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Avaliação – Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011

Chevrolet Captiva 2011 - Avaliação

O segmento está aquecido. Coreanos, japoneses e até mesmo os chineses já estão por aqui. Depois do Toyota RAV4, chega a vez do Chevrolet Captiva Sport passar por nossa avaliação.

Chevrolet Captiva 2011 - Avaliação

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A Chevrolet, com sua ampla rede de concessionárias, sabe que precisa mostrar muitas qualidades para emplacar bem entre os SUVs vendidos no Brasil. Pensando nisso, os executivos da marca, junto com seus engenheiros resolveram dar uma renovada na “alma” da Captiva Sport, tanto para a versão de entrada Ecotec, quanto para a mais completa V6.

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A versão Ecotec 2.4, que além de novos itens de série, também ganhou um motor mais potente (que passa a desenvolver 185 cv, 15 cv a mais que a versão anterior) e tem preço sugerido de R$ 90.299. Já versão intermediária, a V6 FWD (com tração dianteira), sai a R$ 96.774. A versão top de linha, V6 AWD, com tração nas quatro rodas e custa R$ 100.774, foi a cedida pela Chevrolet para nossa avaliação.

Chevrolet Captiva 2011 - Avaliação

Os valores estão bem alinhados e competitivos em comparação aos principais concorrentes. O Toyota RAV4, por exemplo, custa R$ 107 mil, o Mitsubishi ASX, sai a R$ 98.990 e o Honda CR-V, por R$ 99.880, considerando somente as versões equipadas com tração nas quatro rodas. Além desses, não podemos esquecer os modelos “sensação” do momento, o Hyundai ix35 e Kia Sportage.

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Com pouquíssimas mudanças estéticas, a versão Sport V6 AWD avaliada voltou a usar as rodas cromadas de 17 polegadas de cinco raios (a mesma do modelo 2009) e manteve suas características visuais, como os pára-choques pintados na cor da carroceria, por exemplo.

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Na versão 2011, o modelo topo de linha recebeu um aplique cromado no pára-choque para diferenciar das outras versões. Além disso, são oferecidas duas novas cores, o Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha, a mesma que estreou no Chevrolet Malibu (esta exclusiva da versão V6). Segundo a montadora, a Captiva já vendeu mais de 33.000 unidades no Brasil desde seu lançamento.

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Como todo top de linha deve ser, esta versão vem equipada de fábrica com airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de tração, ESP, ar-condicionado manual, direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico e “cruise control” com comandos no volante, sensor de chuva, sistema de partida remota, ajuste lombar do banco do motorista, bancos dianteiros com aquecimento, câmara de ré com display no retrovisor interno e som premium com 10 alto falantes.

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Conforto e regalias não faltam para quem dirige ou vai de carona na Captiva Sport. Os bancos de couro preto são bem aconchegantes, porém, pecam na hora de segurar o condutor nas curvas por não ter um apoio lateral decente. Com a regulagem elétrica do banco e a do volante (a coluna de direção agora conta com ajuste de altura e profundidade) fica fácil arrumar uma posição adequada para dirigir. Apesar de muitos botões espalhados pelo painel e console central, como teclas do computador de bordo, comandos dos vidros e travas elétricas, ar-condicionado, som, entre outros, a utilização no geral ocorre sem problemas, sendo tudo intuitivo e fácil de se encontrar as funções desejadas. O ambiente interno luxuoso também ajuda a se familiarizar rapidamente com a Captiva. O acabamento do painel é agradável ao toque, tanto na parte superior, quanto nas laterais das portas, além dos vários porta-objetos espalhados pela cabine.

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A grande novidade da Captiva fica mesmo por conta do motor. Pensando em atender ao público que reclamava do consumo voraz de gasolina, a montadora norte-americana trocou o antigo motor V6 3.6 que equipou o modelo até 2010 e agora oferece um mais moderno, de 3.0 litros que gera 268 cavalos, 7 cv a mais que o anterior, com torque de 30,6 kgfm a 5.100 rpm e relação de 89,3 cv/litro. O novo propulsor 3.0 VVT (Variable Valve Timing), se aproveita da adoção da injeção direta de combustível, sistema SIDI (Spark Ignition Direct Injection), que segundo a Chevrolet, garante uma queima de combustível muito mais eficiente. O motor realmente é forte, não deixa nada a desejar nas acelerações e arrancadas e sempre é silencioso.

