Fiat encerrou 2010 com lucro de 2,2 bilhões de euros com ajuda do Brasil

O Grupo Fiat fechou o ano superando todos os objetivos previstos. Em nota, a marca informa que a receita bruta do Grupo, de 56,3 bilhões de euros, aumentou 12,3% em relação a 2009. O lucro dobrou, para 2,2 bilhões de euros (1,1 bilhão de euros em 2009), com margem sobre a receita de 3,9% (2,1% em 2009), graças à contribuição positiva de todos os setores.

Já o lucro líquido foi de 600 milhões de euros (frente ao prejuízo de 848 milhões de euros em 2009). Os resultados foram divulgados ontem (27), em Turim (Itália), pelo CEO do grupo, Sergio Marchionne, que também apresentou os principais objetivos para o exercício deste ano.

Os resultados referem-se ao desempenho do Grupo antes da divisão em duas companhias – Fiat S.p.A, que reuniu as atividades automobilísticas, e Fiat Industrial, que congrega as fabricantes de veículos industriais, como tratores e caminhões. A cisão passou a vigorar a partir deste ano, quando foram iniciadas as negociações na Bolsa de Milão.

No comunicado, foram apresentados também os números relativos ao desempenho dos setores automobilístico e industrial, de forma separada, tanto para a Fiat pós-cisão (operações contínuas dos negócios relacionados ao setor automobilístico, como Fiat Group Automobiles, Ferrari, Maserati, Fiat Powertrain, Magneti Marelli, Teksid e Comau) quanto para a Fiat Industrial (considerando as operações descontinuadas agregadas na nova holding, como CNH, Iveco e FPT Industrial).

Setor automobilístico

Nesse contexto, as receitas da Fiat sem o setor industrial foram de 35,9 bilhões, com crescimento anual de 9,8%. Considerando-se apenas o Fiat Group Automobiles (FGA), as receitas atingiram 27,9 bilhões de euros, 6% acima do faturamento anterior. O volume de veículos distribuídos foi de 2.081.800 entre automóveis e veículos comerciais leves, com queda de 3,2% sobre o número de 2009.

O comunicado ressalta que, apesar da redução da participação no mercado europeu, principalmente na Itália e Alemanha, a Fiat manteve sua posição de liderança no mercado brasileiro, com participação de 22,8%. As marcas esportivas e de luxo tiveram crescimento significativo no ano, com crescimento de 7,9% na Ferrari, para 1,9 bilhão de euros, e de 30,8% na Maserati, para 0,6 bilhão de euros. Já os setores de componentes e sistemas de produção tiveram receitas de 10,9 bilhões, com crescimento de 23,6% sobre 2009.

Publicidade
  • Gabriel Roveda

    Que a Fiat continue na liderança
    E que caso perder o trono…
    Que perca o trono pra Kia ou a Hyundai!!!

    • Alex-BH

      Eu quero é que essas montadoras se danem! Ficar torcendo pra marca, que coisa ridícula! Aliás, essa fiat só ganha no Brasil mesmo, onde o povo aceita qualquer lixo!

    • Carlos Eduardo

      Mais triste de tudo e ler " COM AJUDA DO BRASIL"…

      Com a ajuda de todos seus carros montados em cima da mesma plataforma do Palio 96 fica facil, por isso que não se da bem na Europa.

      • rodgutierrez

        Fala como se a fiat fosse a unica neh, ainda a fiat e unica que mais inova no Brasil, pq o resto so lixao vide vw e gm

        fala da plataforma do Palio, mas o gol com plataforma nova tem o mesmo resultado do ppalio de 96, 1 estrela em segurança ambos!!!!! agora ninguém fala isso

        • Murilo_Ramos

          O que tem a ver teste de segurança, o que tem a ver o Palio 96 ter tirado mesmo numero de estrela do Gol??

          Como se os outros carros que utilizam componentes da mesma plataforma do Gol e que são vendidos na Europa tirassem uma estrela no teste. Todos os carros nacionais são de qualidade ruim, isso é fato…

          Viu o teste do Corolla?? Como que o Corolla fabricado aqui tirou menos estrelas que fabricado na Europa sendo que os dois utilizam a mesma plataforma??

          A segurança do carro leva em consideração muitos outros aspectos além da plataforma.

