CARPLACE

Lançamento: Novo Honda CR-V 2012 chega por R$ 84.700 – Confira todos os detalhes

Novo Honda CR-V 2012

O Novo Honda CR-V 2012 já está presente no Brasil. Sua quarta geração chega à rede de concessionárias com novo visual, com novo pacote tecnológico, opção de transmissão manual e preços a partir de R$ 84.700. Veja todos os detalhes, itens de série e tabela de preços completa.

Novo Honda CR-V 2012

Clique nas imagens para ver em alta resolução.

O Honda CR-V vem com todo o pacote tecnológico que também passou a fazer parte da 9ª geração do Honda Civic, lançado no início deste ano no país. O grande atrativo da nova geração é o i-MID (intelligent Multi-Information Display), uma central inteligente que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Assim como o sedã, o CR-V também recebe o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.

Novo Honda CR-V 2012

A partir deste ano, o Honda CR-V também recebeu mais uma opção em sua linha. Até então, o modelo era comercializado com a transmissão automática em suas duas versões (LX e EXL). A partir de agora, o crossover importado do México oferecerá um modelo com transmissão manual para a versão de entrada, a LX.

Novo Honda CR-V

Além disso, novos itens de segurança incluídos na versão EXL, como os sistemas MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade do veículo, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal, estão entre as evoluções do CR-V.

Novo Honda CR-V 2012

Sistema i-MID – Veja abaixo o detalhamento das funções

Computador de bordo

Nesse espaço, o condutor tem acesso aos hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa do lado esquerdo da parte inferior; relógio do lado direito da parte inferior; consumo médio de combustível com duas possíveis leituras, A e B, apresentadas no mesmo campo, e autonomia, que é apresentada em alcance. O computador de bordo também conta com o medidor do consumo instantâneo.

Sistema de áudio

As seguintes funções do sistema de áudio são apresentadas por meio do i-MID: rádio, CD ou USB; frequência da estação de rádio sintonizada; nome da rádio, música, imagem do álbum e número da faixa, entre outros detalhes.

Customização de funções

Diversas customizações ou personalizações do veículo são possíveis por meio da central i-MID. É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. Os controles do lado esquerdo do volante permitem a navegação pelas funções e a escolha dentre as opções. A navegação é simples e intuitiva. Uma foto ou imagem pode ser inserida na central. Basta conectar um PEN DRIVE com fotos na entrada USB.

Mensagens de alerta

Todas as mensagens de alerta têm prioridade de exibição e são mostradas imediatamente no instante da ocorrência. No entanto, uma vez exibida, o condutor pode alternar as telas normalmente sem que o aviso seja perdido. O i-MID é também capaz de emitir alerta toda vez que existir uma falha nos sistemas.

Novo Honda CR-V 2012
Função Econ

Assim como o Civic 2012, o modelo vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático. Vale ressaltar que o Honda CR-V preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON. Veja o que acontece quando se aciona a função ECON.

FUNCIONAMENTO DO MODO ECON

1. Controle eletrônico da injeção de combustível

Quando o condutor solicita o máximo de desempenho através do pedal do acelerador (pisa fundo), o sistema, que tem acelerador eletrônico, atende imediatamente. Com a função ECON ativada, há um controle na abertura da borboleta de aceleração e consequentemente na resposta à solicitação, tornando o veículo mais econômico. O veículo vai atingir a velocidade desejada, porém em um tempo um pouco maior.

2. Ar condicionado

Em ajuste automático, o sistema de ar condicionado muda a proporção de ar externo e recirculado de acordo com a situação. Quando a função ECON está ativada, 70% do ar vem da recirculação para reduzir a carga do sistema. A função ECON também reduz a velocidade do ventilador, diminuindo a demanda elétrica.

3. Cruise control (piloto automático)

A função ECON interfere no funcionamento do piloto automático, limitando a aceleração para atingir a velocidade programada no caso de retomada de velocidade, assim o veículo chega à velocidade desejada de forma mais suave. Esta limitação da aceleração visa economizar combustível e pode causar variações da velocidade em aclives.

Painel de Instrumentos

4. Painel de Instrumentos

Para auxiliar o motorista a economizar durante a condução, um medidor de consumo instantâneo de combustível foi adicionado ao lado direito do velocímetro. E para auxiliar ainda mais o motorista a visualizar a eficiência no consumo de combustível foram criadas barras laterais ao velocímetro digital, que alteram suas cores à medida que o veículo é conduzido. A coloração varia do branco até ficar verde, que indica a condução mais econômica.