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Em conjunto com o motor está a eficiente transmissão automática/seqüencial de seis marchas, a mesma que equipa o sedan Malibu, com a opção “Active Select”. Com este conjunto mecânico, Captiva acelera de 0 a 100 Km/h em 10,9 segundos. A Chevrolet afirma que a Captiva V6 ficou mais econômica com o novo conjunto motor/câmbio, mas no computador de bordo, a marca não passou de 5,0 Km/l, chegando no máximo em 4,5 Km/l em nossa avaliação. Rodamos somente na cidade e em alguns trechos livres onde a velocidade média ficou em 120 Km/h. O câmbio também oferece a opção do “Eco Mode”, que pode ser acionado através de um botão no console central, no lado direito da alavanca. O dispositivo atua no gerenciamento do câmbio e motor, proporcionando trocas de marchas em rotações mais baixas, prezando a economia.

Chevrolet Captiva 2011 - Avaliação

Para quem gosta de domar o carro automático, existe a opção das trocas manuais, mas para utilizar esse recurso será necessário um pouco de treino e paciência, pois o seletor das trocas fica muito mal localizado. Um botão instalado na lateral do pomo do câmbio, do lado esquerdo serve para mudar as marchas, tanto para frente, quanto para trás, mas antes é necessário colocar a alavanca na posição “M”.

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Para quem gosta de novidades, a Captiva 2011 oferece um recurso bem interessante, o acionamento elétrico do freio de estacionamento, ao invés do sistema por alavanca – um pequeno botão localizado no console central, próximo a alavanca de câmbio pode ser acionado com um simples toque. O modelo também conta com bancos com aquecimento de série nas versões Sport V6 e sistema de som com controles no volante.

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Outra novidade é a utilização da iluminação “Ice Blue”, a mesma do Malibu e Camaro. O rádio também ganhou entrada para USB.

FICHA TÉCNICA

Motor:
Tipo: Tranversal a gasolina
Número de cilindros: 6 em V
Válvulas, total: DOHC, 4 válvulas por cilindro
Taxa de compressão: 11,7:1
Injeção eletrônica de combustível: S.I.D.I.
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585): 268 cv @ 6.950 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISO 1585): 30 mkgf @ 5.100 rpm

Transmissão
Tipo Transmissão Automática: 6 velocidades com opção Active Select
Tipo Tração: Dianteira c/ opção Integral (AWD)

Freios
Sistema: Sistema de freios antitravamento (ABS)
Dianteiros: A disco ventilado
Traseiros: A disco ventilado

Direção
Tipo: Hidráulica

Suspensão
Dianteira: “McPherson”, independente e barra de torção. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Independente, quatro braços articulados e barra de torção. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).
Sistema de Controle de Tração (TCS)”

Rodas e pneus
Rodas: Alumínio 7Jx17, Cromadas
Pneus: 235/60 R17

Dimensões
Comprimento Total (mm): 4576
Largura – carroceria (mm): 1850
Largura Total – espelho a espelho (mm): 2085
Altura em ordem de marcha (mm): 1704
Distância entre eixos (mm): 2707

Capacidades
Tanque de combustível (litros): 73 (FWD) / 63 (AWD)
Porta-malas (litros): 821 à 1586

Peso em ordem de marcha (Kg): 1722 (FWD) / 1804 (AWD)
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg): 492 (FWD) / 490 (AWD)

Chevrolet Captiva 2011 - Avaliação

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Texto e Fotos: Marcus Lauria

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47 comentários

  1. Pafi.

    21 de maio de 2011 at 9:45

    "A Chevrolet afirma que a Captiva V6 ficou MAIS ECONÔMICA com o novo conjunto motor/câmbio, mas no computador de bordo, a marca não passou de 5,0 Km/l, chegando no máximo em 4,5 Km/l em nossa avaliação."

    MENOS BEBERRONA, A CHEVROLET QUER DIZER. Uma grande bomba.

    • Jeff_Brown

      21 de maio de 2011 at 12:44

      Pois é, se está menos beberrona e está fazendo menos de 5km/l no computador de bordo que costuma ser otimista, quanto fazia a anterior??
      O Santa Fé com quase 20cv a mais faz até 6,5km/l real.

      • BATA

        12 de dezembro de 2012 at 15:40

        QUER ECONOMIA, ENTAO COMPRA UMA HONDA BIZ E POE SUA FAMILIA PARA PASSEAR A VONTADE!!

        • MARCIO

          20 de abril de 2013 at 3:16

          Bata,
          Se não colocarmos nossa opinião e crítica a respeito de deficiências que algumas montadoras possuem, estes não se verão motivadas a melhorar. O colega foi categórico ao observar que o Santa Fé, um carro bem mais pesado, não possui o mesmo consumo. E ele está certo, afinal, um consumo de 6km/l não pode ser considerado aceitável nos dias atuais em que priorizamos a sustentabilidade do planeta.

