CARPLACE

Medida inteligente: Toyota desenvolve sistema que permite troca de energia entre carro e casa

No interior do Brasil não é raro encontrarmos televisores alimentados por baterias de automóveis, afinal essa ainda é a única saída para aqueles que vivem em lugares sem rede de energia elétrica.

A situação acima de longe, muito longe, difere da realidade japonesa. É que a Toyota está desenvolvendo um sistema de troca de energia entre seu modelo Prius e uma casa.

A tecnologia, que utilizará somente veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in, funcionará como gerador em casos de apagão ou em períodos de oscilação da corrente elétrica.

Toyota Prius 2012

Trata-se de um conversor de corrente AC100 V capaz de transformar a energia armazenada na bateria do veículo em corrente alternada, adequada ao uso doméstico. O fluxo entre o carro e a residência será regulado através de um suporte de carga.

A montadora explicou que as baterias poderão ser recarregadas à noite, quando as tarifas de eletricidade são mais baratas. Depois é só usar a carga para fornecer energia à casa durante o dia, quando as taxas são mais elevadas. O equipamento será controlado automaticamente por meio de um sistema de gestão de energia em casa – HEMS.

Os testes com o sistema V2H ocorrerão ainda este ano. A Toyota estima que a energia contida nas baterias de um Prius totalmente carregado possa alimentar uma família média japonesa durante quatro dias.

Por Michelle Sá / Fonte: Auto Hoje

Publicidade

5 comentários

  1. Brazuca

    10 de junho de 2012 at 9:20

    A Toyota sai na frente quando o assunto são híbridos e energia elétrica. Foi a primeira a lançar um carro híbrido (antes havia muitos carros elétricos, mas nenhum que tirasse a eletricidade da gasolina) e agora é a primeira a lançar um carro-gerador. Para o Japão, onde as pessoas podem ficar dias sem energia elétrica (devido a tsunamis, terremotos, furacões, etc.), é uma excelente ideia.

  2. sou da paz

    10 de junho de 2012 at 20:38

    toyota saiu na frente de novo,fa boys tao nervosos

    • saosao

      11 de junho de 2012 at 21:13

      E ainda dizem que Toyota não inova…

  3. Wellington_L

    11 de junho de 2012 at 3:19

    Ideia simples e promissora esta de usar o automóvel como um no-break gigante…, não é?

  4. cheirapo

    19 de junho de 2012 at 1:07

    A toyota tambem fabrica casas no japao. Esse sistema criado pela toyota chama-se Smart House, onde a casa abastece o veiculo com a energia solar e, quando nao tem energia na casa, aproveita-se a energia da bateria do carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>