CARPLACE

INMETRO divulga ranking de consumo de combustível de veículos no Brasil – Veja os mais econômicos

O Inmetro divulgou nesta sexta-feira (11) o ranking 2010 que indica o consumo de combustível de veículos comercializados nos país. A lista traz a avaliação de apenas seis marcas e 35 modelos, sendo 67 versões diferentes. Curiosamente algumas marcas nem foram citadas no documento, caso da Ford, Chevrolet, Hyundai e outras. Confira os modelos classificados como mais econômicos no Brasil.

Para atribuir as notas de A a E, onde A indica o mais econômico e o E o com maior consumo, o Inmetro dividiu os modelos nas categorias subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de carro de passeio.

Para ver a lista completa de todos os modelos avaliados até o momento, clique aqui

Confira abaixo os carros que tiveram nota A em suas respectivas categorias:

Fiat Mille Fire Economy 1.0
- Cidade com Etanol (álcool): 8,8 km/litro
- Cidade com Gasolina: 12,4 km/litro
- Estrada com Etanol (álcool): 9,9 km/litro
- Estrada com Gasolina: 14,6 km/litro

Honda Fit 1.4 manual
- Cidade com Etanol (álcool): 7,6 km/litro
- Cidade com Gasolina: 11,4 km/litro
- Estrada com Etanol (álcool): 8,7 km/litro
- Estrada com Gasolina: 13,2 km/litro

Volkswagen Gol 1.0
- Cidade com Etanol (álcool): 7,4 km/litro
- Cidade com Gasolina: 10,8 km/litro
- Estrada com Etanol (álcool): 9,5 km/litro
- Estrada com Gasolina: 14,1 km/litro

Polo BlueMotion 1.6
- Cidade com Etanol (álcool): 7,4 km/litro
- Cidade com Gasolina: 10,7 km/litro
- Estrada com Etanol (álcool): 10,5 km/litro
- Estrada com Gasolina: 15,0 km/litro

Honda Civic 1.8 manual
- Cidade com Etanol (álcool): 7,2 km/litro
- Cidade com Gasolina: 10,2 km/litro
- Estrada com Etanol (álcool): 9,7 km/litro
- Estrada com Gasolina: 14,1 km/litro

Honda Civic 1.8 automático
- Cidade com Etanol (álcool): 6,5 km/litro
- Cidade com Gasolina: 10,6 km/litro
- Estrada com Etanol (álcool): 8,6 km/litro
- Estrada com Gasolina: 13,9 km/litro

Kia Picanto 1.0 Manual
- Cidade com Gasolina: 12,4 km/litro
- Estrada com Gasolina: 14,8 km/litro

Kia Picanto 1.0 Automático
- Cidade com Gasolina: 12,1 km/litro
- Estrada com Gasolina: 14,7 km/litro

Kia Cerato 1.6 manual
- Cidade com Gasolina: 10,1 km/litro
- Estrada com Gasolina: 14,0 km/litro

Kia Cerato 1.6 automático
- Cidade com Gasolina: 9,8 km/litro
- Estrada com Gasolina: 13,8 km/litro

Veja a lista completa do Inmetro com todos os modelos avaliados até o momento

Publicidade

50 comentários

  1. wilson

    11 de dezembro de 2009 at 17:20

    nossa, comprei recentemete um new civic, to achando q bebe demais…

    porem qndo acende a luz da reserva, so pega 37-38 litros… achei muito estranho!

    se realmente o tranque eh tao pequeno e a reserva eh tao grande… ele esta fazendo + de 10km/l na cidade…

    estava acostumado com um gol power 1.6 G5 comprado 0km que fazia 740km/tanque na cidade talvez seja o costume!

    o que esta faltando na lista e o toyota corolla, temos um aqui em casa com cambio manual, ele faz de 14km/l a 15km/l.

    abraco!

    • clewerson

      18 de abril de 2012 at 20:53

      dou meu new civic e mais a diferença no Honda civic do inmetro …pq tenho um 2008 flex qnunca na vida util dele fez essa medida e meu pai tem um 2011 manual q tb nao faz isso kerosaber como faz esse magica

      • Rodrigo

        4 de dezembro de 2013 at 23:30

        O meu faz essa média, basta andar na boa. A maioria das pessoas pega um civic, que tem esse design esportivo, e quer sentar o pé, esperando ter consumo de 1.0; ou você senta o pé ou tem consumo razoável, as duas coisas não dá….

