CARPLACE

Galeria: veja viaturas de polícia que fizeram (e fazem) história

Elas são uma visão preocupante quando aparecem no espelho retrovisor de qualquer carro. As viaturas policiais, entretanto, não causam apenas medo – especialmente quando lembramos das Chevrolet Veraneio utilizadas no período da ditadura e que viraram até tema de música -, mas frequentemente são objetos de admiração pelo seu valor histórico.

CARPLACE elegeu alguns exemplares de carros utilizados pelas forças policiais em diversos lugares do Brasil. Confira a galeria e utilize a área de comentários para dizer qual modelo vem à mente quando o assunto é “carro de polícia”.

Galeria de fotos: Viaturas de Polícia

Publicidade

64 comentários

  1. PONCIO PILATOS

    23 de julho de 2013 at 8:37

    a VERANOSA VASCAÍNA era de assombrar…
    é bem a cara da música do CAPITAL INICIAL…
    deus me livre e guarde de ver uma daquela no retrovisor, com uns truculentos usando uns óculos com imitação de rayban, comprada na feira do paragua, por trinta cruzeiros…kkkkk

    • jao

      23 de julho de 2013 at 9:49

      kkkk, amigão, só tem medo da polícia quem deve alguma coisa, pessoa de bem nao tem medo não….."deus me livre guarde ver uma daquela no retrovisor" rs, outra coisa , ai vc tinha medo , garanto se tivesse alguem te sequestrando vc resaria para ver uma daquela no retrovisor…rs

      • PONCIO PILATOS

        23 de julho de 2013 at 10:48

        hehehehee…
        xará, no Brasil, vc devendo ou não, eles baixam o sarrafo,
        tou cansado de ver reportagem de puliça que tem a falange nervosa, passa o dedo por qq coisa e depois fica por isso mesmo… tou fora, num devo nada, mas num gosto de engodo com puliça não, ainda mais em local deserto e sem testemunhas. tou fora.
        já sobre estar precisando dela, é mais que dever deles dar proteção a quem precisa, afinal recebem pra isso… mas tanto dão proteção a quem não precisa (qdo deveria ser a quem precisa), qto baixam o porrete em quem não precisa (qdo deveriam espancar quem precisa), é o Brasil.

      • marcelo

        23 de julho de 2013 at 16:27

        Mentira. A polícia é truculenta e trata a população como marginais.

        • eduardo

          30 de julho de 2013 at 12:36

          Marcelão, sou filho de operários, humildes e pobres, mas que sempre se deram ao respeito e quase sempre foram muito bem respeitados pela policia, quando meu pai foi desrepeitado, deu o troco com respeito e colocou o policial numa situação muito desagradável perante as pessoas que estavam em volta.
          Sabendo ser educado e conhecendo seus direitos, não há polícia que tenha motivo pra ser mal-educada e se for, ela sabe que pode parar até na corregedoria…

          • mjprio

            17 de agosto de 2013 at 22:34

            POr isso que vibro com caveirão. Sou filho de PM que nunca matou ninguém em 27 anos de corporação e vários elogios na caderneta. Viviamos de forma simples e estudava em escola pública. Com muito trabalho sustentou a familia com dignidade e fez de mim o que sou hoje: um oficial sa FFAA com mestrado e um cidadão de bem. Por isso, mesmo com a instituição manchada por gente que vem da mesma sociedade que a critica, mas compra DVD pirata, paga suborno e dá uns tapinhas de vez em quando, admiro o trabalho dos caras. Tem mais é que dar porrada em vagabundo msm. Quem critica, está com o traseiro no sofá refrescando- se no ar condicionado defendendo essa corja de direitos humanos, não sabe o que é pegar um fuzil e subir um morro, o ou estar em vigilância nos cafundós da Amazônia. Não sabe o que é patrulhar a fronteira cheia de malandro da FARC na tua cola. TRISTE!!!!!

    • Pedro_Rocha

      1 de agosto de 2013 at 10:44

      A música se refere às Veraneios utilizadas pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que na época era extremamente violenta e as delegacias eram praticamente centros de tortura. Mas como só pegavam bandidos e pessoas comuns, a comissão da mentira não vai se interessar porque daí não sai mamata para político.

      Entretanto, se o cara fosse trabalhador e não fizesse por onde eles não incomodavam. Meu pái era pobre e morava em cortiço, mas nunca foi incomodado pela Polícia. Diferente de um certo Renato Russo, que vivia em festinhas de classe média regadas a drogas e desrespeito aos vizinhos.

  2. FabioRuimDeRoda

    23 de julho de 2013 at 8:47

    Veraneio ==>>> Blazer ==>>> TrailBlazer ???

