CARPLACE

Avaliação: Volvo XC60 T5 Dynamic 2012

Volvo XC60 T5 2012

Um crossover que agrega duas características raras no segmento: agressividade e luxo. Assim podemos classificar o Volvo XC60 T5 Dynamic 2012, modelo avaliado pelo CARPLACE. Confira todos os detalhes deste modelo sueco.

Visual

Volvo XC60  T5 - Dianteira

O Volvo XC60 T5 é um crossover com dimensões avantajadas que agrada tanto o público masculino quanto o feminino. Na dianteira, tem a característica grade da marca com conjunto óptico com faróis de xênon direcionais e a tradicional e marcante luz de LED para rodagem diurna na parte central. Os vincos no capô sugerem robustez.

Volvo XC60 - Desenho da lateral é imponente

O desenho da lateral é um dos destaques do modelo por conta de sua linha de cintura ascendente e “musculosa” com sobressaltos na região dos para-lamas traseiros. Por falar em traseira, uma das assinaturas de estilo do XC60 são as lanternas compostas por LEDs com desenho que segue o “músculo” da lateral. O efeito, principalmente durante à noite é muito interessante.

Volvo XC60 T5 - 2012

O visual esportivo é completado pelas belas rodas de alumínio de 18 polegadas com seis raios e acabamento parcial com pintura preta.

Acabamento interno, itens de conforto e segurança

Acabamento interno do Volvo XC60

O interior do Volvo XC60 Dynamic enche os olhos e chama muito a atenção. Com revestimento dos bancos e das laterais das portas em couro creme, o espaço interno, que já é muito bom, parece ficar ainda maior. Outro item que contribui para esta impressão é o imenso teto solar panorâmico, o qual possui área vísivel para todos os os ocupantes.

Volvo XC60 - Detalhes do acabamento interno

Destaque também para o sistema de áudio de alta performance. Ao todo são oito alto-falantes que entregam uma qualidade de som invejável, tanto para os tons mais agudos como as boas batidas dos mais graves. O seu controle é feito por meio da tela colorida de 5 polegadas, pequena para o porte do carro, mas com excelente resolução de imagem. Também é possível ouvir músicas diretamente do pen-drive ou celular via conexão USB, ou ainda, pelo audio streaming do Bluetooth.

Console central do Volvo XC60

Assim como os demais modelos da Volvo, o XC60 traz em seu console central um teclado numérico integrado, no qual pode ser discado o telefone para o qual deseja ligar com o celular conectado via bluetooth. Com o tempo, e mais intimidade com o carro, é possível navegar pela agenda do telefone através dos botões no console e/ou no volante. A qualidade das ligações nos testes que realizamos foi perfeito.

Como nem tudo são flores, principalmente pelo valor do carro, faz falta o sistema de navegação GPS integrado ao painel. Este item é oferecido somente na versão top de linha.

Ar-condicionado com saídas traseiras no Volvo XC60

O sistema de ar-condicionado é digital, dual zone, e possui sistema interno de qualidade de ar multi-ativo (IAQS). Para atender os passageiros do banco de trás, o XC60 dispõe de saídas de ar na coluna “B”, solução interessante e bem diferente do que é oferecido no mercado.

Como todo Volvo, a lista de itens de série é longa. O XC60 T5 Dynamic sai de fábrica equipado com airbags frontais e laterais, cortinas infláveis e pré-tensores dos cintos de segurança, sistema de proteção contra impactos laterais, sistema de frenagem automática City Safety, sistema ISOFIX de fixação de cadeiras infantis, encosto de cabeça com sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito chicote) além dos freios ABS e EBA. Esta versão traz ainda vidros laterais e frontal laminados (bem mais espessos) e vidros elétricos com sistema antiesmagamento.