    • Vanzinho

      24 de dezembro de 2012 at 23:06

      Meu Punto 1.4 esta fazendo 12/l na cidade e 15l na BR com gasolina sem batizo

  2. GUSTAVO

    11 de dezembro de 2009 at 17:00

    nao foram citadas pq so vai até letra E, GM teria q ter classificacao no alfabeto todo

  3. Axpower

    11 de dezembro de 2009 at 17:03

    Cadê o Celta, o Ka, Palio, Siena, Classic, Prisma, Voyage. Eles deveriam ter testado mais modelos populares. O Picanto e o Cerato tem vendas insignificantes perto desses veículos.

  4. JDFortuna

    11 de dezembro de 2009 at 17:05

    Quase ninguém aderiu. Lamentável.

  5. Marcelo

    11 de dezembro de 2009 at 17:22

    Nao foram citados pq as marcas nao cederam carros para os teste. Não são obrigatórios , ainda, faz quem quer

  6. ricardo78scs

    11 de dezembro de 2009 at 17:28

    “GUSTAVO disse,

    Enviado em dezembro 11, 2009 @ 5:00 pm

    nao foram citadas pq so vai até letra E, GM teria q ter classificacao no alfabeto todo”

    O dia do palhaço foi ontem Sr. Gustavo, se não me engano…

    Pelo menos quanto ao Celta, posso garantir que com álcool, na cidade, faz 9,5 Km/l… Se o Gol faz apenas 7,4 algo está errado.

  7. Raimundo

    11 de dezembro de 2009 at 17:50

    Sinceramente,

    nao boto muita fe nesses testes, pois o consumo de veiculo depende de varios fatores como a forma de dirigir do motorista, as condicoes de tempo, piso, calibracao de pneus, ambiente onde eh testado, se esta com ar ou sem ar ligado e o quanto este consome de potencia do motor, qualidade do combustivel…. As fabricas, por sua vez, tende a fazer testes mais fechados onde as condicoes ideais sao mais favoraveis podendo iludir situacoes do dia a dia.

    Em suma, o maximo q se consegue eh uma media q pode nao dizer muito sobre a real situacao do veiculo.

  8. Rafael

    11 de dezembro de 2009 at 18:20

    Essa questão de consumo é relativa: vai do combustvível que se usa, da maneira que se dirige, do transito enfrentado e no caso de estrada, da velocidade que se trafega, se há trechos de serra, muitas ultrapassagens. Tudo isso influencia no consumo. Dificilmente se consegue uma mesma média no mesmo trajeto, mesmo utilizando-se do mesmo combustível (abastecendo no mesmo posto). Logicamente dá para se ter uma idéia do consumo, mas eu acho que não se pode generalizar…

  9. Daniel Zanella

    11 de dezembro de 2009 at 18:27

    INMETRO divulga ranking de consumo de combustível de veículos no Brasil – Veja os mais econômicos http://bit.ly/52GaHr

  10. Antonio Sérgio

    11 de dezembro de 2009 at 18:50

    Faltou o Azera.

  11. bruno

    11 de dezembro de 2009 at 19:24

    também concordo… meu gol power 1.6 hoje mesmo fez 16 km/l na estrada quando eu fui surfar… devagarinho de quinta marcha, a uns 80 km/h.
    Achei esse teste muito estranho… ele com etanol faz fácil 10 km/l na estrada… muito fajuto esses testes.

  12. Péricles

    11 de dezembro de 2009 at 19:38

    O INMETRO deveria divulgar sobre que condições consegue esse feito…. pelo visto deve ser em Brasília e o carro deve ter um bloqueador para não passar de 2000rpm.

  13. FernandoO

    11 de dezembro de 2009 at 19:52

    nem levem em consideração….as médias variam muito, porque depende de muitos fatores (comportamento do motorista, estado do veiculo, regulagens, temperatura, qualidade da gasolina, etc, etc, etc,)

    Para mim tá furado, meu FIT faz mais que o citado acima, com Gasolina

  14. Kaleb Aurich

    11 de dezembro de 2009 at 20:01

    Se cada estrada é uma estrada, se cada motorista é um motorista, se cada condição é uma condição, então pq querem que o resultado saia exatamente igual ao modo como usam? Fora q tem carro regulado, outros não tão cuidados, cada mínima coisa influencia…

    O que o teste tenta mostrar são veículos em condições rigorosamente iguais. E existem modos para diferenciar isso. Indicador real e nominal, o que eles classificam não é o que acontece literalmente devido aos diversos fatores citados acima. Se fosse assim teria q fazer um teste para cada motorista só pra começar a chegar perto da realidade. Isso é apenas um referencial teórico, entendam.