    • msbiel13

      23 de julho de 2013 at 12:15

      a policia rodoviaria ja ta usando a trailblazer

  3. FabioRuimDeRoda

    23 de julho de 2013 at 9:17

    Era praticamente um carro funerário !!!

    • PONCIO PILATOS

      23 de julho de 2013 at 9:37

      kkkk pura verdade.
      teu nick tem algo a ver com a sua forma de dirigir, véinho? hehehe

    • PONCIO PILATOS

      23 de julho de 2013 at 9:37

      kkkk pura verdade. rabecão mesmo.
      teu nick tem algo a ver com a sua forma de dirigir, véinho? hehehe

      • FabioRuimDeRoda

        23 de julho de 2013 at 10:29

        Kkkkk, o nick é pega-incautos.

  4. flávio

    23 de julho de 2013 at 9:47

    Como o estado de São Paulo gosta de gastar o dim dim do contribuinte, Toyota sw4 com dinheiro publico, que beleza!!!
    Dava para comprar 3 o u mais viaturas gol com a compra de 1 Toyota sw4, isso aqui é Brasil, farra com dinheiro publico, que manda é a organização e estratégia e sw4 para que?? em São Paulo? o gol da conta do recado com muita facilidade e de manutenção bem, mas bem mais barata!

    • anderson_sp

      23 de julho de 2013 at 11:50

      Champz, no Golzinho leva 2 policiais e 3 malacos no cercadinho, uma SUV grande leva 5 policiais e uns 4 malacos abarrotados lá atrás, fora quando vão deslocar pra fazer grandes apreensões de drogas um carro grande é fundamental, comparação ridícula essa aí.

    • Leandro1978

      23 de julho de 2013 at 12:10

      Desculpe, mas acho que ao menos as viaturas policiais, devem, não só serem grandes, para levar os marginais, como também ter um bom motor para as perseguições. Então, tem, sim, que usar SW4 ou similares para tal finalidade. O problema são os deputados, que compram carros de luxo, tem modelos que mal andam 5 mil km e já querem fazer licitação para trocarem de carro. Isso é errado, desperdício de dinheiro público, não a polícia usar um SUV.

    • Bruno PR

      23 de julho de 2013 at 13:38

      Viatura precisa de motor e espaço, onde você acha que a ROTA ou a Força Tática vai enfiar 12. dentro de um Gol? No teto?

    • MESTRE

      23 de julho de 2013 at 14:52

      Você não tem conhecimento. As viaturas da PM de São Paulo são baixadas a cada 05 anos e as da Civil são baixadas após 10 anos. Mas com certeza muitas ultrapassam esse tempo. Você acha certo vagabundo andar de carrão – na maioria das vezes furtado/roubado e a Polícia andar de Golzinho? É com pensamentos assim que a criminalidade vai de vento em popa no Brasil. E com certeza por maior que seja a viatura mais temor coloca na vagabundagem. Polícia tem andar de "barca" mesmo. SW4, Pajero, Trailblazer, etc.

    • Filipe Augustus

      23 de julho de 2013 at 16:42

      Veja se um Golzinho aguenta isso, está certo que é apenas uma brincadeira deles, mais é isso que os SUV tem que aguentar ;)
      http://www.youtube.com/watch?v=bDrUGpI3cUk&hd

    • Filipe Augustus

      23 de julho de 2013 at 16:42

      Veja se um Golzinho aguenta isso, está certo que é apenas uma brincadeira deles, mais é isso que os SUV tem que aguentar ;)
      http://www.youtube.com/watch?v=bDrUGpI3cUk&hd

    • Filipe Augustus

      23 de julho de 2013 at 16:42

      Veja se um Golzinho aguenta isso, está certo que é apenas uma brincadeira deles, mais é isso que os SUV tem que aguentar ;)
      http://www.youtube.com/watch?v=bDrUGpI3cUk&hd

  5. Marco

    23 de julho de 2013 at 9:54

    Cadê os Defenders usado pela PM em SP. Além do insucesso foi um fiasco em termos de manutenção. Um PM disse que o estado comprou óleo errado para manutenção e que os carros deram tanto problema que saiu de uso em poucos meses.

    • flávio

      23 de julho de 2013 at 18:23

      Em Minas Gerais, a justificativa dos carros Defenders para policia, era que vinha com defeito, então justificaria assim sua compra, é só olhar o mercado e ver que tanto a defender quanto a sw4 são lavagem de dinheiro, desnecessário , tem carros de marcas mais populares adequados a pais em desenvolvimento e a relação de preços de carros cobrados no Brasil.

