Lucro global da Ford em 2012 supera US$ 5 bi

O ano de 2012 foi extremamente positivo para a Ford. O grupo norte-americano anunciou um faturamento de US$ 134,3 bilhões em suas operações globais – o equivalente, por exemplo, ao PIB de um país como a Hungria – e um lucro de US$ 5,67 bi.

Deste resultado, US$ 1,6 bi foram conquistados apenas no último trimestre, em que pese uma perda de US$ 732 milhões na Europa em virtude da crise econômica que assola o Velho Continente, com queda nas vendas e elevação de custos operacionais.

A expectativa da Ford é de que 2013 seja ainda pior na região, embora o processo de reestruturação operacional que vem sendo operado pela marca preveja resultados positivos a partir de 2013.

Por Thiago Parísio / Fonte: ES Autoblog

Publicidade

25 Comments

  1. MESTRE

    29 de janeiro de 2013 at 18:05

    Isso porque como alguns ridículos dizem que a Ford é FABRIQUETA. Grande é a montadora que esses ridículos torcem como se fosse sua esposa, filho ou algum parente próximo.

  2. JoaoPaulo110

    29 de janeiro de 2013 at 18:27

    Lucro muito bom e a Zoropa parece que ainda vai demorar muito para sair da crise.

    • V8_sempre

      29 de janeiro de 2013 at 19:04

      Principalmente ao imaginar que a montadora saiu da crise sozinha ! E realmente… Se a FORD, com ótimas vendas por lá… Está assim ! Imagine as outras?

      Mas me parece que o lucro na Am. Latina da Ford foi pequeno ou até nulo… Vide notícia que vi alguns meses atras !

      Compatriota GM tbem parece muito feliz… Anunciou que irá investir US$ 3 bilhões apenas nos EUA !!!

      • what

        29 de janeiro de 2013 at 21:32

        sozinha? tem que agradecer muito ao OBAMA, se liga aí ein amigo…

        • Jeff_Brown

          29 de janeiro de 2013 at 22:22

          Nem tanto cara, a Ford não teve intervenção como houve na GM e na Chrysler que depois de saneada foi dada para a Fiat. De qualquer modo, tanto GM quanto Chrysler honraram o pagamento da ajuda de Obama.

          • V8_sempre

            30 de janeiro de 2013 at 0:19

            As dívidas da Chrysler não foram saneadas… Foi transferidas para a FIAT !

          • Natã

            30 de janeiro de 2013 at 10:42

            eh…não seria SANADAS ao invés de saneadas?

          • DiMais

            30 de janeiro de 2013 at 20:40

            é porque a dívida saiu do poder público e voltou pra iniciativa PRIVADA! haha

        • V8_sempre

          30 de janeiro de 2013 at 0:15

          Apenas GM e Chrysler tiveram uma senhora real ajuda do governo !

          Sabem qto a REDE GLOBO LUCROU EM 2012 ???

          De um faturamente bruto de 12 bilhões de reais… Lucro líquido de 2,5 bilhões !!!

          RECORD teve faturamento bruto de 3,5 bilhões (líquido não divulgado, segundo site F5)!

        • Carlos

          31 de janeiro de 2013 at 19:06

          Po, amigo, você tá confundindo. A Ford não recebeu ajuda do governo americano. Foi a única das três que se virou sozinha.

  3. jcmarra

    29 de janeiro de 2013 at 18:28

    Brincadeira em!! Ai você pega esse valor do lucro e divide por a quantidade de pessoas do grupo. É muuuuito dinheiro cara!! risos..

    • Renan_Wolf

      29 de janeiro de 2013 at 19:16

      Grupo ? a Ford é controlada pela Familia Ford…. rsrsrsrs Vai tudo para alguns manda chuvas.

    • V8_sempre

      30 de janeiro de 2013 at 0:27

      Vc não tão achando que empresas desse porte teriam lucro parecido com o padeiro lá da esquina, né?

      Mas é bom pra entenderem… Em como vale a pena valorizar, investir e até salvar grandes empresas nacionais… O que não fizeram no caso da GURGEL, por exemplo… Além de muitas outras !!!

      A grana poderia ao menos, ficar no Brasil !

  4. kitokar

    29 de janeiro de 2013 at 18:32

    Essa notícia é para nos encher de orgulho ou revolta?
    Afinal, grande parte desse lucro veio dos carros comercializados no Brasil a preços exorbitantes…

    • V8_sempre

      29 de janeiro de 2013 at 18:59

      Revolvante amigo!

      Ford e as outras montadoras… Muitas, q demoraram mais 100 anos para chegar onde estão…. Tem que fabricar carros de graça para o mundo todo !!! kkk

      E se não tiverem até US$ 1 bilhão (Valor que a HYUNDAI diz que gastou para fazer apenas o novo AZERA)… E não lançarem novos modelos… A gente xinga tbem !

  5. V8_sempre

    29 de janeiro de 2013 at 19:05

    Ja divulgaram um ranking mundial por aí… Embora esqueceram de dizer a fonte !

    TOYOTA voltou ao 1o lugar (Graças a recuperação das vendas no Japão)… GM caiu para 2o… Seguida de perto da VW !!