Mecânica

Motor turbo do Volvo XC60

O Volvo XC60 T5 Dynamic, como o próprio nome já indica, traz debaixo do capô o motor 2.0 T5 Turbo que entrega 240 cavalos de potência 32 kgfm de torque. Em conjunto trabalha o câmbio automático Powershift de seis velocidades. Estrategicamente, esta versão possui apenas tração dianteira. Como grande parte dos consumidores de um carro como este não o utiliza efetivamente em condições off-road, foi uma jogada acertada da Volvo que permite oferecer um modelo mais completo com preço mais atrativo.

Câmbio automático Powershift - Volvo XC60 T5

Ao volante do Volvo XC60 T5 Dynamic

O Volvo XC60 é um daqueles carros que você fica “inventando” lugares para ir. Ao sentar atrás do volante, todos os comandos estão à mão. O desenho do painel é sóbrio e elegante, sem firulas, assim como os demais modelos da marca. Destaque para o console central com efeito “flutuante”. O volante possui ajuste de altura e profundidade, que em conjunto com os ajustes elétricos do banco do motorista, permite encontrar a posição ideal para dirigir com facilidade. O modelo também traz ajuste lombar, mas este é feito de modo manual.

Volvo XC60 na cidade

Rodar na cidade com o XC60 é uma tarefa realizada com conforto e silêncio à bordo. A suspensão é firme, mas filtra perfeitamente as imperfeições do típico asfalto brasileiro, sempre cheio de ondulações e irregularidades de todos os tipos. O XC60 oferece respostas ágeis e comando da direção muito direto, o que o torna bastante divertido no dia-a-dia.

Volvo X60 T5

Na estrada, é possível esquecer que se está dirigindo um carro grande. Com este motor T5, o motorista tem que ficar atento para não exceder a velocidade máxima permitida na rodovia. Podemos dizer que esta é a tarefa mais difícil ao dirigir o XC60 na estrada. De acordo com a marca, o Volvo XC60 T5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. Para não sofrer com a tentação, o jeito é ativar o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), colocar uma boa música e apreciar a viagem.

Como todo crossover, a suspensão mais elevada (são 23 centímetros de distância do solo) obriga que as curvas sejam feitas de forma mais comedida, no entanto, mesmo entrando forte a inclinação da carroceria é mínima e passa longe qualquer tipo de preocupação. Este comportamento que lembra o de um carro menor é fruto do eficiente controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC) e do Dynamic Chassi.

Para quem gosta de cambiar, o câmbio também permite que as trocas sejam feitas de modo sequencial através da alavanca, mas seria muito mais interessante se existissem as borboletas no volante.

Consumo

Rodar com um carro equipado com motor turbo é muito agradável, mas exige uma adaptação para não pesar no bolso. Nos primeiros dias, dirigindo sem a preocupação com o combustível, o consumo dentro da cidade ficou na casa dos 5,0 km/litro. Pesado, mas algo esperado para o tamanho do carro. No entanto, ao adotar um estilo de condução mais racional e trocando as marchas de modo manualmente, conseguimos chegar a bons 7,0 km/litro na cidade.

Volvo XC60 T5 - Quadro de instrumentos

Na estrada, a vontade de pisar forte é grande, mas para respeitar os limites de velocidade, a condução mais tranquila aproveitando bem as faixas de rotação do motor pode trazer bons resultados, como o consumo na casa dos 10,5 km/litro. Considerando o porte e potência do XC60, são dados bem aceitáveis.

E tem mais

Volvo XC60 - On Call

Depois de todos os itens “tradicionais” de segurança e do sistema City Safety, o Volvo XC60 ainda conta com os sistemas On Call e SOS. Localizados no teto próximos ao retrovisor, o botão On Call serve para, em caso de pane mecânica, acionar via satélite a assistência da Volvo. Ao ser acionado, o “carro” entra em contato com a central de atendimento, que ao mesmo tempo que conversa com o motorista por meio do viva voz, localiza a posição exata por GPS para envio da assistência. Já o sistema SOS tem como objetivo a ajuda em casos mais sérios onde o socorre médico é necessário. Pode ser acionado tanto pelo botão, como automaticamente em caso de colisão com disparo dos airbags. Recentemente vimos alguns acidentes onde as vítimas ficaram vários dias sem ser localizadas após o veículo cair em uma ribanceira. Com este sistema, mesmo que as vítimas estejam inconscientes, o socorro é acionado com a localização exata.

