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Impressões ao dirigir: Novo BMW Série 3 empolga e mostra evolução – Veja fotos em HD

Nova BMW Série 3 - 2013

A sexta geração do BMW Série 3 chega oficialmente ao Brasil. O modelo, líder no segmento de sedãs premium, recebe um novo design, mas mantém sua identidade além de diversas evoluções como o aumento do espaço interno, novas tecnologias e novos motores de quatro cilindros turbo que aliam ótimo desempenho e menor consumo. O CARPLACE foi convidado para o evento de lançamento oficial no Brasil. Confira aqui os detalhes e as primeiras impressões ao dirigir.

Novo BMW Série 3

Com o slogan “A evolução de uma lenda”, a BMW recebeu os convidados em um ambiente que contava com todas a gerações do Série 3 lado a lado, o que permitiu ver claramente a linha de evolução do modelo ao longo dos anos.

Nova BMW Série 3 2013
Após a apresentação técnica do modelo, pudemos testar a nova geração do Série 3 na versão 328i em Itupeva-SP em um trecho de aproximadamente 40 km que mesclou um circuito particular fechado pela organização do evento juntamente com um trecho de rodovia.

Visual externo e acabamento

Nova Série 3

O Novo BMW Série 3 ganhou uma nova frente com faróis planos que se estendem até a clássica grade em forma de rim. Na sexta geração, o Série 3 cresceu 93 mm em comprimento e distância entre eixos 50 mm maior em comparação com a geração anterior, o que conferiu um ganho no espaço interno principalmente para quem vai atrás. Outra evolução obtida pela engenharia da marca alemã é seu peso 40 kg menor do que o antecessor, mesmo sendo maior.

BMW Série 3 2013

A nova geração do BMW Série 3 chega em três versões de acabamento: O Modern com contrastes mais suaves, painel mais claro, novo tipo de madeira e detalhes em alumínio. No Sport, diversos revestimentos em aço escovado no interior, costuras vermelhas nos bancos e acabamentos em preto lacado. O Luxury é recheado de cromados, madeira maciça ou brilhante e transpira sofisticação. Há rodas exclusivas em cada uma das versões e todas vêm com a central multimídia de monitor colorido ao centro, agora separado dos instrumentos.

BMW Série 3 - Painel

O interior mantém a tradição com acabamento de alta qualidade e ganhou um painel redesenhado, assim como o console central, painel de instrumentos e adição de detalhes de acabamento em aço escovado. E agora pode-se abrir automaticamente a tampa traseira quando o motorista se aproxima com a chave no bolso e passa o pé por baixo.

Quadro de instrumentos do Série 3

Outra novidade é possibilidade de se equipar o novo Série 3 com o head-up display, sistema que exibe informações com alta definição no para-brisa, e muitos recursos eletrônicos, como monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão iminente e alerta de mudança involuntária de faixa. De série, traz o sistema chamado Experiência de Condução, que oferece os modos Comfort, Sport, Sport Plus e Eco Pro.

Um pacote M Sport com visual externo e interno exclusivos e adereços esportivos está previsto para ser lançado no terceiro trimestre deste ano.

Mecânica

Novo BMW Série 3 - Novo Motor

Aqui a grande novidade: No 328i um novo motor longitudinal 2.0 litros TwinPower Turbo de 245 cv de potência e torque máximo de 35,7 kgf/m a partir de 1.250 rpm que permite ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos com velocidade máxima limitada em 250 km/h e consumo médio de 15,6 km/l.

Destaque para a tecnologia Auto Start-Stop e BMW EfficientDynamics (melhora a resposta com redução do consumo e emissões) além do sistema de Regeneração da Energia de Frenagem.

Já o BMW 335i com seu motor 3.0 de seis cilindros em linha e tecnologia BMW TwinPower Turbo que rende 306 cv e torque máximo de 40,7 kgf/m deve chegar até o final deste ano.

Câmbio Novo Série 3

A caixa de câmbio automático ZF de 8 marchas é compatível com o sistema Start-Stop está disponível como opcional em todos os modelos. Ele vem equipado de série com uma caixa manual de seis velocidades.

Impressões ao dirigir

Nova BMW Série 3 - 2013

O teste drive foi realizado com o 328i e logo no inicio fica evidente a eficiência do novo motor mesmo em baixas rotações. Os bancos acomodam muito bem, possui ajustes elétricos e tem a posição de dirigir mais baixa.