    E se o carro não participou provavelmente foi pq a empresa não aderiu voluntariamente. Tds sabem q elas gostam de medir várias vezes e pegar o melhor resultado. Se um carro varia entre 5 e 10 km/l num teste, sendo q em alguma hora alcançou 15 km/l eles vão querer anunciar 15.

    Vamos dar crédito ao Inmetro, por favor né?

  15. Dionizio Montisolli

    11 de dezembro de 2009 at 20:11

    Gente essa é a média que cada carro faz. Isso não é um teste 100% verdadeiro e exato!. Uma vergonha muitas montadoras não aderirem, isso prova que tem carro que não faz a kilometragem especificada pela empresa!!. Lamentável!!.

  16. Maguire

    11 de dezembro de 2009 at 20:20

    Vendo os números de consumo de um carro como o Polo BlueMotion, fico pensando como alguém pode criticar tanto os motores da GM…

    Um carro feito para ser símbolo da economia de combustível tem o mesmo consumo de meu antigo astra 2005 flex que NO ÁLCOOL fazia 7 km/litro na cidade e 10km/litro na estrada…

    Polo BlueMotion 1.6
    - Cidade com Etanol (álcool): 7,4 km/litro
    - Cidade com Gasolina: 10,7 km/litro
    - Estrada com Etanol (álcool): 10,5 km/litro
    - Estrada com Gasolina: 15,0 km/litro

    No Álcool o mille economy faz 8,8 km/litro na cidade. Uma péssima marca para outro carro que tem economy até no nome. Com um motor 1.0 no álcool deveria fazer uns 10 km/litro, no mínimo, na cidade.

    Enfim, por mais que esperneiem e defendam esta ou aquela marca, tá mais que comprovado que carro flex DE QUALQUER MARCA tem péssimo consumo.

    Já tô vendo a hora deste jogo virar e o consumidor começar a optar pelo carro somente a gasolina, que é muito mais econômico que o mais econômico dos flex.

    Abs.,

  17. Paulo Freire

    11 de dezembro de 2009 at 20:54

    Bom, tem gente duvidando desses resultados dados pelo INMETRO e ainda ficam dando dados obtidos por vcs mesmo, aí eu digo, será mais fácil conseguir os dados conseguidos por vcs ou dados pelo INMETRO? Esses são resultados obtidos tirando uma média, eles poder ter tirado melhor ou pior.

    “bruno disse,

    Enviado em dezembro 11, 2009 @ 7:24 pm

    também concordo… meu gol power 1.6 hoje mesmo fez 16 km/l na estrada quando eu fui surfar… devagarinho de quinta marcha, a uns 80 km/h.
    Achei esse teste muito estranho… ele com etanol faz fácil 10 km/l na estrada… muito fajuto esses testes.”

    Oh Deus… ¬¬

  18. Thiago Parísio

    11 de dezembro de 2009 at 21:06

    Ao menos com relação ao Cerato, posso atestar que os números correspondem à realidade: na estrada, com ar ligado e 03 pessoas à bordo, consegui uma média superior a 14 km/l. Na cidade, sozinho e com ar ligado, a média é sempre superior a 10 km/l.

  19. CARPLACE

    11 de dezembro de 2009 at 22:43

    INMETRO divulga ranking de consumo de combustível de veículos no Brasil – Veja os mais econômicos: O Inmetro d… http://bit.ly/5LR0oW

  20. José

    11 de dezembro de 2009 at 23:17

    NInguém lê a matéria. Santa ignorância. Brasileiro é flórida.

  21. Guilherme Henrique

    11 de dezembro de 2009 at 23:43

    “Axpower disse,
    Enviado em dezembro 11, 2009 @ 5:03 pm
    Cadê o Celta, o Ka, Palio, Siena, Classic, Prisma, Voyage. Eles deveriam ter testado mais modelos populares. O Picanto e o Cerato tem vendas insignificantes perto desses veículos.”