Novo Honda CR-V - Navegador

Navegador (GPS)

A nova geração geração do Honda CR-V vem equipada com Navegador ou GPS (Global Position System) com tela de 6,5 polegadas colorida e com sistema do tipo touch screen (tela sensível ao toque dos dedos). Assim como no sedã, o sistema utiliza, de forma integrada, as duas telas de LCD.

Sistema HFT (Hands Free Telephone) / Bluetooth

A versão topo de linha do Honda CR-V, a EXL, conta com conexão Bluetooth que permite atender e realizar chamadas sem a necessidade do manuseio do celular ou mesmo tirar as mãos do volante. Além das funções de discagem e atendimento, existe também a função comando de voz para fazer ligações. O sistema permite configurar até seis aparelhos celulares. No entanto, somente um pode ser utilizado por vez. Após a configuração do aparelho de telefone celular junto à tecnologia Bluetooth, toda a operação pode ser feita na tela da central multimídia ou por meio dos botões no volante de direção.

Câmera de ré

A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões do novo Honda CR-V. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras. Nas versões LX AT e LX MT, a imagem aparece no i-MID, assim que a marcha à ré é engatada. Na versão EXL, a visualização ocorre na tela do GPS.

Novo Honda CR-V 2012

VISUAL

As novidades visuais do Novo Honda CR-V contemplam nova grade frontal que traz linhas expressivas que integram capô, para-choque e farol. A parte traseira também mudou e suas lanternas maiores e invadem a tampa do porta-malas.

Novo Honda CR-V 2012

No teto, o modelo conta com um trilho que é produzido em policarbonato resistente e tem dois pontos para fixação de barras transversais (versão EXL). As rodas de 17 polegadas também ganharam um desenho novo enquanto as maçanetas externas e friso ao redor da grade têm acabamento cromado.

ACABAMENTO INTERNO

Assim como o novo Honda Civic, o Honda CR-V teve seu projeto baseado no total controle pelo motorista. Todos os comandos são de fácil acesso ao menor esforço do condutor e a maior parte deles está no próprio volante de direção.

Por isso, o painel foi unificado ao novo console central e passa a contar com duas telas de LCD. O volante possui ajustes de altura e de profundidade.

O porta-malas maior é uma das novidades dessa geração. Sua capacidade é de 589 litros com os bancos na posição normal e preenchimento do espaço até a altura dos vidros (na geração anterior, eram 556 litros). Com o rebatimento dos assentos traseiros, que deixa o piso de carga praticamente plano ao dobrar os banco, o porta-malas tem capacidade para 1.146 litros (até a altura do vidro traseiro).

O sistema de som da versão EXL possui entrada auxiliar para conexão USB para MP3 Player e iPod. Além disso, tem sistema CD Changer para seis discos, subwoofer e tweeter. Já a versão LX é comercializada com CD Player com leitor MP3 e WMA. Outro detalhe é o ar-condicionado automático digital dual-zone, que possui ajustes de temperatura para motorista e passageiros separadamente e é comercializado apenas na versão EXL.

A versão EXL ainda conta com teto solar elétrico, sensor de chuva, acabamento do volante e bancos em couro. O modelo LX tem acabamento nos bancos em tecido.

Outra evolução nesta nova geração é o controle remoto da chave, que tem a função de abrir e fechar as janelas (ambas as versões) e o teto solar (EXL). Os vidros elétricos de todas as versões também passam a contar com a função “one-touch”, sistema em que é necessário dar apenas um toque para que a janela desça ou suba até o fim do curso, sem deixar a segurança de lado, pois o conjunto conta com o sistema de anti-esmagamento.

Conjunto mecânico

O Honda CR-V é equipado com o propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC que agora passa a desenvolver 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.300 rpm. Para 2012, a versão LX ganha um modelo com transmissão manual de seis velocidades.

A transmissão automática de cinco velocidades é oferecida nas duas versões (LX e EXL). Esta transmissão conta com o Grade Logic Control, sistema que identifica automaticamente a situação que o veículo se encontra (aclive, declive ou plano), determina a marcha adequada para aquele tipo de condição, melhora ainda mais o desempenho e evita as trocas desnecessárias de marchas.

ITENS DE SEGURANÇA

A linha 2012 do CR-V recebeu o sistema HSA (Hill Start Assist), o qual auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal.

Na versão LX, o modelo conta com duplo airbag, enquanto na versão EXL são seis  (frontal, lateral e cortina). O airbag lateral da versão EXL conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos.

Ambas versões também são equipadas com cintos dianteiros com pré-tensionadores. Freios ABS com EBD. Na versão EXL, o modelo traz brake-light com iluminação em led e para-choques com refletores.

O Honda CR-V vem equipado com suspensão independente nas quatro rodas. Na dianteira, é do tipo McPherson e na traseira vem equipada com o sistema Double Wishbone.

