Mitsubishi lança linha Pajero Dakar 2012 por R$ 147.990 – Duas novidades chegam em junho

Pajero Dakar HPE 2012 - Foto: Fábio Bustamente

A Mitsubishi está lançando a linha Pajero Dakar 2012. O modelo, produzido na fábrica de Catalão (GO), chega às concessionárias com o HPE (sigla de High Performance Equipment), pacote que adiciona novos equipamentos. O preço sugerido é de R$ 147.990. Veja os detalhes.

Pajero Dakar HPE 2012 - Foto: Fábio Bustamente

Entre os equipamentos de série estão sistema multimídia com GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com controle de áudio e piloto automático, sistema de tração Super Select 4WD, transmissão INVECS-II com Sports Mode, freio à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, terceira fileira com bancos embutíveis no assoalho com mais espaço para o porta-malas e ar-condicionado independente na terceira fileira.

O modelo ganha novos itens de série, como rodas de liga leve além do interior Premium Black, com bancos revestidos com uma combinação de couro e tecido na cor preta. No exterior, são sete cores: Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno e Preto Ônix.

O motor do Pajero Dakar HPE é diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, o qual entrega potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm.

O SUV tem câmbio automático INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. O sistema analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo.

O câmbio também pode ser operado pelo modo sequencial Sports Mode, no qual o motorista opta pela troca manual de marchas. O modelo também possui regulagem de altura para o banco do motorista, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva para acionamento do limpador do para-brisa dianteiro.

O Pajero Dakar HPE tem sistema de Tração Super Select 4WD com quatro modos distintos de seleção: 4×2, 4×4, 4×4 bloqueado e 4×4 bloqueado com reduzida. Com exceção da reduzida, é possível fazer a troca da tração com o veículo em movimento, rodando em velocidade de até 100 km/h. O sistema Super Select 4WD permite até 16 combinações de marcha e tração.

Pajero Dakar HPE 2012 - Foto: Sergio Chvaicer

Em termos de segurança, o modelo é equipado com airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas dianteiras com os sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) além das barras de proteção laterais nas quatro portas.

O conjunto dianteiro da suspensão é composto por braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já o traseiro possui suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais.

Pajero Dakar HPE - Foto: Wagner Malagrine

O veículo mede 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm, resultando em um excelente espaço interno.

O veículo vem equipado de série com o navegador GPS em 3D, em português, com mais de 1.250 cidades mapeadas. O moderno sistema multimídia Power Touch também traz itens como tela touchscreen de sete polegadas com entrada para CD, DVD e MP3 Player e entrada USB com interface para iPod, Bluetooth com viva-voz e rádio AM/FM.

Novidades a caminho

Em nota, a Mitsubishi informa que a linha Pajero Dakar ganha dois novos integrantes em junho.

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  • Fungo

    O que seriam esses dois novos integrantes?

    • Neto

      Acredito que um modelo com motorização V6 Flex, e outro mais básico como modelo de entrada.

    • H_Joe

      Modelos mais baratos para suprir a clientela da extinta Pajero Sport…

  • ccoala

    Muito caro, e desenho sem sal. Só no brasil mesmo um carro desses custar US$ 93.000,00 ….

  • Hugo

    Acho que são carros bons sim… ultra duráveis… porém a maioria que anda é pra usar o carro pra fazer compras… sendo assim é caro d+ e um visual de gosto duvidoso. Fora que não tem um espaço interno tão bom… e a suspensão pra mim não é nada confortável.

  • http://twitter.com/lfmendesrally @lfmendesrally

    Um carro deste preço só tem air bag duplo? Sério?

    • http://americatratores.blogspot.com Cristiano

      Mas foi justamente onde o meu olho bateu ao ler a reportagem. Parabéns pela percepção! Eu também não compraria. Por esse preço há coisa melhor mesmo que seja um crossover… eu não vivo na fazenda… então…

    • http://americatratores.blogspot.com Cristiano

      No Brasil esse povo discrimina as pessoas e ao ver que vendem um carro vistoso, consideram vendê-lo só pra ricos porque não gostam de vender pra pobres e assim preferem sacar 50.000 de uma família rica do que ganhar 10-20 mil sobre uma família de classe média enquanto nos EUA tal carro é para família de classe média. A classe média baixa americana tem direito a comprar carros que aqui só os milionários podem pagar.

      • lando

        vc tem problema cara!!!Essa coisa de rico e pobre…procure um psicologo.

  • Leon

    A briga é boa com a Hilux SW4. São dois ótimos carros, a Toyota em virtude da fama de resistente e a MIT pelo conhecido bom desempenho no 4×4 – acho que neste quesito ela é insuperável. Apesar de ter apenas 2 air bags, é bom lembrar a resistência que este carro tem em impactos (já vi gente destruindo Pajero e não sofrendo um só arranhão. Ela é muito segura).

    • fernando meier

      Me responda, pq a toyota cobra 20 mil reais a mais do que a bela Dakar?!

  • http://www.camaquente.com.br/ Jeff_Brown

    Nossa vinha da Tailândia, agora passaram a montar aqui no Brasil, e só reduem 5 mil reais???
    Tudo o que merecemos são menos que 3,5% de desconto??? E o tais 35% de importação, vai ficar de margem para bancar a 'montagem' no Brasil?
    Pior que isso só a CAOA com o old Tucson.

