Novo Focus estreia motor 2.0 flex com injeção direta – veja fotos e conteúdo

Novo Ford Focus 2.0 GDI

A Ford mostra o novo Focus Sedan ao público a partir desta quinta-feira (29) no Pavilhão da Bienal, no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Com a exposição “Focus pop-up gallery”, a marca do oval azul segue mais uma vez a política de apresentar o carro ao consumidor antes mesmo da imprensa – como já ocorreu com o EcoSport e o New Fiesta nacional.

Novo Ford Focus 2.0 GDI

Como CARPLACE havia adiantado, a Ford vai priorizar novamente a versão sedã do Focus – tanto que o hatch nem aparece entre os 20 carros da mostra. Uma pena, visto que o modelo vai acabar sendo ofuscado pelo lançamento do novo VW Golf, rival fortíssimo que tem tudo para brigar pela liderança do segmento e começa a ser vendido em setembro.

novo-focus-2014-brasil-03

Uma das atrações do Focus de terceira geração é a nova versão do motor, o 2.0 Duratec Direct Flex, agora com injeção direta – a primeira do tipo num propulsor flex – e taxa de compressão elevada para 12:1. Entre outras tecnologias, como duplo comando variável de válvulas e a injeção direta de alta pressão que dispensa o tanquinho de partida a frio, o motor chegou a expressivos 178 cv de potência e torque de 22,5 kgfm com etanol e 175 cv e 21,5 kgfm com gasolina, sempre a 4.500 rpm. O novo motor será acompanhado do câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas, sem opção de transmissão manual.

Novo Ford Focus 2.0 GDI

As unidades presentes no evento são todas da versão top de linha, a 2.0 Titanium. Chama a atenção o padrão de acabamento adotado. O painel é inteiro emborrachado, macio ao toque, com alguns pontos com acabamento em alumínio e outros em preto brilhante. O banco do motorista, nesta versão, possui ajuste elétrico enquanto a ignição do motor é feita através de botão. Também são novidades inéditas no segmento o sistema de monitoramento de pressão dos pneus e o sistema de auxílio ao estacionamento (Park Assist).

Novo Ford Focus 2.0 GDI

Produzido na Argentina, o Focus chegará ao mercado em outubro nas versões 1.6 S de 130 cv (somente para o hatch), SE, SE Plus e Titanium. Considerado a “vitrine de tecnologia” da Ford, o modelo terá ainda equipamentos como a central multimídia My Ford Touch, câmera traseira, sensores de iluminação, de chuva e de estacionamento, ar digital de duas zonas, controle de estabilidade e até seis airbags, dependendo da versão.

Novo Ford Focus 2.0 GDI

Serviço
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque do Ibirapuera, São Paulo, Entrada pelo Portão 3.

Data: de 29 de Agosto a 1º de Setembro de 2013

Horário de funcionamento:
12h às 22h, na quinta-feira e sexta-feira
10h às 22h, no sábado
10h às 19h, no domingo

Entrada: gratuita

Fotos: Daniel Messeder

Clique aqui para ver a galeria em alta resolução

[tn3 origin="album" ids="801" skin="interno-post" transitions="default" width="620" height="545" history="1" mediaelement="1" touch="1"]

Publicidade
  • Luiz Felipe

    Ooooooooooohh rodiiiiiiiiiiiiiiinha feeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiaaaaa!!!!!!!!

    A que vinha na antiga versão Ghia era 1000x mais bonita.

    • vgdoche

      Absolutamente de acordo, se o Titanium vier com essas rodas e sem nenhuma outra de opção vai ferrar geral. Por que elas são uma lástima.

      • Fabio

        mais uma razão pra não comprar a versão titanium… rs

  • gcaraujo

    Belo carro, mas estamos falando de valores bem salgados… acho que pagar mais de 60 Mil em um carro é o fim da picada…bom, para aqueles que comprar e se endividam em financiamentos se divirtam, pq vcs tornam os carros caros, pois tem quem compra… BRasil, país de Alienados!!!

  • JCM

    NA minha opiniao o golf eh mais CARRO e muito melhor tecnologicamente.

