CARPLACE

Novo Corolla 2014: projeções atualizadas com base no conceito Toyota Furia

Após uma série de flagras da 11ª geração do Corolla ainda bastante camuflada, a Toyota resolveu acabar em parte com o mistério que cerca o visual do sedã: a marca exibiu no Salão de Detroit o conceito Furia, que antecipa o estilo do novo carro. “Ele representa cerca de 85% do modelo final”, garante um informante da filial brasileira. De posse dessas informações, refinamos nossas primeiras projeções para mostrar, em primeira mão para você, como ficará o sedã médio mais vendido do Brasil.

Ao contrário do que o mercado esperava, o novo Corolla não será tão conservador quanto as duas últimas gerações. A principal alteração (e a parte mais ousada do estilo) fica por conta da lateral mais comprida – com entre-eixos alongado – e da porta traseira com um recorte para cima em sua parte final, casando com a coluna “C” mais larga e a traseira alta. A dianteira seguirá o que já havíamos adiantado, com faróis irregulares e grade no estilo dos lançamentos mais recentes da Toyota. Atrás, as lanternas não serão exatamente como no Furia (fininhas), mas sim inspiradas nas do Camry, em formato de bumerangue e invadindo a tampa do porta-malas. A placa fica na própria tampa.

No restante, tiramos os exageros do conceito, como os rodões aro 19 (na verdade ele usará aros 16), e aplicamos os detalhes do carro final que foram possíveis de observar pelas imagens dos flagras feitos nos Estados Unidos. Vale lembrar, porém, que o carro brasileiro terá mudanças em relação ao norte-americano. “O daqui será mais ousado nos detalhes”, complementa nosso informante. Uma coisa que valerá tanto para lá quanto para cá é a nova estrutura. Como antecipamos na primeira reportagem sobre o Corolla 2014, a nova geração vai crescer. A se guiar pelas dimensões do Furia, o sedã terá 4,62 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos – contra 4,54 m e 2,60 m do carro atual, respectivamente. A medida visa ampliar o espaço interno, principalmente no banco traseiro (ponto fraco do modelo hoje).

O painel deve seguir o estilo do Auris europeu (acima), com linhas bem horizontais. Haverá um novo sistema de entretenimento com tela de LCD e GPS, além do ar-condicionado de duas zonas. As versões automáticas mais caras virão com borboletas no volante para trocas manuais de marcha. Por falar em câmbio, o novo Corolla manterá a caixa manual de seis marchas nos modelos de entrada, mas a antiga transmissão automática de quatro marchas será finalmente aposentada. Nos EUA, a maioria da mídia afirma que a Toyota adotará um câmbio de seis marchas já existente em outros carros da empresa, mas há também quem aposte numa transmissão CVT.

Quanto aos motores, não espere mudanças significativas: a Toyota brasileira já anunciou que fabricará os atuais 1.8 e 2.0 do sedã (de 144 e 153 cv, respectivamente) na nova unidade que a marca está construindo em Porto Feliz (SP) para fazer também os propulsores 1.3 e 1.5 do Etios. A fábrica fica pronta em 2014.

É exatamente para quando está prevista a estreia do novo Corolla no Brasil. O carro deve chegar aos EUA ainda no fim de 2013, pintando nas lojas brasileiras entre março e abril do próximo ano. Estamos no aguardo e atentos a mais novidades sobre o modelo.

Projeções Maurício Alves

Publicidade
Publicidade

141 comentários

  1. Paulo

    23 de janeiro de 2013 at 3:28

    Parece muito com Fusion Ecoboost

  2. Douglas36

    23 de janeiro de 2013 at 17:32

    Cara, se este for o novo corolla 2014, vou ficar feliz da vida, pois, o meu xei 2012 é bem mais bonito. Esta frente não tem a "identidade" da Toyota – parece mais um hiunday. A traseira alta tá mais pra um Fusion. Quanto ao câmbio, sei não. Pergunto a vocês: será que o câmbio 6 marchas não vai deixar o carro mais lerdo? O meu 2.0 é muito esperto com as 4 marchas e faz 11,5km/l na cidade. E o CVT? fiquei sabendo que ele estrangula a força do motor. Como no novo Mitsubish Lancer. Tomara que a Toyota não faça outra cagada como fez com o Etios…

    • Matheus_P

      25 de janeiro de 2013 at 6:39

      chegar a cogitar que o cambio de 4 marchas seja melhor em desempenho que um de 6 marchas eh insanidade amigo…

      • Douglas36

        25 de janeiro de 2013 at 10:33

        O tão falado Elantra tem 06 marchas e o cruze também tem. Será que são tão econômicos quanto ao corolla? Não. O Cruze é um pouco beberrão. O Elantra é lerdo e ainda engana o consumidor. Pra você ter uma idéia, a hyundai vai ter que indenizar 900.000 norte-americanos que foram induzido a erro porque o Elantra marcava um consumo diferente da realidade. Enfim, não quero que o Corolla fique pra sempre com um cambio de 04 marchas. Quero que ele modifique para melhor.

    • Dema

      26 de janeiro de 2013 at 23:19

      Estou com você, Douglas36, pois também acho meu XEi 2012 mais bonito que esse suposto modelo! Se for realmente esse modelo, acho que vou ficar com o meu mais tempo.

