CARPLACE

Fim do Flexpower? Chevrolet prepara novo motor 2.0 mais forte e econômico

Motor Chevrolet Flexpower

O criticado motor 2.0 Flexpower da Chevrolet parece estar com os dias contados. Começa a circular no mercado a informação de que a Chevrolet está preparando uma novo propulsor 2.0 bicombustível mais potente e mais econômico.

Vectra Elite 2.0 FlexPower

As informações dão conta que o novo propulsor 2.0 continuará usando o mesmo bloco, porém, as modificações permitirão ao novo 2.0 gerar até 150 cavalos de potência e ser mais econômico que o motor atual. Estas novas modificações seguiriam o mesmo padrão adotado nos motores da “família 1″ que compreendem dos 1.0 ao 1.8.

Vectra Elite 2.0 FlexPower

O novo motor 2.0 chegará para equipar o sedã Vectra, a Zafira e o Astra. A expectativa é de que esta nova geração de motores seja lançada ainda este este ano com a “possibilidade” de ser batizada como 2.0 Econo.Flex.

Sobre o atual motor 2.0 Flexpower

O atual propulsor 2.0 Flexpower desenvolve potência máxima de 128 cv com o uso exclusivo do álcool a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool e de 18,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 11,3:1.

Dados Astra 2.0 Flexpower

Chevrolet Astra 2.0 Advantage

Segundo a montadora, utilizando álcool, a velocidade máxima é de 203 km/h e, com gasolina, 198 km/h. O modelo com transmissão manual acelera de 0 a 100 km/h em 9s1 com álcool, enquanto o com transmissão automática em 11s1, com o mesmo combustível. Já quando se utiliza a gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é de 9s8 (manual) e 11s4 (automático).

No que se refere ao consumo, a montadora informa que com apenas gasolina no tanque o Astra 2.0 Flexpower com transmissão manual percorre 10,0 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada com uma média de 12,6 km/l. Quando se abastece com álcool o Astra faz 7,2 km/l na cidade, 10,8 km/l na estrada, uma média combinada de 8,8 km/l.

Compare Preços de: Vectra Elite, Vectra Elegance, Vectra Expression, Novo Vectra GT, Chevrolet Omega, VW Jetta, VW Passat, VW Bora, VW Golf, Toyota Camry, Toyota Corolla, Mercedes C 240, Mercedes Classe A, Mercedes SLK, Audi A4

Publicidade
Publicidade

83 comentários

  1. Cristiano Resende

    26 de agosto de 2008 at 11:42

    GM enganando de novo seus consumidores,porque não trazem um motor novo como fez a Honda e até a Ford??? Simplesmente jurássico…

  2. Eduardo

    31 de agosto de 2008 at 19:42

    Hmmm! Vai ser muito difícil achar um substituto para esse velho motor de Astra que comtemple baixo custo e boa performance como este. Se melhorar pode estragar. Acho que se for pra mudar, essa mudança vai pender para o lado do consumo e não da potência que já é suficiente para atender de Astra 2P a Vectra Elite.

    Medições feitas em dinamômetro de bancada acusam uma potência real de 135 CV. A GM informa uma potência nominal de 128CV, que é o limite para atender o consumidor portador de deficiência numa faixa de IPI mais em conta e para criar uma distinção em relação ao 2.4 com 150CV.

  3. Francisco

    9 de setembro de 2008 at 16:52

    Fico impressionado como alguém pode defender esse motor de M da chevrolet, já pensei em comprar a Zafira mas sempre desisto quando vejo os comentarios do motor. Na última vez desisti e comprei um Marea 2.4 automático. Faz 8km/l na cidade e nem preciso falar da diferença de desempenho para o motor da Zafira que é abissal e não faz nem 7km/l. E pra completar a maior M que a Fiat fez foi colocar esse monstro nos carros dela.

  4. HUMBERTO

    16 de setembro de 2008 at 9:08

    Adquiri uma Zafira Expression Automática, na última sexta-feira e estou "abismado" de ver como a mesma bebe.

    COm gasolina está fazendo apenas 4 KM p/LT no trânsito urbano.

    É algo inaceitável, para uma montadora como a Chevrolet.

    É o meu 4º veículo da Chevrolet e confirmado o consumo, nunca mais adquiro um!!!!

    Gostaria de saber se o mesmo procede, pois a montadora não se pronuncia.

