Governo prorroga atual alíquota de IPI até março de 2010 para carros FLEX
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no início da noite desta terça-feira (24) que a atual alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será prorrogada até o mês março de 2010 para os carros equipados com motores FLEX (bicombustíveis) ou somente à álcool. Confira como fica a tabela do IPI até março de 2010.
Além da extensão do IPI reduzido para carros bicombustíveis e movidos à álcool, o governo também anunciou que caminhões terá isenção completa da alíquota até o mês de junho de 2010. Segundo o ministro, a medida para caminhões tem como objetivo estimular a renovação da frota brasileira.
Veja como ficam as alíquotas de IPI até março de 2010:
Flex 1.0 – IPI de 3% até março de 2010
Flex 1.0 a 2.0 – IPI de 7,5% até março de 2010
Flex acima de 2.0 – IPI de 18% até março de 2010
Gasolina 1.0 – IPI continua 3% até o fim mês, sobe para 5% em dezembro e para 7% em janeiro
Gasolina 1.0 a 2.0 – IPI continua 9,5% até o fim mês, sobe para 11% em dezembro e para 13% em janeiro
Gasolina acima de 2.0 – IPI continua permanece de 25%
Caminhões – IPI Zero até junho de 2010

















Xandi disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 9:17 pm
O governo precisa parar com essa PALHAÇADA! Isso é MOLECAGEM!
Fica brincando com o povo.
Conheço muita gente que comprou sem poder por causa desse disse-me-disse que imposto vai acabar e não vai.
E tudo isso por causa de uma merrequinha…
Paulo Freire disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 9:19 pm
Eu já tinha dito e repito: depois de redução de IPI, as vendas aumentaram, o governo ñ vai simplesmente aumentar de novo o IPI e deixar assim.
Anderson disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 9:27 pm
puro marketing isso, 3% do valor do carro ou seja quase nenhuma diferença se for parcela entao ae eh que nao tem diferença nenhuma!! soh pros brasileiros ignorantes continuarem comprando e o pior sem condições
Tiago disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 9:35 pm
O governo deveria incentivar a preferência por carros 1.4 e não 1.0. Diversos testes já mostraram que há carros 1.4 que acabam sendo mais econômicos que muito 1.0 por não se precisar exigir tanto do motor. Carro 1.0 é ilusão, não são econômicos e ainda enchem o saco em cidades com muito morro. São um pouco mais baratos (isso se deve à ajuda do IPI também). Acho que deveriam manter as alíquotas dos carros de 1.0 a 1.4 iguais, assim incentivaríamos o povo a ter um carro melhor, pelo menos no motor, já que em qualidade e segurança continuamos sendo de terceiro mundo.
Charles disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 9:49 pm
Me parece importante a medida. Apenas discordo da metodologia. Da forma como foi colocada, premia-se por igual veículos com desempenho bastante diferentes, quanto a emissão de gases. Segundo o Ministerio do Meio Ambiente, realizou-se testes relativos aos modelos 2008, em busca do nível de poluição de cada modelo, exemplo:
Veículo Motorização Nota Verde alcançada
-Corsa 1.4 4,8
-Ka 1.6 6,6
-Fox 1.6 7,0
-Uno 1.5 8,8
Assim, creio que seria de grande estímulo aos fabricantes, no sentido de buscar motores com mais eficiência Ecológica, se a redução do IPI fosse proporcional ao desempenho de cada modelo. Obs.: Os veículos e motorização acima, foram buscados aleatóriamente junto ao http://www.ibama.org.br (nota verde).
Nivaldo Sá disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 9:56 pm
O IPI não é problema, o caos é a carga de tributos. Me preparei para comprar um Captiva. Consegui um contrato de um ano. Trabalhei dia e noite para receber o montante no final do contrato, R$90.000,00 – pronto meu captiva. Me enganei, quando fui receber a grana o IR me levou 27,5% e o INSS 20%. Perceberam, 47,5%, pois bem recebi 47.250 e o sonho foi dissolvido em impostos, comprei um gol. A montadora por sua vez pagou 101,31% de impostos. Isso é o Governo que brinca de IPI e carga de tributos destroi o trabalhador. Vocês acreditam que um veículo poderia custar a metade do valor? Pois é,cada vez que compramos um veículo presenteamos o nosso patrão – O Governo com o mesmo carro que adquirimos.
