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Avaliação: Volkswagen Fox Prime 1.6 i-Motion 2013 – Mais refinado, não quer mais ser um popular

Fox 1.6 Prime I-Motion 2013

Figura fácil nas ruas, o Fox sempre teve um certo “ar superior”. Criado para substituir o Gol, ele era mais moderno e compartilhava plataforma com o Polo, mas no fim das contas acabou não sendo tão barato quanto a marca esperava e se inseriu num segmento acima, sendo que até 2014 ele será promovido a compacto premium. Ele passou pela primeira reestilização ganhando visual bem mais interessante, principalmente por dentro, e agora na linha 2013 ganha um pouco mais de refinamento. Avaliamos por uma semana a versão top de linha Prime equipada com o câmbio automatizado I-Motion e até teto solar.

Fox Prime 1.6 I-Motion - Traseira

Uma das principais reclamações da geração anterior foi resolvida: o interior. Novos painel, quadro de instrumentos, bancos e acabamento das portas com direito a tecido nas áreas de contato com o braço (antes era só plástico). Na linha 2013, as novidades ficam por conta do quadro de instrumentos com grafismos na cor branca iluminada por LEDs e pelas novas rodas. A unidade avaliada tinha volante multifuncional, detalhes internos em alumínio, o interessante computador de bordo i-System que agora também exibe informações do rádio/música, bancos com bom acabamento assim como todo o interior com aspecto moderno e funcional.

Rodando na cidade, o Fox 1.6 I-Motion chega a ser silencioso, considerando obviamente os concorrentes de seu segmento. No trânsito urbano, o motor 1.6 confere agilidade ao modelo com boas retomadas, e apesar de ser 8 válvulas, funciona de modo suave sem vibrações ou aspereza em excesso.

A grande curiosidade do modelo avaliado foi a utilização do câmbio automatizado I-Motion. É um câmbio que realmente apresenta trancos, nada de exagerado, mas que é facilmente eliminado quando se “aprende” a utilizá-lo. Para conduzir de forma mais suave, basta simular a utilização de um câmbio manual convencional, aliviando o pé do acelerador ao “sentir” que fará a troca, ou ainda, aliviar o pé e trocar a marcha manualmente pelas borboletas no volante ou pela própria alavanca. Claro que não é igual a um câmbio puramente automático, mas é um meio termo interessante para abandonar a troca de marcha manual.

A suspensão é bem firme, e alguns ruídos internos podem surgir em pisos ruins. A estabilidade geral é boa, mas nas curvas mais acentuadas paga-se o preço de ser “mais altinho” com a necessidade de redução da velocidade devido à inclinação da carroceria. Outra observação, que inclusive destacamos na avaliação do Fox 1.6 Prime 2010, é em relação à visibilidade diagonal um pouco prejudicada pelo tamanho da coluna “A”.

Na rodovia, as retomadas são boas retomadas graças ao torque máximo que já ocorre a 2.500 rpm, porém em velocidades mais elevadas nota-se um pouco de flutuação, mas no uso mais comum em velocidades de 90 a 120 km/h o compacto tem comportamento dinâmico bem adequado. O nível de ruído na estrada está na média do segmento e não chega a incomodar.

Pelo preço base de R$ 42.340, o Fox 1.6 Prime sai de fábrica equipado com os freios ABS/EBD, airbag duplo, direção hidráulica, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, iluminação no porta-luvas e computador de bordo. Como opcionais, a unidade avaliada contava com o KIT V (R$ 3.953) que adiciona alarme, ar-condicionado, chave estilo canivete com controle remoto, destravamento do porta-malas no controle remoto, espelho retrovisor externo com ajuste elétrico e rebatimento automático no lado direito ao engate da ré, rede de retenção de objetos no porta-malas, travamento central com controle remoto vidros elétricos além do teto solar elétrico (R$ 2.145) e pacote I-Trend com shift paddles (R$ 2.315) que agrega o CD-Player com MP3/SD-Card/Bluetooth e USB compatível com iPod, display multifuncional com I-System, rodas em liga-leve 15″, volante de multifuncional em couro.

