma pegada de Cobalt, Logan e Etios. Fala-se num porta-malas de 500 litros e preços entre R$ 35 mil e R$ 45 mil, mas isso é assunto para o fim de 2014…

Por Daniel Messeder
Fotos Rafael Munhoz

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202 comentários

  1. araujoaderbal

    22 de dezembro de 2013 at 19:29

    Traseira inspirada na BMW série 1

  2. joe_biden

    23 de dezembro de 2013 at 23:47

    Nao duvido que fique acima do Fiesta. hahaha

  3. welonline

    27 de dezembro de 2013 at 22:49

    Ka por mais de 30mil???? ta d sacanagem……………..

  4. Franco

    3 de janeiro de 2014 at 19:10

    Estou esperando ansioso pelo lançamento. Meu próximo carro.

    • luizj

      20 de janeiro de 2014 at 19:04

      Vai em frente meu caro.

  5. Heisenberg

    5 de janeiro de 2014 at 20:24

    "visão de um futuro compacto com tecnologia avançada, design atraente e preço acessível para venda em grandes mercados mundiais", mas não para o brasil.

  6. Fernando

    7 de janeiro de 2014 at 8:37

    Vai competir com o Onix, ou seja, vai partir de 30 mil numa versão pelada 1.0, com toda certeza. Mas vai vender, brasileiro compra qlq porcaria a preço de ouro.

  7. thiagoroots

    9 de janeiro de 2014 at 12:53

    Na 4ª foto, não sabia qual era o Ka e qual o Fiesta rsrsrs… sério…

    • kgf_autos

      17 de janeiro de 2014 at 16:40

      Mulheres realmente confudem modelos de carros…

  8. RTEC29

    13 de janeiro de 2014 at 13:45

    O Fiesta têm mais de 1100 Kg, se colocar um motor 1.nada, mais 2 pessoas fudeu (fica mais manco que o Old Fiesta 1.0). Esse KA vai perder uns kilos, tenham cuidado, pois pode não ficar tão seguro quanto NF.
    Olha a Brasilização ai geeente!

  9. Leon1803

    15 de janeiro de 2014 at 18:05

    O carro esta bonito pena que esta versão não deve sair nada menos que uns 45k. Pra mim o maior erro é chamar esse carro de Ka, que ja vem em mente aquele carro feio e minusculo.

    • luizj

      20 de janeiro de 2014 at 19:04

      Esse carro é um lixo.

  10. GUGASP

    17 de janeiro de 2014 at 11:48

    O novo Ka vai ser feito na unidade de Camaçari-BA e isso já diz muita coisa, pois de lá saem o Fiesta Rocam e EcoSport, que têm chapas de carroceria mais desalinhadas que o Focus e falhas primárias de montagem e de acabamento abaixo da crítica.

  11. vagaroo

    18 de janeiro de 2014 at 16:44

    Esse negócio de colocar motor 1.0 em carro que devia ser 1.5 não me agrada. As montadoras reduzem a resistência estrutural do carro, das suspensões etc etc e elevam o lucro. O Brasil deve ser o único país que carro 1.0 dá lucro exorbitante para as montadoras (e prejuízo + mortes para os consumidores)!

  12. luizj

    20 de janeiro de 2014 at 19:03

    Todos os Ka são feio, esse é o que mais me agradou de todos os seus modelos.

  13. Simoa

    20 de janeiro de 2014 at 21:21

    O q mata a Ford é a revisão a cada 6 meses. Um absurdo.
    Se adequassem essa questão acredito que iriam aumentar bastante as vendas.

  14. tutu

    21 de janeiro de 2014 at 6:30

    Alguém sabe dizer qual é o canto feio desse carro? Não achei…

  15. tutu

    21 de janeiro de 2014 at 6:32

    Simoa, a WV é a mesma merda. É só levar o carro pra consertar quando der problema. Oxe! O básico de cuidado todo mundo sabe!

  16. tutu

    21 de janeiro de 2014 at 6:33

    Se vir com motor turbo eu nem vou saber o que dizer!

  17. tutu

    21 de janeiro de 2014 at 6:41

    “O consumidor não quer mais carro ‘pelado’”, garante o diretor de marketing Oswaldo Ramos.