Charles disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 10:08 pm
Tiago disse: “O governo deveria incentivar a preferência por carros 1.4 e não 1.0″
Concordo existir certa lógica no comentário. Apenas discordo quanto a eleger um número mágico “1.4″, pois o desempenho em economia e ecologia de cada motor, independe dos “cc” de cada um, mas sim: da tecnologia, da boa vontade e até comportamento mercadológico de cada um dos fabricantes.
Vamos premiar o maior desempenho em economia e combustão limpa, independente da sigla numérica que os veículos/motores ostentarem.
cado disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 10:11 pm
“Gasolina acima de 2.0 – IPI continua permanece de 25%”
e pensar que isso ai eh apenas 1 das taxas incidentes no carro… apenas.
Nivaldo Sá disse bem como funcionam as coisas..
Armando Pinheiro Scarponi disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 10:19 pm
brasil tah fazendo do jeito errado! na europa tem incentivo pra carros que poluem menos. aqui tem pra motores menores, nao importa se sao mais poluentes. e outra… um dos grandes problemas do brasil eh o trafego excessivo de caminhoes. como que o governo deixa aliquota zero pra caminhoes? sacanagem =x
Matheus P. disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 10:36 pm
Não quero protejer “ricos”, até porque não sou um, mas taxar 25% de IPI carro com motor maior que 2.0 litros é, perdoem-me o termo, “filhadaputisse”. Por isso que o ecotec 2.4, o ótimo kia 2.4 16V, o duratec 2.5 16V, o toyota 2.4 16v (motores todos em alumínio, com comandos variáveis, melhorando torque e consumo), enfim, mais inúmeros motores de 4 cilindros modernos NUNCA virão para o Brasil. Por isso que vectra aposentou o 2.4 antigo (que seria um pulo para o ecotec), a fiat o 2.4 5 cilindros do marea (sim, problemas de lubrificação e tal, mas isso era 1998-2002), e por aí vai…
ricardo78scs disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 10:46 pm
“Xandi disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 9:17 pm
O governo precisa parar com essa PALHAÇADA! Isso é MOLECAGEM!
Fica brincando com o povo.
Conheço muita gente que comprou sem poder por causa desse disse-me-disse que imposto vai acabar e não vai.
E tudo isso por causa de uma merrequinha…”
Oras, muito trouxa é quem compra um carro sem poder. Melhor pagar um pouquinho mais caro tendo condições do que se endividar por um mísero desconto. Povo brasileiro = muito burro.
Daniel - MS disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 11:01 pm
Enquanto isso negociar carro usado tá uma merda…
Tenho um VW Gol 2003, e ninguem quer pagar o preço mais do que justo de R$15000,00…
Tá foda!!!
Faze o que???
Alex disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 11:26 pm
Quem mais ganha: GM, VW, Ford, Fiat
Quem mais perde: Kia, Hyundai
Acho que estão perseguindo as coreanas….
Kaleb Aurich disse,
Enviado em novembro 24, 2009 @ 11:34 pm
Privilegiar o motor flex é um erro. Acho q o cliente tem a opção de escolher o carro q quer. Se o governo quer incentivar as montadoras q fabricam seus modelos flex aqui deveria pedir para elas tomarem vergonha e lançar carros decentes, ñ protecionismo enrustido.
Aliás eu prefiro motor monocombustível, pq o flex vc acaba gastando a mais td esse desconto do IPI q mostram aí…
Alex disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 12:10 am
Qual é a ligação do Lula com a indústria de automóveis do Brasil? Alguém sabe?
José disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 12:36 am
Lula recebe propina. Óbvio.
Vai me dizer que fazer fortuna em uma década é para todo mundo? Claro que não, mas para a família Lula da Silva, tranquilo. Todo mundo milionário.
Arnaldo disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 2:24 am
José,
Acho injustiça vc falar isso do Molusco. A fortuna que a família dele acumulou é consequência de puro talento. O filho dele, por exemplo, é o Fenômeno, o Ronaldinho, dos negócios… HAhahahhahaa!
(Eu fui irônico!)
Renato disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 2:48 am
Um breve comentário sobre o que o Sr. Kaleb Aurich disse:
O motor flex é econômico sim, mas isso depende muito da forma de dirigir e tb da sua taxa de compressão. Para usar etanol, o motor deve ter uma taxa mais elevada (acima dos 10, 11:1). Assim, a queima do etanol será mais completa e seu potencial energético melhor aproveitado. E a gasolina mais indicada para esses motores é a de maior octanagem, como a Pódium da Br.