    Humberto

  5. Alexandre Buettgen

    18 de setembro de 2008 at 22:02

    Para ter uma idéa a ford deve lançar no proximo ano o fusion 2.5 duratec com 200cv e 15% mais economico do que o 2.3 , tomara que o motor 2.0 da GM chegue nos 150cv e seje pelo menos 20% mais economico

  6. Emerson

    25 de setembro de 2008 at 21:06

    Comprei um astra automático 2.0 flexpower. Gostei do desempenho, estabilidade e potência do motor. Mas em termos de economia me decepcionou, isso que eu não dou tanta importância prá isso (tenho um Marea 2.4). O astra está fazendo incríveis 3,4 a 3,9/litro a álcool. Vou tentar fazer média com gasolina, se não melhorar venderei o carro. Até aceito fazer esta média. mas com meu Opala 78 6cc.

  7. Pingback: Chevrolet Cruze será vendido no Brasil - Novo modelo deve substituir o Vectra « Carplace - Portal do Automóvel

  8. Bruno

    3 de outubro de 2008 at 9:33

    Tenho um Astra 2.0 FlexPower e, embora reconheça que o motor é ultrapassado tecnologicamente, eu acho o carro uma delícia de dirigir.

    Além disse, o motor tem muito torque, basta saber usar as marchas que o carro não bebe tanto. O meu Astra faz 10km/l na cidade (eu moro em Brasília, onde o consumo é menor em trechos urbanos do que em outras cidades).

    Além disso, a manutenção é barata e simples.

  9. daniel

    3 de outubro de 2008 at 21:19

    Tenho um astra 2.0 flex 08/08 e não estou achando mto beberrão assim.

    Eu tinha um polo hatch totalflex e o astra consome igual na cidade (6,8 a 7,2 km/l no alcool) e na estrada ele fez 9,5 km/l, isso andando a 140 direto. acredito que se eu andasse a uma media de 120km/h ele faria 11 km/l.

    Mas já está na hora mesmo da GM colocar um novo 2.0 mais potente e se ficar mais economico melhor ainda.

    Só lembrando q o Astra tem uns dos menores indices de desvalorização anual da categoria, vende o dobro do golf anualmente, e o seguro é mto mais barato.

  10. Diogenes Marques

    4 de outubro de 2008 at 5:02

    Meu pai tem o Mervia 1.8, é bom na subida, até no GNV e com a mala cheia, amarrei no carro.

  11. Carlos

    15 de outubro de 2008 at 13:36

    Possuo um Astra Sedan 2.0 flex e o melhor consumo que fiz no álcool foi 6,5 km/l. Em minha cidade onde existe muito morro não passo de 5 km/l. Na estrada a 100 por hora cheguei a fazer 11 km/l. Mas o normal é 10 km/l, e se apertar vai caindo até 7 km/l.
    Eu só uso álcool.Não sei onde a Gm tira esse km/l. Me disseram que é no rolete. Se for, não tem a força do vento,atrito com o asfalto, uma série de variáveis que aumentam o consumo.Mas mesmo gastando,o carro é ótimo. Tem desempenho de esportivo ,dá muita segurança nas ultrapassagens e anda muito mais que estes motores modernos que tem por aí.

  12. Gilberto Astra1.8T

    6 de novembro de 2008 at 16:24

    De monza tem so o bloco pois comando, cabeçote, injeção, coletor de escape e admição bem como as vauvulas são diferentes acho 127cv vindos de uma unidade 2.0 8v de bom tamanho lembrando que a concorrencia só obtem melhores numeros recorrendo a uso de 16v, motor com esta robustes facilidade de manutenção não existe falo isso por possuir o segundo Astra 1.8 (antes 2.0) turbo que roda no alcool com bicos 20% maiores + bico suplementar + digipulse pressure + escape 2.5pol + turbina master power APL 802124 soprando 800g + cabeçote polido + filtro race crome duplo fluxo o resultado é 7.5 km/l na boa dentro de Belo Horizonte com ar/c desligado e 197cv liquidos ou seje anda muitooooo mais que qualquer carro dos citados acima agora não quer gastar com comb vai de bicicleta e morra atropelado hehehehe! tudo depende de como você conduz o carro se tu é um motorista de 1° que não sai da 1 marcha ai meu amigo ate uno lixo vai beber desenvolva o carro levemente e sinta sua curva de torque e potencia que seus numeros de consumo irão diminuir drasticamente lembrando que meu Astra 2.0 cosumia menos que 1.8 ainda original por ter mais torque em baixa porem 1.8 gira muito mais oque prioriso em uma preparação. espero ter contribuido obrigado!

  13. Gilberto Astra1.8T

    6 de novembro de 2008 at 16:36

    Sem contar a estabilidade do Astra não existe = so perde p xsara vts carro é um devorador de curvas e de reta si tu pisar de comb tambem mais quem se importa cavalo corre cavalo come como falei acima não quer gastar com gasol ou alcool vai de bicicleta!!