Em resumo, o Fox é um compacto que mostra qualidade em quesitos importantes como a dirigibilidade, agilidade, qualidade de construção, interior funcional e bom acabamento. Peca pelo pequeno espaço no porta-malas e alto preço cobrado considerando a adição dos itens de série na versão de topo Prime.

Ficha Técnica: Volkswagen Fox Prime 1.6 I-motion: R$ 42.340 (como avaliado: R$ 52.914)

Motor: dianteiro, quatro cilindros, 8 válvulas, flex; Cilindrada: 1.598 cm3; Potência: 101/104 cv (G)/(A); Torque: 15,4/15,6 kgf/m; Transmissão: automatizada de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Peso: 1.088 kg ; Porta-malas: 260 l; Dimensões: comprimento 3.823 mm, distância entre-eixos 2.465 mm, largura 1.641 mm, altura 1.543 mm; Aceleração 0 a 100 km/h: 11,3/11,0; Consumo*: urbano 12,6 km/l e rodoviário 17,3 km/l com gasolina – urbano 8,5 km/l e rodoviário 11,7 km/l com etanol; Velocidade máxima: 183/184 km/h com gasolina/etanol

*Dados do fabricante

Galeria de Fotos: Fox 1.6 Prime I-Motion 2013

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136 comentários

  1. vinicius

    22 de novembro de 2012 at 19:14

    Esse carro manual e muito bom,tenho um igual a esse branco c/ teto e gosto muito do carro!!!

    • Lili

      16 de abril de 2013 at 22:56

      Olá! vc me aconselha comprar um i motion 2012/2013 0km por 39.900? to com medo de beber demais…Fiz uma pesquisa de todos nesse preço e o fox i motion foi o que consegui por esse preço sendo o maaaaaais completo. Os outros é são balela. Fui ver novo palio nao tem vidros eletricos nas 4 portas enem ar por 38.ooo??????? Aff! rodei todas concessionarias…0 hb20 com todos os itens do fox sai mais caro que isso.
      Llili

  2. guilhermebang

    22 de novembro de 2012 at 20:52

    Minha irma ia comprar um gol, a uns 2 ou 3 anos atras,e falei para ela pegar este. E ela o fez. Esse carro, jamais tem aurea de popular, (o reestilizado), ele passa sim uma sensaçao de carrinho caro, daquele que quando vc conta quanto foi, as pessoas ficam meio cabreras, achando que nao. O ruido interno, o acabemento , tecidos, tudo passa sensaçao de ser mais caro do que é. qto ao visual, sei la, aprendi a apreciar o conservadorismo da vw, o design custa a "vencer". temos carros da marca com muitos anos, sendo vendidos com facelifts mas ainda sim bastante aceitaveis. ela atropela as tendencias momentaneas com sua simplicidade, vw sao como ternos , caros, tradicionais, mas nunca abandonados.. Digo categoricamente, dos carros abaixo dos 60 mil reais, nenhuma outra marca, traz tanta aquela sensaçao da "precisao germanica", fiats tem bancos ruins, cambios longos e sem respostas tateis, chevrolets sao asperos e sempre tendem a grilar o interior, fords sao os que mais se aproximam, mas ainda sim, perdem…. querendo ou nao, vw é um audi na dirigibilidade, (nao estou dizendo em luxo e mimos) mas apenas eh.

  3. abmman

    22 de novembro de 2012 at 21:06

    Por que não divulgar o consumo durante o teste? Existe algum acordo de obscuridade com a montadora?

  4. Fox

    27 de novembro de 2012 at 12:12

    Tenho um Trend 1.6 11/12. Gosto do carro…mas o ruído interno dele, a acustica é pessima, as portas batem demais e é prq só tem 10 mil rodados, parece carro velho…o meu tem um barulho insuportável que acho que é na bomba de combistível, parece um apito…já levei várias vezes na autorizada e ele dizem que é normal, o que não acredito que seja, sem falar que os carros da vw são duros, não são confortáveis, mas o motor é bem disposto!!