Renato disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 2:53 am
Só para acrescentar:
Tenho um Fiesta 1.6 2009 e consigo fazer 8,0Km/l com etanol no ciclo urbano (moro no Rio) e 11,0 Km com gasolina, tb na cidade.
Na estrada, já fiz com etanol 10,3Km/l e 14,6Km/l com gasolina. Mas fale ressaltar que minha forma de dirigir é tranquila, sem acelerações desnecessárias, arrancadas, e com ar condicionado ligado apenas qdo está muito calor, o que tem feito sempre no Rio ultimamente.
O motor 1.6 Zetec Rocam do Fiesta tem 12,3:1 de taxa de compressão.
Marcelo disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 6:25 am
Mais uma vez o governo tá mostrando quem são os verdadeiros chefes. Essa é mais uma medida sem pé nem cabeça do governo para privilegiar empresas que tratam o povo com descaso(VW, FORD, FIAT e GM).
O pior de tudo é que a massa acredita que a desculpa esfarrapada do governo tá certa e a mídia vende essa conversa de ecológicamente correta e de motor a álcool ter alta eficiência como verdade.
PS: Com relação ao motor beber mais ou menos devido a maneira de cada um dirigir isso é uma verdade, mas quando se toma uma medida governamental baseada em rendimento no mínimo o governo deveria utilizar dados de teste em bancada e em condições controladas.
Fernando Roberto disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 7:00 am
Mais uma vez o governo faz o povo de palhaço
Gilnei disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 7:16 am
O que adianta carro flex….se aqui na regiaõ Sul do País o etonol está sendo vendido a R$ 2.090 é para não consumir mesmo!!!Aqui não temos escolha…
Vinicius disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 7:25 am
Essa medida é pra ajudar nas vendas e o consumidor e um monte de hienas ficam zoando o barraco aqui.. num devem ir na padaria do bairro a pé e esbravejam sobre poluir.. pensem e não reclamem do governo.. cada um faz sua parte no seu quadrado.. a europa tah velha e arcaica engoliremos antes de 2020.. nao comparem pq antes d sabermos q éramos gente eles tiravam o q nós tinhamos…
Fred Mercury Prateado disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 8:09 am
NIVALDO,voce disse tudo!!! Só ferro na gente!!!
Ednei Giovani disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 8:22 am
Quem mais emite gás nocivo são os caminhões, e no entanto, são os mais beneficiados….não consigo entender… quão grande pode ser nossa ignorância… ou estão mais uma vez brincando com a nossa inteligência…concordo que deva se obter o desconto, proporcional a quantidade de gases emitidos… mas aqui não é europa, é Brasil mesmo…Que poderemos fazer!
Fabio disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 9:25 am
O Lula merece, afinal não é qualquer operário que consegue ser presidente de um país, heheh….
Renato disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 9:51 am
Pessoal vamos comprar carro usado, um imposto a menos para o governo ladrão e um carro a menos que a montadora sacana vende.
Interessado disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 10:01 am
Daniel – MS disse,
Enquanto isso negociar carro usado tá uma merda…
Tenho um VW Gol 2003, e ninguem quer pagar o preço mais do que justo de R$15000,00…
Tá foda!!!
Faze o que???
Ofereço R$ 7.800,00…
Pedro Henrique disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 10:11 am
Se o governo mantém o IPI reduzido leva pau.
Se coloca em nível nornal leva pau.
O povo burro.
Reclamem do ICMS, dos tucanos.
qe_2000 disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 10:16 am
Que política econômica de cego é essa – botar na rua mais carros consumindo álcool? Não tem p/ quem quer, nem os usineiros estão interessados nisso, preferem é vender açúcar no exterior, é só olhar o preço do álcool combustível na bomba – abusiva e estupidamente caro.
Mayclis Denis De Oliveira disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 10:37 am
Desanimador viver no Brasil, temos que andar em carros primitivos por causa do valor, enquanto nos outros paises, andam de camry por 50 mil reais zero km, que aqui custa 150 mil
Wander disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 12:46 pm
Alex disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 12:10 am
Qual é a ligação do Lula com a indústria de automóveis do Brasil? Alguém sabe?