  14. Pingback: Será assim? Leitor envia projeção do Chevrolet Vectra 2010 reestilizado « Carplace - Portal do Automóvel

  15. Fumeta

    6 de dezembro de 2008 at 4:30

    A GM tem 2 grandes problemas: o primeiro é vender carros sem ABS e air bag, coisas que para mim são indispensáveis, e o segundo é só ter motor flex para vender. Tenho um velho astra 2002, o motor apesar de 'antigo' é muito melhor que o motor do corolla que tenho, cheio de letrinhas, mas na estrada parece carro 1.0, o motor fica barulhento quando passa de 120, já o velho Astra nao, ando a 140 e nem noto. Outra coisa é o consumo, enquanto com o Astra faço 13 a 14km/l de gasolina, o corolla que é 1.8, nao pasa de 11k/l, mas a culpa do corolla é porque o coitado é a bosta do flex… Por mim se tivesse o mesmo motor velho, mas o astra tivesse air bag e ABS, eu nem teria comprado o corolla, que já estou louco para me livrar dele tambem…

  16. Guilherme

    18 de dezembro de 2008 at 20:48

    sabe, quanto ao rapaz que falou de acelerador eletronico, é um lixo…

    tenho um astra sunny, a gas, e gente, na boa, fiz um test drive com um vectra GT, é meio devagar ein, se bem que meu pai tem uma meriva 1.8 e é mesma coisa, esse acelerador eletronico é estranho…

    Vc pisa e ele demora para reagir, estranho, ou realmente falta de costume

  17. Tito Quirino

    21 de dezembro de 2008 at 7:17

    Acabei de comprar um Siena 1.8 HLX 2007 e esperava um consumo de combustível menor na estrada. Na cidade não estou decepcionado,no alcool está fazendo 7, com o ar ligado e na estrada a 120 KM faz 7,5 com ar. O que está me consolando é o conforto que o bichinho oferece.

  18. Marcelo

    29 de dezembro de 2008 at 17:34

    Tenho um Astra Advantage 2008, que é super economico em vista do focus que eu tinha, já senti uma grande diferença no bolso, se melhorarem então !!!

  19. Alex Leite Bognone

    2 de março de 2009 at 8:15

    Bom dia amigos,
    não quero aqui parecer nenhum expert em mecanica automotiva,pois não sou mesmo,mas tenho considerações a fazer sobre os motores GM 1.8 e 2.0,ao contrario da maioria dos senhores eu não tenho nenhum Vectra ou Astra seminovos,fui proprietario dos Opalas 4 e 6 canecos e hoje levo a vida com minha Ipanema 2.0 gasolina,uso esse carro pra tudo inclusive puxando um barco/lancha de 7 metros bem pesado e carregado de traia de pesca e digo a vcs que puxar um peso assim não é pra qualquer um,minha Ipanema é ano 1993/94 e já esta com 312.000km rodados sem nunca ter aberto o motor,faço 7,5 km/litro na cidade e entre 10 e 11 km/litro na estrada sem o barco,com ele é no máximo 5 e 8 km/litro respectivamente. Quem quer economia compra carro 1.0 e quem quer muita velocidade e altas potencias compra carro esportivo top de linha,deafio um desses carrinhos modernos a fazer o que faz minha boa e velha Ipanema com baixissimo indice de manutenção,seu conforto bem razoável,potencia suficiente pra puxar o bruto das aguas e sua incrivel confiabilidade. Jamais sairei da GM e não quero nenhum motorzinho moderno,economico,mais ágil e que não aguente o tranco como deveria!!!

  20. Valdério

    10 de abril de 2009 at 22:09

    Se liga GM, já estava na hora, de mudar este motor. Hoje nos consumidores buscamos potência, conforto, economia e um manutenção baixa. Tenho um corsa 2008 1.4 econoflex quando abastecido com álcool faz 11.5 Km entre 100 a 120, com gasolina 15km entre 100 a 120 isso na Br. Na cidade faz 6.5 Km com álcool e 9 Km com gasolina. Esta pretendendo troca em um Astra mas com essa nova potência não dá, porque a lei só permite até 129 cv de poteência para os Taxista, que pena.

