CARPLACE

Editorial: A cor e você

Novo Fiat Uno Sporting

Foi-se o tempo em que ao comprar um carro o preço era o que mais interessava. Fora os itens adicionais oferecidos, as cores passaram a ocupar lugar de destaque no momento da decisão. Hoje, praticamente todas as montadoras oferecem uma gama de tons tanto para o exterior quanto para o interior dos automóveis de modo a deixar cada veículo com “a cara do seu dono”.

A pintura, por ser capaz de instigar uma compra, tornou-se um dos grandes trunfos dos fabricantes. Prova disso são os modelos em cores vibrantes que desfilam pelas ruas brasileiras.

Por outro lado, não passa despercebida a falha de algumas marcas quanto a este quesito. A GM e o seu Celta têm somente duas cores metálicas ao passo que a Fiat, de olho na expansão desse mercado, é quem mais coloca cores diferentes à disposição dos compradores.

Porém, mesmo entre os carros populares a resistência do brasileiro ainda é notada uma vez que aqui predominam os modelos nas cores preta, cinza e prata, e, dentre homens e mulheres, elas ainda são mais audaciosas em relação às nuances mais berrantes.

Outro ponto que não pode ser esquecido é a diferença de valor entre pintura sólida e metálica. No caso do Gol, só a pintura metálica acresce R$ 1.010,00 ao preço final enquanto que no Clio o mesmo item sai a R$ 600,00.

Confira as cores das principais montadoras nacionais para os seus modelos mais baratos e tire suas conclusões:

chevrolet celta 2010

Chevrolet Celta

Sólidas

  • Branco Maher
  • Vermelho Lyra
  • Preto Liszt

Metálicas

  • Verde Hera
  • Prata

Fiat Uno - Salão 2010

Fiat Uno

Sólidas

  • Vermelho Alpine
  • Preto Vulcano
  • Amarelo Citrus
  • Azul Búzios
  • Branco Banchisa

Metálicas

  • Prata Bari
  • Preto Vesúvio
  • Cinza Scandium
  • Cinza Cromo
  • Azul Splash
  • Azul Trinidad
  • Cinza Tellurium
  • Verde Lagoon

ford-ka-salao-2010

Ford Ka

Sólidas

  • Branco Ártico
  • Preto Ebony
  • Vermelho Bari

Metálicas

  • Prata Geada
  • Azul Noronha
  • Verde Laguna

Renault Clio 2011

Renault Clio

Sólidas

  • Branco Glacier
  • Preto Opaco
  • Vermelho Vivo

Metálicas

  • Bege Poivre
  • Cinza Acier
  • Prata Etoile
  • Vermelho Fogo

Novo Volkswagen Gol 2011

VW Gol

Sólidas

  • Branco Cristal
  • Cinza Urano
  • Preto Ninja
  • Vermelho Flash

Metálicas

  • Cinza Spectrus
  • Cinza Vulcan
  • Prata Sirius

Por: Michelle Sá*
*Este editorial marca a estréia da jornalista Michelle Sá, de Pernambuco, aqui no CARPLACE. Seja bem-vinda à equipe Michelle!

Fonte: Chevrolet / Fiat / Ford / Renault / VW

Publicidade

45 comentários

  1. Kokokil

    21 de dezembro de 2010 at 11:43

    Bem-vinda Michelle!
    Uma visão feminina sempre é boa.
    Quanto às cores não tenho problemas para escolher, pois gosto (mesmo) de prata.

  2. Parisio_PE

    21 de dezembro de 2010 at 11:45

    Gostei do texto! A equipe CARPLACE cada vez melhor!

  3. KTA2010

    21 de dezembro de 2010 at 11:52

    Curiosamente as cores dos meus dois ultimos carros foram preto e prata (atual), mas isso aconteceu porque comprei-os na promoção, o primeiro com R$ 12.000,00 de desconto, no auge da crise econômica (final de novembro de 2008)e o atual em Fevereiro deste ano, com R$ 7.000,00 de desconto (porque é 2009/2009). Mas já tive Ecosport 4WD amarela, e fiz questão de pintar os pára-choques da mesma cor do carro e botar cromados nas maçanetas e na capa do retrovisor externo, ficou lindo. Acho que é isso aí carro tem que ser curtido. Mas infelizmente a maioria já compra o carro pensando na revenda (pelo menos é o que vejo nos comentários dos blogs automotivos)então predomina a ditadura dos "P"s – Preto e Prata…

  4. viniciuscm

    21 de dezembro de 2010 at 11:59

    -Aqui em Goiânia (não sei como está em outras cidades) o BRANCO virou a escolha dos bacaninhas que estão comprando carros 0km. Ta chovendo de de Civic, Cerato, A3, A4, SW4 e até Santa Fé (acho deve ser importada da Argentina?!?!)