Teto solar do Volvo XC60 - T5

Considerações

O Volvo XC60 T5 Dynamic é um carro que chama muito a atenção por onde passa. Apesar de ser um crossover, tem desempenho com vocação esportiva. Aliado a isso, também oferece um padrão de recursos de segurança invejável. A ausência da tração 4×4 não é um problema desta versão, uma vez que o perfil de consumidor deste carro no máximo o colocará em estradas de terra. O consumo pode ser um ponto negativo, mas com um estilo mais comedido, pode-se obter bons números. É o tipo de carro comportado e seguro para deixar os filhos na escola, mas que logo em seguida pode se transformar num cisne negro nas ruas.

Preço: R$ 154.900

Ficha Técnica Volvo XC60 T5 Dynamic
 Motor
 Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo,
16V, gasolina
 Cilindrada (Cm³)
 1.999
 Potência (CV)
 240 a 5.500 rpm
 Torque (Kgfm)
 32,6 entre 1.800 e 4.500 rpm
 Câmbio
 Automático sequencial de seis marchas
 Comprimento (m)
 4,62
 Largura (m)
 1,89
 Altura (m)
 1,71
 Entre-Eixo (m)
 2,77
 Peso (Kg)
 1,713
 Porta-Mala (l)
 490
 Suspensão
 Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro
e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
 Freios
 Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS
 Tanque (l)
 70

Galeria de Fotos: Volvo XC60 T5 2012

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37 comentários

  1. Adherbal

    11 de julho de 2012 at 13:42

    gostaria de saber o preço do EVOQUE nas CSS do RJ e SP para poder comparar.

    • D7V5

      11 de julho de 2012 at 13:51

      Range R.EVOQUE Dynamic 2.0 Aut 3p
      Código Fipe:
      033076-0
      Ano modelo:
      Zero KM a Gasolina
      Preço médio:
      R$ 196.671,00
      Data da consulta:
      Quarta-feira, 11 de Julho de 2012
      Mês de referência:
      Tabela Fipe Julho/2012

      • Adherbal

        11 de julho de 2012 at 20:39

        quero saber o preço real nas CSS, in loco. aqui no ES não tem CSS volvo.

    • pedro37

      11 de julho de 2012 at 21:25

      Da uma olhada na webmotors. La o preço começa em 166 mil.

      • Adherbal

        12 de julho de 2012 at 21:02

        PQP! webmotors é CSS?

        • Asdrubal

          9 de agosto de 2012 at 12:18

          Adherbal, larga de ser mau educado com os demais e procure ser mais racional.
          O Webmotors não é CSS, mas tem muitos anúncio das próprias CSS.

          • Cristiano_RJ

            9 de setembro de 2012 at 1:40

            O cara ainda se deu trabalho de parar para responder à anta e ele reage assim. Vai entender…

  2. D7V5

    11 de julho de 2012 at 13:55

    É um ótimo carro familiar. Vende bem em todos os mercados que concorre. Não tem a presença de chegada de um Evoque.
    Mas em tempos de excesso de impostos nos importados e dolar a R$2, não vai vender muito.
    A queda nas vendas de importados já supera os 20%. Longa vida ao nosso governo …

  3. AmmmmmP

    11 de julho de 2012 at 14:05

    Ué, tem serviço ativo de monitoramento via satélite? com Radio Satélite também??

    Porque as outras empresas não oferecem isso como opcional? eu quero um carro com serviços via satélite!!

    Parabéns, Volvo. O resto que se exploda….

  4. Luiz

    11 de julho de 2012 at 14:15

    Belas fotos, parabéns Carplace!!!

  5. spok

    11 de julho de 2012 at 15:09

    Consumo meio alto para um carro downszing, esta igual um v6.