Alex, isso se chama ELEIÇÃO PRO Dilma ano 2010!!!!!
Milton-GT disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 12:56 pm
O Govêrno fez isso, só para fazer bonito lá fora, na Conferência sobre o Clima, quer parecer que está fazendo alguma coisa para despoluir o Planeta e abaixar uma merrequinha de um Imposto abusivo não refresca nada, inclusive 90% dos carros vendidos no Brasil são FLEX.
Medida Inócua e como sempre o PT acha que estrangeiro é burro e fácil de enganar.
Eu tenho um carro FLEX e só ando com Gasolina, Alccol na minha oponião é para beber, não serve como combustível.
Com Gasolina meu carro gasta uns R$ 15,00 a mais por mês do que com Alccol, excelente negócio, o motor funciona melhor, o carro ganha potencia (essa história de que os carros andam mais com alcool é balela, inventaram isso para enganar trouxa).
Se colocar gasolina Podium então o carro vira um foguete é só relar no acelerador que ele dispara.
Ptc disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 1:18 pm
e CONTINUA A PALHAÇADA!!!
CarlosV disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 2:54 pm
Aí pessoal, gostei muito dos comentários e resolvi fazer o meu. Tive um corsa Flex por um ano e meio e raramente usei álcool, pois o consumo não compensava, por isso agora comprei um Kia Soul gasolina e estou muito satisfeito com o rendimento… Carro Flex é palhaçada! Fuiiiii…
Daniel Candido disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 4:08 pm
EH neh.
aqui vemos tudo calado msm…
vamos tomar o congresso abaixo a TV MONOPOLISTA.
e carro de graça para todos, digo menos impostos.
rss
ironia rapaziada. mas que devemos cobrar menos impostos em geral devemos.
ELEIÇOES 2010…vem ai
Roberto disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 5:53 pm
Milton-GT disse,
Enviado em novembro 25, 2009 @ 12:56 pm
O Govêrno fez isso, só para fazer bonito lá fora, na Conferência sobre o Clima, quer parecer que está fazendo alguma coisa para despoluir o Planeta e abaixar uma merrequinha de um Imposto abusivo não refresca nada, inclusive 90% dos carros vendidos no Brasil são FLEX.
Medida Inócua e como sempre o PT acha que estrangeiro é burro e fácil de enganar.
Eu tenho um carro FLEX e só ando com Gasolina, Alccol na minha oponião é para beber, não serve como combustível.
Com Gasolina meu carro gasta uns R$ 15,00 a mais por mês do que com Alccol, excelente negócio, o motor funciona melhor, o carro ganha potencia (essa história de que os carros andam mais com alcool é balela, inventaram isso para enganar trouxa).
Se colocar gasolina Podium então o carro vira um foguete é só relar no acelerador que ele dispara.
.
.
.
Bom eu acho que vc exagerou muito ai, vc não acha?
todas as montadoras anunciaram motores com mais CV
rodando a etanol do que a gasolina
e a gasolina comum no Brasil deveria chamar
“Derivados”, pois nela tem de tudo inclusive etanol
e vc ainda tem coragem de falar isso….
podium é melhor mais ainda é gasolina brasileira
Carlos disse,
Enviado em novembro 26, 2009 @ 2:28 am
“Eu tenho um carro FLEX e só ando com Gasolina, Alccol na minha oponião é para beber, não serve como combustível.
Com Gasolina meu carro gasta uns R$ 15,00 a mais por mês do que com Alccol, excelente negócio, o motor funciona melhor, o carro ganha potencia (essa história de que os carros andam mais com alcool é balela, inventaram isso para enganar trouxa).
Se colocar gasolina Podium então o carro vira um foguete é só relar no acelerador que ele dispara.”
Caro Sr. Milton-GT, como o senhor é ignorante! Quanta besteira disse sobre o etanol!! E sobre gasolina Pódium tb!! Ela só vale a pena se o motor tiver taxa de compressão alta, acima dos 10:1!!
Muita gente aqui fala tanta besteira sem o menor conhecimento do que diz!!! É triste ver como tem pessoas desinformadas!!
João disse,
Enviado em novembro 26, 2009 @ 2:31 am
Esse Milton-GT é um idiota mesmo!! Que cara boçal!!!