    • Mineiro

      Está passando da hora do Governo criar uma agência reguladora para fiscalizar a fabricação de veículos no Brasil e a imposição de margem de lucro exorbitante

    • LEO

      EXATO, CADE OS 35% DE DESCONTO DA IMPORTAÇAO?

    • JORGE LUIZ WOLKER

      Não tinha pensado nisso….o Jeff tem razão…se hoube a redução de 35% pela inexistência do tributo de importação, evidentemente o bem valeria 35% menos, a não ser que carro importado não agrege o IPI que é o imposto de produção, daí teríamos a diferença do 35% menos IPI e a diferença desses produtos seria o barateiamento do bem….se alguém souber disso me responda….

  • kitokar

    Desanimei quando lí: câmbio automático de 4 velocidades…
    Caramba, até o Honda CR-V (carrão, diga-se de passagem) que já tem anos de praia, conta com um câmbio automático de 5 velocidades.

  • Ricardo_89

    Nada a muito comentar!
    Porem a Pajero DAKAR é linda, mas o preço é muito alto, entre a DAKAR e a HILUX SW4, fico com a DAKAR
    mas no fim de tudo em resumo prefiro a minha TR4 hehehhhehe

  • @Felisbinobr

    Tenho uma Pajero Dakar com quase 80.000km, boa parte deles feitos em trilhas e estradas em péssimo estado de conservação. Poucos carros resistiriam ao que a minha Dakar vem passando. Como já disseram acima, no quesito 4×4 a Mitsubishi é imbatível. Não troco por outra. E o melhor é fazer trilhas e viagens longas dirigindo um carro confortável e extremamente seguro.

  • Marco_Reis

    Belo SUV, além de legítimo… Porém vem acompanhado de um balde de água fria quando se fala em somente 2 airbags. Apesar de ser tecnologicamente superior ( e muito ) à SW4, perde feio em outros quesitos se comparada a Discovery 3, a começar pelos 10 airbags….

  • Marco_Reis

    Esqueci o velho CUjuntinho, 2 airbags e cambio de quatro velocidades… A SW$ consegue ser ainda pior, ainda agrega um freio traseiro à tambor….

  • Sias

    Apertada mesmo, parece ser bem estreita também.

  • otimo carro

    otimo carro , tenho uma , e uma triton . nao tenho o que reclamar , super espacosa

  • Vitor

    e repara na 2a fileira, o cara teve que abraçar a mulher pra caberem os ombros

  • gegorges

    Não gosto nem desse nem de SW4, com o preço que custam da para comprar muita coisa melhor, Ex: Volvo Xc60… imcomparável. Mesmo pq em offroad 99,99% não usam mesmo. Abs.

    • Fabio

      Mas o custo com combustível (gasolina) no Volvo XC60, você não considera? Em tempos de gasolina com preço nas alturas, é de se considerar.

      • Matheus_P

        E o seguro de uma suv a diesel??

        • @Felisbinobr

          E o seguro de uma camionete importada com pouquíssimas revendas no país? Ainda fico com a nacional.

          • cesar

            prefiro uma doblô na relação custo benefício.
            O preço é um absurdo.

  • Conrado

    Esse carro tinha que ser no maximo R$ 99 mil

  • kaio

    Eles vão mudar tudo. Lançando a linha 2012 triton e dakar no primeiro semestre…. com certeza início do ano q vem tem alteração de algo ai!

  • ubirajara1000

    Que que é isso!
    Com quatro marchas é ridículo.
    Ainda mais que nem tem controle eletrônico de estabilidade (ESP), que impediria a Pajero de rodar em curvas.

  • Fabio

    Pra mim, Volvo é sinônimo de segurança; Toyota sinônimo de carro que não quebra; e Mitsubishi sinônimo de carro feito pra resistir qualquer tipo de trilha. São resistentes. E o carro é muito bonito. Quem dera ter dinheiro pra comprar um desse…

  • Matheus_P

    Cade o esp? E o ar digital? Tem CPU de bordo? Teto solar? Nossa!!! Por 150 paus…

  • Therion

    Câmbio de 4 velocidades?
    2 Airbags??

    Tosco hein?? Coisas de carros que custam a metade deste.

  • Elon Chaves

    Eu tenho uma DAKAR 2011 com 4000 rodados,, carro excepcional, o mias seguro que dirigi, a estabilidade em terra e curvas são assustadoras muito bom mesmo.
    Com espaço interno, itens de serie muito bons, enfim só troco esse carro por uma Pajero Full.

  • Vocoelho

    As japonesas vão rodar literalmente se não acompanharem a evolução que mercado Brasileiro exige. Por incrível
    q pareça, e a GM e a FORD que vão ditar as novas regras com veículos munidos de controle de estabilidade e bolsas infláveis frontal lateral e de cortina em seus veículos alem do cambio at Com 6 velocidades. Tanto para as camionetes como para carros baixos. Na questão preço, se elas repetirem a dose do exemplar cruze, será um sucesso tremendo. Só vai dar NI pôneis chupando dedo hehehe. Yes you can will coming.