Ford homenageia Carroll Shelby com o especial GT500 Cobra de 860 cavalos

Ford Mustang Shelby GT500 Cobra 2013

A Ford, em conjunto com a Ford Racing e a Shelby American, acaba de anunciar o Shelby GT500 Cobra 2013, um modelo exclusivo de 860 cv de potência criado especialmente para homenagear a Carroll Shelby, o maior preparador de veículos da marca.

A Ford anunciou também que rebatizou o seu Centro de Desenvolvimento do Produto de Dearborn, em Detroit, com o nome do mais famoso piloto e preparador da marca, falecido aos 89 anos. Carroll Shelby também foi fundamental na década 60 na criação do GT40 e versões especiais do Mustang.

Ford Mustang Shelby GT500 Cobra 2013

Tomando como base um Shelby GT500 2013, os “Amigos de Carroll” criaram um Mustang Cobra exclusivo que gera mais de 860 cv com a ajuda de um supercharger Whipple de 4 litros da Ford Racing. Para dar conta de toda a tração que essa potência despeja na pista, o modelo conta com rodas traseiras com bitola de 13 polegadas calçadas com pneus 345 de alta performance.

A Shelby American forneceu o capô e o kit traseiro da carroceria, os freios Shelby Wilwood, as rodas traseiras de 20×13 polegadas e dianteiras de 20×10 polegadas. A pintura na cor azul com faixas brancas homenageia os roadsters Cobra produzidos nos anos 1960.

Inspirador

Durante mais de meio século, Carroll Shelby inspirou designers e engenheiros de toda a família Ford. Na juventude, Edsel Ford I trabalhou para Shelby fazendo uma série de serviços, como a limpeza de peças de transmissões.

Inúmeros engenheiros cruzaram caminhos com Shelby durante esses anos, desde os que construíram o GT40 original aos que trabalharam no Shelby GT500 2013. Até o final da vida, ele continuou comprometido em desenvolver grandes carros de performance. Aos 88 anos, passou mais de cinco horas dirigindo o Mustang de produção mais potente já fabricado, durante os testes de homologação nos campos de provas de Sebring e Arizona, em 2011.

Carroll Shelby

Depois dos testes, Carroll ficou horas discutindo com os engenheiros sobre o que gostou e o que precisava ser melhorado no carro. “Ninguém que tenha trabalhado com Carroll vai esquecer isso”, completa Jim Farley. “Suas lições em dinâmica veicular serão passadas para as próximas gerações e continuarão a influenciar os carros de performance da Ford por muitos anos.”

Publicidade

15 Comments

  1. Dionei

    20 de agosto de 2012 at 17:51

    Pra quem achava que o GT500 2013 era monstruoso…. kkkk
    Que surpresinha agradável hein ?
    E como sempre…. = pena que somos Brasileiros, pelomenos temos acesso as fotos né? hahaha

    • brunocarros

      20 de agosto de 2012 at 20:55

      Os americanos também só terão acesso a fotos! Pelo que entendi esse não será vendido em série.

  2. danielrds

    20 de agosto de 2012 at 17:57

    Shelby é um dos carros mais belos de que se tem noticia, sou fã incondicional desse carro, muito bonito, esse azul caiu muito bem nele, boa!

    • V8_sempre

      21 de agosto de 2012 at 0:10

      Em design… Já sou muiiiiito mais o Camaro ! Ou até mesmo o Challenger !

      Mas mecanicamente… Gosto até do arcaico eixo traseiro rígido dele… heheh ! Uma promessa de muita diversão ao volante !!

    • Fábio Ribeiro

      21 de agosto de 2012 at 18:43

      Você vai me desculpar , mas seria mais bonito se fosse um azul escuro… Está meio duvidoso essa cor.

  3. JPaulo

    20 de agosto de 2012 at 20:30

    Simplesmente bruto!!!!!!!!!!!!

    • Stang302

      21 de agosto de 2012 at 7:48

      Concordo 100%. Só de olhar esse pneu traseiro, o asfalto começa a enrugar…sem falar das saídas de escape…ai, ai, quem sabe um dia!

  4. Lorenzo

    20 de agosto de 2012 at 21:00

    Será que tem "eixo traseiro rígido"?

    • Hilário !!!

      20 de agosto de 2012 at 23:06

      kkkkk… Já penso !

  5. Wellington_L

    20 de agosto de 2012 at 22:10

  6. eloy giraldi

    21 de agosto de 2012 at 15:17

    FORD É FORD, o resto é resto…..

  7. Fábio Ribeiro

    21 de agosto de 2012 at 18:43

    Mas ele aqui no Brasil não custa 170 mil ? Ah vai, pra um Mustang nao é tanto.

    • ooooo

      23 de agosto de 2012 at 15:55

      esse vai cuntar uns 650 mil no mínimo..ah é o shelby de 500 cv custa 250-290 mil pora sua informação

  8. Fábio Ribeiro

    21 de agosto de 2012 at 18:44

    Nem um lamborghini aventador segura…

  9. igor

    21 de agosto de 2012 at 23:00

    cara na verdade nao tem nenhum carro de serie da mesma categoria deles,que ponha no gt500. ja dirigir challenger e apanha bonito pro ford.
    A 240km/h o ford passou esculachando!mesmo eu estando num de challenger de 650hp

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>