  • Leonardo

    Esqueceram da LANCIA e ALFA ROMEO no Grupo FIAT.

    • V8_sempre

      Elas existem ainda ?

      Uia !

  • Murilo

    Pra melhorar ainda mais, a Fiat vai lançar mais dois carros populares pra se juntar a todas que ela ja fabrica e assim assegurar por mais um tempo a liderança.

    Seguindo essa receita de só fazer carro pé de boi, não duvido que os chineses virem líder de mercado daqui um tempo.

  • Doccar

    Vi um Bravo de perto e posso falar, é feio viu…

    emplaca nao.

    • eumess

      Estou meio que cansado de ler comentário de pessoas que acham que só design é que conta em um carro. Pra quem procura num carro segurança, confiabilidade, custo-benefício, consumo, performance, design é o item menos importante.

    • rodgutierrez

      gosto e gosto neh
      eu ja acho o bravo o mais bonito da categoria

      • Murilo

        Forçou a barra ein amigo

    • Ricardo_Alves

      voce pote ter achado feio mas nao pode desqualificar o carro por isto, este carro me agradou bastante.

  • Minasi

    Quero o Bravo TJET!!!!!!!!!!!!!!!!

  • rogerio

    em 2008 massa num teve igualdade na ferrari?????? pq nao teria em 2011???

    • Mystvan

      Hmmm… Eu acho que o Massa vai ter que comer muita massa para pôr muita mão na massa para ser massa na Fórmula 1… :P ;)

  • Alex-BH

    Claro, só o Brasil mesmo pra ajudar a comprar esses lixos…

    • rodgutierrez

      Se a fiat é lixo,oque é Vw e gm??? merda(estou falando dos nacionais)

  • eumess

    Tb pudera. A Fiat está conseguindo até vender câmbio automático pra VW. Ou alguém questiona que o i-motion não é fornecido pela Magneti Marelli ?

    • Murilo

      Típico comentário de Fiateiro fanatico.

    • V8_sempre

      cambio automático ?

      Esse parece vendedor da FIAT ! cambio automatizado, caro amigo ! Um monte de motorzinhos que fazem as trocas das marchas !

      A propósito… Magnetti Marelli fornece muito mais peças pra VW do que vc sonha… Vai de injeção a até painel de instrumentos !

      Já a GM, prefere até importar peças do que usar Magnetti Marelli ! heheh !

      E olha que tem… Uma vez pifou a bomba de combustível do meu ex-Vectra (FDP do antigo dono, ficava rodando com ele no alcool) !

      Uma Magnetti Marelli custava uns 130 reais… A BOSCH (Original do vectra)… 250 !!!

      • eumess

        No mundo automobilistico ele é automatizado, mas no significado da palavra é automático.
        Se não depende de sua vontade para a troca das marchas, é AUTOMÁTICO.
        Segue o que consta no Dicionario Houaiss3, sobre AUTOMATICO:

        – adjetivo
        1 próprio de autômato
        2 que se move ou funciona por meios puramente mecânicos
        3 Rubrica: tecnologia.
        que funciona por si, dispensando operadores (diz-se de aparelho)
        4 Derivação: sentido figurado.
        cuja operação independe da intervenção consciente da vontade; maquinal, não deliberado
        5 Derivação: sentido figurado.
        que necessariamente se realiza, sem intervenção de novas causas

        – substantivo masculino
        Rubrica: engenharia mecânica.
        6 aparelho que apresenta, numa parte envidraçada ou de plástico transparente, certo artigo que se pode adquirir colocando-se, numa ranhura, uma moeda, cuja introdução provoca a sua descida para uma espécie de gaveta ou abertura"

      • eumess

        Segue o que consta no Dicionario Houaiss3, sobre AUTOMATICO:

        – adjetivo
        1 próprio de autômato
        2 que se move ou funciona por meios puramente mecânicos
        3 Rubrica: tecnologia.
        que funciona por si, dispensando operadores (diz-se de aparelho)
        4 Derivação: sentido figurado.
        cuja operação independe da intervenção consciente da vontade; maquinal, não deliberado
        5 Derivação: sentido figurado.
        que necessariamente se realiza, sem intervenção de novas causas

  • eumess

    Mais uma vez o povo brasileiro, que compra os carros com a maior margem de lucro do planeta, ajudando estas montadoras estrangeiras a ter lucro atrás de lucro. Enquanto a GM estava falindo nos EUA, a filial brasileira estava salvando a matriz com seu lucro.