  6. saosao

    23 de julho de 2013 at 10:10

    Não lembro se na década de 90 ou 2000 a Polícia Civil de SP comprou um lote de Land Rover Defender (não lembro se a 90 ou 110)… na época eu achava o máximo, mas com certeza alguém estava levando uma bela vantagem…

  7. AlfaB

    23 de julho de 2013 at 10:30

    verdade lembro disso, oque sera que aconteceu com aquelas Land

  8. FabioRuimDeRoda

    23 de julho de 2013 at 10:31

    Foram tanto Defender 90, quanto 110 e pickups.

    Conta-se que as forças armadas compraram as Defenders nacionais e que rolou muito estresse quando a Land parou de produzi-las aqui.

  9. Brayner

    23 de julho de 2013 at 11:08

    Aqui em São Luís do Maranhão e no resto do estado a Policia Militar e a Civil usam Blazer, L200 Triton, Pajero Sport, Pajero Dakar e Amarok

  10. 250S

    23 de julho de 2013 at 11:22

    A reportagem cita o Ford Edge como a viatura "Premium" mais cara do Brasil.
    Este posto não se deve às Toyotas SW4 usadas em SP ???

  11. Leandro1978

    23 de julho de 2013 at 12:10

    Gostei do Dart dos bombeiros. Bastante interessante.

  12. Luiz Felipe

    23 de julho de 2013 at 12:50

    Aqui em Brasília a PM adquiriu a Pajero Dakar, só não sei se são boas para o uso diário.

  13. daniel

    23 de julho de 2013 at 12:53

    essa dodge RAM não corre ELA VOA!! isto em uma perseguição é mais facio o cara se entregar estes que começa uma perseguição!!!

  14. daniel

    23 de julho de 2013 at 12:58

    OH!!!!!!!!!!!! GM !! pra mim são os melhores de antigamente !! pena que não peguei esta época boa da GM dos anos 80 , OH!!!!!!!!!!!!! GM OPALA!! FABULOSO !! meu pai tem opala 88 cupê Comodoro fabulosos não tem valor que pague ele!!! minha paixão!! falar que vai vender é cassar briga comigo!!! sou louco com o opala , sou ciumento com ele!! ele é tudo ainda mais que foi do meu avÔ que hoje esta ao lado de jesus, então que quero o opala para restaura-lo e fazer uma homenagem ao meu pai, e meu avÔ que era louco pelo opala! .

    • Bruno PR

      23 de julho de 2013 at 19:11

      Pena? Sorte sua. Ninguém gosta de inflação e ditadura (apesar dessa já estar no final na época)

      • Pedro_Rocha

        1 de agosto de 2013 at 10:50

        Acho que as pessoas preferem presidentes honestos e que não utilizaram o cargo em benefício próprio(o neto de Médici estudava para concurso comigo e Figueiredo deixou a esposa na pindaíba quando morreu só com a pensão do Exército) do que semi-analfabetos em conluio com a FIFA.

  15. Bruno PR

    23 de julho de 2013 at 13:39

    Continuam presentes no centro da cidade, última vez que passei por lá elas estavam estacionadas, aliás, faz tempo que não as vejo rodando, mas que ainda estão inteiras, estão.

    • eduardo

      30 de julho de 2013 at 12:40

      Geralmente estã na Polícia Científica (os peritos criminais) e na polícia florestal…
      Pelo menos aqui no interior

  16. Bruno PR

    23 de julho de 2013 at 13:42

    A primeira até parece verídica apesar da ausência de giroflex, mas essa segunda ae, giroflex da década de 90 e viatura com rodas cromadas, sem placa, pintura estranha, não parece oficial não.

  17. matheus wander

    23 de julho de 2013 at 14:15

    Goias a PRF ta usando Dodge ram, Land Rover e Pajero. E a PM Gol 1.6 e nova Ranger

    • jao

      24 de julho de 2013 at 12:10

      a PRF usa Yamaha R1 tambem…rs, a policia civil do parana tambem tem umas ..rs

    • viniciuscm

      11 de agosto de 2013 at 21:27

      -Dodge RAM e Land Rover na PRF-GO, onde ? Viajo muito pelo estado de GO e nunca vi !
      -Eles acabaram de receber Trailbazers, S10 e Fluence.

      -PM usa Gol alugado pelo próprio Marconi/Cachoeira.

  18. MESTRE

    23 de julho de 2013 at 15:03

    "QUANDO EM PERIGO O HOMEM CLAMA POR DEUS E CHAMA PELA POLICIA, PASSADO O PERIGO ELE SE ESQUECE DE DEUS E AMALDIÇOA A POLICIA"

  19. daniel

    23 de julho de 2013 at 15:44

    serio a PRF esta usando land rover? qual modelo posta a foto ai!!?