  3. Bruno PR

    24 de janeiro de 2013 at 3:34

    Continua feio e sem graça, além do mais, é um toyota, é assim que a tradição manda kkkkk.

  4. Paulo

    25 de janeiro de 2013 at 4:10

    parece com a nova S10

    • Bruno PR

      25 de janeiro de 2013 at 23:47

      Vamo simbora, prum bar, beber, cair e levantar (8)

  5. Matheus_P

    25 de janeiro de 2013 at 6:40

    deveria ser 99% igual ao furia, soh colocando rodas adequadas ao segmento, e nada mais.

  6. Daniel

    25 de janeiro de 2013 at 10:07

    Esse aí da foto tá muito feio. Se mantiverem as projeções do Fúria, sem tirar nem por, aí podemos dizer que se trata de um "Novo Corolla".

  7. Schu

    26 de janeiro de 2013 at 20:06

    se ficar assim, vai ser feio, a lanterna traseira ficou horrivel, os farois ficaram estranhos… nao gostei
    tampoouco as tomadas de ar estilo gol plastico…
    se seguir os farois e lanternas do conceito furia ficarão lindos…
    tomara que a toyota nao tenha tão mal gosto qto a quem fez esta projeção, rs

    pq a toyota já fez uma caga… enorme no tal etios feius

  8. leandro samtos

    27 de janeiro de 2013 at 18:20

    lindo de mais

  9. Charles Roberto

    28 de janeiro de 2013 at 16:17

    Acho interessante as pessoas falarem que o carro tem jeito de "tiosão"… como se os tiosões não comprassem carros, que aliás não dependem da mesada do papai pra comprar o carro da hora com cara de "bebesão mimado do papis". Tenho um Honda Civic e gostei muito desse novo Corolla, que está na minha lista de opções para o próximo carro. E não sou nenhum tiosão…

  10. orlando

    29 de janeiro de 2013 at 16:46

    parese o fiesta nada a ver com toyta

  11. Bruno

    31 de janeiro de 2013 at 9:33

    duvido muito dessa projeção, a Toyota não vai se desfaze daquela capô quase engolindo os farois, aquele detalhe é que o diferencia, essa projeção tá mais pra carro chinês, com esses farois cheio de curvas angulosas.
    O fato é que as japonesas estão patinando no design, Nissan, Toyota e Honda andam fazendo umas bizarrices sobre rodas que dá dó, parece até que estão retrocedendo no design dos carros, fazendo o caminho inverso, é como se os carros das japonesas ficassem mais parecidos com os chineses.

  12. oscar dittadi

    31 de janeiro de 2013 at 12:31

    acho que a toyota ta mudando de mais,muito rapido,alem disso,prefiro o modelo atual,alem disso,desvaloriza demais o modelo atual.

  13. Milton Junior

    1 de fevereiro de 2013 at 21:29

    Porque carro bom, tem que ser feio e continuar feio ? Tive três Corollas. O carro é bom, mas meus olhos estavam fechados para outras marcas. Mudei e não volto mais para a marca Toyota. Vide o feio e mal acabado Etios. Tá na hora da Toyota ter umas aulas com outros designers/studios. Fica pior ver os carros da marca na Europa e aqui insisterem nessas estruturas que me cansaram. Enfim se eles ouvissem os brasileiros … mas não !

  14. Mary

    5 de fevereiro de 2013 at 13:27

    Acho maravilhoso os carros da Toyota. O novo modelo se for assim tá muito bommmmmmmmmmmmm

  15. William

    23 de março de 2013 at 17:37

    Traseira Feia esperava uma lanterna mais bonita, tanto a Honda no civic e a Toyota no Corolla estão pecando nesse quesito. Esta parecendo a traseiro do novo Fiesta que esta ainda mais bonita que esse.

    Esse corolla brasileiro realmente virou um carro de aposentado.

    agora corolla de gente não se lança no Brasil.

    Dê uma olhada nesse link do corolla que será lançado nos Estados Unidos:
    http://carplace.virgula.uol.com.br/a-furia-do-nov

  16. Armando

    9 de abril de 2013 at 13:45

    O novo Corolla estará nas lojas em março do próximo ano.

  17. Antonio

    13 de maio de 2013 at 22:30

    É muito feio, estragaram o modelo campeão do 2009 a 2013… mecheram no que não precisava mecher…

  18. Ivan

    4 de junho de 2013 at 17:54

    Sou feliz com o meu 2005, imagina um novinho desses…

  19. Jorge Ronald

    5 de julho de 2013 at 23:09

    Esperava mais. Tomara que continue igual nos outros itens… confiabilidade, segurança, câmbio e motor.

  20. Perosa

    26 de novembro de 2013 at 20:19

    Faz lembrar o c 4 da citroen

  21. FERNANDO

    7 de dezembro de 2013 at 15:38

    O DURO DO MERCADO BRASILEIRO, É QUE NO MINIMO ESTE CARRO SERÁ 80 MIL O DE ENTRADA!!!

  22. joao

    14 de dezembro de 2013 at 0:45

    moço!!! o carro é bom… melhora essa painel aeeeee!!!

  23. COELHO

    15 de janeiro de 2014 at 21:38

    CARRO MESMO E O QUE ME LEVA E TRAZ, ESSE ME ATENDE. QUEM NÃO GOSTOU COMPRA UM MERCEDES BENS OK!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>