CARPLACE

Avaliação BMW Série 6 Gran Coupé – Esportividade sob medida

BMW Série 6 Gran Coupé 2013
Por Fernando Calmon, de Palermo, Itália

A ideia de construir um cupê de quatro portas nasceu com o Mercedes-Benz CLS, em 2004. O modelo com perfil típico e linhas instigantes não chegou a explodir em preferências, mas ajudou o Classe E, do qual se deriva e se soma nas estatísticas de vendas. O segundo automóvel nessa configuração foi o Porsche Panamera, em 2009. No mesmo ano foi lançado o Audi A5 Sportback, que não se encaixa exatamente no conceito de cupê de quatro portas. O A7, de 2010, aproxima-se mais.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

Agora, a BMW lança o Série 6 Gran Coupe, de estilo harmonioso e inédito na sua gama, para explorar um nicho do qual não podia ficar de fora, como líder mundial entre as marcas premium.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

O carro mede exatos 5 metros de comprimento e apenas 1,39 metro de altura. Seu capô longo, curvatura do teto à moda Hofmeister e janelas laterais traseiras que avançam sobre a coluna C formam um conjunto agradável e sem exageros. Antena traseira semelhante à barbatana de tubarão é coisa do passado nos novos BMW, deixando o teto totalmente limpo. Bem interessante é a carreira de LEDs que formam a terceira luz de freio, de extremidade a outra no alto do vigia traseiro, ótima solução de forma e função.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

Distância entre-eixos de 2,97 metros (11,3 cm mais que no cupê Série 6) explica o espaço interno bastante generoso para quatro passageiros, inclusive para pernas no banco traseiro. A fábrica o classifica como 4+1 lugares porque o descansa-braço do banco de trás pode ser rebatido para um quinto passageiro. Nesse caso, entretanto, só alguém de estatura baixa e por trajetos curtos se submeteria ao desconforto do túnel alto no assoalho.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

Equipamentos a bordo formam uma vasta lista, desde regulagens elétricas dos bancos e da coluna de direção com memórias, ao ar-condicionado de duas zonas de temperatura, passando pelo sistema de som Bang & Olufsen (opcional). Outros mimos: projeção colorida de informações no para-brisa, assistência para estacionar, câmeras de visão externa total, controlador de velocidade de cruzeiro com função para-e-anda, assistente de controle de farol alto e sistema de visão noturna que identifica pedestres a distância, entre outros.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

O Série 6 Gran Coupe oferece dois motores a gasolina e um a diesel. No 640i, seis-em-linha biturbo de 3 litros/320 cv, de 5.800 a 6.000 rpm e 45,9 kgf·m, de 1.300 a 4.500 rpm. No 650i surge, no último trimestre desse ano, o V-8 biturbo de nova geração, 4,4 litros/450 cv a 5.500 rpm e nada menos de 66,5 kgf·m entre 2.000 e 4.500 rpm. O 640d também é seis-em-linha, de 3 litros/313 cv a 4.400 rpm e torque enorme de 64,2 kgf·m entre 1.500 e 2.500 rpm. Caixa de câmbio automática tem oito marchas, do tipo epicicloidal e conversor de torque com bloqueios. Será oferecido, ainda, sistema de tração 4×4, no 650i xDrive.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

Outras características incluem modo econômico Eco Pro e sistemas desliga-liga o motor quando em marcha lenta e de recuperação da energia de frenagem a fim de conter o consumo de combustível. Construção em alumínio de portas, capô, além de tampa do porta-malas em compósitos de fibra de vidro, ajudam a manter a massa total em 1.750 kg (1.790 kg, diesel) e também a economizar combustível.

Ao volante

BMW Série6 Grand Coupé

O circuito nos arredores de Palermo, capital da ilha da Sicília, extremo sul da Itália, foi escolhido para avaliar o Gran Cupê em várias situações de uso.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

Apesar do teto baixo, acesso ao interior é bom, inclusive ao banco traseiro. Couro claro de alta qualidade, materiais agradáveis ao tato e perfeição do acabamento são típicos da marca. As opções de ajuste do banco e volante se transformam em convite para a motorista desfrutar ao máximo a sua experiência de guiar, em razão do posicionamento perfeito.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

Direção com assistência elétrica é precisa e rápida para um carro desse porte. Suspensões permitem guiar rápido e sem sustos, possibilitando selecionar entre modos de conforto e esporte. Se a escolha for pelo segundo, terá real comprometimento do conforto em troca de condução veloz e segura, ainda melhor com alavanca do câmbio também na opção esporte e uso das paletas de troca de marcha atrás do volante.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

O desempenho das versões é bem próximo, apesar da enorme diferença de torque do diesel, concentrada em uma faixa de rotação relativamente estreita. De acordo com o fabricante, ambos os motores aceleram de 0 a 100 km/h em 5,4 s. Já de 0 a 1.000 metros, o motor a gasolina leva 25 s, mais lento apenas 0,3 s que o a diesel. A sonoridade dos dois motores empolga. Mas, apesar do baixo nível de vibração da versão a diesel, há uma pequena diferença de aspereza sentida no volante, em favor da gasolina, quando se acelera de verdade.