  6. ADALBERTO OZELIM

    29 de janeiro de 2013 at 21:09

    A Ford sempre me chamou atenção , primeiro pelo pioneirismo do gênio Henry Ford , que revolucionou a indústria automotiva da época com duas brilhantes idéias , a mais conhecida foi a implantação da linha de montagem baixando muito o custo da unidade produzida diminuindo o custo para o consumidor final , e segunda atitude foi aumentar os salários de seus trabalhadores , para que eles tivessem condições de comprar os próprios carros que fabricavam , o resultado foi que o preço do Modelo T – que era em 1909 – US$ 850,00 baixou para US$ 260,00 em 1920 – foram vendidos mais de 15 milhões de unidades durante os anos que foi produzido .Outro grande sucesso da Ford foi o Mustang , que já vem sendo produzido e remodelado desde 1964 .
    Sou fã da Ford desde adolescente , e por isso fico muito chateado pelo descaso que a montadora tem com o mercado Brasileiro , tenho um Focus 2,0 sedã ghia 2010 , é um carro excepcional , muito do que o modelo tem como de série , até hoje outras montadoras não disponibilizam em seus modelos ou cobram como opcional , este modelo já foi remodelado a mais de 2 anos no resto do mundo , ´´ e nada de ser lançado aqui no Brasil ´´ ,

  7. Jeff_Brown

    29 de janeiro de 2013 at 22:24

    Dos 2,4 bilhões de dólares que as montadoras instaladas aqui enviaram para as matrizes em 2012….
    Quanto será que a Ford Brasil contribuiu???
    Vale lembrar que em 2011, o repasse para o exterior foi o dobro.

    • V8_sempre

      30 de janeiro de 2013 at 0:26

      Vc pode ter uma idéia pela porcentagem de mercado que a Ford tem no país… heheh !

      Apenas a REDE GLOBO lucrou 2,5 bilhões de reais no Brasil !

      Mesmo com quedas generosas na audiência pela concorrência da internet e tv a cabo…

      De repente, parece mais negócio fazer TV, não ?? kkkkk

      • ADALBERTO OZELIM

        30 de janeiro de 2013 at 6:32

        Isso é porque a Globo tem uma audiência tão grande que quase todas as verbas publicitárias vão para o seus canais , O monopólio da rede é enorme , na maioria dos países a audiência se divide , essa concentração é muito ruim para nosso país , pois temos um povo infelizmente com pouca ou nenhuma educação, e fica a merce do controle que a Globo tem sobre a opinião pública , ditando modismos , idéias , e influindo em muito no pensamento dos eleitores , tanto que os poderes ficam na mão dos ´´donos´´ da rede , que podem fazer o nome de qualquer pessoa para o bem ou para o mal , dependendo da conveniência .No caso da indústria automobilística por exemplo , a Globo nunca vai ser contra quem te dá uma grande verba em publicidade , por isso que para nos informar de maneira isenta , precisamos de nos recorrer a internet , Prestem atenção que as palavras INTERNET , YouTube , Facebook , nunca são ditas em nenhum programa da emissora, isso porque são os seus maiores concorrentes, pois nesses meios de comunicação nós podemos escolher o que ver e todos podem dar sua opinião ´´sem passar passar pelo crivo, de interesses´´ da rede!

  8. MESTRE

    30 de janeiro de 2013 at 13:58

    Onde estão os "fieteiros" pra chamar a Ford de fabriqueta?

  9. henrique

    30 de janeiro de 2013 at 14:15

    aqui no brasil mesmo a melhor picape é ford a RANGER

  10. BlueGopher

    30 de janeiro de 2013 at 15:13

    Lucro só de 4,22%?
    Mau negócio fazer carros.

    • DiMais

      30 de janeiro de 2013 at 20:43

      as despesas operacionais de qualquer indústria são altas, além do mais, como a própria matéria salienta aqui foi pesado o prejuízo do braço europeu do grupo, que caso não tivesse em crise teria um lucro ainda maior que esse!

  11. Anderson

    30 de janeiro de 2013 at 23:45

    Bom o lucro dela é bom sim. Mas se você observar a tabelas de vendas, se a FORD não abrir os olhos ela vai dançar e perder a 4ª colocação no Brasil. E não pra Renault não. Pra mim a Hyundai é a adversária a ser contida. Porquê o HB20 já é um sucesso. O HB20s também promete (na minha opnião) já colocar a Hyundai entre as 5 mais fortes já esse ano tirando a Renault do seu posto. Os lançamentos da Renault não serão suficientes pra conter o avanço da Hyundai com essa familia HB20. A FORD que não melhora o preço desse "New Fiesta' e que não coloca um compacto de vendas acima de 10 mil unidades, que ela vai ver o B.O. Vai ter que vir com uma familia Ka nova e muito forte, porquê a briga vai ser boa numa faixa que há muito tempo tava morta (4ª a 6ª colocados). Se o lucro dela é todo esse ai mesmo… ela vai ter que colocar esse dinheiro de volta para aumentar seus numeros de vendas que a Hyundai tá sedenta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>