  • https://www.facebook.com/pedrodasilva.pedro.7 Pedro Da Silva Pedro

    Pós venda que não deixa-nos a desejar, mas isso não é qualidade só da Ford, apenas os "japas" Honda e Toyota se diferenciam no nosso mercado. Revisões semestrais que só aumentam a manutenção e muitas vezes com falta de peças por esse carro ser feito na Argentina, não me convencem comprar esse carro. Vem pra cá Focus… vem!

  • ADALBERTO OZELIM

    Civic Sedan EXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut.R$ 80.444,00
    Corolla ALTIS 2.0 Flex 16V Aut.R$ 83.643,00
    Novo Focus Titanium Sedan 2.0 – R$ 82 mil
    É neste grupo que a Ford quer ficar – o modelo vendido atualmente não conseguiu se colocar entre eles (status) , mesmo sendo melhor em vários quesitos – penso que foram vários erros – um deles foi quando do lançamento por não oferecer motor flex – O motivo da montadora do oval azul trazer primeiro o sedam top é justamente para que haja uma comparação direta com o Civic e Corola – infelizmente o Brasileiro compra automóvel – mais por status e para desfilar para os vizinhos – quando os ´´brasucas´´ já estiverem rodando orgulhosos com seus Focus Sedam Titanium de ´´nariz empinado´´ e pose de ´´bacana´´- aí a Ford vai trazer as versões mais baratas – assim seu carro já conseguiu se posicionar no mesmo nível de status ( me desculpem – não consegui termo melhor ) do Honda e do Toyota . Eu penso que a Ford tem toda razão em agir assim – ´´ se dança conforme a música ´´ –

    • Nullfier

      O problema não é status, e sim o PÓS-VENDA da Ford que é RIDÍCULO. Quem compra Civic e Corolla provavelmente está querendo não só status como também fugir de dor de cabeça. Comprei meu primeiro Ford zero há 3 meses e já estou pensando em vendê-lo, tamanho o número de problemas "de série" que vieram com o carro e a Ford não resolve.

      • Fabio

        qual carro? por curiosidade… Abraçar o lançamento às vezes traz outros "incrementos" além de pagar mais caro.

    • Calferr

      Amigo, você está correto. Agora entendo que quem compra um carro desta categoria quer conforto e status mesmo! Se assim não fosse, pregunto pra quê comprar um carro destes? As pessoas pensam sim em status, e digo mais todos têm vaidade, a diferença é que uns tem mais e outros menos.

    • Fabio

      porém vamos torcer que continue oferecendo mais por menos… essa é a melhor estratégia para um mercado que está aprendendo a comprar…

  • BispoX

    vai andar mais e provavelmente custar menos que o Golf 1.4 / 2.0….. Ford quer dar um direto no nariz da VW !

    • Edson

      Vai nada… quem tomou um direto foi a Ford… Anunciou o Focus no ano passado, dizendo que ia ser a vitrine de tecnologia da Ford, só que demorou muito tempo.

      Enquanto isso a VW ficou quieta, do nada lançou o Golf 7 que ninguém esperava, e com muito mais equipamentos e mecânica superior ao Focus… Focus não é mais referência, pelo menos esse do Brasil não… se fosse o Ecoboost tudo bem.

      Golf não vai ter essa gambiarra de motor flex.

    • Luke

      Quanto a andar muito mais, sei não. O Golf VII 1.4 é turbo e possui torque de excelentes 25,5 mkgf a baixíssimas 1.500 rpm aliado a um câmbio de 7 marchas, contra 21,5 kgfm do Ford a altas 4.500 rpm e apenas 6 marchas (estou falando de gasolina). E o Golf também é bem mais leve que o Focus III. Eu apostaria em equilíbrio no desempenho mas com o Golf dando um banho em consumo!

      • danielGT

        Pois é acho que até o Bravo T-Jet da trabalho para este Focus em desempenho, fora o consumo os dois 1.4T dos rivais tem consumo muito bom tanto na estrada quanto na cidade mesmo, coisa que, mesmo com injeção direta e outro features, duvido que o motor da Ford chegue. Parece ser um bom motor, principalmente olhando para o Focus Sedã, mas o hatch se danou.

        • BispoX

          tempo.. relação de marchas..and plus… dirão… rs

        • Fabio

          Bravo??? kkkkkkkkkk só uma coisa… vai você no Bravo e eu no Focus, valendo o tanque???

  • Mandabala

    Um usadinho dele vai bem, considerando que o Focus tem normalmente uma sobrevida alta no mercado brasileiro, sendo que nas "europa" já vai mudar.