    Vai Ver, Testaram Veículos Nos Quais as Montadoras Classificam Eles Como “Verdes”

  22. julio

    12 de dezembro de 2009 at 0:05

    fico imaginando os carros a gasolina se nos realmente tivéssemos uma gasolina decente o cerato com nossa gasolina que tem 25% de álcool já faz 10km/l imagina com gasolina de verdade passaria dos 15km/l acho na cidade.

    não adianta fazer motores super modernos enquanto tivermos essa gasolina vergonhosa os carros não vão ficar mais econômicos.

  23. Carlos

    12 de dezembro de 2009 at 7:39

    AI PROS DESINFORMADOS DE CIMA, ESTES SAO OS MAIS ECONOMICOS, A LISTA COMPLETA TA NO SITE DO INMETRO
    EU ACHO ISSO TUDO FURADA
    NA PRIMEIRA LISTA O KIA PICANTO TINHA SAIDO COM 15,8KM/L NA CIDADE E 21KM/L NO MODELO MANUAL E AGORA CAI PRA 12KM/L (CIDADE) E 14KM/L (NA ESTRADA)????
    PORQUE A DIFERENÇA DA PRIMEIRA LISTA PRA SEGUNDA?
    ESTOU DIZENDO ISSO PQ TENHO A LISTA ANTIGA AQUI NO MEU PC E ESTOU COMPARANDO COM A NOVA…

    MEIO ESQUISITO ISSO AI EM…
    PRA MIM TA CHEIRANDO ROLO

    TODO MUNDO Q TEM O CIVIC FLEX RECLAMA Q O CARRO É BEBERRÃO E AI ELE APARECE COMO SUPER ECONOMICO PARA UM CARRO DESTE PORTE….

  24. Kaio

    12 de dezembro de 2009 at 8:33

    COMO QUE O NEW CIVIC MT CONSOME MAIS NA CIDADE DO QUE O NEW CIVIC AT?
    SEI NÃO… O INMETRO VIAJOU AÍ!

  25. Sandro bill

    12 de dezembro de 2009 at 9:42

    MATERIA PAGA…

  26. carlos

    12 de dezembro de 2009 at 15:45

    O mew civic MT faz até um pouco mais que isso na estrada, na cidade faço 7,3 no etanol.

  27. JT 01

    12 de dezembro de 2009 at 16:23

    Não existem carros economicos de verdade sem que se tenha que sacrificar algo…. A questao é que se alguem quer fazer economia, terá de fazer alguns sacrificios como andar devagar, sem ar condicionado… e tomar alguns cuidados com calibragem, limpeza do motor e combustivel a ser colocado… falar q este ou aquele carro sao beberrões é extremamente relativo… vai do quanto cada um esta disposto a economizar… sempre tive carros a diesel… antes uma l200 q fazia no maximo 10km/l na estrada e uns 7 na cidade… e agora tenho uma ram q na cidade faz 8km/l e na estrada faz 7.5 .. sim bebe mais na estrada que na cidade, mas se eu segurar o pé (oq eh dificil) eu consigo melhorar esse consumo… Cada um tem que saber oq quer…

  28. Ernesto

    12 de dezembro de 2009 at 17:58

    Tem umas pessoas aqui que não sabem nem escrever, não tem o segundo grau completo e querem questionar o INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL…
    Na boa? Vão estudar!

  29. HENRIQUE

    12 de dezembro de 2009 at 21:27

    Onde o Civic é tão econômico assim???

    Nem aqui, nem na China.

  30. PVC

    12 de dezembro de 2009 at 23:10

    Pelo visto, esse Polo Bluemotion além de feio, cafona e caro, ñ tem nada de econômico.

  31. PVC

    12 de dezembro de 2009 at 23:57

    “HENRIQUE disse,

    Enviado em dezembro 12, 2009 @ 9:27 pm

    Onde o Civic é tão econômico assim???

    Nem aqui, nem na China.”

    Realmente o flex ñ é, mas p/ os monocombustíveis eu ñ diria isso.

  32. Antônio Sérgio

    13 de dezembro de 2009 at 9:36

    Já deixei muitos comentários,mas vocês os retiram todos. Sobram as asneiras

  33. Paulo Freire

    13 de dezembro de 2009 at 18:28

    “Antônio Sérgio disse,

    Enviado em dezembro 13, 2009 @ 9:36 am

    Já deixei muitos comentários,mas vocês os retiram todos. Sobram as asneiras”

    É o bichão…

  34. Rafael J

    13 de dezembro de 2009 at 20:35

    “Ernesto disse,
    Enviado em dezembro 12, 2009 @ 5:58 pm
    Tem umas pessoas aqui que não sabem nem escrever, não tem o segundo grau completo e querem questionar o INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL…
    Na boa? Vão estudar!”