    • RicardoB

      11 de julho de 2012 at 20:04

      É, mas não tem muito jeito, mais de 1700 Kg fica difícil economizar na gasola. Custo por km, só diesel mesmo… Só não entendi pq um carro dessa categoria não tem suspa multilink. Até meu focus 2007 é melhor. hauhauhauahuahua

    • Wellington_L

      11 de julho de 2012 at 21:06

      Em verdade, essa máquina – apesar de possuir turbocompressor – já se apresenta um pouco antiquada…

      Para a política de downsizing em sistemas, devemos nos atentar que a antiga técnica de sobrealimentação é apenas um dos complementos a outras mais recentes tecnologias automotivas…

  6. Luan

    11 de julho de 2012 at 15:09

    AHh era de se esperar um sistema de segurança tão sofisticado, estou com um sorriso lá na orelha, espetacular o carro, resumindo é um Volvo….

  7. Alexandre

    11 de julho de 2012 at 15:35

    Anos luz melhor que tiguan que possue quase o mesmo preço…

  8. Leandro Vagner

    11 de julho de 2012 at 18:56

    É um otimo carro…mais bem que poderia ter uma interior/painel mais trabalhado…. Vc tem autos no mercado mais baratos por exemplo a EDGE que tem uma interior/painel muito lindo….vc fica até perdido de tanta tecnologia embarcada….

    • Rodrigo_RJ

      11 de julho de 2012 at 19:59

      Vai ver a intenção deles é exatamente essa, não deixar o cliente perdido.

    • pauloferrer

      12 de julho de 2012 at 1:37

      volvo's são simples e quem os compra procura isso….

  9. Landrutt

    11 de julho de 2012 at 21:40

    Acho esses Volvos novos lindos, o XC60 é espetacular…mas perde TODO o tesão que tem quando é na cor preta. Na boa, ficou sem graça, acabou com o carro. Não sou muito chegado em carros brancos, apesar do modismo em torno dessa cor, mas nesse carro é uma das que ficam melhores. O tom de bege escuro/marrom metalizado que a Volvo oferece aqui também fica fenomenal.

    • Cristiano

      11 de julho de 2012 at 22:58

      Sim, percebi. Volvo é um carro de estilo esportivo que não fica bem na cor preto.

  10. gegorges

    11 de julho de 2012 at 22:31

    No meio da matéria fala em motor 2.5……. Abs

  11. Cristiano

    11 de julho de 2012 at 22:59

    Esse interior em tons marfins dão uma sensação de sobriedade quase infinita.

  12. Mauro

    11 de julho de 2012 at 23:03

    O motor é 2.0 T de 240CV e não 2.5T. Favor alterar isso na matéria!

  13. alemaesrules

    11 de julho de 2012 at 23:41

    O governo da nossa excelentíssima presidenta Dilma fudeu Novamente com quem gosta de automóvel! Com estes impostos e o dollar em alta voltaremos a era das carroças no Brasil.

  14. Guilherme

    12 de julho de 2012 at 10:35

    Espetacular essa galeria de imagens, com fotos tiradas de vários ângulos do carro. Parabéns!

  15. Renan

    13 de julho de 2012 at 11:26

    Uma opção é Dodge Journey R/T 2012.
    Bem mais completa !

  16. Renan

    13 de julho de 2012 at 11:34

    Uma opção é Dodge Journey R/T 2012.

  17. Michel

    21 de julho de 2012 at 13:27

    O Journey é de fato uma boa opção. Mas acho que são propostas distintas. Tive a oportunidade de fazer um test drive neste XC60 e o carro transmite luxo, mas sem ostentação. Como relatado na matéria, dá vontade de ficar andando no carro.

  18. MARIANO G.V - M.G

    3 de agosto de 2012 at 20:44

    nao acho que seja anos luz melhor do que o tiguan ! nao tem 4×4 permanente; nao anda,nao curva,nao estaciona sozinho,bebe mais,manutençao bem mais cara,desvalorizaçao bem maior e ainda pelo menos 20.000,00 mais caro. façam o teste drive no tiguam e comprovem!!!!!!!!!!!