    • Bruno PR

      23 de julho de 2013 at 19:11

      Defender, é usada em SP tbm

  20. PONCIO PILATOS

    23 de julho de 2013 at 16:33

    depende do perigo, ja vi gente chamar médico, advogado, o filho, a esposa, o vizinho… os únicos que sempre chamamos a qualquer hora, é MÃAAAE e DEEEUS…

  21. flávio

    24 de julho de 2013 at 8:14

    A sw4 custa versão de entrada 114.150,00, será que não existe nada abaixo deste preço? foi feita uma licitação de verdade? na mesma marca tem um SUV mais bartato o RAV4 de 96.900,00, ai já são 17.250 a menos!
    O SUV realmente são adequados, centro de gravidade muito alto, galera sem uma condução adequado, cuidado para não capotar! grandes apreensões não são feitas pelo carro e sim pelo policial, o carro para carregar as apreensões pode ser caminhão! pegue uma Kombi e vai passear com 9 pessoas , mas com seu dinheiro!

    • Milton_GT

      24 de julho de 2013 at 13:59

      Flávio, São Paulo é um estado rico e a polícia tem que ter os carros de acordo com os utilizados pela população. A PM é muito mais respeitada chegando numa Toyota, do que num carrinho meia-boca, isso não significa que a PM tenha somente Toyotas, tem outras marcas de carros também, inclusive populares, isso depende da utilização.

  22. rttomaselli29

    24 de julho de 2013 at 9:34

    Demorô! Más é um dos SUVs V6 mais fortes. E é um SUV de verdade!

  23. jao

    24 de julho de 2013 at 12:09

    pois é , existe cidadão de BEM, que nao tem medo da policia e sabe respeita-la, e o cidadão de "bem" que se acha dono da verdade, que fala que paga o salario do policial(o que é vdd, mto mal por sinal)e acha que por isso o policial deve deve receber suas ordens, tratam o policial sem nenhum respeito, esse sim é o cidadao de "bem" que leva o sarrafo do policial, antes de tudo respeite para ser respeitado…rs, falo por mim , todas as vezes que fui abordado tratei com respeito, afinal , nao ta escrito na cara de todo mundo quem é ladrão e quem nao é…. mas chega, esse assunto nao leva a nada , aqui é carro, rs

    • MESTRE

      24 de julho de 2013 at 16:54

      São aqueles famosos "cidadãos" de BEM que gostam nos finais de semana dar aquele "tapinha" em churrascos que criticam a Polícia de serem truculentos.

  24. flávio

    29 de julho de 2013 at 17:03

    IDH de Belo Horizonte é 0,810 e da cidade de São Paulo é 0,805

    • eduardo

      30 de julho de 2013 at 12:38

      Flávio, isso é licitação, se não estou errado, saem pelo menos 28% mais baratas… além do cunho político/social (propaganda pra marca, relacionamento e lobby, etc…) – isso é comum no mundo todo – até em países sérios

  25. jGdS

    7 de agosto de 2013 at 20:28

    Acompanho o CARPLACE a muito tempo, e falo desse assunto com propriedade porque passo 12hs diarias dentro de uma "barca" . Aqui em MG, utilizamos o famoso Golzinho 1.6, Parati, Fiat Uno, Palio 1.4, Blazer e a renovada frota de Palios Adv. 1.8 locker, além é claro das antigas 1.6 16v, e digo essa última é a melhor que podemos possuir no trabalho diario. As divisões Rodoviárias e Ambientais utilizam desde os Ford Focus 2.0 (para comandantes) até as Rangers (antigas diga-se de passagem), Amaroks e L200 Triton. Além dos Fords Ecosposts dos Comandantes de BPM. Nas áreas administrativas ainda vemos as GM Meriva, Zafira e alguns Fiat Siena e Strada CD. Logo a PMMG utiliza muitos veículo da FIAT, acredito que por a fabrica ser aqui e existir muito lobby político, mas isso já não a minha área. Abraço a todos.!

  26. mjprio

    17 de agosto de 2013 at 22:27

    Renato Russo = viciado filhinho de papai. Ativista de sofá e rebelde sem causa!

  27. mjprio

    17 de agosto de 2013 at 22:35

    Vibrei com sua palavras amigo, qual foi o presidente militar que saiu rico do governo??? Com a palavra os PTralhas.

  28. mjprio

    17 de agosto de 2013 at 22:39

    Na época da ditadura vagabundo e marginal tomava porrada e ia pra vala. Não é como hoje, que estão até no poder!!!! Antigamente assaltante, estuprador ia pro inferno. Hoje aqueles que invadem sua casa estupram tua mulher e filha roubam tudo e matam são defendidos e chamados de coitados pelos maconheiros de plantão também conhecidos por ativistas de direitos humanos. Estamos precisando de outra "limpeza" de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>