    -Até pouco tempo atrás a burguesada só comprava carro preto, diziam que carro branco era carro para taxi.

    • oentediado

      21 de dezembro de 2010 at 17:10

      eh tendencia, vejo muitos desses carros tb brancos por aq [com excessao do civic q vejo muito naquele cinza da honda].

    • jaydeero

      21 de dezembro de 2010 at 17:45

      Melhoraram o branco dos carros.
      Um Cerato branco é um tesão.
      A3 e A4 também.
      Deixou de ser cor de táxi.

      Já tive carro amarelo (Punto TJet), hj meu carro é prata (A3), por opção, mas meu próximo carro vai ser branco.

    • Emerson_Lima

      21 de dezembro de 2010 at 21:05

      Meus carros sempre foram brancos, mesmo no tempo que falavam q não tinha valor. E o próximo também será branco, nem que eu espere a encomenda mais que o normal.

  5. Gutto

    21 de dezembro de 2010 at 12:05

    Acontece que o Branco é a cor da moda entre os carros TOP na Europa e USA por isso ta pegando aqui tb…Eu sou adepto do colorido.

  6. ancelmohenrique

    21 de dezembro de 2010 at 12:06

    Prata = Enjoativo.

    • ccn1410

      21 de dezembro de 2010 at 17:25

      Não suporto mais ver essa cor. Só tive um e faz muito tempo. Não via a hora de vendê-lo.

    • Tulio

      21 de dezembro de 2010 at 23:24

      Vai do gosto de cada um…

      Gosto muito do Prata por ser bonito e não aparentar tanto a sujeira e riscos…

      • Nero

        22 de dezembro de 2010 at 12:52

        prata é a preferência da grande maioria principalmente por não aparecer tanto a sujeira, totalmente o contrario do preto que qual quer coisa ja aparece

  7. Klebson

    21 de dezembro de 2010 at 12:24

    Curiosamente as cores dos meus dois ultimos carros foram preto e prata (atual), mas isso aconteceu porque comprei-os na promoção, o primeiro com R$ 12.000,00 de desconto, no auge da crise econômica (final de novembro de 2008)e o atual em Fevereiro deste ano, com R$ 7.000,00 de desconto (porque é 2009/2009). Mas já tive Ecosport 4WD amarela, e fiz questão de pintar os pára-choques da mesma cor do carro e botar cromados nas maçanetas e na capa do retrovisor externo, ficou lindo. Acho que é isso aí carro tem que ser curtido. Mas infelizmente a maioria já compra o carro pensando na revenda (pelo menos é o que vejo nos comentários dos blogs automotivos)então predomina a ditadura dos “P”s – Preto e Prata…

  8. Razao

    21 de dezembro de 2010 at 12:27

    Eu já acho o vermelho enjoativo, como os derivados dessa cor também, não agüentei nem um ano e já troquei, mas é uma cor que qualquer carro chama atenção.

  9. Nicolau

    21 de dezembro de 2010 at 12:51

    Há tempos reclamo da falta de opções de cores.

    Com a internet, ficou fácil ver a variedade de cores e de acabamentos nos carros lá fora e é lamentável que a nossa indústria seja tão pobre de idéias.

    Discordo de Carplace quando fala na existência de opções também para o interior.

    Falando em interior bonito:
    http://www.youtube.com/watch?v=L4vJ2EMJZoI

    e
    http://www.youtube.com/watch?v=HIOWc_FRU-U&fe

    • Wellington_L

      23 de dezembro de 2010 at 1:03

      A diferença do acabamento do Citroën C3 Picasso e o do modelo tupiniquim C3 AirCross chega a ser drástica…, não é?

  10. RSP

    21 de dezembro de 2010 at 14:04

    Ridicula essas cores da Fiat…

    sabe onde vai pegar? Na hora da revenda… eu tive um Golf amarelo a uns anos atrás sabe o que aconteceu? a desvalorização chega até 10% do valor do carro real.

    Na hora da revenda vão sentir no bolso a dor…

    • Nero

      22 de dezembro de 2010 at 12:56

      discordo, em minha região carros com cores "diferentes" vendem muito bem, principalmente golf, stilo, saveito e outros mais direcionados pra jovens na cor amarela somem das revendedoras e autorizadas

  11. kitokar

    21 de dezembro de 2010 at 14:51

    Sou a favor de colorir as ruas brasileiras. Por aqui o predominio de prata e preto é tão grande que quem vem de outro país até estranha…
    Dá para comprar uma cor mais "cheguei", basta ter bom censo.
    Em se tratando de sedan não tem prá onde correr, mas esportivos e hatches pequenos ficam chiques em cores mais alegres.

