Nova tecnologia: Ford desenvolve fábrica virtual

A tecnologia esta realmente a favor da indústria automobilística. Buscando aumentar a eficiência em suas linhas de montagem, a Ford está desenvolvendo um simulador para otimizar a produção de novos modelos através de uma fábrica virtual.

A ideia da ferramenta é poder simular através do computador, com tecnologia 3D, o processo completo de uma linha de produção, possibilitando a melhoria na qualidade das atividades e a identificação de formas de cortar custos.

Além disso, a simulação permite à Ford testar a construção de um veículo antes de investir em recursos necessários a uma linha de produção real.

Uma das vantagens é permitir que as ações exigidas dos operadores de linha sejam analisadas por especialistas em ergonomia, que podem ajudar a eliminar posturas equivocadas e a otimizar aspectos individuais do processo de montagem.

Por Thiago Parísio / Fonte: Autohoje (Portugal)

Publicidade

7 Comments

  1. just_drive

    6 de agosto de 2012 at 13:53

    a Ford come quieto em relação a tecnologia. Mas ultimamente está investindo bastante na divulgação das "suas práticas"

  2. V8_sempre

    6 de agosto de 2012 at 15:14

    Hoje os carros já são projetados e são mais testados em ambiente virtual q real… Via softwares específicos que similam até desgates das peças…

    O que possibilitou que as montadoras reduzissem o tempo de desenvolvimento do carro… De em média 3 anos… Para até 1,5 anos !

    Considerando isso… Não me parece nada extraordinário similar uma produção !

    • Carlos

      7 de agosto de 2012 at 19:40

      Bom, o tema da matéria é fábrica virtual. Não estamos falando de testes ou projetos e sim de fabricação. Dessa forma, considero bem interessante uma simulação de produção, pelos mesmos motivos expostos no texto da notícia.

    • afonso200

      7 de agosto de 2012 at 23:46

      ja vi esse papel pelo Ford Pinto, dos anos 70, um dos 1° carros a fazer recall nos EUA… demorava 5 anos para lançar um veiculo nos EUA em 1970, e a ford lançou o Pinto com 2-3 anos………resultado, batia de qualquer maneira e explodia o tanque de gasosa…….foi um fiasco na epoca, talvez por causa do Pinto (satira)

  3. Wellington_L

    6 de agosto de 2012 at 18:49

  4. henriquemafra

    6 de agosto de 2012 at 19:13

    reparem no modelo que aparece na foto, não é novo eco, não é new fiesta, nem é ford ka…. seria um furo e nem percebemos?

  5. ADALBERTO OZELIM

    6 de agosto de 2012 at 19:53

    Torço para que essa tecnologia venha agilizar a Ford/Brasil em relação aos lançamentos, o novo Focus está com 2 anos de atraso em relação ao Norte Americano e ao Europeu ,

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>