  • http://carplace.virgula.uol.com.br/ Marco_Beto

    Só pra não perder a oportunidade:
    E como a Fiat encerraria o ano de 2010, (numa situação hipotética) *SEM* a ajuda do Brasil?

    Acho que isso ajuda a ressaltar, mais uma vez, que entre todas as montadoras presentes aqui no Brasil, a Fiat pode (e até deve) se considerar a mais brasileira de todas.

    Porque se não fosse pelo nosso mercado para manter a saúde da Fiat… Bom, acho que não precisa falar…

    • Paulo_Freire

      Vc acha mesmo que a Fiat fecharia as portas sem o Brasil? Ledo engano, sem nos ela procuraria outro mercado p/ focar. E se vc tivesse lido mesmo a materia, teria visto "com crescimento de 7,9% na Ferrari, para 1,9 bilhão de euros, e de 30,8% na Maserati, para 0,6 bilhão de euros" e "Já os setores de componentes e sistemas de produção tiveram receitas de 10,9 bilhões, com crescimento de 23,6% sobre 2009".

      Sem falar que durante a crise da GM-US foi a GM-Br que mandou capital p/ "reencher" a matriz. E nós compramos mais VW que a propria Alemanha, ou seja, das 4 grandes basicamente só a Ford que ñ tem grandes coisas com o Brasil.

      Simples assim.

  • http://carplace.virgula.uol.com.br/ Marco_Beto

    Só existe um pequeno detalhe:

    Não que a GM e a VW também não sejam dependentes das filiais do Brasil para receber generosos aportes anuais.

    Mas as duas aí tem um outro "pequeno" mercado para se repaldaram, aonde ambas vão muito bem, e a Fiat sequer mostra direito as caras por lá: CHINA (VW em 1º lugar, e GM em 2º. E a Fiat em XXº lugar?)

    Além do mais, como todos já sabem, a VW domina na Europa (com ou sem crise), e a GM ainda é maior (ou quase) no mercado dos EUA, só temendo a Toyota.

    • Paulo_Freire

      Ela ñ é lider e uma empresa p/ existir ñ precisa mesmo. Uma coisa é ela continuar, outra é parar e sem o Brasil ela ñ pararia e como eu já disse, ela apenas iria se focar em outros mercados.

      • V8_sempre

        Ranking de vendas…

        TOYOTA – 8,42 milhões
        GM – 8,39 milhões
        FIAT – 2,1 milhões !

        Como está até no wikipedia….

        FIAT… "Fix It Again, Tony" (conserte-o de novo, Tony) ! Como é conhecida nos EUA !

        Aqui… É o famoso "Fui Iludido Agora é Tarde" !!!

        Eqto isso… O próprio presidente da FIAT diz que ela precisa chegar na casa dos 5 a 6 milhões de carros, para poder sobreviver… E ainda solta a pérola dizendo que Palio não tem qualidade para ser vendido na Europa !

        Adoro a FIAT… Nem precisa de opinião pessoal !!!

    • V8_sempre

      Fora da Itália… O único lugar que aceita a FIAT é o Brasil !

      Isso é um fato… Nem no resto da Europa vai bem !!!

  • http://carplace.virgula.uol.com.br/ Marco_Beto

    Mais um detalhe:

    "A Teksid do Brasil é parte integrante da Teksid SpA, divisão metalúrgica do Grupo Fiat e o maior grupo de fundição de autopeças do mundo, com capacidade produtiva de 720 mil toneladas/ano e presente em países como Itália, França, Portugal, Alemanha, Polônia, China, Estados Unidos e México.

    Com mais de três décadas de atuação no país, a Teksid do Brasil é hoje líder na produção de blocos de motores para automóveis e comerciais leves, detendo cerca de 75% de participação nesse mercado.

    Destaca-se também por fornecer mais de 200 itens em fundidos de ferro, como blocos e cabeçotes para motores diesel, coletores, girabrequins, discos e tambores de freio, pontas de eixo, entre outras peças de médias e grandes dimensões.