A direção, que passa a ser elétrica, tem respostas imediatas com peso correto, que aliada à nova calibração da suspensão que adota conceito multilink na traseira, oferece o equilíbrio perfeito entre esportividade, conforto e estabilidade.

Dirigindo o Novo BMW Série 3

Na rodovia fica mais evidente que ele tem disposição de sobra, com o câmbio automático efetua as trocas de forma bem rápida e suave. Também é possível efetuar as trocas de na alavanca, uma vez que a unidade avaliada não estava equipada com paddle-shifts.

Rodando com o Novo Série 3 nota-se a evolução também no isolamento acústico que deixa o carro extremamente silencioso, sem barulho do motor invadindo ou rodagem dos pneus. O único detalhe a ser considerado neste quesito foi o barulho do vento cortando a carroceria, principalmente em velocidades mais elevadas.

Dirigindo o Novo BMW Série 3

Nos trechos controlados foi possível explorar um pouco mais do motor e conferir a eficiência do conjunto e dos sistemas auxiliares. Mesmo em curvas mais fechadas, o carro passa a sensação de que está grudado, mesmo quando o sedã foi levado perto do limite.

O único item que causa um certo desconforto é o uso da seta. A BMW utiliza o sistema que com um leve toque, a seta pisca três vezes e desativa automaticamente. Até aí tudo bem. O inconveniente é quando a seta é acionada deslocando a alavanca, como num carro comum, sendo necessário um toque para que ela seja desligada. Esta situação acaba confundindo o motorista que fica esperando a mesma desligar em seguida. Provavelmente, esta funcionalidade seja ideal na Autobahn para que os motoristas não tenham que se preocupar em ligar a seta diversas vezes para solicitar ultrapassagem.

Novo BMW Série 3 - 2013

Enfim, a nova geração do BMW Série 3 mostra a clara evolução do sedã alemão que traz além do novo visual, importantes inovações mecânicas e estruturais que aumentaram o nível de conforto sem abrir mão da esportividade, e as novas tecnologias que ajudam o motorista a reduzir o consumo e aumentam a segurança.

Preços do Novo BMW Série 3

BMW 328i: R$ 171.400
BMW 328i Sport: R$ 189.700
BMW 328i Luxury: R$ 212.950
BMW 328i Modern: R$ 229.950
BMW 335i Sport: R$ 294.950

Galeria de Fotos: BMW Série 3 2012

Por: Julio Cesar/Fábio Trindade
Fotos: CARPLACE / Miguel Costa Jr
Viagem à convite da BMW do Brasil

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28 comentários

  1. Mateus

    5 de julho de 2012 at 16:28

    Muito linda, mas prefiro a frente da versão anterior.

    • Gui_BR

      5 de julho de 2012 at 16:58

      Essa frente é uma daquelas q vc aprende a apreciar com o tempo. Qnd eu vi pela primeira vez achei feia, hj em dia acho linda.

      • Matheus_P

        6 de julho de 2012 at 0:59

        Bem por aih

  2. Paulo B.

    5 de julho de 2012 at 16:56

    Adoro BMW, Audi e Mercedes, mas puta merda seus carros de entrada são muito caros!

    • afonso200

      5 de julho de 2012 at 23:00

      no BR é assim, nos EUA e na europa, voce pode compralos a preço de cruze top aqui

  3. kitokar

    5 de julho de 2012 at 17:48

    Só tem um defeito: o preço.
    Se a Mercedes mantiver os preços do Classe C, o velho MB vai roubar algumas vendas da BMW.

  4. Eduardo

    5 de julho de 2012 at 18:22

    Muito caro pra serie 3 nao rola.

  5. JPaulo

    5 de julho de 2012 at 18:23

    Linda! O que mata é o preço.

  6. Cristiano_RJ

    5 de julho de 2012 at 19:23

    Sem palavras…

  7. Luan

    5 de julho de 2012 at 19:43

    Chupa Populares com nome Economy..

