Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo completa 50 anos

Fábrica da Volkswagen - Brasil

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) completou nesta quarta-feira (18/11) aniversário de 50 anos. Desde sua inauguração em 1959 pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, a fábrica já produziu mais de 11 milhões de veículos, o equivale a um terço da frota circulante do Brasil.

Clique nas imagens para ver em alta resolução.

“Ao longo dos anos, a primeira unidade industrial tem sido continuamente modernizada e renovada, posicionando-se entre as mais versáteis, produtivas e flexíveis do Grupo Volkswagen no mundo”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

A unidade conta com 12,5 mil colaboradores e 3 turnos de trabalho. Diariamente, 1.300 veículos de 9 modelos saem da linha de produção: Novo Gol, Nova Saveiro cabine simples, Nova Saveiro cabine estendida, Polo, Polo Sedan, Gol G4, Parati, Kombi Furgão e Kombi Standart. Modelos que marcaram época como o Fusca, Passat, Santana e o esportivo SP2 também foram produzidos na unidade.

Fábrica da Volkswagen - Brasil

A decisão de construir a fábrica Anchieta foi tomada logo depois do início das operações da Volkswagen do Brasil, em 1953, quando a empresa ainda ocupava um galpão alugado no Ipiranga, em São Paulo.

O município de São Bernardo do Campo foi escolhido por estar próximo do porto de Santos, que recebia as máquinas de produção vindas de navio da Alemanha, e da cidade de São Paulo, o maior mercado consumidor.

Fábrica da Volkswagen - Brasil

O ex-presidente Juscelino Kubitscheck, fundador de Brasília, inaugurou a fábrica Anchieta em 18 de novembro 1959, desfilando dentro da unidade, entre aos colaboradores, num Fusca conversível ao lado de Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk, presidente da Volkswagen na época.

Publicidade
  • bruno

    Realmente existe 1.8T , mas existe 2.4 tambem, assim como 2.8 e varios outros, V6 tambem … enfim, acesse http://www.webmotors.com.br , faça uma busca em carros usados Audi A4 e confia os modelos…inclusive achei um 1.8T tiptronic 2001/2001 com 82 mil rodados por 31.900 … É aquilo né, se vc dar sorte de pegar um conservado… beleza… agora , tenho um amigo que trocou um golf 2003 ( que vivia dando problema ) por um audi 2001, ele já teve que trocar quase o carro todo, com a grana dava pra ele pegar um punto usado ano 2008 por exemplo… muito melhor… Carro muito antigo tem que ser carro de coroa , ou de mulher, porque imagine voce pegar um carro antigo que ficou 10 anos na mão de um garotão ? ta todo fudido com certeza, ai voce compra e tem que gastar uns milhares pra trocar isso e aquilo outro. Questão do audi turbo, turbina tambem tem prazo de validade, voce pegar um carro turbo de 10 anos atrás vai tar fumando e voce vai ter que botar pra retificar a turbina com certeza, e ai as mangueiras tb ja nao tao 100%, intercooler todo enferrujado… é foda… carro usado é assim, ou voce dá sorte de pegar um bem conservado ou voce se fode trocando peça por peça…

  • jr

    Vi comentarios falando que europeu tem audi na garamgem e nao VW, ora pois, a AUDI é da VW…

  • Analista CAR

    thiago disse:

    “PARABENS PRA MELHOR DO PLANETA!!!!!!!”

    BABA OVO DA VW DETECTED.

    Sem rancores, grilos, etc.

  • Roberto

    Jr disse;
    “Vi comentarios falando que europeu tem audi na garamgem e nao VW, ora pois, a AUDI é da VW…”

    pode crer…alguns talvez não saibam mais os motores usados no golf, passat e outros é os mesmos usados no audi A3 A4 e outros

    o bloco do motor tem grafado o símbolo das duas marcas….
    achar peça um ou do outro é quase a mesma coisa

    A MAIOR MONTADORA DO MUNDO!

    naum é atoa….///////

  • PVC

    É verdade, mas é o que eu disse, é só procurar bem e vc acha um coroa que gosta de cuidadr de seus carros e tem prazer nisso, vai ser uma boa. E eu ñ diria que o A4 é carro de garotão, o A3 sim (pq é hatch) mas o A4 eu vejomais nas mãos de “tios”. A propósito, carro de mulher ñ é boa coisa, falo pois conheço donas que muitas vezes nem param num lava-jato p/ passarem água no carro, fora que mulher gosta de passar buracos tanto quanto homens.