  5. Max

    30 de novembro de 2012 at 12:11

    Amigos eu tenho uma carroça dessa que vocês estão falando FOX PRIME, os cavalos comem capim direitinho os dois airbag é o rabo da bura. Estou satisfeito com essa carroça.

    • Maristela

      10 de agosto de 2013 at 23:00

      Tou felicíssima com Meu Fox/Prime I Mothion 2013 e também suspeito de gente invejosa, que fala e se expressa sem ter base real ou real pra comprar um compacto tão bacana como este; cito que sou proprietária das marcas: Chevrolet – que também amo de paixão; Kia e Citroeen, e que remarco minha opinião, estou feliz nas três escolhas… Sorte e parabéns pra mim.
      Maristela

  6. Lindo

    30 de novembro de 2012 at 17:31

    o que posso dizer que esse carro é caro demais, sem comentarios a anos deixei de seguir a VW passei pra fiat a uns 7 anos e sou bem mais feliz meu ultimo carro Palio 1.8R isso sim é carro.

  7. Lucas

    24 de dezembro de 2012 at 10:08

    E comprei um com sensor de estacionamento, completo, o único item que não coloquei foi o teto solar. Paguei 43 mil.

  8. FRANCISCO

    10 de janeiro de 2013 at 17:41

    TEM MUITA GENTE DESPEITADA FALANDO ACIMA.TENHO UM FOX 2013 MUITO BEM EQUIPADO INCLUSIVE CO ABS E AIR BAG PAGUEI 41,800 E ESTOU MUITO SATISFEITO.O CAMBIO I MOTION TE PROPORCIONA CONFORTO POR NÃO PRECISAR DA EMBREAGEM NO SISTEMA AUTOMATICO E TAMBEM NO MANUAL, DA PARA BRINCAR BASTANTE ORA EM UM ORA EM OUTRO.VCS PODEM PENSAR , ESTE BABACA NÃO SABE O QUE É CARRO.ISTO NÃO É VERDADE POIS TENHO TAMBEM UM TOYOTA AUTOMATICO 2013.MORRAM DE INVEJA SEUS INVEJOSOS, COMPREM UM UNO E DIVIRTAM-SE

    • Eduardo

      25 de março de 2013 at 0:07

      Amigão, estou com você nessa! Também tenho um Fox Prime Imotion e o carro é maravilhoso!!!! E pode reparar que a maioria dos comentários , são de pessoas que não possuem o veiculo, portanto, não sabem o que estão falando!!!!!

  9. josinei

    9 de fevereiro de 2013 at 3:01

    a vw nunca chegou e nen vai chegar umas das melhores do mundo prefiro a gm

  10. DANIEL

    23 de março de 2013 at 13:28

    EU TÕ PAGANDO 1 CONSORCIO DE UM FOX 1.6 O VALOR DA CARTA DELE É DE 36 E POUCO,MAS EU ANDEI PESQUISANDO E ACHEI OUTROS CARROS MAIS EM CONTA TAIS COMO AGILE,PUNTO,C3 E ATÉ MESMO O COBALT,NÃO Tô QUERENDO DIZER QUE O FOX SEJA 1CARRO RUIN PELO CONTRÁRIO,TÔ QUERENDO DIZER QUE ELE É MUITO CARO PARA O CARRO QUE ELE É.

    • malcolm19br

      19 de setembro de 2013 at 21:57

      Agile é uma verdadeira porcaria… Punto por um preço próximo ao do Fox, seria o 1.4 manquíssimo, que só sobe ladeira de 2ª… Cobalt seria uma proposta totalmente diferente, vai do seu perfil… e o C3 tem manutenção caríssima (tenho um Fox Rock in Rio e acho q manutenção cara, mas o do C3 chega a beirar o proibitivo.

  11. fernando bs

    5 de dezembro de 2013 at 7:11

    Amigos o fox com cambio automatizado é até o hoje o melhor do segmento, e dá 11×0 no fraquissímo câmbio dualogic da decadente fiat…

  12. wedding dresses organza

    26 de dezembro de 2013 at 17:30

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