    • Feelipe Gimenes

      5 de julho de 2012 at 20:11

      comparação mais desnecessária que ja ví…………………

    • JPaulo

      5 de julho de 2012 at 23:12

      Quem faz um comentário desses é porque nem um Palio ou Uno Economy pode comprar. Nada a ver. Segmentos diferentes

  8. Luis

    5 de julho de 2012 at 20:15

    C180 vai dominar o segmento…

    • luis

      5 de julho de 2012 at 22:16

      Acho q se dominar e por alguns meses, pois vai vir a 320 com preço de 129 mil, era bom se a bmw trouxesse a 318 e ficasse com preço prox a 100k

      • afonso200

        5 de julho de 2012 at 23:01

        se colocasse a 318 no preço de 105mil, haaaaa , haaaaa dai vende, tu tá loko, era BMW p/ todo lado

  9. Fernando Afonso

    5 de julho de 2012 at 20:52

    Painel pobre demais … mais o carro é lindo, só o preço que ta fora demais para o carro…

    • gegorges

      6 de julho de 2012 at 15:19

      Sempre tem alguém para dizer que o painel de uma BMW é pobre ou simples, para esses restam os cheios de luzes e contorções…. mas gosto é de cada um.

  10. Capitão óbvio

    5 de julho de 2012 at 21:06

    Melhorou bem, sem comentários, a antiga série 3 fazia vergonha aquele interior básico em vista do preço e categoria de tecnologia embarcada da marca. Mas uma pequena ressalva será corrigida no futuro, este pcs estilo fluence saltando para fora do plano superior.do painel. Não.que ficou feio, mas aposto que em um futuro facelift, vão embuti-lo dentro do console.

  11. Peter_Pal

    5 de julho de 2012 at 22:09

    A nova frente é para se acostumar, pq não é bonita, e ainda não acostumei. O aspecto estranho da frente da série 3 é provocado pelos faróis encostando nas grades, não ficou legal. A frente da série 1 está bem mais harmônica. Comparando as gerações anteriores da série 3 e Audi A4, a BMW estava mais bonita. Hoje, o novo A4 ficou mais bonito.

  12. luis

    5 de julho de 2012 at 22:17

    Apesar de ser de segmentos diferentes eu prefiro um jetta tsi versao 2013 por 82k

  13. Matheus_P

    6 de julho de 2012 at 1:03

    Realmente uma 318 "básica", sem tela multimídia de 8 polegadas, com o motor do cooper S com 170cv, que a gente leva em qualquer preparadora para afinar a pressão do turbo para 230cv igual ao que faz-se nos cooper S de 184cv, um carro lindo com tração traseira e cambio at de 8 marchas com 4 modos de condução…. Por 105mil reais… Seria a mais pura alegria…

  14. Bruno Franco

    6 de julho de 2012 at 8:24

    Não gostei do Farol, o interior é lindo como sempre muito bem acabado. Mas um farol é o de menos, é uma BMW, meu sonho de consumo bem depois da X6 é claro. rs

  15. Gustavo

    23 de julho de 2012 at 22:27

    Hum, 35 de torque já as 1200 rpm. Motor muito elástico graças ao biturbo. Excelente desempenho, quem comprar vai ficar em lua de mel com a máquina por muito tempo.

  16. Raphael

    3 de agosto de 2012 at 11:58

    Estou com o carro e até agora só me desagradou duas coisas: rebatimento dos retrovisores é manual (um i30 é automático, pera lá…) e o carro (versão de entrada) não tem GPS, que deveria ser de série em qualquer versão de uma 328. De resto, melhor carro que já tive até hoje.

  17. milton

    28 de agosto de 2012 at 11:28

    Muito bonito e moderno,bastante equipado.Só não sei por que muda tanto o preço do 328i normal pro Modern, quase 59k de diferença! Deve ser teto solar,bancos em caramelo e detalhes de madeira.

  18. victor baleixe

    16 de outubro de 2012 at 22:41

    antigamente ele feio mas agora mudou e foi um dos primeiros modelo a entrar no jogo de corrida chamado san francisco rush ele apareçe tambem no rush the rock alcatraz edition ele é conhecido como beginner onde tem a kombi da volkswagen no rush the rock não era o mesmo o taxi tambem entrou no rush the rock que beginner ficou por 3 modelos

  19. JohnAragao

    15 de fevereiro de 2013 at 15:48

    As pessoas reclamam do preço, mas se ele fosse 100 mil, "todo mundo" poderia comprar um. E você não ia querer parar no sinal e ver 5 deles do seu lado, iria ? Eu não. Então os que reclamam de pagar 150k ou mais em um carro, deviam ficar felizes de ao menos cogitar comprar um carro desses. Faça uma forcinha e juntem mais 50 mil, compre o BMW lindo e tenha o gostinho da exclusividade. É por isso que se chama marca PREMIUM, não é pela tecnologia, pelo luxo ou outro atrativo. É simplesmente pela exclusividade !

    • carDebate

      19 de fevereiro de 2013 at 20:11

      compra uma hoggar então.

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