Impressões ao dirigir: Novo BMW Série 3 empolga e mostra evolução – Veja fotos em HD

Nova BMW Série 3 - 2013

A sexta geração do BMW Série 3 chega oficialmente ao Brasil. O modelo, líder no segmento de sedãs premium, recebe um novo design, mas mantém sua identidade além de diversas evoluções como o aumento do espaço interno, novas tecnologias e novos motores de quatro cilindros turbo que aliam ótimo desempenho e menor consumo. O CARPLACE foi convidado para o evento de lançamento oficial no Brasil. Confira aqui os detalhes e as primeiras impressões ao dirigir.

Novo BMW Série 3

Com o slogan “A evolução de uma lenda”, a BMW recebeu os convidados em um ambiente que contava com todas a gerações do Série 3 lado a lado, o que permitiu ver claramente a linha de evolução do modelo ao longo dos anos.

Nova BMW Série 3 2013
Após a apresentação técnica do modelo, pudemos testar a nova geração do Série 3 na versão 328i em Itupeva-SP em um trecho de aproximadamente 40 km que mesclou um circuito particular fechado pela organização do evento juntamente com um trecho de rodovia.

Visual externo e acabamento

Nova Série 3

O Novo BMW Série 3 ganhou uma nova frente com faróis planos que se estendem até a clássica grade em forma de rim. Na sexta geração, o Série 3 cresceu 93 mm em comprimento e distância entre eixos 50 mm maior em comparação com a geração anterior, o que conferiu um ganho no espaço interno principalmente para quem vai atrás. Outra evolução obtida pela engenharia da marca alemã é seu peso 40 kg menor do que o antecessor, mesmo sendo maior.

BMW Série 3 2013

A nova geração do BMW Série 3 chega em três versões de acabamento: O Modern com contrastes mais suaves, painel mais claro, novo tipo de madeira e detalhes em alumínio. No Sport, diversos revestimentos em aço escovado no interior, costuras vermelhas nos bancos e acabamentos em preto lacado. O Luxury é recheado de cromados, madeira maciça ou brilhante e transpira sofisticação. Há rodas exclusivas em cada uma das versões e todas vêm com a central multimídia de monitor colorido ao centro, agora separado dos instrumentos.

BMW Série 3 - Painel

O interior mantém a tradição com acabamento de alta qualidade e ganhou um painel redesenhado, assim como o console central, painel de instrumentos e adição de detalhes de acabamento em aço escovado. E agora pode-se abrir automaticamente a tampa traseira quando o motorista se aproxima com a chave no bolso e passa o pé por baixo.

Quadro de instrumentos do Série 3

Outra novidade é possibilidade de se equipar o novo Série 3 com o head-up display, sistema que exibe informações com alta definição no para-brisa, e muitos recursos eletrônicos, como monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão iminente e alerta de mudança involuntária de faixa. De série, traz o sistema chamado Experiência de Condução, que oferece os modos Comfort, Sport, Sport Plus e Eco Pro.

Um pacote M Sport com visual externo e interno exclusivos e adereços esportivos está previsto para ser lançado no terceiro trimestre deste ano.

Mecânica

Novo BMW Série 3 - Novo Motor

Aqui a grande novidade: No 328i um novo motor longitudinal 2.0 litros TwinPower Turbo de 245 cv de potência e torque máximo de 35,7 kgf/m a partir de 1.250 rpm que permite ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos com velocidade máxima limitada em 250 km/h e consumo médio de 15,6 km/l.

Destaque para a tecnologia Auto Start-Stop e BMW EfficientDynamics (melhora a resposta com redução do consumo e emissões) além do sistema de Regeneração da Energia de Frenagem.

Já o BMW 335i com seu motor 3.0 de seis cilindros em linha e tecnologia BMW TwinPower Turbo que rende 306 cv e torque máximo de 40,7 kgf/m deve chegar até o final deste ano.