    • Tulio

      21 de dezembro de 2010 at 23:27

      Não acredito nese negócio de "BOM SENSO", acredito no gosto de cada um mesmo…

      Não teria coragem de comprar um carro amarelo, laranja ou outra cor "diferente" para ficar igual a outros países ou aos Europeus…

      Cada um tem sua cultura e seu gosto, o meu é o Prata por achar bonito e não aparentar sujeira e riscos e preto só por achar bonito.

      • Guilherme_M

        22 de dezembro de 2010 at 12:28

        Eu ja não gosto de carro prata pois está mais sujeito a assaltos, afinal, que ladrão vai querer chamar a atenção fujindo em um carro laranja?

        • Yuri

          22 de dezembro de 2010 at 14:20

          Esse comentário foi péssimo demais…

          • Renato

            18 de fevereiro de 2011 at 13:11

            Nada disso. Comentário perfeito. Ladrões escolhem carros pela cor. Quanto mais comum melhor.

  12. wotan

    21 de dezembro de 2010 at 15:09

    As vantagens da prata, nunhuma outra supera: Discreta, não aparenta muito a sujeira, Fácil revenda(essa talvez a principal), nao escancara pequenos riscos e cai bem na maioria dos carros.

  13. wotan

    21 de dezembro de 2010 at 15:13

    Já tive carros de várias cores, a pior sem dúvida é a preta, o que tem de bonita tem de trabalhosa, a branca aqui em sp foi estigmatizada pelos taxistas, na hora de vender todos perguntam: é taxi?

    • Guilherme_M

      22 de dezembro de 2010 at 12:30

      Só em SP né, pois em cada cidade tem uma cor diferente. Aqui em Porto Alegre os taxis são (bizarros) laranja avermelhado com parachoques pretos, até os que não vem de série sem pintura tem de ter os parachoques pintados assim. Pode parecer bizarro, mas é para os cidadãos facilmente reconhecerem o veículo.

  14. Guilherme_M

    21 de dezembro de 2010 at 15:27

    AS minhas cores favoritas eram o Laranja Spot, cor de lançamento do Fiat Punto, que infelizmente não passou do primeiro ano/modelo, e a o azul metálico que tinha no lançamento do Celta, parecido com o Azul dos OPC.

  15. Wagner Miller

    21 de dezembro de 2010 at 15:37

    Oi Michelle, seja bem vinda. Tudo bom?

  16. Alberto

    21 de dezembro de 2010 at 19:30

    Bom mesmo é a variedade de cores para o Gol. Branco, preto, cinza, prata, e só pra não ficar muito feio colocaram um vermelho ali no meio.

    • Guilherme_M

      22 de dezembro de 2010 at 12:32

      Que é um vermelho muito sem graça. O tom de vermelho do gol e das versões básicas do Fox mais parecem rosa do que vermelho. Só começa a parecer um tom decente no CrossFox.

  17. danilo peluso

    21 de dezembro de 2010 at 20:23

    Brasileiro deve ser um dos únicos do mundo que compra um carro não da cor que ele gosta, mas do gosto do segundo comprador, para quem ele venderá o carro!!!!!

  18. Renato

    21 de dezembro de 2010 at 21:24

    Sou a favor das cores.

    Chega desse funeral nas ruas.

    O Meu ex-carro era vermelho, agora os dois são verdes.

    Mas infelizmente, tem gente que acha que carro é investimento, e compra essas cores pensando na revenda (ex. Prata) e acaba deixando a preferência de lado. Antigamente – anos 70, 60 era visivel nas ruas a personalidade do brasileiro – mesmo numa época militar.

    Agora é clichê.

  19. FtoC_BH

    21 de dezembro de 2010 at 21:24

    Se as montadoras pintam tantos carros de pratas metálicos, porque o preço destes carros tem que ser mil pratas mais caros??

  20. Alex-BH

    21 de dezembro de 2010 at 23:05

    Odeio carro prata!!! Sempre odiei, aliás, nunca compro um carro pensando em vendê-lo, senão eu seria um vendedor de carros, o que não sou. Compro carro pensando no conforto, o uso que vou fazer dele, os itens de segurança que possui. Sempre fico com um carro uns 4 anos, e sei que quando for vendê-lo, vai valer menos. CARRO NÃO É INVESTIMENTO, É UM BEM DE CONSUMO. Morro de rir quando um cara compra uma merd@ de um Celta prata ainda, se submete àquilo, essa bost@ de carro, pra depois quando vender falar que levou "vantagem", que o carro foi "valorizado" e tal.
    Voltando às cores, eu já tive um azul, dois pratas (falta de opção mesmo, porque sempre compro carro seminovo, e simplesmente só achei dessa m… de "cor") e dois pretos. Acho lindo preto, vinho, verde, azul… Mas isso depende do carro, tem carro que com determinada cor fica ótimo, mas essa mesma cor em outro fica estranho.