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

BMW Série 6 Gran Coupé 2013

A BMW começará as vendas na Alemanha, ainda este mês, a partir de 81.000 euros/R$ 206.000 (gasolina). No restante da Europa e EUA, em junho. A previsão de chegada do 640i Gran Coupe ao Brasil é para o primeiro trimestre de 2013 com preço na faixa dos R$ 600.000.

Publicidade
Publicidade

32 comentários

  1. Luan

    20 de maio de 2012 at 18:21

    Mas que parece ter sido inspirado em um Peixe parece..
    Cambio perfeito parecendo um Joy Stick ( se é assim que se escreve)

  2. levi

    20 de maio de 2012 at 18:22

    perfeito

  3. rena587

    20 de maio de 2012 at 18:26

    Porra olha esse interior que perfeição.

  4. Wellington_L

    20 de maio de 2012 at 18:36

  5. Fafner

    20 de maio de 2012 at 19:26

    Em termos de design é o melhor dos BMW à venda.
    Custa-me a crer que o departamento que desenhou este modelo foi o mesmo que desenhou o série 1….
    Voltei a ver o post e, sinceramente, na minha opinião de leigo amante de automóveis, não vejo o que poderia ser melhorado no momento.
    Parabéns BMW! Este é "Das Auto"

  6. cado

    20 de maio de 2012 at 19:54

    Eu chequei o modelo conversível dele e o acabamento interior é sem noção, fora da realidade.

  7. Handlay Pinho Brandão

    20 de maio de 2012 at 20:28

    Santo Deus, que carro dos deuses!! Totalmente projetado simplesmente para trazer conforto e emoção máxima para quem está abordo dessa maravilha! :D

  8. Lorenzo

    20 de maio de 2012 at 20:30

    Alguém acha que algum dia farão BMW no Brasil? Só mesmo nos contos da Mamãe Ganso.

  9. Alexandre Santos

    20 de maio de 2012 at 20:30

    Perfeito! A BMW está se superando! Um mais bonito que outro! Que interior! 😃👍🙏👏

  10. rodrigorsr

    20 de maio de 2012 at 21:02

    É lindo, sem dúvidas. Mas não tem um estilo diferenciado como um CLS, ou um Passat CC.

    Não deixa de ser um sedan.

  11. Matheus_P

    20 de maio de 2012 at 21:17

    Juro que tive uma dor no peito que quase me fez chorar ao terminar de ler a reportagem sobre este super carro!

    • Cristiano Tratores

      21 de maio de 2012 at 1:42

      Matteus:
      .
      450 mil reais seria o preço honesto para esse carro. A BMW do Brasil junta dinheiro de cada venda para se manter e se expandir e receio que parte desses ganhos sejam para formar poupança para custear parte da fábrica. O resto é uma pancada de lucro para as lojas que conseguirem vender essa máquina maravilhosa. Mas 600 mil é a oferta com a certeza de que quem tem 450 mil para pagar por esse carro é usineiro e mega-empresário que terá mais uns 250 mil de gorgeta ou ágio para pagar pela novidade. Quem for poderoso empurrará com a sua importância de não ser burro no mercado o preço para 500 mil. Lá na diretoria alguém baixará a cabeça e autorizará a concessionária vendê-lo por 500 mil como faz as fábricas de aviões. Quando vier outra versão e essa estiver encalhada, o preço chegará a 450 mil… o preço real e eles falarão que isso será desconto.
      .
      O Brasil é um ninhal de cobras como naquele símbolo maçônico… uma engolindo o rabo da outra. Dá nojo o maniqueísmo pelo roubo neste país… e o pior, com as bênçãos das matrizes que praticam preços honestos lá fora.
      .
      A maluca e mentirosa compulsiva da Cristina Kirschner aumentou os impostos para os carros importados antes da assassina importada da Bulgária que o Exército permitiu imundecer o lugar tomado por outro com a mesma complacência do Exército e então eu te pergunto. Porque o 518i em Buenos Aires custa o que o 320 TOP custava no Brasil?
      .
      Impostos ou a certeza da falta de noção de mundo que o Brasileiro tem? Aposto as minhas fichas na segunda resposta.

