Dica: Especialista ensina como regular os faróis do carro

Regulagem dos Faróis

Quando o assunto é segurança ao dirigir, o bom estado dos faróis e a conservação das lâmpadas utilizadas é uma preocupação essencial para os motoristas. Isso porque o sistema de iluminação de um carro é o que permite com que ele veja e seja visto pelos demais motoristas.

Nesse sentido, é muito importante que os condutores saibam como fazer a regulagem correta dos faróis, pois um farol desregulado não ilumina adequadamente a rodovia ou ainda pode causar ofuscamento, perda de visão momentânea, no condutor do veículo que transita em sentido contrário.

Pensando na segurança dos motoristas e pedestres brasileiros, o especialista Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM, elaborou um conjunto de dicas importantes sobre regulagem de faróis, como forma de alertar os condutores sobre a importância de uma boa iluminação durante as viagens.

1. Estacione o veículo sobre uma superfície plana, com a frente paralela a uma parede, a uma distância mínima de cinco metros;

2. Trace uma linha horizontal na parede que fique na mesma altura do centro do farol do chão;

3. Meça a distância entre os centros dos dois faróis e marque em um painel ou na parede. Em seguida, trace duas linhas inclinadas de 15 graus, em relação à linha horizontal, a partir do centro ótico de cada farol;

4. Para encontrar a referência de regulagem, é necessário rebaixar o conjunto de linhas em 1 cm para cada 1 metro de distância entre o carro e a parede;

5. Deve-se regular um facho de cada vez (o outro permanece encoberto). Com um farol baixo ligado, gira-se o parafuso de ajuste até que o facho coincida com a referência traçada na parede.

Automaticamente, o farol alto também estará regulado. Observe que os parafusos variam de carro para carro: consulte o manual do proprietário. Vale ressaltar que, este procedimento pode ser feito em oficinas, até mesmo gratuitamente. Quando se trata de veículos e seus componentes os detalhes são importantes e devem ser levados a sério. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança, uma atitude que preserva a vida.

Texto: Cirilo Moscatelli

Publicidade

8 Comments

  1. bruno_rs

    23 de setembro de 2010 at 17:57

    Meu Vectrasauro já vem com regulagem automática no painel, bem melhor que o Bora que eu tinha que pra regular o farol tinha que fazer todos esses esquemas aí.
    Valeu Carplace, Ótimo Post!!

  2. Armando

    24 de setembro de 2010 at 1:30

    prático…. oO

  3. Luiz Augusto

    26 de maio de 2012 at 8:47

    É o seguinte galera. Para se fazer a regulagem, primeiro deve-se encostar o carro na parede e marcar com um X o foco do farol. Ai depois é que se afasta o veículo para poder fazer a regulagem. Para isso, Afaste o veículo e a cada 1metro afastado, desça 1cm na regulagem do foco.

  4. Carlos A Rodrigues

    8 de outubro de 2012 at 22:20

    Meu honda accord 94 está jogando o facho de luz baixa para a direita e perdendo luminosidade na pista. Não estou encontrando a regulagem para alterar o facho para dentro. Se alguém puder me orientar como faço e onde encontro o parafuso da regulagem eu agradeço muito.

    • Marco A dos passos

      22 de julho de 2013 at 14:10

      valeu muito a dica Carlos pois eu restaurei uma camionete marajó e botei os faróis novos e não tinha uma
      referencia como regular os faróis : ficou uma beleza grato.

  5. Manoel F_T-Jet

    4 de maio de 2013 at 11:46

    A regularem automática serve apenas para mudar a altura de acordo com o peso do carro, isso nao adianta se ps. Faróis estiverem desregulados pois ele nao centraliza os dois.

  6. prado

    8 de dezembro de 2013 at 12:24

    boa tarde pessoal

    ai esta tudo desenhado para quem nao entendeu… muito bom o grafico
    http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/12/ap

  7. Eduardo Souza

    5 de janeiro de 2014 at 14:23

    Ola pessoal.Temos na empresa uma doblo ano 2012,como sabem este modelo tem farol de duas parábolas,foram desregulados por um descuidado em uma oficina,nem mesmo aqui na fiat da nossa cidade eles conseguiram regular…estou quebrando a cabeça pra tentar…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>