  • bruno

    sim com certeza, quando eu fui comprar meu carro eu saí atrás aqui na minha cidade de varios carros usados tipo um a4 , a3… e nao achei nenhum tao bem conservado como eu queria… uma pena.

  • izaque pereira

    isac sao vicente sp me senti roubado na autorizada vw comeri em sao vicente meu gol começou a falha levei a comeri e constataram que era cabo de velas onde trocaram dois cabos no valor de cento e nove reis cada achei um verdadeiro roubo sendo que eles cobram o que eles querem

  • Luciano Salles

    Na decada de 80 e 90 a fiat (Fabrica Italiana Automoveis Torino ) torturavam pobres brasileiros com seus motores Argentinos (SEVEL) bem ,nao da nem pra comparar um voyage 88 com motor AP 1.8alta performace com um premio tb 88 1500 Parabens a volks(carro) wagen (povo)

  • gilberto

    a maior dor de cutuvelo da wv é ver uma empresa em tão pouco tempo de brasil como a fiat ultrapassa-la
    o que nos temos que entender é que nenhum produto vende se ele for ruím e a fiat hoje vende mais pq
    ja provou que seu produto é muito bom e mais tem carro pra todos os gostos e bolsos
    queria dar um destaque a esse motor da fiat o fire 1000 cc sabe pq tenho um e ja rodei 600 mil km com ele
    e ele continua zero de maquina
    a e meus respeitos a wv realmente é um carro bom mas quem dirige um fiat não volta mais pra wv

  • gilberto

    carro de verdade é fiat uma observação especial a linha adventure dela

  • http://www.rentabox.com.br/ guarda móveis

    Um grande história em nosso país.

  • http://www.mgfarte.com.br/ criação de sites

    Parabéns! Tenho um Volkswagen e gosto muito o carro.

  • http://www.prodis.com.br/ Móveis de escritório

    Texto bem legal e histórico. Adoro essas informações.

  • obter informacoes

    Necessito do telefone do departamento jurídico da empresa para obter informaçõe
    s.

  • obter informacoes

    Preciso do numero do telefone para contato técnico

  • obter informacoes

    Solicito, gentileza numero de telefone para contato.

  • Yara Aurichi

    Parabéns , Saudades, voce foi a minha segunda . Jamais te esquecerei.

  • orlando

    aguardei com grande expectativa o lançamento do saveiro cabine dupla mas fiquei triste em saber que o motor é16v me desanimou .

  • http://www.comauto.com.br vilson schaffer

    quero dar os parabens para volkswagen fafrigar um òtimo caro gue é

    o fox o melhor carro do brasil

    quem nào compra um fox nào sabe que esta perdendo, tenho proclema na coluna o unico carro que gostei demais foi o fox por der reculagen

    banco e esdapilidade e conforto quero que fabricam por muintos anos

    dodos estào de parabens inclusive a vendedora cleice e duas irmàans

    que trapalham na comauto em montenegro rs.

  • NETO

    TENHO UMA AMAROK QUE ESTA COM 9O DIAS EM UMA AUTORIZADA DA WOLKIS EM IRECE NA BAHIA E ELES QUE DESEMBOSSO QUASE 2O MIL REAIS ESTAO FALANDO QUE E A TURBINA EU VOU LEVAR ESTA AMAROK DIRETO NA FABRICA EM SAO BERNADO VOU DEIXAR NA FRENTE DA FABRICA DESDE QUE ADQIRIR ESTA AMAROK NAO TIVE MAIS SOCEGO NA MINHA VIDA E OLHE QUE EU ERA FIEL A MARCA WOLKIS E NAO QUERO MAIS UM CARRO DESTA MARCA ESTOU MUITO TRISTE E CHATIADO COM TANTA HUMILHACAO DA FABRICA WOLKIS DO BRASIL E MUITO TRISTE ESTOU SOFRENDO MUITO DESDE QUE ESTU COM ESTA AMAROK