  • CooperS

    Eu vi o novo Golf nas ruas pela Fullpower, e na boa, ele se destaca de tudo (até de outros VWs tops)… Bom lance da fuckswagen deixa-lo na aparencia um pouco mais proximo dos Audi… Afinal, pelo preço tem que oferecer algo melhor tanto interno quanto externamente

  • mho

    O jeito vai ser esperar para ver se vai aparecer uma versão manual 2.0

    • Fabio

      qual carro vc está falando?

  • KzR

    Bom trabalho dona Ford, mas não vejo aletas atrás do volante e também sei que o powershift não traz opções de trocas na alavanca como outros robotizados ou automáticos sequenciais. É uma furada essa escolha para aqueles que não irão se satisfazer com os botões de troca de marcha.

    Outro detalhe? É 178cv de etanol sem turbo? Muito bom e tem mais torque que o Civic Si.

    • Gustavo73

      O powershift não tem aletas. Mas tem troca na alavanca de câmbio. Igual ao Cruze. Não é a melhor opção. Mas será assim.

      • Edson

        O Cruze não são botões como no Focus, no Cruze é como o tiptronic, muito melhor que esse botãozinho do lado da alavanca de câmbio… se informe melhor amigo!

        • Gustavo73

          Edson é por botão. Já dirigi.
          " E é a transmissão que faz com que o carro da Chevrolet ande tão bem na cidade quanto o Honda. A diferença de potência só é percebida com o pé fundo no acelerador, quando nota-se mais força do motor Honda. Na vida real, em uso urbano, os dois são parelhos. Porém, a Honda colocou aletas atrás do volante para o comando manual das trocas de marcha, o que torna menor a morosidade com que a caixa faz as trocas. No Cruze, o acionamento por botão na alavanca é complexo, mas usar o câmbio no modo manual é desnecessário, uma vez que a transmissão é rápida nas trocas e faz as reduções ao menor sinal de elevação na via e com mínima força a mais no acelerador."

          • Edson

            Dirigiu nada… eu tenho um cruze at… quer saber mais do que eu? Carplace, por favor coloque a informação sobre a troca manual do cruze at, é para baixo e para cima. Você deve ter dirigido um Sonic ou Cobalt ou Spin ou Prisma ou Onix… esses são por botões, o cruze não é.

          • Gustavo73

            Edson eu dirigi tanto o Sonic LTZ quanto o Cruze LTZ. Tenho 2 amigos que tem os 2 modelos. E os dirigi em um fds em Búzios. E sim vc tem razão e peço desculpas. Como estou com eles neste exato momento tirei a dúvida. E eles confirmaram que o Cruze tem trocas na canaleta, e o Sonic só por botão.
            O que me chamou atenção foi a matéria que transcrevi, fazer alusão a troca por botão no Cruze.
            Mas uma vez desculpe pela minha informação errada.

          • Edson

            Legal você ter corrigido sua opinião, poucos aqui fazem isso.

      • Edson

        Não é igual ao do Cruze… se informe melhor!!! Do Cruze é como o Tiptronic, não um botãozinho.

    • vgdoche

      O Civic Si que chega em janeiro de 2014 tem torque de 24mkgf.

      • Gustavo73

        Ele deve estar falando do Si 2.0 que foi vendido aqui. Esse novo Si se não me engano é 2.4.

        • KzR

          Justamente. Não tem sentido em falar de carro que ainda não chegou como referência (a não ser que seja explicitado).

      • KzR

        Civic Si anterior. O de 4 portas.

  • jfonts311

    Que cavalo!!

  • Paulo_Gustavo

    Se eu fosse comprar a versão top eu ia obrigar o vendedor trocar essa roda por uma normal!

    No mais o Focus é ótimo. Pode não ter o conjunto tão bem acertado qto o Golf, mas é um excelente carro tb, além do mais provavelmente será mais barato pra comprar e manter.

  • Readgis

    Equipamento de primeira linha, mas ainda aguardamos os Ecoboosts e o Aston design.

  • Milton_GT

    O motor com esta taxa alta de compressão de 12,5 só vai poder andar com Etanol, pois com a nossa gasolina vai bater pino. Então tô fora, comigo é só gasolina. Etanol é combustível dos bobão, como diz a propaganda.

