CARPLACE

Chevrolet Onix: Primeiras impressões, versões, itens e preços

Chevrolet Onix - Detalhe da dianteira

Boa surpresa! Foi com essa impressão que saí da apresentação oficial do Onix, ocorrida hoje à noite em São Paulo (SP). Projetado 100% no Brasil com uso de uma plataforma global (a mesma de Cobalt, Sonic, Spin…), o novo compacto é a aposta da Chevrolet para brigar com Gol, Palio e os recém-chegados Hyundai HB20 e Toyota Etios.

Chevrolet Onix 2013

Confesso que a primeira imagem oficial do modelo, mostrada em primeira mão por CARPLACE, não havia me impressionado. Mas, ao vivo, garanto que o design do hatch é bem melhor do que parece nas fotos. A dianteira com a grade característica da marca e os faróis bastante esticados para as laterais proporcionam personalidade ao Onix. Não há exageros nas proporções, como acontece com o Cobalt. O compacto tem porte imponente e faz uma mistura de estilos que, no fim, acabou ficando atraente. É possível enxergar alguns traços de Gol na lateral e traseira, enquanto o vidro da tampa do porta-malas é claramente inspirado no Opel Corsa europeu. Apenas a versão LTZ 1.4 foi mostrada, com rodas de liga aro 15 e faróis de máscara negra com uma faixa azulada.

Chevrolet Onix 2013

Se por fora o carro agrada, por dentro o Onix mantém a boa figura. O painel segue o conceito duplo “cockpit” característico dos GMs de nova geração, mas com um toque mais esportivo que no Cobalt, por exemplo. A posição de dirigir é boa, com o mesmo volante de Cruze/Cobalt, e um banco confortável, que abraça bem o corpo. O ajuste de altura do assento é feito por um botão giratório.

Acabamento interno do Onix

O quadro de instrumentos repete o tema Cobalt/Sonic, com conta-giros analógico e velocímetro digital. Mas a grande atração do painel é a tela do sistema MyLink, que me surpreendeu positivamente pelo tamanho da tela. Pena que o carro exposto estava com a bateria descarregada, e não deu para “fuçar” o sistema. Já o acabamento parece bem cuidado, com tecidos bacanas nos bancos e no teto. Só faltou maior parte forrada nas portas (só existe tecido numa área próxima do puxador de porta). As maçanetas são plásticas, mas com acabamento imitando cromado.

Chevrolet Onix 2013

Com o banco do motorista ajustado para o meu 1,78 m, o espaço atrás é bom para um “outro eu”, tanto para as pernas quanto para a cabeça. O porta-malas não tem maçaneta externa (só abre pela chave), mas a capacidade parece rondar os 300 litros.

Chevrolet Onix - Detalhe dos faróis

Falta agora saber como o Onix vai se comportar em movimento. A versão 1.0 chegará a 80 cv e a 1.4, a 106 cv – esta última com opção do câmbio automático de seis marchas. A julgar por esse primeiro contato estático, o Onix parece deixar a GM bem posicionada na briga dos compactos.

Veja o conteúdo das versões:

LS: pneus 175/70 R14, ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), airbag duplo, direção hidráulica, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, para-choques na cor do veículo e abertura interna do tanque de combustível.

LT: LS + pneus 185/65 R15, manopla de câmbio com detalhe cromados, abertura elétrica do porta-malas, direção hidráulica, maçanetas pintadas na cor do carro, moldura da grade cromada, travas elétricas, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com máscara negra, banco traseiro bipartido, chave canivete, lanternas fumê, controle de luminosidade do painel e saídas de ar com acabamento cromado.

LTZ: LT + vidros elétricos traseiros, ar-condicionado, computador de bordo, Bluetooth, quatro alto-falantes, entrada USB, retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de liga leve com acabamento diamantado e sistema multimídia My Link

Como antecipado com exclusividade por CARPLACE, a GM ainda vai oferecer três kits de customização: Joy, Race e 24 Horas, com adesivos para a carroceria e apliques para o painel.

Por fim, os preços:
Onix LS 1.0 – R$ 29.900
Onix LT 1.0 – R$ 31.690 (opcionais: My Link – R$ 1.200 e ar-condicionado – R$ 2.100)
Onix LT 1.4 – R$ 35.290 (opcionais: My Link – R$ 1.200 e ar-condicionado – R$ 2.100)
Onix LTZ 1.4 – R$ 41.990

Por Daniel Messeder
Fotos Chevrolet e Fabio Trindade

Publicidade
Publicidade

277 comentários

  1. Jean Padilha

    3 de março de 2013 at 19:17

    Gosteiiiii é o meu próximo veículo ainda esse ano………

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>