    Quanta ingenuidade! O INMETRO pode e deve ser questionado. É um órgão público sustentado pelos nossos impostos e deve prestar um serviço relevante à população e não apresentar um “estudo” eivado de dúvidas, contradições e suspeitas.

  35. Therion

    14 de dezembro de 2009 at 10:33

    Bobagem estas listas, vários aí já deram os motivos… qualidade do combustível, trânsito, ar condicionado, pé do motorista… o mesmo carro pode consumir o dobro, na mão de outra pessoa, em outras circustâncias.

  36. Flavio

    14 de dezembro de 2009 at 13:58

    Não é por mal..

    mas faço 16 por litro com meu Picanto na cidade!

    e quase todo mundo na comunidade do Picanto no orkut tem médias de consumo semelhante à minha!

  37. Sid Garcia

    14 de dezembro de 2009 at 15:45

    Há, pura sabotagem!!!!

  38. superkim

    15 de dezembro de 2009 at 6:35

    Meu clio faz 17 na gasolina

  39. Jeferson

    15 de dezembro de 2009 at 10:04

    Meu DORGE CHALLENGER V8 BI-TURBO FAZ 20 QUILOMETROS COM MEIO LITRO NO ALCOOL.

  40. helton

    20 de janeiro de 2010 at 16:29

    A MINHA ECOSPORTE FAZ 30 KM, NA CIDADE E COM UM LITRO DE ALCOOL, BRINCADEIRAS,À PARTE, SE TIVER QUE ACREDITAR EM PESQUISA, ACREDITAMOS NA DO INMETRO, E NÃO EM VENDEDORES OU PROPRIETÁRIO APAIXONADO NO SEU POSSANTE (POSSA DE ÓLEO QUE VAZA QUANDO ESTACIONADO), POR TRAZ DESTES NÚMEROS HA TODA UMA METODOLOGIA, QUE FOI APLICADA, PARA SE CONSEGUIR TAL RESULTADO, DEIXEM DE COLOCAREM SEUS CALCULOS, E FAZEM COMENTÁRIOS INTELIGENTES E PENSADOS, ESTE ESPAÇO É LIDO POR PESSOAS SÉRIAS, QUEM SABE, PARTINDO DAQUI AS MONTADORAS QUE SEMPRE NOS ENGANAM COM SUAS MENTIRAS, NÃO COMEÇA A PRODUZIR CARROS DE VERDADE E ECONOMICOS, EX: DE ENANAÇÃO, UNO MILLE ECONOME, DE ECONOMICO NÃO TEM NADA, PARTINDO DESTA MENTIRA VENDEM MUITO, ABRAÇOS A TODOS, USEM ESTE ESPAÇO COM RESPONSABILIDADE, CRITIQUEM AS MONTADORAS OK

  41. WALTER

    25 de abril de 2012 at 17:09

    TENHO C4 PALLAS FASO 10.8 NA CIDADE E 13 NA RODOVIA

    • CHAVES

      10 de novembro de 2013 at 11:15

      NOSSA COMO ESTÁ ALTO O ANALFABETISMO NO BRASIL …
      O CORRETO É "FAÇO" COM "Ç" E NÃO COM "SS".
      VÁ ESTUDAR POVOOOO !!!

  42. fabiano

    20 de agosto de 2012 at 20:13

    furada, o honda fit la de casa 1.4 gasolina cambio manual faz 17km/l na estrada sera que o marcado do meu carro ta quebrado?

  43. ARAUJO

    10 de janeiro de 2013 at 15:17

    OK! ACREDITO QUE A PESQUISA FEZ O PAPEL DELA.
    MAS O O MEU FIT 1.4 LX 2006 GASOLINA FEZ 18 KM/L NA ESTRADA SEM AR E MANTENDO UMA VELOCIDADE ATÉ 100 km/h.

  44. marcos

    12 de novembro de 2013 at 1:32

    porq nao tem a chevrole

  45. silvio balbnio

    25 de agosto de 2014 at 9:03

    isso é muito relativo, meu pai tem um ford fiesta 2011, 40 mil km, fui ao paraná mes passado, uma viagem de 1600 km entre ida e volta, o carro fez uma icrivel media de 11km/l no etanol, claro que sem correr muito max. entre 90 – 110

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>