Câmbio Novo Série 3

A caixa de câmbio automático ZF de 8 marchas é compatível com o sistema Start-Stop está disponível como opcional em todos os modelos. Ele vem equipado de série com uma caixa manual de seis velocidades.

Impressões ao dirigir

Nova BMW Série 3 - 2013

O teste drive foi realizado com o 328i e logo no inicio fica evidente a eficiência do novo motor mesmo em baixas rotações. Os bancos acomodam muito bem, possui ajustes elétricos e tem a posição de dirigir mais baixa.

A direção, que passa a ser elétrica, tem respostas imediatas com peso correto, que aliada à nova calibração da suspensão que adota conceito multilink na traseira, oferece o equilíbrio perfeito entre esportividade, conforto e estabilidade.

Dirigindo o Novo BMW Série 3

Na rodovia fica mais evidente que ele tem disposição de sobra, com o câmbio automático efetua as trocas de forma bem rápida e suave. Também é possível efetuar as trocas de na alavanca, uma vez que a unidade avaliada não estava equipada com paddle-shifts.

Rodando com o Novo Série 3 nota-se a evolução também no isolamento acústico que deixa o carro extremamente silencioso, sem barulho do motor invadindo ou rodagem dos pneus. O único detalhe a ser considerado neste quesito foi o barulho do vento cortando a carroceria, principalmente em velocidades mais elevadas.

Dirigindo o Novo BMW Série 3

Nos trechos controlados foi possível explorar um pouco mais do motor e conferir a eficiência do conjunto e dos sistemas auxiliares. Mesmo em curvas mais fechadas, o carro passa a sensação de que está grudado, mesmo quando o sedã foi levado perto do limite.

O único item que causa um certo desconforto é o uso da seta. A BMW utiliza o sistema que com um leve toque, a seta pisca três vezes e desativa automaticamente. Até aí tudo bem. O inconveniente é quando a seta é acionada deslocando a alavanca, como num carro comum, sendo necessário um toque para que ela seja desligada. Esta situação acaba confundindo o motorista que fica esperando a mesma desligar em seguida. Provavelmente, esta funcionalidade seja ideal na Autobahn para que os motoristas não tenham que se preocupar em ligar a seta diversas vezes para solicitar ultrapassagem.

Novo BMW Série 3 - 2013

Enfim, a nova geração do BMW Série 3 mostra a clara evolução do sedã alemão que traz além do novo visual, importantes inovações mecânicas e estruturais que aumentaram o nível de conforto sem abrir mão da esportividade, e as novas tecnologias que ajudam o motorista a reduzir o consumo e aumentam a segurança.

Preços do Novo BMW Série 3

BMW 328i: R$ 171.400
BMW 328i Sport: R$ 189.700
BMW 328i Luxury: R$ 212.950
BMW 328i Modern: R$ 229.950
BMW 335i Sport: R$ 294.950

Galeria de Fotos: BMW Série 3 2012

Por: Julio Cesar/Fábio Trindade
Fotos: CARPLACE / Miguel Costa Jr
Viagem à convite da BMW do Brasil

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  • Mateus

    Muito linda, mas prefiro a frente da versão anterior.

    • Gui_BR

      Essa frente é uma daquelas q vc aprende a apreciar com o tempo. Qnd eu vi pela primeira vez achei feia, hj em dia acho linda.

      • Matheus_P

        Bem por aih

  • Paulo B.

    Adoro BMW, Audi e Mercedes, mas puta merda seus carros de entrada são muito caros!

    • afonso200

      no BR é assim, nos EUA e na europa, voce pode compralos a preço de cruze top aqui

  • kitokar

    Só tem um defeito: o preço.
    Se a Mercedes mantiver os preços do Classe C, o velho MB vai roubar algumas vendas da BMW.

  • Eduardo

    Muito caro pra serie 3 nao rola.

  • JPaulo

    Linda! O que mata é o preço.