  21. BENE

    13 de dezembro de 2009 at 0:18

    Tenho um vectra gls 2.0 97, e gostaria de fazer alguns comentarios aqui, nao vou falar sem conhecimento basico da coisa pois sou mecanico com 30anos de janela.
    Esse carro nao é um veiculo que se diga bem conservado , ja muito desgastado, mas é possivel tirar algumas licoes dele mesmo por ser um veiculo bem rodado,135mil km.
    Sinceramente nao aconsselho ninguem a comprar um veiculo com tantos pontos ruins como esse da gm, a nao ser que queira gastar muito, fica a criterio do comprador, ja tive outros veiculos da gm e de outros fabricantes.Voce nao para de leva lo a oficina, todo dia tem peca quebrada e é carissima para trocar, mao de obra cara .Resumindo o fato ,hoje eu nao compraria nenhum veiculo com motor gm , suspensao ridicula, para se trocar uma peca qualquer ha que se desmontar todo o agregado , e o custo é muito alto, enfim para quem ja teve coisas bem melhores so decepçao com essa linha de veiculos da gm, uma m…….

  22. José Maria Greco

    17 de dezembro de 2009 at 14:59

    O meu prisma 1.4 é bem beberráo faz 7 kilometro no alcool na cidade, muita tecnologia e muito consumo, podemos voltar a colocar carburador nos motores novos, seria uma boa opção

  23. Fabio Marques

    19 de fevereiro de 2010 at 19:10

    O povo não entende nada de motor e fica criticando. Esse motor da GM é muito bom. Bebe que é o satanás, é verdade sim, mas é muito confiável. É duravel. Resistente e de manutenção barata. Tem mais torque que todos os outros da categoria e a potencia é muito satisfatória. Agora dizer que é motor de 20 anos? Dizer que é motor de Monza? Dizer que motor bom é só o AP? Só para quem não conhece motor, em especial aos motores da GM. Tenho um 1.8 flex (114cv) original (corsa sedan). Boto Golf 2.0, new Civic 1.8, corola (todos) no bolso. New Civic dá mais trabalho, mas levo. Está com 75.000 rodados e parece novo. E os outros, será que vão durar igual a este motor “velho”? Sinceramente tenho dúvivas. Abraços.

  24. rildo dutra barbosa

    13 de março de 2011 at 18:47

    sempre tive preferência por opalas,e já tive carros com motor ap 2.0 comprei um carro que era o único disponivel no momento,astra 2.0,confesso que tive receio do gasto com combustivel pois todos que o conheciam diziam que era beberrão.nunca ví carro tão agarrado nas curvas.se pisar forte gasta mais vale a pena,se quer economizar pise devagar e sinta o motor crescer,é um ótimo carro.

  25. stenio

    29 de março de 2011 at 12:02

    comprei um vectra 2007 2.0 automático todo confortável, mais o consumo em média na cidade e de 7.8 na estrada 11, mais com todo esse conforto você queria o que?

  26. daniel

    1 de junho de 2011 at 23:48

    Está enganado quem diz que o motor flexpower da gm é uma bomba. isso quem diz é aquele tipo de motorista que só teve chevette na vida e quando melhora consegue comprar um corsa e quer que ele faça 15 km / l na cidade.

    tenho um vectra 2007 2.0 8v flexpower mecânico que está com 60 mil km e é só alegria……….. motor silencioso e de boas respostas que passa segurança para o condutor… quanto ao consumo ele é só alegria……. o meu faz 9.6 km/l (gasolina comum ) na cidade andando 100% com ar ligado e 13,4 km/l (gasolina comum ) na estrada andando na casa de 120 , 130 km por hora. incluisive com uso de piloto automatico.

    para um carro que oferece tanto conforto e qualidade aqueles que reclamam são os que não conhecem o carro.
    para mim é um excelente carro ………. perfeito em tudo pode comprar e ser feliz

  27. Eduardo

    27 de julho de 2011 at 9:47

    Acho incrível esse debate sobre "motor antigo da GM, monzatech, e outras bobagens". Nós não dirigimos sentados em cima de um motor ou ficamos filosofando com tecnologia escondida embaixo do capô… O que vale é o custo -benefício do automóvel como um todo, R$/km rodado, conforto, dirigibilidade, etc. O que é preferível: um Marea turbo com alta tecnologia e prejuízo certo, ou um bom e velho Astra, com custo de manutenção "zero", torque excepcional, dirigibilidade excelente, bom valor de revenda, etc??? O resto é folclore. Mutios por aqui ainda devem cultuar o velho 250 S, como um grande motor. Na realidade é um Belair-tech, uma verdadeira sucata, mas é confiável e forte pra diabo ( e beberrão). Francamente.,..

  28. Eduardo Mendonça

    27 de fevereiro de 2012 at 20:09

    Eu ja estou muito contente com o meu astra 1.8 .Gasta um pouco a mais na cidade mas na estrada ele domina o meu fez 13.5 com quatro pessoas astras,mais porta malas cheio de parafernais. Otima dirigibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>