    • fuzila

      21 de maio de 2011 at 13:14

      268 cv aspirado … não espere consumo de um motor de 140 cv …

  2. João

    21 de maio de 2011 at 10:38

    Apoio seria decente e não descente. Acho que não preciso explicar a regra.

    • CARPLACE

      21 de maio de 2011 at 10:56

      Oooopps, corrigido.
      Obrigado João!

      • augusto

        21 de maio de 2011 at 15:14

        Quando vc diz algo para alguem e logo em seguida cita essa pessoa deve haver uma virgula entre eles.
        " Obrigado joao" –> "Obrigado, joao" ;D

        • KawasakiNinja

          22 de maio de 2011 at 2:43

          "alguem" tem acento agudo no "e" = "alguém"
          kkkkkkkkkkkkkkk

        • Saulo

          22 de maio de 2011 at 14:52

          Aprendeu no supletivo e queres mostrar que sabes ??

          Este espaço é para postar comentários relacionados a matéria e não para fazer correções de português. Imbecil!

          • tiagolt

            23 de maio de 2011 at 14:38

            Você não pode ficar misturando a primeira com a terceira pessoa.
            Ou você escreve: "Aprendeu no supletivo e quer mostrar que sabe??"
            ou: "Aprendeste no supletivo e queres mostrar que sabes??"

            Além disso, não se coloca espaço antes do sinal de interrogação!

            Acho que você deveria se matricular no supletivo.

            É só brincadeira viu… fica bravo não!

        • Felipe K

          23 de maio de 2011 at 8:40

          João é nome próprio, logo deve ser escrito com letra maiúscula.

          • Guêlbert

            18 de dezembro de 2012 at 21:16

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Porra! Que onda! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Leandro1978

    21 de maio de 2011 at 12:03

    Acho a Captiva uma bela opção,mas pelo preço iria de Tiguan, mesmo que não tenha transmissão nas 4 rodas.

    • Carlos

      21 de maio de 2011 at 13:33

      Caro Leandro, o Tiguan TEM SIM transmissão nas 4 rodas, a "4Motion". Ele nem se compara a nenhum dos SUVs citados nesta matéria. Está em uma categoria muito superior, com vários recursos eletrônicos, como o Park Assist, e um excelente motor turbo de 200 cv e 28,5 kgfm de torque já a partir de 1700 rpm! Faça um test drive para conferir e você não vai querer outro carro! Palavra de dono de um!

      • Leandro1978

        21 de maio de 2011 at 18:08

        Realmente não sabia, valeu pela informação. Isso faz com que realmente seja, na minha opinião, uma das melhores opções do segmento. De qualquer forma, parece então que faltou uma menção a ela pela reportagem, uma vez que citou alguns concorrentes com tração nas 4.

  4. CarlosPrado

    21 de maio de 2011 at 15:32

    Captiva… out of question! Muito mais a Santa Fé ou Sorento, alías prefiriria mesmo que fosse CR-V, RAV4, iX 35 ou Sportage do que esta bomba chamada Captiva. Decadente, beberrona e muito, mas muito feia…

    • Daniel Staimler

      2 de junho de 2011 at 9:59

      Feia ?? horroroso é o CR- V..que frente medonha…

      • Rafael

        1 de dezembro de 2011 at 10:21

        Feia? Você só pode estar louco!! O CR-V´tem um design deprimente! Que traseira horrenda.

    • paulo

      1 de novembro de 2012 at 19:46

      Meu caro depende do ponto de vista,para quem gosta de motor[ meu caso] todas essas são bostinhas junto da captiva,agora em questão de lancamentos sportage e o ix35 são mais atualizados e em relação ao consumo a captiva é uma v6 268 cv,como a santa fé que tem 281cv tenho uma captiva v6 2011 awd comprei okm custo beneficio bom até o momento estou satisfeito,só o torque que deveria ser menor que 5600 rpm.quanto feia não é mesmo quando chego com a minha branca todos gostam.

  5. AAR

    21 de maio de 2011 at 15:38

    Tipo do carro que o melhor, é ficar bem longe!

  6. H_Joe

    21 de maio de 2011 at 17:35

    Tiguan é superior… E o marcador de consumo passa MUITO longe dos 4.5km/l…….

    Mas muito me agrada a Captiva… Já não concordo com quem prefere CRV, RAV4, iX35 e Sportage… Não era nem para os 2 últimos estarem na mesma faixa de preço, só estão por que tão metendo a mão na caruda…

  7. Alesr50

    21 de maio de 2011 at 18:47

    Essa foto do painel com marcador de combutível deve ser pra ficar como lembrança…ehehhee

    Consumo alto, mas tbm V6..