Novo Honda CR-V 2012

Preços do Novo Honda CR-V

Honda CR-V LX 2.0 4×2 MT – R$ 84.700
Honda CR-V LX 2.0 4×2 AT - R$ 87.900
Honda CR-V EXL 2.0 4×4 AT – R$ 103.200

A garantia é de três anos sem limite de quilometragem e as cores disponíveis são Preto Cristal, Cinza Titanium, Cinza Paladium, Prata Metálico e Branco Tafetá.

Fonte: Divulgação Honda

Publicidade

136 comentários

  1. leonel bertoldi

    22 de maio de 2012 at 19:32

    estou na duvida depois de ler estes comentarios sobre crv 2012 porque tantos falam mal deste carro? sera que nao vou me arrepender se comprar um crv?Honda voceis deveriam de ter colocado pelo menos o motor 2.4 , pensem nesta ipotese.

  2. extucson

    6 de junho de 2012 at 19:19

    A honda baixou o preço: a versão LX 4×2 automática tá por R$86.915,00 – é pegar ou pegar!

  3. Gustavo Ribeiro

    8 de junho de 2012 at 20:50

    Comprei uma hoje, EXL Top 4×4 AWD, show de bola o carro.
    Sportage? IX 35? Haha! lata de sardinha! Não dá nem pra comparar! Eu estava em dúvida, fiz o test-drive e nem voltei mais na KIA.
    Metade das pessoas que aqui comentam nunca entraram no carro nem fizeram o test-drive da mesma.
    Resumo o carro em 3 adjetivos: conforto, espaço interno e design.
    Em tempo: o tão mal-falado motor de 155cv e 19,9mKgf de torque não faz feio de jeito nenhum em trânsito urbano. Ao contrário do que alguns ignorantes aqui dizem o 0 a 100Km/h é de 11,9seg (Fonte: Revista 4 rodas).

    • 3ic

      13 de junho de 2012 at 16:41

      confio na revista 4 rodas como acredito em duende.
      A mesma revista que logiou o corrosivo j3;
      A mesma revista que garantiu que o vagaroster tinha 140 cv…

  4. Paulo R. Villatore

    15 de junho de 2012 at 18:29

    Com base em todas as opiniões que li até hoje, não tenho dúvidas, vou comprar a CRV..

  5. ELIZABETH

    22 de junho de 2012 at 17:26

    Meu Deus o que comprar…. ASX SPORTAGE IX35 CRV, TO EM DÚVIDA………………….

  6. Marcelo

    4 de julho de 2012 at 20:10

    Honda eh Honda…. Desculpe quem só está acostumado com carro popular…. Rs

  7. Antonio

    9 de julho de 2012 at 19:27

    Comprei uma ELX 4×4. pegarei amanha. Fiz test drive na sportge e tambem no IX35. Nao tive duvidas. Dirigir a CRV foi como dirigir um Sedan. A suspensao eh espetacular. O design, acabameno e conforto sao espetaculares . Estou certo que irei gostar muito do carro. Como muito disseram neste forum.. Honda eh Honda.!!!!

  8. Paulo R Villatore

    19 de julho de 2012 at 20:38

    Vou comprar a CRV somente pelo histórico da Honda. Sei que dificilmente irei me arrepender., ou seja Honda é Honda…………..

  9. Giordano

    29 de outubro de 2012 at 12:59

    Comprei um 2012….com um agio do %$#@…mas nao me arrependo….fiz test drives em ix35, sportage, captiva e ASX…..nem de longe eles tem o conforto e o conjunto do CR-V….o motor nao é um primor de ppotencia mas p o tipo de carro q o CR-V é ele nao esta ruim….tem um bom desempenho sim, consegue chegar e manter 140km/h facil…acho q a grande maioria q comenta nao andou em todos os concorrentes…e depois quem quiser desempenho matador arrisquem comprar um peugeot 3008….eu nao arrisco…!!!

  10. Franco

    29 de agosto de 2013 at 23:52

    Acabei de trocar minha Hilux SRV 2007 (muito conservada) no Crv 2009 pois estava precisando levantar uma grana. De imediato senti falta do motorzão diesel da Hilux, mas sei que é questão de tempo para acostumar pois o CRV é muito bom, acredito na marca Honda e estou gostando dessa SUV, muito sofisticada. Minha familia esta curtindo bastante, olha que somos veteranos com pickup. Recomendo para familia, não recomendo para plyboizinhos em busca de fortes emoções.

  11. Elizeu

    6 de junho de 2014 at 14:17

    eu tenho um roda cr-v é um belo carro, muito conforto ou seja ronda é ronda
    elizeu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>