  • Cristiano_RJ

    Sem palavras…

  • Luan

    Chupa Populares com nome Economy..

    • Feelipe Gimenes

      comparação mais desnecessária que ja ví…………………

    • JPaulo

      Quem faz um comentário desses é porque nem um Palio ou Uno Economy pode comprar. Nada a ver. Segmentos diferentes

  • Luis

    C180 vai dominar o segmento…

    • luis

      Acho q se dominar e por alguns meses, pois vai vir a 320 com preço de 129 mil, era bom se a bmw trouxesse a 318 e ficasse com preço prox a 100k

      • afonso200

        se colocasse a 318 no preço de 105mil, haaaaa , haaaaa dai vende, tu tá loko, era BMW p/ todo lado

  • Fernando Afonso

    Painel pobre demais … mais o carro é lindo, só o preço que ta fora demais para o carro…

    • gegorges

      Sempre tem alguém para dizer que o painel de uma BMW é pobre ou simples, para esses restam os cheios de luzes e contorções…. mas gosto é de cada um.

  • Peter_Pal

    A nova frente é para se acostumar, pq não é bonita, e ainda não acostumei. O aspecto estranho da frente da série 3 é provocado pelos faróis encostando nas grades, não ficou legal. A frente da série 1 está bem mais harmônica. Comparando as gerações anteriores da série 3 e Audi A4, a BMW estava mais bonita. Hoje, o novo A4 ficou mais bonito.

  • luis

    Apesar de ser de segmentos diferentes eu prefiro um jetta tsi versao 2013 por 82k

  • Matheus_P

    Realmente uma 318 "básica", sem tela multimídia de 8 polegadas, com o motor do cooper S com 170cv, que a gente leva em qualquer preparadora para afinar a pressão do turbo para 230cv igual ao que faz-se nos cooper S de 184cv, um carro lindo com tração traseira e cambio at de 8 marchas com 4 modos de condução…. Por 105mil reais… Seria a mais pura alegria…

  • Bruno Franco

    Não gostei do Farol, o interior é lindo como sempre muito bem acabado. Mas um farol é o de menos, é uma BMW, meu sonho de consumo bem depois da X6 é claro. rs

  • Gustavo

    Hum, 35 de torque já as 1200 rpm. Motor muito elástico graças ao biturbo. Excelente desempenho, quem comprar vai ficar em lua de mel com a máquina por muito tempo.

  • Raphael

    Estou com o carro e até agora só me desagradou duas coisas: rebatimento dos retrovisores é manual (um i30 é automático, pera lá…) e o carro (versão de entrada) não tem GPS, que deveria ser de série em qualquer versão de uma 328. De resto, melhor carro que já tive até hoje.

  • milton

    Muito bonito e moderno,bastante equipado.Só não sei por que muda tanto o preço do 328i normal pro Modern, quase 59k de diferença! Deve ser teto solar,bancos em caramelo e detalhes de madeira.

  • victor baleixe

    antigamente ele feio mas agora mudou e foi um dos primeiros modelo a entrar no jogo de corrida chamado san francisco rush ele apareçe tambem no rush the rock alcatraz edition ele é conhecido como beginner onde tem a kombi da volkswagen no rush the rock não era o mesmo o taxi tambem entrou no rush the rock que beginner ficou por 3 modelos

  • JohnAragao

    As pessoas reclamam do preço, mas se ele fosse 100 mil, "todo mundo" poderia comprar um. E você não ia querer parar no sinal e ver 5 deles do seu lado, iria ? Eu não. Então os que reclamam de pagar 150k ou mais em um carro, deviam ficar felizes de ao menos cogitar comprar um carro desses. Faça uma forcinha e juntem mais 50 mil, compre o BMW lindo e tenha o gostinho da exclusividade. É por isso que se chama marca PREMIUM, não é pela tecnologia, pelo luxo ou outro atrativo. É simplesmente pela exclusividade !

    • carDebate

      compra uma hoggar então.