  8. Sayd_Jarrad

    21 de maio de 2011 at 19:47

    Captiva e o Malibu são os unicos carros da GM que valem a pena..o resto..bah..é resto…

  9. Paulo__Fernando

    21 de maio de 2011 at 20:13

    4km/l…todo crente que é um V12 esse V6 da GM…
    Creio que com o tempo teremos cada vez menos espaço nas ruas para carros como o Captiva, a bola da vez agora sao carros mais eficientes com nossos combustiveis disponiveis, e em medio prazo (se Deus e esse nosso governo permitirem) os hibridos ou ate mesmo os 100% eletricos…porque fala serio, no meu caso se essa realmente for a media de combustivel, eu estaria gastando mais de 8L de gas. diariamente (quase 700 reais de combustivel por mes)!! Isso porque tudo oque eu faço no meu dia-a-dia é relativamente perto…imagina quem tem que fazer verdadeiras ''migraçoes''…

  10. Wellington_L

    21 de maio de 2011 at 21:22

    Bem…, o Chevrolet Captiva V6 continua não oferecendo bom custo/benefício (a versão Ecotec oferece um dos melhores em sua faixa de preço), mesmo tendo evoluído um pouco. A injeção estratificada desse motor GM é ineficiente e o comando variável de válvulas não faz milagres, haja vista que a variante AWD com tração integral tem peso elevado e, para piorar, esse possui menos torque frente o que equipava esse veículo anteriormente. Claramente, ele é menos poluente, mas para o "bolso" do consumidor será um trocar de "seis por meia-dúzia" – sem falar, do menor tanque de combustível, consequência da engenharia da tração integral.

  11. Diego

    21 de maio de 2011 at 22:16

    Nossa, o interior do CR-V é muito feio, não sei como alguém consegue gostar dele… Já o Santa Fé, bem, aí já é outra história, o Santa Fé está um nível acima… e mesmo assim daí iria preferir o Ford Edge, um pouco mais caro que o Santa Fé…
    Além do mais, a Captiva é GM, e sei lá, na minha experiência e na experiencia de todo mundo que já teve um GM, nunca ocorreu problemas sérios nos carros (exceto um "carro" chamado Agile) então, acho uma marca confiável, mecânica boa…prefiriria comprar a Captiva do que apostar nesses carros Hyundai, Kia e companhia…. que por sinal só sabem fazer propaganda na Veja…

  12. Dango

    21 de maio de 2011 at 22:59

    Captiva só se for Ecotec 2.4 com 185 cv – melhor custo/benefício no segmento com ótimos itens de segurança (6 airbags, controle de tração e estabilidade, discos ventilados traseiros, etc). Sendo vendida por 85.000 reais em Belo Horizonte.

  13. lucas

    22 de maio de 2011 at 1:33

    minha mae tem uma, realmente o consumo é bem alto,mas vale a pena,ja dexei muito astra e vectra no chinelo, o computado de bordo é uma coisa a parte, principalmente o marcador de kms/l, ele não funciona corretamente….. eu tenho um gol g5 power eo computador de bordo dele é muito superior ao da captiva.

  14. KawasakiNinja

    22 de maio de 2011 at 2:53

    Eu penso em pegar uma antiga 3.6 V6… mas uma coisa é certa: No dia seguinte vou instalar um kit gnv na bichinha

  15. Saulo

    22 de maio de 2011 at 14:44

    Esse carro é um inimigo para o bolso do brasileiro (4km/l). Com R$ 100.774, há mais opção.

  16. marcus

    22 de maio de 2011 at 20:40

    boa noite a todos.Adquiri uma captvia V6 3.0 4×4 para a minha esposa.Quanto ao polemico consumo,afirmo que está fazendo 6km/l na cidade,apesar de ter apenas 1000km rodados.vale salientar que o consumo do primeiro tanque foi de 5,3km,ou seja,acredito que deva melhorar um pouco mais.
    Mas,acho que nessa faixa está compatível com o peso e motorização do veículo.
    Quanto ao acabamento,realmente é de uma qualidade muito boa,camera de ré,freios elétricos,um som sensacional e muito silêncio a bordo.Apesar dos 1800kg,é um carro muito arisco…basta acelerar e sentir a potencia do V6.
    Recomendo a todos,é uma ótima compra,com um preço justo quando comparado a IX35 e Sportage…que tem uma beleza única,mas um motor fraco..para mim,mecanica é mais importante que beleza.
    abraço a todos.