  12. bandit

    20 de maio de 2012 at 21:19

    600 mil ? tá maluco ! com essa grana eu pegava o m5 …

    • MHO

      21 de maio de 2012 at 8:09

      Bem por isso tem o m5. "Gosto" não se discute.

      • Mgdallaqua

        23 de maio de 2012 at 18:04

        O 650i vai ter o mesmo motor do M5 mas com menos potencia…porém como vc disse gosto é gosto e nesse caso qualquer um dos 2 são de ótimo gosto!!! BMW é Show!!!

  13. nelson

    20 de maio de 2012 at 21:24

    como diz o deputado palhaço tiririca…..simplesmente, FANDASDIGO !

  14. SP2

    20 de maio de 2012 at 21:54

    2ook lá e 6oo aqui, 3 X mais caro para os tupiniquins que para os europeus! Nos resta o consolo de saber que mesmo custando os mesmos 200k poucos por aqui poderiam compra-lo.

  15. Eduardo Bertoni Filho

    20 de maio de 2012 at 22:24

    É, dá pro gasto!

  16. Alesr50

    20 de maio de 2012 at 23:54

    Sonho………………….caro e para poucos

  17. Romuloatm

    21 de maio de 2012 at 0:37

    égua do acabamento meu patrão. ô louco meeeeuuuuu

  18. julio

    21 de maio de 2012 at 10:13

    VERDADE GENTE, ESTE PAIS TAH VIRANDO UM PAIS IGUAL A CUBA.

  19. KAIO

    21 de maio de 2012 at 10:18

    COM 600 MIL REAIS, COMPRO UM APARTAMENTO NOVO EM FLORIANOPOLIS, E AINDA GANHO NA VALORIZAÇÃO, CARRO É PERDA DE TEMPO, NO BRASIL NAO VALE A PENA COMPRAR ESSES CARROS CARISSIMOS, SENDO QUE LA FORA É 3 VEZES MENOS, SERÁ ATÉ QUANDO IREMOS PAGAR MAIS CARO QUE EM OUTROS PAISES, SUSTENTAMOS O LUXO DE TODOS OS PAISES DO MUNDO, SO BRASIL MESMO, EITA DILMA, FAÇA ALGUMA COISA………….

  20. julio

    21 de maio de 2012 at 10:20

    estamos virando uma cuba gente, vamos ver logo logo, qdo a crise na europa e nos estados unidos passar, a melhor saida pro brasileiro vai ser guarulhos, isto se a inflacao mentirosa no pais nao corroer toda nossa poupanca antes, esta que esta voltando com forca no brasil, gente os precos estao dobrando a cada ano

  21. Bruno

    21 de maio de 2012 at 14:41

    é um bélo carro, mas eu não compraria pelo seguinte motivo.. não tenho grana ;)

  22. André Luiz

    21 de maio de 2012 at 17:34

    Nos EUA este carro não custa mais do que 180 mil dólares. Um tapa na cara dos habitantes da Bananolândia.

  23. Luan

    22 de maio de 2012 at 22:56

    Apenas o triplo do preço…

  24. @Givago_Granado

    25 de maio de 2012 at 19:18

    Tem gente sem noção que paga, eu jamais pagaria esse valor até porque custaria bem menos uma importação individual!

  25. Lorenzo

    20 de maio de 2012 at 20:28

    Dá para comprar pelo menos três 300C com o valor desse carro. Isso aí é a nata da nata. Mas dirija um 300C e você verá que é um tremendo carango a um preço bem acessível – especialmente o V6. Claro, não me refiro aos preços no Brasil.

  26. MArcelo1985

    20 de maio de 2012 at 22:38

    Mas com o dinheiro dessa bela BMW da pra comprar 300c pra família inteira rsrs

  27. Cristiano Tratores

    21 de maio de 2012 at 1:13

    Farei isso sim, amigo! Sou fã do estilo Hotwheels do 300C. Eu dirigi um 408 e fiquei bobo mesmo sabendo que ele é carro de entrada para gente de classe média no exterior, mas comparado com o que a maioria pode comprar aqui, o carro foi além da minha expectativa. O dia que eu experimentar o 300C será memóravel para a minha vida.

    Abraço!

  28. Cristiano Tratores

    21 de maio de 2012 at 1:15

    Hahahaha!!!!!!!! Boa! 300C vira o popular dos sonhos… "Ai que loucura, ai-que-batista!!!" Como diz a outra.
    .
    Esqueci de parabenizar o autor do blog por escolher as fotos. Aquelas do console são um máximo! As fotos são de tirar o fôlego.
    .
    Confesso-lhes que essas fotos até me fazem mal porque ando doente do Brasil e a cada coisa que vejo, mas sinto perto de Cuba. É sério. Nem quero ir a fundo nos detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>