    Nossa! Sério? Há…

    • klpp

      1 de fevereiro de 2014 at 23:41

      Nossa esse Oswaldo e esperto viu!
      Nossos pais nos envergonham querendo carro pelado no passado.

  18. ale_das_auto

    22 de janeiro de 2014 at 15:54

  19. Guilherme

    28 de janeiro de 2014 at 11:36

    Ká+Gol+Onix=KaGOnix

    • klpp

      1 de fevereiro de 2014 at 23:39

      HUEHUEHUE

  20. plataototeles

    28 de janeiro de 2014 at 23:01

    melhor não querer botar 3 pessoa na traseira do fiesta, imagine no ka

    • klpp

      1 de fevereiro de 2014 at 23:39

      imagina no up

  21. Lih

    31 de janeiro de 2014 at 10:15

    Fugiu totalmente dos modelos anteriores. Gostei, lindo modelo, porem, acho que houve falta de criatividade com relação a traseira, realmente a princípio, foi o que deixou a desejar.

  22. Cláudio

    4 de fevereiro de 2014 at 17:07

    KA! Isso é carro??

  23. Bruno

    5 de fevereiro de 2014 at 16:25

    ba, adeus HB20 se lançarem esse ai com ar de serie por menos de 34.000. O problema é isso acontecer.

  24. ALLYSSON SILVA

    8 de fevereiro de 2014 at 10:00

    ESSE NOVO FORD KA É LINDO DEMAIS, ESPERO COLOCÁ-LO LOGO NO MERCADO PARA PODER
    ADQUIRI-LO E ESPERO QUE FAÇAM UM FINANCIAMENTO BEM SUPORTADO.

  25. safas44

    12 de fevereiro de 2014 at 17:02

    É um belo carro, Finalmente a Ford está trazendo um carro de entrada bonito e moderno. Um mini New Fiesta, vamos dizer assim. Muito legal, tem tudo pra fazer sucesso, espero que seguro, manutençao etc seja compativeis com seu valor.

    • Juliano

      4 de março de 2014 at 9:20

      fusion,fiesta e ká tudo com a mesma fuça, sem personalidade…. Só faltam contaminar a ranger com esta frente medonha

  26. silvia

    16 de fevereiro de 2014 at 18:19

    muito caro esse carro!!

  27. Rodrigo

    24 de fevereiro de 2014 at 14:51

    Pois é, frente igual ao Fusion, ou é o Fusion que usa frente do Ka, pois é assim que falam da Volkswagen, mas quando é outra montadora ninguém fala isso né, se bem que a Ford usa frente inspirada nos Aston Martin, ou seja, nem é um estilo assim Ford de ser.

    • xane

      4 de março de 2014 at 19:51

      ford contaminou tudo com esta frente medonha, até destruiram o mustang por causa dela. Só ta faltando ranger ser "contaminada" com este estilo.

  28. Adilson Ferreira Bispo

    12 de março de 2014 at 18:34

    Com as configurações apresentadas encima de um motor 1.0, meu!

    Brasileiro não gosta de carro que apenas parece ser carro. Ou é ou não é!

    Quem usou e usa o KA desde as versões mais antigas até a geração 2013, conhece um KA e não se ilude com algo para além de um KA.

    Não creio que essas inovações conseguirão mantê-lo na mesma popularidade que tem.

    Cuidado para não cometer a mesma ilusão da Fiat lançando o novo Uno. Nem se pode chamar de Uno, mas sim outro carro!

    Tô fora! Pagar preço de luxo em popular!

    • colorado

      25 de maio de 2014 at 16:31

      Preço de luxo?
      Estou pesquisando um carro na faixa de 40k, e é desanimador…
      Se o ka 1.5 completo vier por até 40k será uma ótima opção.

  29. Decio

    5 de junho de 2014 at 19:58

    Pena que o brasileiro não pensa e assim a industria de carro fica mais rica, o valor é muito caro para um carro 1.0 e o modelo bom e bonito, na minha opinião é uma obrigação e não a copia do gol que é o onix, para mim poderia se chamar Gonix,

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