    Em sua carteira de clientes, figuram as maiores montadoras de automóveis e veículos industriais do mercado mundial."

    Dos países aonde está instalada, o maior mercado para a a Teksid é – de longe – o Brasil.
    Basta cancelar a atividade dessa siderurfgica do grupo Fiat em Betim, e a divisão de automóveis da empresa racha ao meio.

    • Paulo_Freire

      Uma coisa é cancelar a venda de carros e é disso que vc falou. Outra, se a Teksid sair do país pode apostar que vai levar um monte de gente, além de vernder p/ cá [ñ necessariamente apenas p/ a Fiat] ela tb exporta esses ítens. E quem mais sentiria falta? VW, Ford, Peugeot, Mitsubishi, GM enfim, todas as que produzem carros aqui. Já deu p/ entender o problema que seria né?

      Outra, a Fiat já existia antes de chegar no Brasil e tb continuaria a existir se saísse dele, assim como todas as outras. Ainda ñ somos uma China ou EUA da vida.

      • http://carplace.virgula.uol.com.br/ Marco_Beto

        Cara, não tenta distorcer o assunto em questão.

        O que eu quis dizer, e acho que fui claro, é que COM CERTEZA mais da metade de TODAS as operações relevantes para o grupo Fiat no setor automobilístico estão aqui no Brasil. Situação esta que não ocorre com a GM, nem com a VW, nem com mais niguem presente por aqui.

        Se essa siderurgia encerrar suas atividades, várias montadoras irão sofrer, claro, mas a Fiat principalmente JÁ ERA nesse caso!!!

        As outras se viram com as (várias) fábricas que tem no exterior para trazer pra cá os insumos necessários para a produção local, ou então simplesmente tomam o lugar que era ocupado pela Fiat. Coisa que é mais do que improvável de acontecer, se considerarmos o contrário.

        O que falar de uma marca que sequer sabe o que é um motor V6 de fabricação própria? (E ainda por cima comprava até então motores da GM e fazia modificações para instalá-los em suas queridas Alfa Romeos, e agora se pendurou na infra-estrutura da Chrysler para continuar fazendo o mesmo. Fora as plataformas para carros de grandes também!)

        • http://carplace.virgula.uol.com.br/ Marco_Beto

          Pra terminar isso de vez:

          "Fiat Invests Big To Stay Big In Brazil
          October 21, 2010

          GM is the market leader in the United States. Volkswagen has Europe. Toyota has Australia and Japan. Fiat has…. Brazil? That’s right. Fiat is the number one in Brazil. Brazilians do love a good Fiat. But with Volkswagen’s global ambitions, that number one position in Brazil isn’t safe for Fiat. Volkswagen is number 2 there and if it one thing Volkswagen doesn’t like, it’s playing second fiddle. This is why Fiat is going on the offensive."
          http://www.thetruthaboutcars.com/2010/10/fiat-inv

          • Paulo_Freire

            Esse blá blá blá de que a VW vai tomar a liderança aqui já faz 9 anos que escutamos e até agora nada.

          • V8_sempre

            Em outras palavras… FIAT, a montadora de 3o mundo !

        • Paulo_Freire

          Vc acha mesmo que seria tão simples p/ as outras simplesmente comprar lá de fora? Ñ, ñ é.

          A propósito, isso de motores é questão de divisão de forças. Pq a Fiat faris um V6, V8 ou V12 se já tem a Ferrari que cuida disso? Ao invéz de perder tempo, ela produz motores compactos, economicos e de desempenho bom [visto sua cilindra e coisa e tal] p/ os populares. Pq ela ñ se preocupa em fazer um V6? Qual a ultilidade? Basta pegar um L4 e por um turbo, sem problemas. Aliás, se lembra do V6 que a Lancia desenvolveu em conjunto com a Ferrari na decada de 90 p/ equipar Volvo, Saab, Alfa Romeo e Fiat? O tal "Lancia by Ferrari"? Bom, desde antes disso, a Lancia já era da Fiat, então por tabela…

          Aliás, me explica os V6 que a Alfa Romeo usava ANTES de ser adquirida pela GM? Tipo o do 155 e seus sucessores, até hoje os V6 com ronco mais lindo dentro todos os V6?