    • luiz

      2 de agosto de 2012 at 23:40

      quanto é o ix35 1.0

  17. Leandro

    23 de maio de 2011 at 11:58

    4.5 hm/l :S creeeeeeeeeeeeeeeedo!

  18. hhgjgukjd

    24 de maio de 2011 at 18:12

    O único problema da captiva é o consumo, mas esse carro vale muito a pena!

  19. Matheus

    24 de maio de 2011 at 21:47

    Como pode um carro de 100 mil que se diz SPORT não ter nem Teto Solar ?

  20. Tiago guimaraes

    26 de maio de 2011 at 9:53

    Sou proprierario de captiva 2010 4×4. Ela realmente tem um consumo elevado(4.5 na cidade e 8 na estrada). Em termo de conforto, praser em dirigir e seguranca nenhum dos concorrentes chega nem perto. Quem ja dirigio ela sabe o que estou falando. Muita forca. Chega 200 km/ h. Bricando. Quem tiver pensando em gastar 60 reais a menos por semana e so pegar um 2.0 e ser ultrapassado por um fiat uno.

    • Wilmar

      25 de junho de 2012 at 1:00

      Ri muito aqui Thiago, sobre ser ultrapassado por um uno. Concordo plenamente com vc: quem compra um carro como esse não deveria considerar o consumo como fator determinante na compra e sim a segurança, principalmente em ultrapassagens.

  21. Fernando

    23 de junho de 2011 at 23:39

    Esses caras sao foda!! Andar num v6 250cv e fazer 5km/l é um prazer!!
    Nao quer ter gasto, continua com o golzinho entao!!!!!

  22. Guilherme

    23 de julho de 2011 at 21:08

    Possuo a Ecotec 2.4 2009 e é um excelente carro… ótimo de dirigir, nunca vi direção tão leve… Estou pensando em trocar pela versão 3.0 4×4, mas 100 mil por um carro sem teto solar e sem ar digital é complicado… O ASX, IX35, Tiguan e Sportage são da mesma categoria e contam com estes opcionais…Vou estudar!

  23. FABIO

    26 de dezembro de 2011 at 1:00

    Estou comprando uma CAptiva 3.6 V6 e gostaria de saber alem do consumo um pouco alto, se sua suspensao precisara de reparos frequentes, pois me falaram que as borrachas da suspensao sao fracas iguais do vectras, elas acabam fazendo barulhos com pouco tempo de manutencao, e se realmente o consumo e em torno de 5km/l na cidade e 8 km/l pista . GOSTARIA QUE ALGUEM QUE REALMENTE POSSUI UMA V6 PUDESSE ME RESPONDER. GRATO

  24. Gilberto

    27 de janeiro de 2012 at 2:12

    Olha pessoal,

    Acabei de comprar uma hoje ( Sport V6 2011 ) e fiz uma viagem de 530 kms direto. Marcaou 8,5 kms por litro, andando em media a 110 km/h.
    O carro eh sensacional……Lindoooo….

  25. Ivony

    14 de fevereiro de 2012 at 20:21

    Estou saindo de um carro medio e pegando uma Captiva 2011 0km.. Fiz o teste drive em varios no segmento…gostei da Captiva. Senti mto confortavel, como se ja dirigisse o carro a mto tempo. Pego na semana que vem… depois posto p vcs consumo e se o carro e bom. Acho que so da p falar de um carro se vc tem! Boa sorte p mim!!!! Beijos a todos!!

  26. Sido Rodrigues

    18 de março de 2012 at 16:42

    não reclamem senhoras das capitivas…. meu vectrão 2.4 faz 3,8 na cidade e 5,7 na estrada com etanol, na gasolina 5,2 e 6,3…. mais anda muito… Gostaria de saber quantos segundos a capitiva 3.0 v6 leva pra fazer de 0 a 100 e qual a velocidade maximo…. o resto não me interessa….Gosto de carro que anda e tem força no motor…..

    • luiz

      2 de agosto de 2012 at 23:45

      em menos de 9 segundos

  27. Big

    22 de setembro de 2012 at 14:25

    Olá para todos,

    Comprei uma Captiva 3.0 awd 2012 e estou adorando o carro. Confortável, segura e silenciosa. Quanto ao consumo, com 700 km rodados, está fazendo média de 6.7 na cidade e 7.8 na estrada. Considero, à vista do tamanho do carro, peso e potência do motor, números bastante razoáveis.

    Big.

  28. JefersonC

    14 de novembro de 2012 at 11:22

    Andando na cidade em trechos livres em velocidade media de 120 km/h????? aonde achou trecho de cidade pra desenvolver essa velocidade ???? ainda mais considerando que velocidade media seria a apontada no final do percurso…nao faz sentido

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