  21. Dolggan

    21 de dezembro de 2010 at 23:12

    Dos carros que já tive:
    1º carro: branco
    2º carro: vermelho barroco
    3º carro: bege savanah
    atual: branco

    Logo, sou dos que fogem dos PPs…

  22. Marisol Perry

    21 de dezembro de 2010 at 23:32

    Prata = Enjoativo.

  23. V8_sempre

    22 de dezembro de 2010 at 0:12

    Vejam pelo lado bom…

    Pode-se escolher as cores…

    Houve um tempo no Japão… Onde os carros obrigatoriamente deveriam ser brancos !

  24. Wellington_L

    22 de dezembro de 2010 at 10:59

    Não vou dizer que as cores cinza, prata e preta não são belas, pois ficam muito bem em alguns automóveis. Por exemplo: prata é a cor que mais combina com um automóvel Mercedes-Benz. Particularmente falando, no quesito cores vivas, eu prefiro a amarela, a azul e a vermelha, mas depende muito do tom e se esta é uma tinta do tipo sólida, metálica ou com outro elemento misturado a ela para criar efeito visual, pois alguns tons nessas cores são intragáveis. Nos links abaixo, os colegas verão nas imagens alguns exemplos que explanei de como estas cores parecem ter nascidas para esses automóveis específicos:

    http://www.netcarshow.com/infiniti/2009-fx50/1280

    http://www.netcarshow.com/mercedes-benz/2010-s65_

    http://www.netcarshow.com/lexus/2008-is-f_eu_vers

    http://www.netcarshow.com/audi/2008-rs4/1280×960/

    http://www.netcarshow.com/volkswagen/2010-golf_r/

    http://www.netcarshow.com/alfa_romeo/2007-8c_comp

    P.S.: Dona Michele Sá…, seja muito bem-vinda.

  25. Alex-BH

    22 de dezembro de 2010 at 13:49

    Essa de diversidade de cor dos interiores praticamente não tem mais no Brasil. Lembro que meu pai teve uma Belina que era marrom por dentro, sendo que também tinham as opções de preto ou cinza. Dependendo do carro, como disse aí em cima, cada cor combina ou não. Achei lindo o interior do Ômega, preto com bege. Acho que fica enjoativo é essa coisa de ter uma opção só de cor disponível pro interior, como se todo mundo quisesse aquilo. E como um cara aí em cima disse muito bem, brasileiro escolhe a cor para o próximo comprador, e não para ele. Gente, temos que parar com isso! Ponham na cabeça que o carro é um bem que desgasta, então é pra ser USADO, não poupado para o próximo comprador. O cara paga um absurdo de juro na hora de comprar, paga quase 2 carros num financiamento, mas na hora de vender quer perder 1000 reais que sejam a menos por causa da cor! Se você dá manutenção PREVENTIVA no seu carro, e cuida dele bem, não terá problemas ao vendê-lo. Digo isso porque sempre vendi meus carros bem acima da tabela, principalmente o AZUL que tive, porque cuido muito bem da manutenção preventiva. Pensem nisso!

  26. dodo

    22 de dezembro de 2010 at 15:17

    Até neste quesito a FIAT é melhor.

    Muito mais variedade.

    Parabens à FIAT.

  27. Nona Mills

    22 de dezembro de 2010 at 16:09

    Vai do gosto de cada um… Gosto muito do Prata por ser bonito e não aparentar tanto a sujeira e riscos…

  28. Milton_GT

    24 de dezembro de 2010 at 15:39

    Nunca tive carro na cor Preto, Branco nem Prata.
    Tive varios verdes, beje, vermelhos e azuis.
    Meu carro atual é um Punto vermelho, só gosto de carros coloridos, será que é porque sou italiano?

  29. Gabriel Roveda

    24 de dezembro de 2010 at 18:31

    Realmente concordo com Dodo.
    Até no quesito "cor" Fiat é melhor

    Por isso ja falei e repito
    No dia que a VW ou a Chevrolet for lider do Brasil eu vo embora do Brasil.
    Eu ja quase fui pra europa uma vez mais não tive coragem.
    Mas se isso acontecer agora eu juro que vo!
    T.T

    Mas vo pro EUA(pelo menos la tem Chevy CAMARO CONVERSIVEL A 30 e pokos mil dólares)

  30. mau mello

    24 de janeiro de 2011 at 12:37

    Que bom que na EUROPA o BANCO esteja
    na moda por isto tenho visto diversos DISCOVERY SUZUKI
    BRANCOS.
    Meu veiculo atual eh BRANCO quando fui encomenda-lo
    na FORD <,,vendedor perguntou se nao queria PRETO OU PRATA
    pois chegaria mas rápido

    Insisti que so queria veiculo BRANCO <<<

    ECOSPORT 4WD

    depois de 111 dias recebi-o

    kkkkkk

  31. claudio

    4 de abril de 2012 at 0:29

    prata parece botijão de gás kkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>