        • Paulo_Freire

          Apesar da qualidade ruim do video, dá p/ ter uma ideia do que falei: [youtube 3SAelEPlhUY&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=3SAelEPlhUY&feature=related youtube]

          • Heindiabrado

            Eita barulhera….

            La vem você denovo comparando Fiat com marca decente. Alfa Romeo, Ferrari e Chrysler são do mesmo grupo, mas não tem não tem como comparar. Se fosse a mesma coisa não teria nome diferente.

            Qual o motor mais potente que a fiat ja equipou na sua linha? (Espero que não tenha sido o super-esportivo T-Jato)

          • V8_sempre

            Pior é que a Alfa Romeo quase nem existe mais…

            Faz muito tempo que não a vejo em ranking de vendas… hehehe !

  • Alberto Neto

    não huminha o kra não Marco_Beto!

  • Tom

    Lendo a maioria dos comentários chego a conclusão que o brasileiro é otário mesmo. Em vez de protestar contra essas montadoras que só nos empurram lixos, os ingênuos ainda torcem para as montadoras multinacionais que não respitam o consumidor brasileiro. E quando surgirá uma montadora nacinal?Creio que nunca ,pois o brasileiro se acostumou a ser colonizado.

  • João Paulo

    Então pessoal, a VW é lider na europa. a fiat vendeu 2 milhões de automoveis, 800 mil só Brasil, ( carroças), então você realmente vê quem domina lá fora…

    E otra, se a montadora vende nos EUA e CHINA e que os carros são otimos também… fiat nem está presente… e fora que em outros mercados a fiat direto está fora do top 10… sem comentários…

  • Mystvan

    Será que alguém sabe informar o quanto do lucro de 2.2 bilhões de euros foi contribuição brasileira?

    • Ricardo_Alves

      voce fez a pergunta certa. o termo com ajuda do brasil e muito relativo. se tiver contribuido com 5 , 50,80% em qualquer percentual tera sido com a ajuda do brasil, da maneira que foi colocado o titulo leva a crer que a fiat so possui este lucro gracas ao brasil.

  • rodgutierrez

    Nao entendo esses anti fiat, se nao gosta dos carro dela nao compra pronto, vai comprar os jurrasico da gm ou vw, carros velho vide golf 98 motor de gol

  • guto

    vw usa peças da audi em varios carros,plataformas,até o jetta tem o mesmo cabeçote da LAMBORGHINI GALLARDO…uma coisa é ser a dona e mandar e compartilhar peças…e outra é fazer parte do grupo…fiat é lixo pra 3° mundo…e outra esse bravo é feio mesmo!

  • Caio

    Meus amigos, o que infelizmente acontece hoje no Brasil é o "cartel" das grandes montadoras, eles combinam os preços entre eles (o que o brasileiro aceita pagar) e lucram horrores em cima da gente. É certo que os impostos encarecem bastante o preço final dos automóveis, mas a gente sabe que não é só isso. Vi um francês que não acreditava quando soube o preço p/ comprar carro no Brasil, ele ficou horrorizado, perguntou se era isso mesmo que pagávamos para comprar um simples carro. O triste é que não temos muito o q fazer, vamos boicotar e ficar a pé? Não dá né?

  • Alexandre

    Com relação ao Bravo,estive esta semana em uma concessionária e sinceramente fiquei decepcionado. O espaço interno é péssimo. O acabamento e o painel são bonitos,mas ajustando o banco do motorista (tenho 1,83m ) um amigo que estava comigo não conseguiu se acomodar no banco de trás tamanho o aperto. Engraçado que fiz a mesma coisa em um Punto que estava ao lado e o espaço traseiro é melhor….não dá para entender….

  • flávio

    Acho engraçado esse monte de chileno, boliviano, mexicano, paraguaio, venezuelano, argentino etc… por ai.
    falar que a fiat, só vende no Brasil, com se isso fosse algo negativo!
    o Brasil é o quarto maior mercado do mundo
    na frente do Brasil só a China, EUA, Japan
    e estamos rumo ao terceiro lugar!!!
    Já passamos a poderosa Alemanha!!!
    Ah o mundo todo esta de olho no BRASIL E NA CHINA
    Quantos volks, fiats, gm, fords vendem no Paraguai????