    • Carlos

      Será que bate pino ?

      Lembre-se de que se trata de um motor com injeção direta, e nesse tipo de sistema, devido a diversos fatores de temperatura e descompressão é possível elevar a taxa de compressão sem causar maiores problemas.

    • Fabio

      afffe combustível dos bobão? ótimo argumento!

  • Luke

    Se tivesse sido lançado há um ano atrás, logo após ser mostrada no Salão de SP, causaria grande impacto. Mas chegando agora pode ser ofuscado pelo Golf 7 (o hatch) e no ano que vem pelos Novos Corolla e Civic (o sedan). Sem falar que, no máximo em um ano, essa frente estará defasada em relação ao europeu. Isso é o que dá demorar tanto para lançar no Brasil a nova geração de seus carros, dona Ford.

  • lexbh

    É amigos, tenho um focus 2007ghia, um grande amigo tem um 2009ghia e esse ai veio pra arrebentar mesmo. Só tenho um porem/ressalva. O powershift tá dando muito retorno e ainda não estou convencido que o mesmo seja bom. Já guiei e vi que é excelente porem ver tantos cambios com problema me deixam um pouco preocupado

    • TacodeSinuca

      Estou contigo, entre nos foruns gringos e veja a enorme quantidade de reclamaçoes em relação em ao PS, eu prefiro não arriscar

  • Pinheiro

    As rodas sao muito feias a exemplo do Fiat Bravo que nao vendeu nada.

  • chuck

    Tiraram o som premium e o aquecimento dos bancos.
    Assim não dá Ford!

    • TacodeSinuca

      Aquecimento de banco no Brasil? Ta de brinks né champz…..melhor seria um ar condicionado de banco kkkkkkkk

      • Edson

        Brasil é muito grande, amigo… Vai morar no Sul para você ver… no estado de São Paulo mesmo tem muitas cidades frias, sul de Minas… e é um equipamento que você aciona se quiser.

      • Carlos

        Vai morar na serra gaucha… curitiba… La neva cara….

  • bruno

    Ainda acho que se a Ford não ousar e colocar a versão top por algo em torno de 75k irá continuar tomando pau dos japas.
    O carro aparentemente é bom, mas nesse segmento o consumidor é mais conservador e faz questão de um pós venda decente, e nesse ponto só honda e toyota oferecem um serviço honesto.
    Todas demais montadoras além do péssimo atendimento, extorquem o consumidor na compra e também nas revisões caríssimas, algumas de 6 em 6 meses (dentre elas a Ford).
    Já tive carro de todas as grandes do Brasil, hoje tenho um honda e um vw, e sinto nitidamente a diferença. Gasto mais do que o dobro para manter o segundo, apesar de ser um carro com valor muito menor.
    Para competir com a mecânica confiável, bons pós venda e valor de revenda dos japas, não basta apresentar um bom produto, terá também que ofertar preço melhor de venda e manutenção.

    • vgdoche

      Certíssimo Bruno, excelente comentário.

  • W_Costa

    Simplesmente o melhor, mais bonito e ainda com inovação dentro da categoria, painel mais lindo que já vi…

    • TacodeSinuca

      Agora vamos ver o valor, se torna tudo isso viável, não adianta ter milhões de vantagens se o preço final jogar tudo no lixo

      • Fabio

        isso ae… se liga Dna Ford… Se não eu não compro heim! rs

  • EDUARDO

    Roda HORRÍVEL!

  • SAMI

    Tudo muito bom mas….
    Que m.. de frente é essa, alguém saberia explicar porque não segue o estilo do New Fiesta e Novo Fusion (que ficaram show de bola). Já to vendo a m…, tu compra o carro esse ano e ano que vem a ford lança o 2015 com o mesmo estilo Fiesta Fusion e quem comprou sifu. tudo bem que esse mesmo carro já é antigo la fora, mas podia pelo menos mexer na frente né?!!?!?!?!?!

  • YoOdEx

    Estou ansioso para ver esse 2.0 na pista.. Focus 178 cavalos, ou Golf 140 turbo? Aposto que o Golf leva em desempenho e consumo…

  • David Varchavsky

    Volante de 4 raios? Aaarrrgh…

  • Rosângela

    Modéstia parte… sou mais o novo Classe A da Mercedes-Benz.