Renato disse,
Enviado em novembro 27, 2009 @ 3:44 am
Brasileiro paga 26,4% de imposto no carro zero.
Atualmente, o Brasil detém o quinto maior mercado de automóveis do mundo, colocação que deverá ser consolidada até o final deste ano com a projeção de aproximadamente 3 milhões de veículos produzidos para as vendas internas. Essa marca reflete um aumento de 6,4% em relação a 2008.
Ontem (24), o ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou a prorrogação da redução do IPI para carros a álcool e bicombustíveis. Modelos flex de 1,0 litro que voltariam à alíquota original de 7% em janeiro vão manter os atuais 3% até março. Já os flex com motor até 2.0 manterão a taxa de 7,5%. Os demais seguem com a volta gradual do imposto até o primeiro mês de 2010.
Mesmo fazendo parte do seleto grupo de nações que mais comercializam carros, no entanto, o Brasil encabeça a lista de países que mais cobram impostos sobre o valor do veículo, mesmo com o incentivo da redução que vigora desde dezembro do ano passado. Com uma alíquota média de 26,4%, o País supera a Argentina (24%), a Itália (16,7%), a França (16,4%), a Alemanha (16%), o México (16%), o Reino Unido (14,9%), a Espanha (13,8%) e os Estados Unidos (6,1%).
Para parte da frota de automóveis, essa cobrança de tributos vai ser maior a partir de janeiro, quando o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), voltará a fazer parte do pacote de tarifas que incidem sobre o preço final do automóvel zero quilômetro. Até lá, a taxa vem sendo gradativamente incorporada ao valor dos automóveis zero quilômetro.
O tributo é cobrado de acordo com a motorização dos veículos. Após março, no caso dos nacionais com motor 1.0, o imposto incide em 7% no preço final e para os modelos de até 2,0 litros flex, 11%. Já em janeiro, os 2,0 litros a gasolina estarão com 13%; os acima de 2,0 litros flex, 18% e com mais de 2,0 litros a gasolina, 25%. Para os importados, a alíquota é de 25%, independentemente da cilindrada.
De acordo com os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), além da alíquota do IPI, o consumidor acaba desembolsando dinheiro com 12% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e 11,6% de PIS (Programa de Integração Social), além do Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Para se ter uma ideia, no momento da aquisição de um automóvel popular novo, com motor de 1,0 litro, o comprador paga 22,2% em impostos, enquanto os modelos de até 2,0 litros flex “contribuem” com 25,8%. Se for movido apenas a gasolina, a carga tributária é de 26,4%. No caso dos veículos acima de 2.000 cilindradas, o valor é ainda maior. Se um Fiat Mille básico, cujo preço inicial é de R$ 22.940, por exemplo, chegasse às concessionárias sem a carga tributária de 22,2% sobre seu valor final, o comprador pagaria R$ 17.847 pelo carro.
No caso dos importados…
Os veículos que vêm de fora carregam uma alíquota de 25% referente ao IPI. Somando o valor de produção mais os impostos do país de origem, além das taxas de importação, as tarifas chegam a 35% do preço total do carro. Devido a acordos bilaterais entre os governos, os automóveis provenientes da Argentina e do México são isentos de tributos para entrarem no Brasil. Descontados os impostos, um BMW 325i, que é vendido a partir de R$ 195 mil, sairia da concessionária por R$ 126.750.
A grande quantidade de impostos que aumenta de maneira considerável o preço de mercado dos carros novos pode afetar, por exemplo, a aquisição de equipamentos de segurança, como airbag e freios ABS, por uma parcela maior de consumidores. Por causa do alto custo, estes importantes itens acabam ficando de fora da maior parte dos veículos comercializados e, muitas vezes, acabam sendo substituídos por sistemas de som ou rodas de liga leve.
Isenção e burocracia na isenção de impostos para portadores de necessidades especiais
Os motoristas portadores de necessidades especiais que desejam comprar um carro zero quilômetro são beneficiados pela isenção de tributos como o IPI, o ICMS, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que varia conforme o Estado.
Para adquirir o veículo, no entanto, o consumidor tem de esperar, pelo menos, seis meses pelo veículo em função dos trâmites burocráticos, que podem se estender até um mês e meio caso o condutor tenha de emitir uma habilitação especial. Se o automóvel for utilizado para o transporte de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física, visual, mental severa, mental profunda ou autismo, apenas o IPVA é cobrado.