  19. RPM

    23 de agosto de 2012 at 0:15

    Um XC60 T6 nos EUA custa US 40.000, ou R$ 80.000. Aqui, o T5 está a R$ 155.000. O Journey R/T nos EUA custa US 30.000, ou R$ 60.000. Aqui, o R/T está a R$ 140.000. Os disparates são tão absurdos que comparar a relação custo/benefício desses carros aqui no Brasil é uma missão ingrata. Só aqui nesse país, onde telefone já foi um bem que deveria ser declarado no Imposto de Renda, carros "normais" como o Journey e o XC60 são tratados como itens de luxo. Luxo, é um Audi A8 que nos EUA custa US 72.000, ou aproximadamente os mesmos R$ 140.000 da Journey R/T tupiniquim. Pra quem gosta de carro, esse país é uma merda.

    • Júnior

      16 de outubro de 2012 at 1:17

      Amigo, com todo respeito à sua opinião, discordo da mesma. Em primeiro lugar, o Volvo mais barato nos EUA, com itens correspondentes aos da versão avaliada na reportagem, custa próximo aos US 40.000,00 (embora motor 3.2 V6, é motor pior do que o da nossa versão T5, pois gera os mesmos 240 cv, com torque muito inferior, 23 kgf, contra os 32kgf do T5, isso em maiores rotações). Para conferir, vá no site http://www.edmunds.com, e, ao escolher a versão mais barata, que parte de pouco mais de cerca de 34 mil dólares, inclua os opcionais correspondentes ao carro avaliado (não esqueça que nos EUA quase tudo é opcional, como banco de couro, etc. No caso desse carro, são opcionais lá, os bancos de couro, o teto solar, as rodas aro 18, eventual pintura metálica, o ar com sistema de filtragem, etc). Ainda tem que incluir a taxa de envio. O T6 nos EUA, com os mesmos opcionais do vendido aqui, sai por cerca de 50 mil dólares. Aliás, o T5 vendido em Portugal, na versão correspondente à mais barata no Brasil (134.900 reais), custa, lá, mais de 57.000 euros, ou, cerca de 150 mil reais. Mesmo na Alemanha, essa versão custa cerca de 115 mil reais.
      Concordo que somos roubados nos preços dos carros, o que, em parte, é culpa dos impostos.
      Mas, não acho que esse seja o caso da Volvo, que, apesar de todos os impostos, não está praticando preços tão diferentes do que pratica no resto do mundo.

  20. Júnior

    15 de outubro de 2012 at 17:46

    Estamos procurando um novo carro pra minha mulher, e fizemos um test drive na semana passada nessa T5. O carro é realmente show.
    Para quem diz que o interior é simples, respeito a opinião, mas, talvez esteja confundindo simplicidade com sobriedade. Em verdade, o interior é sóbrio, sem espalhafatos, mas, extremamente luxuoso e milimetricamente bem acabado, couro de primeiríssima qualidade e tudo o que se precisa no lugar certo. Dirigibilidade excelente.
    Aliás, fosse pra mim o carro, já teria saído da loja nele. Como é pra minha mulher, estou esperando o veredicto final dela.
    Júnior

    • michelsu2006

      31 de outubro de 2012 at 19:48

      Também tive a oportunidade de fazer um test drive neste modelo e concordo inteiramente com você. O carro é requintado, mas sem excessos. Na minha opinião é na medida exata, é sóbrio e luxuoso ao mesmo tempo.
      Uma bela opção em sua faixa de preço.

  21. Marcelo

    19 de novembro de 2012 at 20:54

    Fiz o teste drive em vários carros concorrentes do Volvo XC 60 – Dodge Journey, Evoque, Jeep, Tiguan, Santa Fé. Fechei com a Volvo.

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